Ir para conteúdo

Sofrência com canalizações


seiti

Postagens recomendadas

Gilberto, vi nos vídeos do último WBC, mas não lembro quais baristas ...

Tinha um site com todos os vídeos, mas agora não achei.

Parecia uma base de tamper, baixinha e com uma aba, para não afundar demais.

Eles nivelavam bem rápido, e depois calcavam com o tamper tradicional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltemos ao tópico. Talvez transferir essa discussão paralela pra tópico adequado. Essas ferramentas de nivelamento não são muita novidade. Pra quem acha útil, o legal que é uma barbada fazer em casa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensando como engenheiro, mas lembrando que minha experiência é zero comparado a de todos aqui, quanto mais força colocar no calçamento maior a pressão necessária para passar pelo bolo e teoricamente mais provável a fratura ou canalização em locais propícios. Pensando, se o calçamento for mais leve será mais fácil a passagem pelo bolo dificultando a canalização.

 

Repito, visão de engenheiro.

Faz sentido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o mesmo pensamento que tive e que, na prática do que faço, confirmou-se.

 

Uma compactação mais leve permite a passagem mais fácil da água e, com isso, ela se espalha melhor pelo bolo. Aqui vejo isso quando praticamente de imediato começa a "pingar" café assim que o barulho da bomba muda, ou seja, quando ela passa a trabalhar sob pressão. Quando compactava com mais força o café começava a cair apenas depois de um tempo de a bomba já ter iniciado o trabalho sob pressão, ou seja, demorava mais tempo para vencer a restrição imposta pelo bolo. Como consequência também há uma diferença de tempo maior de contato com a água entre a parte superior e a inferior do bolo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo e se há uma força maior para atravessar o bolo os pontos mais fracos ficam mais evidentes e pode causar canalizações.

 

Fiz dois testes agora de noite em 3 extrações.

 

A primeira com WDT e Nutation. Aconteceu como esperado e igual minhas medições anteriores. O fluxo foi constante e bastante estável.

 

As duas outras fiz WDT e calcei bem forte, sem Nutation. Nas duas o fluxo aumentou depois de um tempo, o tempo de extração foi menor e a crema bem fraca.

 

Acho que nas duas últimas o bolo rompeu ou canalizou.

 

Detalhe que quando uso Nutation não calço e o próprio movimento, peso do Tamper e uma pequena pressão que faço, bem de leve, compacta o bolo.

 

Outra coisa que noto é que o Nutation me ajuda muito no nivelamento já que vou aos poucos compactando com o movimento.

 

Impressões de um iniciante.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que tampers flat tendem a canalizar mais do que o os outros.

Claro que não é apenas o tamper, seria mais a técnica como um todo, mas eles são mais propensos a isso.

 

Talvez seja uma boa moer mais fino e apenas nivelar / calçar com o tamper.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É esse mesmo, obrigado Sérgio.

Outros competidores também utilizaram niveladores muito parecidos.

Gilberto, o que tinha pensado que poderia funcionar seria colocar umas vinte ou trinta "agulhas" (rombudas, para não machucar) na base do nivelador do Sasa, aí seria só girar e estarias fazendo um WDT "automatizado", rápido, sem sujeira, e nivelando melhor.

Dai um tamper suave a médio e não vejo como o preparo do bolo poderia sair errado.

 

PS: minha mãe tinha algo parecido, era uma base que se colocava no fundo do vaso e onde se espetavam os caules das flores (rosas, cravos, etc) , para ficarem eretos, e assim preparar o arranjo floral.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Sim, queda de pressão só se um canal se forma durante da extração. Se vc tem canalização deste o inicio o manometro mostra nada.

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, ele fica morto na pré infusão, sobe durante a extração e se mantém no mesmo ponto até o final.

 

Eu tenho impressão que o fluxo não está muito uniforme, parece acelerar da metade pro final.

 

Mas parece não ser canalização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É normal acelerar. Com a migração de sedimento para a xícara, a restrição diminui e o fluxo acelera durante a extração. O ponteiro se mantém no mesmo lugar provavelmente por conta da OPV.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Moendo no Bravo Mini. Quase foi.

 

 

fixando a massa (12g) e pressão no tamper (na medida do possível) e variando apenas moagem.

 

Café Unique Blend Espresso, torra média escura caseira, uns 20 dias.

 

Ah, o mais importante: o sabor ficou muito bom!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xiiii Seiti , não foi quase não , esse filtro costuma produzir estraçoes doceis , a sua foi um vulcão ou melhor um geisel.  :P

 

Vc consegue boas extrações naked com filtros duplo ou triplo ? Se sim , eu não saberia dizer o que esta errado , mas se for tudo assim , eu cartearia que essa pressão esta muito alta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa ideia, vou testar com o triplo. Meu filtro duplo é meio ruim.

 

A pressão pode ser problema, mas não tenho como medir. O que reparo é no barulho da bomba, quando a restrição do bolo está alta suficiente para uma extração em cerca de 30seg: nhoim, nhoim, nhoim, tipo geladeira velha. Da para ouvir no vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O barulho da máquina parece alarme de uma usina em perigo, algo que veria no filme alien vs predador.  :)

 

Acho que tem a ver com moagem e pressão ao "tampear", o filtro single por si só é bem chato de usar também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o barulho quando a máquina "choca". Essa extração é bastante bizarra porque é em golfadas. Essas bombas Ulka não manejam muito bem água quente, começam a bobear. Dependendo da construção da máquina, a água do reservatório ou a própria bomba podem ficar quentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No HB tem esse tópico , sobre problemas na extração naked : https://www.home-barista.com/naked-extraction-common-problems.html

 

O seu caso eu acho que se encaixa no "System Meltdown" , o cara teve trabalho para fazer um "calcamento" muito ruim e a pressão está elevada .

Eu acho difícil vc calçar tão errado , eu continua achando que a pressão está alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vou melhorar o calcamento e nivelamento do bolo.

 

No triplo saiu isto:

 

Na mesma moagem do single a máquina engasgou. Aumentei o grano, mas parece que foi muito.

 

Depois acabou o café...

Agora tenho um Unique frutado, que estou desfrutando no aero ;)

 

(qto a controle de pressão, mal posso esperar minha nova aquisição...)

 

 

Ah. Já tinha visto este post no hb. Bem informativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...