Ir para conteúdo

Sofrência com canalizações


seiti

Postagens recomendadas

Pessoas, preciso de ajuda. Estou sofrendo muito com canalização, dependendo do grão.

 

Este FAF da feito a grão, por exemplo, solta crema em abundância, mas o fluxo, bem tranquilo no início, dá uma boa acelerada a partir de uns 15s. Começa a jorrar.

 

Daí, olhando o puck, observo invariavelmente buracos na superfície e/ou, ao jogar no bate borra, que houve separação horizontal do mesmo.

 

O que me aconselham?

 

Ando tirando cafés na proporção 20g/35g e o tempo tem ficado em 20s a 30s.

 

O que já fiz: comprei um dispersor da IMS, falta chegar e eu instalar. Aumentar a massa de pó - sem efeito. Moer mais grosso - sem canalização, mas café pior.

 

O que já planejo: encomendar um tamper mais adequado - tenho usado o tamper duplo do Alexandre Velloso, que me tem atrapalhado no posicionamento do braço por conta do formato, foi bem legal quando eu estava migrando entre máquinas, mas agora estou focado na Fiaminha.

 

O que está num futuro mais distante: upgrade de moedor, seja um Vario, seja um Bravo [emoji41]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seiti, tentou WDT e nutation? Onde as canalizações acontecem? Nas beiradas do filtro ou no meio?

Abçs

Burny

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provável que seja a compactação.

Qual a sua técnica de compactação?

O importante é nunca bater com o tamper do lado do porta filtro e nunca fazer força mais de uma vez.

 

Quando você faz a primeira pressão o bolo é formado, se você apertar de novo vai comprometer a estrutura facilitando a canalização.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Penso que esse fluxo depois dos 15s ser maior é devido a torra clara e recente, é mais difícil de domar.

Sobre compactação não vejo problema na primeira vez  alinhar o bolo e na segunda fazer a pressão com mais força, na verdade isso é bem subjetivo, há baristas que compactam apenas uma vez e bem de leve, outros com mais força, outros pressionam mais de uma vez, a questão da pressão  na verdade depende mais da granulometria q vc irá utilizar, wdt e nutation ajudam mas o que resolve mesmo definitivamente é um bom moedor

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As canalizações ocorrem ao redor do centro, mas não nas beiradas. Mas já houve casos em que não achei furo nenhum, devem ter canalizado pela beirada. wdt eu tenho feito, mas neste FAF eu suspeito ser até desnecessário, pois não está empelotando o café.

 

Nutation não tentei. Vamos ver! E eu evito apertar mais de uma vez, sequer bato no PF com o tamper. Só lustro a superfície usando o próprio peso do tamper.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seiti, como está o sabor? Normalmente quando canaliza o shot não fica legal e dá pra notar a diferença na xícara se você você já conhece + ou - o grão/torra.

 

Furos na superfície do bolo não indicam necessariamente canalização (pode ser a sucção da solenoide), o ideal seria analisar a extração com um PF naked.

 

Fluxo (um pouco) maior no final da extração também é comum já que parte dos sólidos que geravam restrição no bolo foram arrastados pela água para a xícara, deixando o "caminho" mais livre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da minha cabeça, rsrsrsrs, estou arranjando alguém para produzir, aquele encosto que quase todos tem e encosta no fim de curso, no meu estara encostado alinhando a compactação desde o início, pois pelo que consta o alinhamento é o mais importante, para isto eu montei um dispositivo com 2 molas.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, não adianta nada compactar perfeitamente paralelo do início ao fim se a distribuição não estiver homogênea.

 

Na imagem de exemplo, se o pó começar torto, no final o bolo ficará mais denso no lado direito, representado pelas cores mais pro vermelho. E a canalização será pela esquerda.

 

Vc tem que inventar um distribuidor de pó homogêneo, isso sim =)

 

vuji7rE.png

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rsrsrsr, ele vai ficar o melhor possível, pois perfeito não dá para ficar.

Normalmente eu dou uma batida para ele se assentar antes.

A não se que eu coloque um vibrador, ai posso vende-lo até no sexy shop, rsrsrsrs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usava o filtro duplo que veio com a minha máquina, mesmo fazendo wdt e nutation canalizava com frequência. Comprei um filtro triplo la marzocco strada e nunca mais tive problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa ideia , é só prender no tamper station um transdutor ultrasonico de 40 ou 60 khz , mais um tamper desse do Gil com auto alinhamento de nível e pressão e pronto.  :D 

 

Agora falando mais serio ainda , que tal treinar um pouco com um PF naked  , com treino as canalizações desaparecem , ou vc se acostuma e passa ate a gostar de café canalizado.  :lol:  

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu costumo usar uma técnica que funciona... eu faço o WDT com aquela agulha de limpar bico de fogão... depois dou uma batidinha com o PF paralelo à bancada para o pó assentar... se ele assentar torto, faço wdt de novo e vou repetindo até ele ficar alinhado quando der a batidinha... Aí sim eu uso o tamper... Dá certo com o PF naked. Em 90% dos casos a extração são sem bagunça e o shot fica bacana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma boa o gráfico do Sérgio e as dicas do Antenor. Vou focar na distribuição.

 

O wdt eu estava usando pra desempelotar os grumos de café, e não em uniformizar a distribuição.

 

Estou usando um PF sem fundo e dá para notar esguichadas e extração nao uniforme.

 

vídeo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um dispositivo para distribuir o pó poderia ser assim.

 

O cinza escuro, no parafuso, seria algo como uma porca auto-travante, para ajustar a altura do raspador, de acordo com a dosagem de pó.

 

Seria encaixar no filtro já com o pó e dar umas 2-3 giradas pelo parafuso mesmo.

 

HddVc01.png

 

nfyqI0v.png

 

xpWjzuX.png

 

IRTPZG9.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente idéia Sergio, só faria 2 alterações.

A pá, acho que seria legal estar inclinada de maneira que empurre o pó para baixo e não jogue para fora.

O eixo não precisa girar livre , deve girar na rosca mesmo, com a pá começando alinhada com o topo do filtro e abaixando a cada volta, aliás à risca poderia ser feita de maneira que precionando o eixo em cima a pá rosqueasse descendo a pá e voltaria sózinha com a força de uma mola, como uns picadores de algo que vendem por aí.

 

Achei fantástico .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil pensei em descer rosqueando, mas o passo fará com que o pó não fique plano e sim em "espiral". O passo teria que ser pequeno para o efeito ficar despresível. Sei lá, não parece compensar.

 

O raspador inclinado, tipo uma hélice (um lado inclinado p/ o lado oposto do outro) deve funcionar sim. Mas de novo não acho legal influencias no sentido do eixo. Isso é coisa pro tamper, após a distribuição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...