Ir para conteúdo

Campeonato Nacional de Aeropress e outros


Postagens recomendadas

Boa noite !

 

Não duvido nada este ser meu primeiro tópico aqui, e acho que essa é a seção certa, e não a de Aeropress

 

Bom, deixando de enrolar, criei o tópico pra discutir com os foristas, a real validade e importância de campeonatos ligados ao universo do café. Ações que considero por vezes espetaculosas demais e uteis de menos na discussão de técnicas de preparo, discussões acerca de café e etc. Lógico que rola uma articulação, uma mobilização dos profissionais em torno dele, mas a sensação é que morre ai e o evento acaba se tornando mais um encontro de amigos, entusiastas e etc. do que um evento que de fato vaza suas questões e digamos assim, tenha um efeito muito mais educacional do que espetaculoso para o público entusiasta e curioso.

 

Pergunto isso pois estou profissionalmente no mundo dos cafés especiais como apreciador e empresário a cerca de um ano, e recentemente, me inscrevi no campeonato de Aeropress, fiquei na fila de espera, mas mesmo se tivesse passado, teria desanimado um bocado, pelo fato da inscrição ser um bang bang que os 18 primeiros candidatos que acertam o alvo são os selecionados, e por mais que o campeonato seja o primeiro, o nível dos organizadores é bastante alto julgo eu.

Minha motivação pra inscrição foi MÍDIA e VISIBILIDADE da minha empresa, e de uma possível filial em SP, e fiquei me perguntando qual a motivação dos candidatos que se inscreveram

 

Enfim, foquei na Aeropress mas a idéia é abrir pra outros campeonatos que acontecem no Brasil

 

Grato  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem promove, acho que antes de mais nada, é a oportunidade de negócio, com venda de patrocínios, espaço, etc.

Tem que ser bacana para que possa se repetir.

Para quem participa o alvo maior é vizibilidade, nem sei se chegar em primeiro é o mais importante, já que regionalmente, em sua cafeteria, algumas fotos de sua participação já se faz suficiente para aumentar a credibilidade perante os clientes.

Tenho certeza que 98% de nós, que somos aficsionados por café, não sabe quem foi o Barista campeão brasileiro do ano passado passado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale lembrar que apesar da inscrição ter sido por ordem de chegada, praticamente todos os competidores são do ramo também. Desta forma, é possível pensar que para um primeiro evento, o método de inscrição foi satisfatório. Caso a grande maioria fosse apenas de amadores, não acrescentaria conteúdo à competição. Mas a julgar pelos inscritos veremos muitas receitas diferentes e muitas surpresas nos esperam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CafeDaWalter, não pode desanimar. O caminho é esse mesmo,  perseverança.

Você não pensou em fazer uma versão regional aí na sua cafeteria? Isso talvez ajudasse na promoção. Se eu morasse aí eu participaria.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José Cal Neto: Olha, essa foi até uma sugestão, creio que do Felipe Croce, quando fiz umas críticas e resolvi mandar por inbox ao invés de por diretamente nos comentários e por lá eles responderam. Eu adoraria mas minha cafeteria é pequena demais pra um evento desse porte, e apesar de termos uma preocupação grande com os cafés, nosso foco é muito mais ligado a atividades e eventos culturais, como saraus, shows, lançamentos de livros, cds e etc., até porque, se fosse depender do publico de Ssa pra comprar café, eu tava ferrado, hehe. Além disso o Eystein, juíz do campeonato, é mestre de torra da feito a grão e lá eles teriam uma estrutura pra um evento desse porte. (Tanto que soube do nacional pelo próprio Eystein ano passado quando ele esteve na cafeteria por acaso, provou da aero e ficou surpreso por lá oferecer a aero como opção e sair um resultado agradável, hehe)

 

Desanimar não vou, só vou direcionar minha energia pra questões mais relevantes agora, hehe

 

Miyamoto, visibilidade foi minha motivação pra participar, só por existir a possibilidade de abrir uma unidade em SP em breve, e também pra inflar um pouco o ego, hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...

Tô de olho... ainda vou participar de um desses, mas com essa história de bang-bang pros primeiros da fila num dá né!? :)

 

Ps.: onde tem notícias e receitas do concurso passado? já vi em algum lugar mas não tô conseguindo achar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tem notícias, não sei se as receitas estão lá:

 

https://www.facebook.com/aeropressbr/?fref=ts

 

E em vários blogs por aí.

 

Mas não acredito que o processo de inscrição vá ser diferente este ano.

 

Muito perspicaz, menino-veneno.

 

Mas em compensação haverá pencas de baristas do Rause, do Moka e outros para competir com a pessoa.

 

É legal sapear o site do mundial, para ver as receitas vencedoras. Algumas são simples até.

 

https://www.facebook.com/www.worldaeropresschampionships/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://www.facebook.com/aeropressbr/photos/np.1454583603542819.100002887868519/792021800931063/?type=3&theater&notif_t=notify_me_page

EK43 na mesa de preparo?! :o:wub::ph34r: ra-ta-ta-ta-ta-ta-taaa-taa-taa-ta

Tô começando a sentir firmeza e vontade de me inscrever mesmo! Eu sei que a "idéia" ("espirito") da AP é de um sistema de preparo rápido e barato, mas nunca entendi como em campeonatos famosos cada um levava seu moinho de mão em vez de ter um excelente moinho à disposição dos concorrentes, como nos campeonatos de espresso!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, o EK está disponível, mas não é de uso obrigatório. Considerando que pouca gente já usou um EK no Brasil, ali na hora não é o momento de experimentar. Por isto povo usa o equipamento ao qual está acostumado. O brasileiro que ganhou ano passado ganhou com um Hario mini e uma folha de papel toalha. :o

 

Do campeonato de barista não sei as regras, mas no de preparo de café você pode usar seu próprio moinho (na etapa 2 é certeza, não lembro se na fase 1 também). Imagino que no de barismo a regra seja igual (suposição minha).

 

Tem meu apoio para participar. Mesmo que vá de "treineiro". :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, se for para usar um portátil, e supondo-se alguma forma de patrocínio-marketing, a opção é o Bravo Mini da Gildaka, claro! :P:ph34r:

 

Se o objetivo é avaliar a melhor receita, não seria hora de arriscar, concordo. Mas... se o objetivo é avaliar o melhor AeroPressista (hã!?) nada melhor que uniformidade (obrigatoriedade?!) de (alguns?!) equipamentos não acha? Ou um barista que realmente domine a arte da AP não saberia adaptar-se com relativa facilidade a uma condição desconhecida e desafiadora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida do Gildaka.

 

Não acho que seja assim que funcione. O campeonato de AP se pauta justamente pela informalidade (não há o rigor dos juízes técnicos), a avaliação às cegas só considera uma coisa: o sabor na xícara. No nacional a uniformidade é dada pelo mesmo grão a todos (não sei se no mundial é igual).

 

Você tem SETE minutos para entregar tua melhor receita. Você fez testes, escolheu moinho, água, temperatura e tempo de infusão entre outras variáveis. Quanto tempo pode sacrificar em ajustar um moinho desconhecido para chegar nos seus próprios parâmetros?

 

Ali, assim como nos de barismo, você chega e apresenta sua melhor performance, devidamente testada por você. A ideia não é vencer um desafio novo. É apresentar algo que você já tem como certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passei 5 anos de minha vida mergulhado em concursos públicos, onde se avalia basicamente a memória do candidato, e não sua habilidade em enfrentar e resolver problemas para a profissão a ser exercida. Odeio concursos! :P Há um bordão que deve servir também para um "campeonato" (não seria "copa", este tipo de torneio eliminatório?) de café: um concurso mede a sua habilidade para ir bem naquele concurso. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui não há um desafio novo, mas o desafio de cada um oferecer sua melhor bebida para o MESMO tipo de grão e aparelho de extração (sem considerar as n variáveis ali no meio). Leva o melhor café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tem data: 26 de Março !

 

Lisboa, geralmente os cafés chegam na mão dos baristas duas semanas antes para os baristas estudarem e desenvolverem as receitas. Ano passado foi o EK43 e o Guatemala Lab, a menos que tenhamos um desses as disposição, é mais vantagem usar o equipamentos que conhecemos

 

Só corrigindo Anita, o campeão, o Edgar do Urbe, acho que usou o EK mesmo, um dos semifinalistas que estava na bateria do Edgar usou o Guatemala, mas usou o papel toalha para remoção dos fines (se é que tinha algum, ehheheheh)

 

Quanto a degustação, depende do campeonato, nesse eu duvido muito por conta de quantidade de competidores participando. Ano passado foram 15 inscritos acho, e liberaram o que sobrava dos juízes para provarmos, e foi bem legal

 

Talvez participe. Talvez. A data é péssima pra mim, mas vou me inscrever, vai que pelo menos a inscrição eu consigo fazer, heheheh

 

Já saiu na espresso http://revistaespresso.com.br/2016/02/05/campeonato-brasileiro-de-aeropress-2016-acontecera-em-curitiba-pr/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tem data: 26 de Março !

 

Lisboa, geralmente os cafés chegam na mão dos baristas duas semanas antes para os baristas estudarem e desenvolverem as receitas. Ano passado foi o EK47 e o Guatemala Lab, a menos que tenhamos um desses as disposição, é mais vantagem usar o equipamentos que conhecemos

 

EK43 ou AK47? Como a qualificação para esse evento funciona até não duvido que alguem aparece lá com uma AK47. Rsrs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tem data: 26 de Março !

 

Lisboa, geralmente os cafés chegam na mão dos baristas duas semanas antes para os baristas estudarem e desenvolverem as receitas. Ano passado foi o EK43 e o Guatemala Lab, a menos que tenhamos um desses as disposição, é mais vantagem usar o equipamentos que conhecemos

 

Só corrigindo Anita, o campeão, o Edgar do Urbe, acho que usou o EK mesmo, um dos semifinalistas que estava na bateria do Edgar usou o Guatemala, mas usou o papel toalha para remoção dos fines (se é que tinha algum, ehheheheh)

 

Quanto a degustação, depende do campeonato, nesse eu duvido muito por conta de quantidade de competidores participando. Ano passado foram 15 inscritos acho, e liberaram o que sobrava dos juízes para provarmos, e foi bem legal

 

Talvez participe. Talvez. A data é péssima pra mim, mas vou me inscrever, vai que pelo menos a inscrição eu consigo fazer, heheheh

 

Já saiu na espresso http://revistaespresso.com.br/2016/02/05/campeonato-brasileiro-de-aeropress-2016-acontecera-em-curitiba-pr/

Corrigindo a correção [emoji3]

Anita está certa: consta que o Edgar Martins venceu com um Hario Mini.

 

https://www.feitoagrao.com.br/como-tomar-um-bom-cafe-em-casa-moinho/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EK43 ou AK47? Como a qualificação para esse evento funciona até não duvido que alguem aparece lá com uma AK47. Rsrs

Em Curitiba ? Que nada :) Se fosse no Rio sim , teria AK47 e até AR15.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegar em Curitiba de SP ou do Rio é fácil, ou seja, pode ter AK47  (o três do teclado quebrou e o ato falho foi mais forte  :ph34r:  :ph34r:  :ph34r:)

 

Bom, realmente não lembro do moinho do Edgar, mas lembro que a feito a grão deu um hario mini pro primeiro colocado de prêmio, e a Anita já achou a resposta do papel toalha, hehe. Hamilton, Edgar e não lembro mais quem estavam na mesma bateria da semifinal. A final, pelo que lembro, foi a Simone da FAF, Edgar da Urbe e um que não lembro o nome do Coffee Lab

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...