Alexandre Velloso Postado 12 Novembro 2011 Denunciar Share Postado 12 Novembro 2011 Salve, Aí vai um video sobre preparação do filtro e compactação do pó. Valeu, Alexandre Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 12 Novembro 2011 Denunciar Share Postado 12 Novembro 2011 Alexandre, O primeiro porta filtro que você usou no video foi o simples? Qual o serial number estampado no porta filtro simples da Rancilio epoca? Quero saber se é o mesmo que o meu, que vem na Silvia v3. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 12 Novembro 2011 Autor Denunciar Share Postado 12 Novembro 2011 (editado) Alexandre, O primeiro porta filtro que você usou no video foi o simples? Qual o serial number estampado no porta filtro simples da Rancilio epoca? Quero saber se é o mesmo que o meu, que vem na Silvia v3. Salve Klause, Sim, um deles é simples. Tenho 99,99% de certeza que é o mesmo que vem com a V3. O porta fitros é idêntico, possos afirmar. Mas verificarei e te informarei. Há, contudo, o fato que a Rancilio andou modificando a numeração das peças, pois os filtros duplos que comprei no começo deste ano tem números diferentes que os meus mais antigos. Valeu, Alexandre Editado 22 Julho 2012 por Alexandre Velloso Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 12 Novembro 2011 Denunciar Share Postado 12 Novembro 2011 Sei que da versão anterior da Silvia para v3 eles melhoraram muito o filtro. Fico aguardando vc me passar o s/n. Obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruston Louback Postado 12 Novembro 2011 Denunciar Share Postado 12 Novembro 2011 klause liga pra coffeemix aq do rio q eles te mandam um prospecto com as fotos de todas as peças e os códigos. eu tinha salvo, mas acho q apaguei, se eu achar eu te mando. abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruston Louback Postado 12 Novembro 2011 Denunciar Share Postado 12 Novembro 2011 Epoca_-_Outros_Componentes_-_Partes.pdf Conforme prometido, segue o anexo da epoca e seus componentes. abs Epoca_-_Outros_Componentes_-_Partes.pdf Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
alex porto Postado 14 Maio 2012 Denunciar Share Postado 14 Maio 2012 Pessoal chegou hoje meu compactador comprado com o pessoal do Hai V Pham. Ele é espetacular, feito sob medida para minha máquina e digo a vocês ele é lindo e perfeito. Compra realizada no dia 24 de abril. Suspeito que a receita abriu, pois a caixa estava rasgada. Sucesso total na compra. Fotos no face para quem quiser conhecer o trabalho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruston Louback Postado 14 Maio 2012 Denunciar Share Postado 14 Maio 2012 Alex posta as fotos aqui para todos se puder. abs e parabens pelo produto Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 13 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 13 Agosto 2012 Vídeo da Whole Latte Love sobre a influência da pressão de tamping no fluxo de extração: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 13 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 13 Agosto 2012 TRUCO!!! Fala sério! O cara faz 2 testes, com 15 libras e 40 libras, considerando que 30 é o ideal, nem testa o 30. Mas, o pior de tudo é que a primeira extração claramente teve canalização... Não necessariamente pela compactação leve, dependendo da máquina e moinho isso pode mudar. Por que não fazer mais testes, subir gradualmente a pressão para ver o mínimo que garante mais integridade do bolo? A regra da força de compactação também é só uma orientação, claro que queremos deixar o bolo bem acomodado e rígido para não haver canalização fácil, mas um teste desse não diz nada... Márcio. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Esteves Postado 13 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 13 Agosto 2012 respira, respira, cuidado com o colesterol!!!! rsrsrsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 13 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 13 Agosto 2012 Tô calmo... Não me queiram ver bravo! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 13 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 13 Agosto 2012 Hehehehe! Eu também achei esse vídeo meio falcatrua. Postei mais como provocação, até porque é polêmico o efeito da força da compactação. Já vi gente afirmar o contrário, que tanto faz a força da compactação. Acho que nem tanto ao mar e nem à terra... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 13 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 13 Agosto 2012 Pois é, não compactar ou apertar leve demais, deixando ainda espaços muito "fofos", dificulta muito, canalização aparece fácil. Talvez, em máquinas com uma pré-infusão muito leve, como as manuais que a pré-infusão é com a pressão da caldeira, pode dar certo. Fora isso, ideal é ao menos "zerar" os espaços livres/fofos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 13 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 13 Agosto 2012 Vi vários desses caras, apesar dos otimos equipamentos que vendem, nenhum vídeo que se aproveitasse. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 13 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 13 Agosto 2012 Aquele gordinho da Whole Latte Love tem um sotaque muito gozado. Tem um vídeo deles sobre vaporização de leite que ele pronuncia "milk" como "malk", é muito engraçado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 13 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 13 Agosto 2012 kkkkk, tb assisti esse vídeo da vaporização e notei o mesmo no sotaque dele, bem gozado. Só de olhar pra ele já associo ao sotaque engraçado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 13 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 13 Agosto 2012 Concordo integralmente com o Marcio. Balela pura esse vídeo. Qualquer estudo sério nesse sentido careceria no mínimo de umas 5 tentativas com cada nível de força, ainda assim excluindo-se eventuais extrações canalizadas. Quem tem a mínima experiência com espresso sabe o quanto é difícil isolar uma varíavel dessas, principalmente sem uma abordagem estatística adequada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 13 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 13 Agosto 2012 Assista o da vaporização com ele. É igualmente inútil, mas pelo menos é hilário. "Malkk", kkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 14 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 14 Agosto 2012 É ai que está o problema, eles não querem atingir um grupo como nós, e sim a massa. E isso não é necessário envolver estudos aprofundados. É uma pena... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 14 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 14 Agosto 2012 Honestamente, vejo as pessoas se preocupando demais com compactação e de menos com a distribuição dos grãos no filtro. A melhor compactação de nada adianta se a distribuição não for adequada. Em contrapartida com a distribuição correta basta uma compactação nivelada e com um mínimo de força para obter um bolo de alta qualidade... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 14 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 14 Agosto 2012 Provavelmente. E tem outro fator que joga aí, que é o "forgiveness factor", que eu vou traduzir livremente como tolerância, tanto da máquina quanto do moedor. Alguns equipamentos parecem perdoar mais a falta de técnica do barista, outros menos... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 14 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 14 Agosto 2012 Tolerância acho perfeito... Esse final de semana tive uma experiência interessante - voltei a usar a bomba da Elektra Semiauto sem controle e a pressão fica na faixa de 12 bar. Foi mais difícil acertar as extrações com o ProM e mais fácil com o Pharos... Parece que o cônico foi mais tolerante nesse caso. De qualquer maneira, a máquina também ficou menos tolerante do que antes, que eu usava uns 10 segundos de pré-infusão (3-4 bar) e limitava a pressão máxima em 9 bar. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 15 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 15 Agosto 2012 Também percebi. Quanto maior a pressão menor a tolerância e quanto mais raso o filtro também. Nestes casos devo caprichar com a distribuição, o nivelamento tem de ser perfeito e o tamper muito bem equilibrado. Já me aconteceu, no filtro single, de ter de recomençar com WDT depois de calcado. Com menor pressão de extração e updosing um calcado rápido já resolve. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Dobelin Postado 15 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 15 Agosto 2012 Pessoal, estava lendo isto ontem e acabei meio que na dúvida... normalmente tento o equilibrio entre o nivel de moagem com a compactação, até para conseguir tirar o café nos 30s. Neste ponto comprovei que o que vcs diziam sobre cada café tem um nivel de moagem, porém a dúvida q surgiu é: É melhor moer mais fino (1 nivel por exemplo) e compactar menos ou moer mais grosso e abusar na compactação? normalmente, dou umas batidas no fundo do porta filtro para assentar o café, e depois uso o Nutation Tamping. abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 15 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 15 Agosto 2012 Dobelin, Quanto mais força você colocar na compactação pior será o seu controle sobre o nivelamento da mesma. Utilize a mínima força necessária para selar adequadamente o bolo (teste numa balança de banheiro - qualquer coisa entre 10 e 15kg está mais do que bom). Uma compactação mais forte não é substituto para moagem inadequada e como te falei, muita força implica em pouca firmeza / equilíbrio / controle muscular, aumentando as chances de fazer um bolo torto ou de densidade desigual. Se com a compactação que sugeri você não conseguir o tempo ideal de extração, primeiro tente aumentar a dosagem. Se ainda assim não der certo, afine a moagem. Devemos sempre buscar ajustar o binômio dosagem/moagem e não a compactação. Já temos variáveis demais na extração do espresso e por isso essa última não deve se tornar uma variável a mais e sim uma constante... Ah sim, a distribuição do pó no filtro antes de compactar é mais importante do que a compactação. Preocupe-se com isso e procure preencher todo o filtro de maneira homogênea. Abraços, Leo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 15 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 15 Agosto 2012 Dobelin, só um detalhe.... Se o seu PF for pressurizado, Cuidado na afinação da moagem para não forçar demais a bomba. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 16 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 16 Agosto 2012 O problema não é forçar a bomba, mas a vedação do grupo normalmente abre o bico... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Dobelin Postado 16 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 16 Agosto 2012 vlw galera... hj estou usando a medida da saeco, logo não consigo controlar tanto a dosagem... mas a balança já esta a caminho e esta deve ser uma variavel a menos. o porta filtro já despressurizei, e a variação é sempre em 1 ponto por vez! mto obrigado pela explicação! abraços Kleber Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 15 Janeiro 2013 Denunciar Share Postado 15 Janeiro 2013 Quanto à força na compactação, tenho preferido muito pouca. Faço um nivelamento cuidadoso e um leve tamping, muito menos que os 10 a 15Kg de praxe. Ach oque deve dar uns 2Kg e olhe lá. É como meus shots tem ficado melhores. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas