Ir para conteúdo

Compactação - tamping


Alexandre Velloso

Postagens recomendadas

Mas experimentos são experimentos. Fazia tempo que procurava esse artigo, que se refere a uma experiência feita na SCAA de 2006 pelo Michael Teahan, de que tanto faz nenhuma pressão ou pressão de 300lb se a distribuição estiver boa. Não fui eu quem disse, mas o artigo está aí e é muito interessante. Sobre tamping, a partir da fl. 17:

 

http://www.partsguru.com/user/SCAA%20Presentation%20Espresso%20machine%20design.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a distribuição estiver ruim talvez piore. Imagine as laterais do bolo ficarem bem firmes pela compactação e o centro ficar fofo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Raramente venho fazendo WDT só quando o nível do pó não chega na borda do filtro aí acho legal dar uma distribuída.

Como tento facilitar a vida e deixar tudo mais prático comprei o tamper ESPRO justamente para não ter que ficar preocupado com a pressão da compactação e para isso ele é excelente, sempre preciso, a única coisa que mecho é no moedor, na granulometria da moagem para ficar de acordo com o perfil que gosto de determinado café... e agora com o termômetro do Eric ando brincando bastante com experiências a respeito de temperatura de extração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não foi pra mim a pergunta né? Em todo caso não creio que mexendo na granulometria consiga controlar a distribuição do pó no filtro, a distribuição  você controla somente após a moagem com o dedo, com uns tapinhas no PF, com um palito de dente, com um cartão de crédito, e outras ferramentas que o pessoal criativo aqui inventam :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Distribuição pode ter várias acepções:

 

a) em relação ao tamanho das partículas geradas: as partículas de um dado grau de moagem não são todas do mesmo tamanho e se dão em uma determinada proporção nas diversas faixas de granulometria, sendo a tamanho mais comum denominado moda. É uma característica do conjunto de mós, embora dependa também do tipo de grão, torra idade...

 

b] como nivelamento: não acho essa sinonímia adequada. O bolo pode estar nivelado e mal distribuído.

 

c) como uniformidade de densidade do bolo.

 

 

Muito bem: WDT não tem a ver com nenhuma dessas acepções. A WDT provavelmente muda a distribuição relativa entre os diversos tamanhos de partículas, fazendo provavelmente com que uma parte dos finos migre pra parte inferior do bolo, controlando o fluxo notadamente na parte inicial de extração e evitando o desarranjo precoce pela formação de canalização. O nivelamento pode ser efeito colateral da WDT, mas não é o seu objetivo.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, muito boa sua explanação. Bem didática.

 

Mas creio que sua conclusão pode, de certa forma, se enquadrar no item a, já que na primeira interpretação, você diz que as partículas  não são todas do mesmo tamanho.....

 

Na sua conclusão, diz que a WDT provavelmente muda a distribuição relativa entre os diversos tamanhos de partículas, fazendo provavelmente com que uma parte dos finos migre pra parte inferior do bolo. 

 

Mas claro, desde que o resultado da WDT fosse uma tese.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, não pode. As proporções entre as partículas de um certo café já moído não mudam. Essa é a acepção "a", no sentido de distribuição estatística.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Recentemente estive "brincando" com a força no tamping e notei algumas coisas interessantes.

 

Antes de continuar, cabe destacar que minha técnica de distribuição permanece a mesma já a algum tempo. Como já é sabido, o Vario já entrega um pó bastante "solto". No término da moagem o pó fica próximo de completar o filtro duplo Rancilio. Com o tamper dou umas pancadinhas nas laterais do porta filtro de forma que o pó vai "chacoalhando" e nivelando. Quando está quase nivelado finalizo dando umas pancadinhas na pedra da pia (forrada com um pano, obviamente) com o fundo do PF, o que faz o pó terminar de assentar. Neste estágio o volume de pó no filtro baixou para aquela marquinha interna. Neste momento faço o tamping.

 

Pois bem, o que fiz recentemente foi testar reduzir um pouco a força de compactação, o que notei foi o seguinte:

 

1 - O café começou a cair na xícara mais cedo. Tipo antes entre 7s e 8s e agora entre 4s e 5s. Em outra forma de avaliar, antes demorava um pouco para o café cair após ouvir a bomba elevar a pressão, mas agora acontece praticamente ao mesmo tempo. Até aqui parece óbvio, contudo a vazão de líquido diminuiu e ao final dos 25s obtenho o mesmo volume de bebida na xícara.

 

2 - Já comentado, mas cabe um destaque especial, até por ser contra-senso, consegui fazer o fluxo diminuir um pouco compactando com menos pressão (porém, como já citado, começou a cair na xícara antes). Além disso, o fluxo ficou mais constante e dócil ao longo de toda a extração, se mantendo quase o mesmo do início ao fim. Antes em algumas vezes era possível perceber variações em alguns "estágios" da extração.

 

3 - Percebi que agora o bolo demora mais para esgotar. Além disso o resultado na xícara está mais cremoso e agradável ao paladar.

 

Quais as teorias para estes resultados? Algo relacionado a uma expansão mais uniforme do bolo, que agora sai mais seco e nivelado após a extração?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não recomendam as batindinhas de lado, falam que aumenta as canalizações laterais ... , basta bater na pedra, eu utilizo o tapetinho de borracha.

A principal utilidade é para nivelar, e quando o café e mais "complicado" (e mais propenso a canalizar) aí precisa apertar ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No ponto 1, minha experiência coincide com a do Paulo. A 2 e 3, depende um pouco do café, mas em geral tenho gostado de fazer um tampinha não tão vigoroso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...