Ir para conteúdo

Compra coletiva de café verde


Carneiro

Compra coletiva de café verde  

89 votos

  1. 1. Quantos kg (total) de café verde você compraria, considerando a possibilidade de ter 2 ou mais opçoẽs? Lembre-se que a safra é anual...

    • Menos de 2 kg
      11
    • De 2 kg a 6 kg
      45
    • De 6 kg a 10 kg
      19
    • De 10 kg a 20 kg
      10
    • De 20 kg a 30 kg
      4
  2. 2. Qual mínimo de opções de café verde você acha necessário ter disponível?

    • Uma já tá bom
      11
    • Ao menos duas
      47
    • Três ou mais!
      31
  3. 3. Qual preço médio você pagaria por cafés excepcionais (verde, na torra se perde ao menos 15% de massa)?

    • R$ 10,00 por kg
      1
    • R$ 15,00 por kg
      16
    • R$ 20,00 por kg
      32
    • Dane-se, eu pagaria até R$ 50,00 por kg de cafés magníficos!
      40


Postagens recomendadas

Olá colegas, esse último final de semana fiz uma viagem de negócios a Patrocínio/MG e por acaso acabei descobrindo que a cidade é a capital do Café do Cerrado Mineiro. A cidade transpira a café, para todos os lados tem corretoras e empresas que trabalham com café. É incrível!!! Eu tirei uma foto panorâmica pra ilustrar melhor: 

 

14393820622_7492fa208d_b.jpg

 

Mas o motivo de estar postando aqui é outro, pois decidi que irei entrar para o seleto grupo de torradores domésticos. Já comprei minha pipoqueira e estou aguardando ela chegar junto com o Dimmer e outros apetrechos.

 

Porém, antes de comprar a pipoqueira eu comprei café verde e acredito que acabei exagerando um pouco... comprei 5,5kg e como é muito pra mim estou disposto a passar um pouco para os membros do clube que desejarem adquirir o café. Na realidade o que eu espero é que alguém experiente possa torrar o café e me dar umas dicas de como torrá-lo.

 

Tenho poucas informações sobre o café, segundo o vendedor (um corretor da Família Café) é um Cerrado Mineiro peneira 17/18 safra 2013 e, nas palavras dele, padrão nespresso. Todas as sacas desse café foram exportadas para Barcelona e o que consegui comprar foi da reserva pessoal do corretor (fui buscar o café na casa dele), que segundo ele foram retiradas para amostra. Aparentemente o café não tem muitos defeitos... pelo menos lembrei da tabela que o Velloso postou recentemente na hora de analisar o café. Perguntei para ele sobre a variedade e ele não soube me informar. Olhem as fotos:

 

14372080616_1a30f56465.jpg

 

 

 

14208550329_696ce72de5.jpg

 

 

A boa notícia é que ele me vendou o quilo no preço do que seria comprando a saca toda, ou seja, 7 reais! Paguei no final das contas 35 reais por 5,5kg (ganhei 500g de brinde ainda)...

 

Não tenho interesse nenhum em lucrar algo e estou disposto a passar o café pra quem quiser no mesmo valor, 7 reais o quilo mais o frete. O que espero em troca é somente aprendizado e dicas para torrar esse café. O que me dizem???

 

A outra boa notícia é que tenho o contato com o vendedor e existe a possibilidade de comprar mais cafés caso nos agrade (não o mesmo, esse acabou...), ele manda por carreto pra BH e eu despacho pra quem quiser.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos que tomar para descobrir Miyamoto... o mais curioso é que escutei essa sentença várias vezes por lá: "padrão Nespresso"! Acredito que como várias pessoas tem como referência de café bom o Nespresso, eles utilizes dessa artimanha para tentar promover o produto deles para consumidores padrões.

 

É 100% Arábica e Cereja Descascado... esqueci dessas informações no primeiro comentário. Aliás, segundo um dos cooperados que conversei a região só produz arábica, salve a uma fazenda que produz robusta para pesquisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Padrão Nespresso?!  :o

 

É um café robusta? Ou um café sem corpo?!  :huh:

 

esta região não produz conilon / robusta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É 100% Arábica e Cereja Descascado... esqueci dessas informações no primeiro comentário. Aliás, segundo um dos cooperados que conversei a região só produz arábica, salve a uma fazenda que produz robusta para pesquisa.

 

Não conheço especificamente este café em questão entretanto como produtor de café posso dizer :

 

As características geograficas da região produz excelentes cafés arábicas  ( não teriam motivo algum para produzir robusta). O Famoso "Chapada de Ferro" e´ desta região.

 

Se e´ cereja descascado , logo só foram usados grãos de café maduros.  Os PVAs ( pretos , verdes , ardidos )  foram descartado no processamento.

 

Se o beneficiamento e a secagem foi bem feita tem tudo pra ser um café de qualidade.

 

Abs !!!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas informações Valmor!!! Essa troca de informações do Clube é bacana de mais!!!

 

E Miyamoto, pensei que não torrava mais, já ia te pedir sua pipoqueira emprestada  :P!!! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, não tinha lido teu post original ....

Acaia parece ser o nome comercial que aparece na embalagem, não deve referir-se à variedade.

Em se tratando de um café sem "pedigree" e ainda da safra passada, não faz muito sentido testar ... os que interessam são os cafés muito promissores da safra em curso.

Se achares algo assim seremos vários os interessados em testar.

 

Cal, foi um lapso: o híbrido com conilon é o Icatú, e não é o Acaia que, pelo que sei, é uma variedade de arábica desenvolvida pelo IAC de Campinas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em se tratando de um café sem "pedigree" e ainda da safra passada, não faz muito sentido testar ... os que interessam são os cafés muito promissores da safra em curso.

Se achares algo assim seremos vários os interessados em testar.

 

Amigos , segue um link sobre os principais cultivares de café arábica no Brasil .

 

Cultivares de Coffea arabica selecionadas pelo IAC

 

http://www.infobibos.com/Artigos/2006_2/Cultivares_cafe/Index.htm

 

Bernardo , o que seria um   café de "pedigree" ???

 

O que desqualifica os cafés da safra passada ? ( considerando que foram adequadamente armazenados )

 

Obrigado

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...