Ir para conteúdo

Compactação - tamping


Alexandre Velloso

Postagens recomendadas

  • 5 weeks later...

Pessoal, estava pesquisando tampers e vi estes com calibração de força, ele dá um clique em exatamente 30 libras de força. Sei que a ciência da compactação do bolo não é exata, mas dá pra ajudar saber se vc precisa forçar até o clique, um pouco mais ou um pouco menos :). Fica aí pra quem tiver interesse. A má notícia é que a Amazon não manda direto pro Brasil :(

 

http://www.amazon.com/Espro-Calibrated-Tamper-Convex-Base/dp/B005NCII5O/ref=lh_ni_t?ie=UTF8&psc=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida, o nosso deixa qualquer canto do café mais charmoso. Tem um de peroba (nas madeiras claras) que puxa pro vermelho, um escândalo de lindo e combina com máquinas vermelhas ou baristas amadores vermelhos......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TRUCO!!!

 

Fala sério! O cara faz 2 testes, com 15 libras e 40 libras, considerando que 30 é o ideal, nem testa o 30. Mas, o pior de tudo é que a primeira extração claramente teve canalização... Não necessariamente pela compactação leve, dependendo da máquina e moinho isso pode mudar. Por que não fazer mais testes, subir gradualmente a pressão para ver o mínimo que garante mais integridade do bolo?

 

A regra da força de compactação também é só uma orientação, claro que queremos deixar o bolo bem acomodado e rígido para não haver canalização fácil, mas um teste desse não diz nada...

 

Márcio.

 

Concordo com você que a regra de força é apenas uma orientação , para mim quanto mais puder afinar no moedor melhor ! italian style ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olá pessoal.

 

Estou prestes a encomendar um tamper do clube do café mas vi que existem milhares de modelos diferentes de base.

 

alguém poderia me dar uma mão? qual a diferença deles?!

 

  • flat
  • C-flat
  • ripple
  • C-ripple
  • US curve
  • Euro curve

 

obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

 

Estou prestes a encomendar um tamper do clube do café mas vi que existem milhares de modelos diferentes de base.

 

alguém poderia me dar uma mão? qual a diferença deles?!

 

  • flat
  • C-flat
  • ripple
  • C-ripple
  • US curve
  • Euro curve

 

obrigado!!!

 

 

Qualquer um hehe

recomno o Flat.

o resto sao teorias, que a difernça será mínima.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 2 months later...

Qual a técnica que vocês utilizam para nivelar bolos em que a altura do pó de café fica abaixo da borda do filtro? Quando é o caso, costumo nivelar com o tamper ou utilizar nutation, mas deve haver outras abordagens.

 

Com o dedo fica meio desuniforme nessas condições. Uma alternativa serua usar uma pequena régua ou instrumento equivalente com um pequeno rebaixamento no diâmetro do filtro.

 

Alguém tem outra abordagem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Alguém pode me tirar uma dúvida.

 

Qual é o exato diâmetro de um tamper para filtros de 58mm? (Gaggia Baby Twin)

Tem que ser 58mm mesmo ou precisa ter um folga?

 

Descobri que tem um amigo que trabalha com alumínio e estava pensando em encomendar um para testar, mas

preciso saber o diâmetro correto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo Rao quanto mais apertado, mais nivelado entra e isto deveria aumentar significativamente a freqüência de shot excepcionais.

E ainda: na minha experiência, a base do tamper deveria ficar um pouco mais alta que a borda do filtro quando compactado, o que também ajuda no nivelamento.

O melhor e levar o filtro (mais pó de cafe e um tamper) para teu amigo tirar as medidas com o paquímetro.

 

Detalhe: o tamper deve entrar bastante apertado, mas sem pegar na parede do filtro ao sair, para não estragar o bolo compactado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a técnica que vocês utilizam para nivelar bolos em que a altura do pó de café fica abaixo da borda do filtro? Quando é o caso, costumo nivelar com o tamper ou utilizar nutation, mas deve haver outras abordagens.

 

Com o dedo fica meio desuniforme nessas condições. Uma alternativa seria usar uma pequena régua ou instrumento equivalente com um pequeno rebaixamento no diâmetro do filtro.

 

Alguém tem outra abordagem?

 

A discussão proposta não andou. Ou a pergunta é idiota e a resposta é óbvia, ou não há resposta conclusiva...

Vou insistir no ponto, mas agora sugerindo alguns métodos. Nessa condicões (café abaixo da borda do filtro, seria melhor:

 

-nivelar com uma superfície reta (por ex., um cartão de crédito com um degrau nas bordas que permitisse o nivelamento por dentro do filtro)

-nivelar com uma superfície curva (como naquelas réguas de dosagem do Scottie Callaghan)

-nivelar com o próprio tamper

-não nivelar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a técnica que vocês utilizam para nivelar bolos em que a altura do pó de café fica abaixo da borda do filtro? Quando é o caso, costumo nivelar com o tamper ou utilizar nutation, mas deve haver outras abordagens.

 

Com o dedo fica meio desuniforme nessas condições. Uma alternativa serua usar uma pequena régua ou instrumento equivalente com um pequeno rebaixamento no diâmetro do filtro.

 

Alguém tem outra abordagem?

 

Salve Rodrigo.

Sinceramente, achei a pergunta confusa.

 

O nivelamento será resultado do uso do tamper.

Qualquer atitude anterior ao acalcamento do pó será apenas para acertar a dose e para providenciar a correta distribuição deste no filtro. Para tais objetivos, o uso dos dedos são suficientes.

 

Para o perfeito nivelamento do pó calcado é importante o alinhamento perpendicular, do cotovelo do braço em ação, em relação ao plano do filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Alexandre, é claro que o nivelamento final é feito pelo tamper, mas o tamper não só nivela, como calca. De toda sorte. o procedimento de distribuir também conta com uma etapa de nivelamento, seja acomodando o pó, seja utilizando os dedos, seja utilizando qualquer outra superfície, prévia ao calcamento.

 

Cabe explicar a origem da pergunta. Quando se faz WDT, o volume do pó diminui, muitas vezes ficando abaixo do nível do filtro, dificultando o nivelamento (ou distribuição, ou acomodação, como acharem melhor) do pó previamente ao calcamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Acho que depois do WDT é só compactar mesmo, sem ficar noiado com o nivelamento antes da compactação.

 

Essa é minha teoria quando uso (raramente) o WDT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, com o Lido o pó cai no frasco de vidro e coloco no filtro.

Vou rodando o frasco e o filtro, desta forma vai acomodando o pó circularmente em todo o filtro, formando uma proeminência no centro do filtro.

Dai, dependendo do meu humor, dou uma batidinha com o fundo do filtro ou do portafiltro no tapete de borracha, o pó se nivela automaticamente. As vezes acomodo o pó nas bordas com um palito, antes da batidinha.

O pó sempre fica abaixo da borda do filtro, caso contrario utilizo um filtro maior.

Então faço um slap adaptado da OE e pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, também não nivelo.

 

Se tudo foi feito corretamente o pó deverá cair no centro do filtro e portanto com duas batidinhas do PF na mesa o bolo ficará razoavelmente distribuído. Isso para quem não faz WDT.

 

Para quem faz acho que fica ainda mais fácil, pois ao final do processo WDT o nivelamento está quase perfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...