Ir para conteúdo

Compactação - tamping


Alexandre Velloso

Postagens recomendadas

Alexandre,

 

O primeiro porta filtro que você usou no video foi o simples?

 

Qual o serial number estampado no porta filtro simples da Rancilio epoca? Quero saber se é o mesmo que o meu, que vem na Silvia v3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

O primeiro porta filtro que você usou no video foi o simples?

Qual o serial number estampado no porta filtro simples da Rancilio epoca? Quero saber se é o mesmo que o meu, que vem na Silvia v3.

 

 

Salve Klause,

 

Sim, um deles é simples. Tenho 99,99% de certeza que é o mesmo que vem com a V3. O porta fitros é idêntico, possos afirmar. Mas verificarei e te informarei.

Há, contudo, o fato que a Rancilio andou modificando a numeração das peças, pois os filtros duplos que comprei no começo deste ano tem números diferentes que os meus mais antigos.

 

Valeu,

Alexandre

Editado por Alexandre Velloso
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Pessoal chegou hoje meu compactador comprado com o pessoal do Hai V Pham. Ele é espetacular, feito sob medida para minha máquina e digo a vocês ele é lindo e perfeito. Compra realizada no dia 24 de abril. Suspeito que a receita abriu, pois a caixa estava rasgada. Sucesso total na compra. Fotos no face para quem quiser conhecer o trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

TRUCO!!!

 

Fala sério! O cara faz 2 testes, com 15 libras e 40 libras, considerando que 30 é o ideal, nem testa o 30. Mas, o pior de tudo é que a primeira extração claramente teve canalização... Não necessariamente pela compactação leve, dependendo da máquina e moinho isso pode mudar. Por que não fazer mais testes, subir gradualmente a pressão para ver o mínimo que garante mais integridade do bolo?

 

A regra da força de compactação também é só uma orientação, claro que queremos deixar o bolo bem acomodado e rígido para não haver canalização fácil, mas um teste desse não diz nada...

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehehe! Eu também achei esse vídeo meio falcatrua. Postei mais como provocação, até porque é polêmico o efeito da força da compactação. Já vi gente afirmar o contrário, que tanto faz a força da compactação. Acho que nem tanto ao mar e nem à terra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, não compactar ou apertar leve demais, deixando ainda espaços muito "fofos", dificulta muito, canalização aparece fácil. Talvez, em máquinas com uma pré-infusão muito leve, como as manuais que a pré-infusão é com a pressão da caldeira, pode dar certo. Fora isso, ideal é ao menos "zerar" os espaços livres/fofos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquele gordinho da Whole Latte Love tem um sotaque muito gozado. Tem um vídeo deles sobre vaporização de leite que ele pronuncia "milk" como "malk", é muito engraçado :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo integralmente com o Marcio. Balela pura esse vídeo. Qualquer estudo sério nesse sentido careceria no mínimo de umas 5 tentativas com cada nível de força, ainda assim excluindo-se eventuais extrações canalizadas.

 

Quem tem a mínima experiência com espresso sabe o quanto é difícil isolar uma varíavel dessas, principalmente sem uma abordagem estatística adequada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É ai que está o problema, eles não querem atingir um grupo como nós, e sim a massa.

E isso não é necessário envolver estudos aprofundados.

 

É uma pena...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Honestamente, vejo as pessoas se preocupando demais com compactação e de menos com a distribuição dos grãos no filtro.

 

A melhor compactação de nada adianta se a distribuição não for adequada. Em contrapartida com a distribuição correta basta uma compactação nivelada e com um mínimo de força para obter um bolo de alta qualidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente. E tem outro fator que joga aí, que é o "forgiveness factor", que eu vou traduzir livremente como tolerância, tanto da máquina quanto do moedor. Alguns equipamentos parecem perdoar mais a falta de técnica do barista, outros menos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tolerância acho perfeito...

 

Esse final de semana tive uma experiência interessante - voltei a usar a bomba da Elektra Semiauto sem controle e a pressão fica na faixa de 12 bar. Foi mais difícil acertar as extrações com o ProM e mais fácil com o Pharos... Parece que o cônico foi mais tolerante nesse caso. De qualquer maneira, a máquina também ficou menos tolerante do que antes, que eu usava uns 10 segundos de pré-infusão (3-4 bar) e limitava a pressão máxima em 9 bar.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também percebi.

Quanto maior a pressão menor a tolerância e quanto mais raso o filtro também.

Nestes casos devo caprichar com a distribuição, o nivelamento tem de ser perfeito e o tamper muito bem equilibrado.

Já me aconteceu, no filtro single, de ter de recomençar com WDT depois de calcado.

Com menor pressão de extração e updosing um calcado rápido já resolve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estava lendo isto ontem e acabei meio que na dúvida... normalmente tento o equilibrio entre o nivel de moagem com a compactação, até para conseguir tirar o café nos 30s.

 

Neste ponto comprovei que o que vcs diziam sobre cada café tem um nivel de moagem, porém a dúvida q surgiu é:

É melhor moer mais fino (1 nivel por exemplo) e compactar menos ou moer mais grosso e abusar na compactação?

 

normalmente, dou umas batidas no fundo do porta filtro para assentar o café, e depois uso o Nutation Tamping.

 

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dobelin,

 

Quanto mais força você colocar na compactação pior será o seu controle sobre o nivelamento da mesma. Utilize a mínima força necessária para selar adequadamente o bolo (teste numa balança de banheiro - qualquer coisa entre 10 e 15kg está mais do que bom).

 

Uma compactação mais forte não é substituto para moagem inadequada e como te falei, muita força implica em pouca firmeza / equilíbrio / controle muscular, aumentando as chances de fazer um bolo torto ou de densidade desigual.

 

Se com a compactação que sugeri você não conseguir o tempo ideal de extração, primeiro tente aumentar a dosagem. Se ainda assim não der certo, afine a moagem.

 

Devemos sempre buscar ajustar o binômio dosagem/moagem e não a compactação. Já temos variáveis demais na extração do espresso e por isso essa última não deve se tornar uma variável a mais e sim uma constante...

 

Ah sim, a distribuição do pó no filtro antes de compactar é mais importante do que a compactação. Preocupe-se com isso e procure preencher todo o filtro de maneira homogênea.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vlw galera...

hj estou usando a medida da saeco, logo não consigo controlar tanto a dosagem... mas a balança já esta a caminho e esta deve ser uma variavel a menos.

o porta filtro já despressurizei, e a variação é sempre em 1 ponto por vez!

mto obrigado pela explicação!

abraços

Kleber

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Quanto à força na compactação, tenho preferido muito pouca. Faço um nivelamento cuidadoso e um leve tamping, muito menos que os 10 a 15Kg de praxe. Ach oque deve dar uns 2Kg e olhe lá. É como meus shots tem ficado melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...