Ir para conteúdo

Campeonato Nacional de Aeropress e outros


Postagens recomendadas

Muito legal a participação no Campeonato. Gostei muito de conhecer ao vivo alguns CdCistas como os da foto acima, da esq para a direita: José (esqueci o nome daqui), Lisboa, Fernando e Maycon (Aram, aqui, acho que era como estava sendo chamado lá o voluntário da eletricidade!). Faltou a Danielly (que tinha acabado de ir embora, o nick dela aqui é outro) na fotinha, na qual estávamos disputando na porrada quem ia ficar com o Bravo Mini da Gildaka! :lol:

 

Só dava verde mesmo! :D Sai na primeira com o Azul.... o bule eletrônico deles não esquentou o suficiente (ficou 10ºC a menos do que costumo preparar, nem eu gostei do resultado), mas faz parte, lição aprendida para o ano que vem, se conseguir me inscrever, que é a parte mais difícil! :P

 

Sou daqueles que vê o copo pela metade como quase cheio. Sou também do hipotético grupo dos que buscam o prazer, ao invés do grupo daqueles que fogem da dor. Acredito, finalmente, que é na jornada que crescemos e nos aperfeiçoamos, chegar ao destino almejado é (deveria ser) uma mera consequência, às vezes se torna até irrelevante se a jornada foi realmente gratificante. E essa do Campeonato foi! Tive muitos pequenos, mas grandes, momentos de felicidade, aprendi muuuito mais do que esperava em termos de granulometria, uso de filtros metálicos e de papel, diferenças entre semanas de torra, perfil e qualidade de torra, limpeza do café preparado na xícara, maior controle da %Ext, água.... e por aí vai! Como eu não tinha nada a perder (não sou barista, nem estava ligado a nenhuma cafeteria ou torrefação) aconteceu o óbvio: só ganhei, e muito! :D

 

Ontem fiz a viagem de volta, dirigindo 10:30h, ao longo de 697,2 Km, temperada de lentidão com uma subida de serra congestionada e 4 acidentes. Mas cheguei são e salvo, e animado. Hoje cedo já repliquei a receita de lá (com temperatura insuficiente), fiz outra com a temperatura normal, e mais uma com a água VOSS que ganhei da Danielly (e que a maioria usou lá!). Agora à tarde, tomei um Reserva Especial (Late Harvest, torra de 24/03) com que fui brindado em Curitiba pelo generoso Clayton da NdA, o melhor café que tomei este ano (e nem penerei! :o agora à noite vou fazer minha receita tradicional) bateu até alguns africanos que preparei recentemente. :ph34r:

 

Tô animado! até já pedi orçamento de novas peneiras granulométricas, menores e mais práticas, para continuar minha diária jornada hobbista! Vamos que vamos! :wub: Amo essa (cara, caríssima) brincadeira cafeinada! Fui tomado de assalto! Perdi! :lol:

 

Abraços a todos!

Lisboa.

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra hora, se houver interesse (quem estaria interessado numa receita perdedora!? :lol:), posso partilhar detalhadamente minha receita no tópico AeroPress, com explicações técnicas de cada passo, daí cada um que teste por si mesmo e veja o resultado. Meu temor, no dia, era não conseguir fazer o café que estava conseguindo preparar aqui em casa, por nervosismo (errar algum passo, tenho muitos passos críticos), infelizmente me deixei pegar no da temperatura da água. Mas na hora eu estava tão tranquilo que até cantei junto com a música ao fundo "Bésame Mucho!", quero ver se acho esse vídeo. O "Assim Falou Zarathustra" não deu porque tavam tocando muito alto uma outra música, na hora que eu tava peneirando! :lol:

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O engraçado é que eu tinha feito uma paródia em portunhol, chamada "Mi Pesseguito! (em alusão à nota de pêssego da Bahia que o grão tem), que em casa eu cantava durante a infusão. E lá, na hora da infusão, sem que eu falasse nada, toca justamente "Bésame Mucho", na hora me deu um nó se eu cantava minha letra paródia ou a letra original, como o som estava muito alto e a gente mal se escutava, optei pela original. Não acredito em coincidências, são sincronismos incríveis, na hora fiquei até arrepiado quando puseram o "Bésame Mucho". Meus parentes rolaram de rir com a minha paródia, tão querendo que eu grave e poste no Youtube, sei não.... aí vão me internar de vez e perco o campeonato do ano que vem: com Ceição, ou sem ela! :lol:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa,

 

Acho que falo pela maioria quando digo que estou, sim, interessado na sua receita.

 

Acompanhando os tópicos de Aeropress, é óbvio que sua experiência é enorme, e tenho certeza que sua receita vai sair deliciosa.

 

Só de curiosidade, manda os links para as peneiras que você usa/recomenda/quer comprar.

 

Sent from my XT1033 using Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aqui vai o nº 2.... espero que dê para entender o portunhol, pois o vídeo de celular tá bem ruim. A paródia chama-se "Mi Pesseguito" em homenagem à característica nota de pêssego do café.

  • Curtir 13
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de ler o tópico inteiro, está muito engraçado!

 

CafeDaWalter, o seu primeiro post desse tópico foi bem desanimador. Fiquei curioso para saber o que achou 1 ano depois e de ter participado finalmente da competição?

 

Eu estava muito feliz o dia inteiro, e fiquei triste que não conversei com o Mr. Lisboa perdi uma oportunidade importante de conhecer melhor esse cantor. Virei seu fã.

 

E é claro, obrigado a todos que torceram aqui. Foi demais!

 

Em primeiro mão estou compartilhando a receita para vocês: http://mokaclube.com.br/receita-do-campeao-brasileiro-de-aeropress/

 

Qualquer dúvida ou detalhe eu ficaria honrado em poder compartilhar,

  • Curtir 11
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que mais me dói hoje não é achar meio injusto o processo de inscrição do evento, não é não poder ter ido assistir... É ver a receita e não ter aeropress pra fazer em casa...

Aeropress sumiu do Brasil... Quando acha, o preço é proibitivo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Hugo! Parabéns!!! Valeu por compartilhar a receita.

 

Sobre peneirar, você chegou a ver o projeto Rafino do Kickstater? Acabei de colaborar com o projeto. :P

É o Rafino tá na boca do povo já. Pelo jeito a evolução do moinho vai perder para a evolução das peneiras.

 

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu abomino usar cartão de crédito, mas acho q não vai ter jeito... como é que vou ter essas peneiras mágicas? Cacilda...


Esqueci de dizer... testei a receita do Hugo... acho que deveríamos abrir um tópico só de receitas de Aeropress. O que os foristas usuários da AP acham da ideia?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hugo, então, mudou um bucado, mas só fico menos desanimado por ter participado esse ano, hehehe.

 

Comparando com o ano passado, fico muito mais feliz. O aumento do número de competidores e não ter acontecido em SP foram fatores muito bem vindos ao meu ver. Ainda acho um pouco desorganizado, mas boa parte das ações do campeonato são realizadas pelo Eystein sozinho (a demora da emissão da lista dos competidores foi, em partes, por ele estar na roça, hehe).

 

O nível dos competidores foi bem alto, mais até que ano passado, ouso eu especular sobre isso, mas esse bang bang da inscrição(no ano passado, esse ano nem tanto) acaba matando uma possibilidade de outros encontros, mantendo tudo muito no eixo sudeste, e olhe lá (felizmente teve a Aravis de Fortaleza esse ano  :) ) . Se pudesse fazer uma alteração, e vou fazer essa sugestão ao Eystein, seria de sugerir uma "cota" para candidatos de fora do estado ou região na qual será realizado o campeonato, pra ver se estimula a galera a participar. Esse ano só participei por estar em SP, e ir pra Curitiba não é necessariamente cansativo. Se estivesse em Salvador, dificilmente me inscreveria.

 

Acredito que, no próximo ano, o fato do campeonato acontecer numa fazenda em MG será bem legal, pois, pra fazer esse deslocamento, ou a pessoa trabalha com café ou é um coffee geek como o Lisboa, hehehe

 

De resto, minha motivação pra esse campeonato foi a mesma do ano passado: Trocar figurinhas, conhecer gente, melhorar o networking e usar a participação como algo que agregue uma imagem positiva a cafeteria (além de encher a cara de cerveja e café, hehe). Ano passado fui bem mal humorado pro campeonato, mas chegando lá relaxei. Esse ano fui bem cansado, mas cheguei bastante tranquilo, leve e feliz por estar pela segunda vez no campeonato :)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Eu estava muito feliz o dia inteiro, e fiquei triste que não conversei com o Mr. Lisboa perdi uma oportunidade importante de conhecer melhor esse cantor. Virei seu fã.

 


Olá Hugo, parabéns! Aquilo lá ficou uma loucura depois do resultado final (aliás, já estava antes! rsrsr), não dava nem pra cumprimentar ninguém rsrsrsr e no dia seguinte eu tinha umas 11h de carro pra voltar pra casa (fiz em 10:30h kkkk).

Não provei seu café da final, mas na semifinal escolhi facilmente às cegas o seu, e estava muito bom mesmo!

Agora arrebenta em Dublin! Estamos na torcida, todos!

Grande abraço,

Lisboa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal, pena que não pude assistir pelo streaming (alguém sabe se há gravação disponível em algum lugar?).

 

Parabéns a todos os amigos que participaram e especial ao Hugo pela vitória!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo, se estiver falando desse link eu já tinha visto, mas ele leva a uma página com a mensagem "Transmissão não encontrada…".

 

Acho que funcionou só para a transmissão ao vivo ou já tiraram o vídeo do ar. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mortari, seguindo esse link, concluo que o sistema do Periscope só mantém os vídeos por 24 horas.

 

No Domingo seguinte ao campeonato assisti às 3 partes (classificatória, semi e final) e usei um plugin do Firefox pra gravar.

 

Puz pra subir no YT hj, na hora do almoço, mas não deixei publico por não ter autorização para tanto e nem saber se os organizadores planejam fazer isso por conta deles.

 

Alguém tem contato com eles e pergunta se posso publicar? Se eles permitirem, "destravo" os vídeos e compartilho o link aqui... ;)

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Lisboa, parabéns ao Hugo e a galera do CDC que participou, sempre novas experiências que nos trazem aprendizagem e satisfação, também não consegui ver o vídeo no dia do campeonato, filha de um ano e seis meses não sei mais o que é vida social rsss, gostaria de visualizar no youtube também.

Fiz a receita do Hugo, com o NDA que torrei, mas não é essa versão da última compra coletiva não, com perda de 15,2%, ficou bem bom pensava que iria ficar mais encorpado devido ao BR, mas creio que pela temperatura mais baixa ele ficou bom, não coei, fiz um teste com uma peneira pequena que tenho em casa, não sei qtos micros que é mas a perda de café é muito grande ai desisti.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahaha Roger, é assim mesmo....  :lol:  se peneirar mesmo a perda pode chegar a 30-35%, e se reduzir a faixa granulométrica pode bater nos 50-55% de perda! Mas é o preço a se pagar por uma xícara com muito mais qualidade. Pra mim que consumo uns 750g/mês de grãos, e sempre fico com um tipo de grão de cada vez (de 7 a 10 dias pra consumir um, depois o outro etc), acaba compensando, se não, de um jeito ou de outro, eu perco o café pra oxidação!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...