Ir para conteúdo

Sofrência com canalizações


seiti

Postagens recomendadas

Fiamminha? Acho que o problema é nela mesmo, hehe. 

Eu experimentaria diminuir um pouco a quantidade de café pra 18 grs e fazer os ajustes de moagem. 20 g acho bastante dependendo do PF, e acredito que esse problema que tem dado e 15 seg é justamente o bolo expandir e ficar sem espaço pra expandir. Em 15 seg muito dos sólidos já foram arrastados, mas em compensação, o que sobrou expande bastante.

 

Lembro do meu passado com a prima da Fiamma, a Faemma, de metade do cake grudar no grupo. Considerando que elas são parentas, acho que reduzir pra 18 g pode melhorar. Então bota o Pablo no som e boa sorte nos ajustes ! heheh

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vice. Nem estou colocando pó ate a borda, quando compacto fica um espaço grande sobrando. Substituir a maquina tá fora de questão (pelo menos por enquanto, :) )

 

Chato que acabou o grão. 250g do FAF em uma semana, consumo individual...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo o que o Guilherme escreveu a maquina não tem OPV nunca mexi em uma maquina assim , mas acho que qualquer vacilo na compactação vai canalizar.

 

Na minha opinião uma maquina sem OPV é de operação e compactação difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante a idéia do Sergio de WDT, mas talvez, em vez de pás, substituir por um feixe de agulhas finas de cada lado, ou até uns 4 feixes separados de 90°, deve dar uma distribuição bacana, sem muita bagunça e desperdício. A ideia é promissora.

Seiti, essa foto do bolo após a extração tá bem estranha. Seu chuveiro ta distribuindo a água legal? ta parecendo que ele ta jorrando água concentrando em um ponto, ai quebra o bolo e canaliza. ou esse bolo pode ser resultado da válvula de 3 vias.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seite, como disse o Mortari, estes buracos podem ser efeito da sucção quando liberada a valvula solenóide.

 

 

O seiti postou um vídeo com a extração e dá pra ver que está canalizando bastante. O fluxo vai toda para o lado onde a câmera está!

 

Vou re-postar o vídeo com o link "completo", pois o seiti colocou o link "comprimido", aí o fórum não embute o vídeo:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:lol: Quando eu comecei a usar PF naked na Twin eu fiz extrações bem piores.

 

Compra bastante café e treina , com o tempo vc acerta , essa maquina sem OPV deve ter uma curva de aprendizado maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No último WBC vários participantes utilizavam um "nivelador".

Tipo um tamper porém com uma aba, que restringe a profundidade a que pode chegar. Depois calcavam com o tamper normalmente.

Acompanhando o pensamento de Sergio, poderias fazer um nivelador igual, porém com agulhas na parte inferior.

Colocando o "nivelador" e girando faria uma distribuição excelente (praticamente um WDT) e ainda o nivelamento.

Depois só calçar.

Com certeza que o João (da JC) poderia fazer.

Eu compraria ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tamper que fiz ele fica com um aro apoiado no filtro desde o inicio, a base do tamper começa em uma posição 3 mm abaixo do aro do filtro, ai quando aperta ele desce todo o tempo apoiado no filtro e portanto nivelado.

No meu entender você compactar e alinhar no último momento só servirá para deixar o bolo com trincas, nivelado, mas com trincas.

 

Mesmo que o bolo comece desalinhado , quando pressionado o pó em zonas mais densas deve correr para zonas menos densas, sendo que no final pode-se ter um bolo bem próximo de uma boa distribuição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdadeiro trifecta... [emoji43]

 

Chato que é freqüente, de não sair cafe do meio do filtro. Bom, os filtros e chuveiro IMS estão quase chegando.... [emoji1]

 

Ao menos o café esta bom ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante a idéia do Sergio de WDT, mas talvez, em vez de pás, substituir por um feixe de agulhas finas de cada lado, ou até uns 4 feixes separados de 90°, deve dar uma distribuição bacana, sem muita bagunça e desperdício. A ideia é promissora.

Seiti, essa foto do bolo após a extração tá bem estranha. Seu chuveiro ta distribuindo a água legal? ta parecendo que ele ta jorrando água concentrando em um ponto, ai quebra o bolo e canaliza. ou esse bolo pode ser resultado da válvula de 3 vias.

 

Depois que vi a foto do bolo, pensei o mesmo que o Antenor, acho que pode ser o chuveiro ou algo na máquina. Não falei em trocar a máquina, mas uma Faemma é uma coroa delicada e temperamental (ao menos a minha era assim, hehe)

 

Chegando o chuveiro e o filtro novos, acho que é certo melhorar e diminuir as canalizações, e o café do video pareceu bem bom, apesar da canalização

 

Quanto ao arrocha, morando em Salvador, haja sofrência, é o tempo todo tocando arrocha aqui, heeheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas torras da Feito a Grão são muito claras (exceção o blend), facílimo canalizar no espresso com extrações de fluxo maior. Uma maneira de minimizar o problema é tentar uma extração mais lenta, o que costuma atenuar esse efeito. Mas são torras claras e duras, de difícil manejo no espresso, mesmo com técnica adequada.

 

WDT e nutation são métodos que auxiliam a melhorar a distribuição e funcionam. O portafiltro convencional mascara eventuais canalizações, até porque as menos graves muitas vezes se resolvem ao longo da extração. Com o filtro sem fundo já complica bastante, especialmente com torra clara.

 

Máquina sem OPV também pode agravar ligeiramente o problema, já que dependendo do fluxo escolhido a pressão pode chegar fácil a 12 bar nos duplos e desestruturar o bolo mais facilmente.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando para a foto do bolo fiquei com a impressão de que o pó foi moído muito grosso e, possivelmente, é aplicada muita força na compactação para se resultar naquele fluxo.

 

Nas minhas experiências observei que ao moer mais fino e maneirar mais na força de compactação chego ao final dos 25s com um mesmo volume de bebida, porém com um fluxo de café praticamente constante do início ao fim. Canalizações tem sido bem raras e, quando ocorrem, são daquelas bem leves e momentâneas.

 

Particularmente não tenho usado WDT e muito eventualmente uso nutation. Para distribuir o pó dou aquelas batidinhas laterais até que ele fique plano e, antes de compactar, umas pancadas verticais do PF na bancada para fazer o pó assentar. Nesse estágio o pó já está praticamente plano, pelas extrações que consigo diria que já de uma forma que pequenos desníveis não prejudicam a compactação. Esta sendo leve também ajuda para que o pó "corra" dos pontos de maior pressão para os de menor.

 

Importante comentar que há um Vario por detrás desse processo :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No último WBC vários participantes utilizavam um "nivelador".

Tipo um tamper porém com uma aba, que restringe a profundidade a que pode chegar. Depois calcavam com o tamper normalmente.

Acompanhando o pensamento de Sergio, poderias fazer um nivelador igual, porém com agulhas na parte inferior.

Colocando o "nivelador" e girando faria uma distribuição excelente (praticamente um WDT) e ainda o nivelamento.

Depois só calçar.

Com certeza que o João (da JC) poderia fazer.

Eu compraria ...

 

Niveladores mexem somente na parte de cima da distribuição, muito parecido com o que acontece com o movimento Stockfleth, Chicago Chop e outros tantos. Por isso que WDT funciona bem, bem como outros métodos que trabalham no bolo como um todo. 

 

De qualquer forma, aquele distribuição do vídeo está zoada, pois a extração jã começa desparelha. Com o aumento do fluxo e solubilização de parte do café, não espanta que desmorone. 

 

Um teste maluco pra tentar produzir uma distribuição com mais finos seria tentar moer os grãos congelados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@seiti, o que me ajudou bastante no nivelamento foi o Nutation e não o WDT. Atualmente faço os dois e consigo estabilidade em várias extrações.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria muito trabalho pra um barista profissional. Pra quem faz poucas extrações por dia, tanto faz. 

 

Não é uma questão apenas do moedor. Grão, máquina, torra, idade da torra, técnica de distribuição, tudo influi. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vendo hoje, o fato de ter pouca experiência e usar uma torra mais clara para os espressos foi um dos motivadores da troca de equipamento que fizemos na Walterç. Começamos com uma torra média-escura da Terroá e de Rigno, e quando trocamos pro vento norte, que é média-clara, trocamos o equipamento todo, mas lembro que nessa época, fazer nutation ajudou bastante a melhorar as torras. Até fizemos WDT pra ver se melhorava, mas dava muito trabalho e o nutation se mostrou mais eficiente.

 

As torras da feito a grão são mais claras que as tradicionais de espresso, tanto que mesmo na loja sede deles, pros filtrados tem 5 opções de grãos, pro espresso só uma, que é o blend próprio deles (fazenda ouro verde com serra do caparaó) e o mestre de torra é campeão nacional de AP da Noruega e terceira onda de carteirinha, hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho essa historia do campeão Norueguês em Aeropress hilária. Noruega tem 5 milhões de habitantes só. Para mim isso é comparável com o campeonato belohorizontino em assar pão de queijo no mercado central. Também sabemos como a "seleção" dos candidatos para esses pseudo campeonatos funciona, ne ...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente no nível de campeonato WBC, onde a distribuição já é muito boa, desde que os moedores são de primeira linha, os niveladores estão sendo utilizados em vez dos processos manuais (Stockfleth, etc.) e deveriam ter se mostrado tanto ou mais eficientes ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...