carlos eduardo Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 Tamping não é halterofilismo , eu já achei que fosse , já peguei a balança do banheiro e fiquei fazendo força para srntir os tais 15 quilos. Qual é a função do tamping : 1- Deixar o bolo plano , isso é o mais importante e o mais difícil , por isso nos compramos tamper station , elas são uma muleta para um amador , coisa que um profissional não usa. 2- Retirar os espaços vazios no bolo . Basta a força necessaria para conseguir esses dois itens , se aplicar força demais , provavelmente vc vai inclinar o bolo produzindo canalizações. Essas coisas não eram problema no pressurizado , mas agora são críticas , aplique a força necessária para ficar compactado e plano , se vc usar 8, 10 , 12 ou 15 kg não fará quase diferença , o tempo de extração não vai variar, mas se vc aplicar 40kg vai ficar torto e cheio de canalizações . Agora um baratza vai fazer falta pois vc precisa moer bem mais fino , e quanto mais fino o pó maior o amargor se a moagem não for homogenea. Eu nunca tive um Hario , mas pelo o que se comenta dá para conseguir um espresso despressurizado nele , mas aparentemente não é tão simples assim. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Galttar Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 Pois é, mas o barato é isso ir ajustando. Quando afinei o pó, com Hario no 4 não consegui nem 30g na extração com 35 segundos usando 18g. A última tentativa com Hario no 5 já ficou bebível e consegui 18g / 36g / 16s. O engraçado é que se mudo um passo no Hario para mais fino o tempo de extração fica muito grande mesmo com 16g. Acho que o jeito vai ser tentar 20 ou 22g e ver como fica o tempo e depois começar a ajustar. Alguma dica? Será que tento usar menos que 16g com o pó mais fino? Abraço. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 Galttar, esse mod deixa o Skerton preciso. Usei alguns meses assim. Sobre distribuição que é mais importante, e compactação esse vídeo é muito bom: 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 A frase sobre o filtro pressurizador tem que ser lida com a adequada interpretação. Esse tipo de filtro provavelmente foi inventado para possibilitar o uso de café moído de prateleira de supermercado em máquinas de expresso de entrada, e não para compensar moedores incapazes. Pois bem: onde está a perversão? Utilizar café especial pré-moído em um dispositivo que foi inventado para usar com café de prateleira. Isto porque, como sabemos, depois de moído, a oxidação e tantas outras mais reações a que o grão está sujeito são muito aceleradas. Logo, muito do que o café bom tem de bom se esvai (e, por consequência, muito do valor que se pagou). Sou da opinião que não existe moedor pra filtro despressurizado. Isso é um acidente do destino, fruto da utilização de um equipamento para um fim para o qual não nasceu. Não consigo enxergar a tal conotação econômica, pois, segundo muitos afirmam por experiência, um Krups consegue moer para filtros pressurizadores e para filtros comerciais. A pergunta interessante é: expresso feito no filtro comercial com um moedor simples é melhor que um expresso feito em filtro pressurizador com o mesmo moedor? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Galttar Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 @sergio.m muito obrigado pelo MOD e pelo Vídeo, fantásticos! @Rodrigoks não entendi sua colocação sobre moedores e filtros despressurizados. Em relação à qualidade do café no pressurizado ou despressurizado, o problema que encontrei no pressurizado foi estabilizar o processo, já que com a mesma quantidade de pó e moagem os tempos e extrações eram totalmente diferentes, como posso conseguir ajustar uma dose assim? Portanto acho que o despressurizado é melhor. Abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 Quis dizer que o filtro pressurizador foi concebido pra utilizar pó velho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 É Galttar, no pressurizado há 2 quedas de pressão que a água faz, no bolo e no aparato pressurizador. A moagem e dose acabam não seguindo uma relação linear e lógica para o fluxo. Ainda bem que vc despressurizou, nesse sentido é bem mais simples. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 Sérgio ponderou bem o problema. Café moído velho oferece pouca restrição, logo o dispositivo pressurizador é o obstáculo principal para o fluxo. Quando você começa a usar café novo e afinar a moagem, oferece uma restrição prévia para qual o dispositivo não foi inventado. A relação entre moagem e fluxo fica pouco previsível. A consequência é ter que moer grosso e conviver com café subextraído. Por isso que acho que não é uma boa solução pra usar com café especial, mas sim com café de supermercado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 Rodrigo, conviver com café subextraído não necessariamente. Basta deixar o balde encher =) Seria conviver com café fraco. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 Você entendeu. Estamos falando de expresso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Galttar Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 Mas Rodrigoks, isso com o pressurizado ou está se referindo ao despressurizado, pois no seu primeiro post dessa discussão você se referiu a usar moedor para despressurizado ou entendi errado? Abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 O problema é e sempre será econômico , o filtro foi inventafo para facilitar e baratear o uso das máquinas , e como consequencia permite o uso de moedores baratos projetados para uso em café coado. O problema dos caras da gaggia era o mesmo dos eng. da Illy quando inventaram o sache , popularizar e baratear. Quando a gaggia começou a fabricar máquinas residenciais em massa a partir de 1977 , surge um problema que é muito comum por aqui , o sujeito gasta mais de 400 reais comprando uma "maquina de espresso" e descobre quando tenta usar que precisa de moedor , vai ver o preço do moedor e cai para trás , é bem mais caro que a cafeteira , sem falar que precisa de tamper , balança , treino e reza forte para fazer o tal espresso , o que acontece normalmente é que o iniciante desiste , por isso inventaram o pressurizado . Nos anos 80 quando esses filtros se popularizaram fazer um espresso em casa era um drama , maquinas residenciais eram caras , moedores eram profissionais ou pequenos para café coado , a China ainda não fabricava nada e balança digital era ficção cientifica , a Baratza não existia , o termo prosumer ainda não tinha sido inventado. Nessa realidade o filtro simplificava e vc não precisava comprar um enorme moedor de padaria para fazer um espresso Esse tópico da WLL explica de forma simples e direta como ele funciona. http://www.wholelattelove.com/articles/comparing_portafilters.cfm 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 Pode ser, mas pra mim foi inventado mesmo pra usar com café pré-moído. Aliás, o artigo da WLL é bastante superficial. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 CaÊ sempre muito didático e hábil com as palavras. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 A propósito, existe algum dado histórico sobre o seu surgimento? Dos livros que já li, ele é simplesmente ignorado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 É claro que é superficial e tem que ser assim mesmo , o Galtar começou nesse mundo ha alguns dias , de que adianta postar um artigo profundo se ele quer orientação básica , o tópico da WLL é para orientar iniciante.Imagina se eu fosse pedir orientação ao Galtar para pintar um modelo e ele viesse com um papo de como pintar um diorama de uma cena de guerra complexo cheio de nuancias , desgaste e envelhecimento do modelo , essa explicação não ia adiantar nada. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 Rodrigo, claro é ignorado na literatura. Livros sobre vinho também não mencionam Sangue de Boi. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 Outro xiita Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 CaÊ: eu achei tua explicação excelente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Galttar Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 O PF da SGC (ou SCG) já está na lista e os filtros despressurizados também, mas na frente estou negociando um Baratza Preciso! Até lá com bastante treino já poderei comprar café top e chamar os amigos! Abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 Nunca achei explicação técnica do funcionamento do pressurizado. Das duas quedas de pressão. Do que acontece lá dentro quando se mói fino demais... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 Coloca a galera pra manivelar junto. Café solidário. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 É claro que é superficial e tem que ser assim mesmo , o Galtar começou nesse mundo ha alguns dias , de que adianta postar um artigo profundo se ele quer orientação básica , o tópico da WLL é para orientar iniciante. Imagina se eu fosse pedir orientação ao Galtar para pintar um modelo e ele viesse com um papi de como pintar um diorama de uma cena de guerra complexo cheio de nuancias , dexgaste e envelhecimento do modelo , essa explicação não ia adiantar nada. Superficial pra minha curiosidade. Não quero criar polêmica. Só tenho a impressão que à época de sua invenção - anos 80 parece razoável - o uso de café velho (melhor expressão que me veio para stalled coffee) devia ser o maior obstáculo (seguido pelos que citaste) pra se conseguir fazer expresso de forma doméstica. Daí a invenção de um dispositivo que permite utilizar qualquer pó, inclusive de supermercado, para expresso. Pra vender máquinas de entrada em escala, nada mais perfeito. Reportando-me novamente à época, pré-internet, imagino a dificuldade pra encontrar informação adequada sobre o preparo do expresso, bem como pra conseguir café recém-torrado 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 Eco tardio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Galttar Postado 28 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 28 Fevereiro 2015 Esse negócio de espresso não é bolinho não... Cheguei em 14g/30g/23s com o Hario no 4 e mesmo assim ficou muito agressivo. Ou estou indo no sentido errado ou meu paladar está me enganando, já que é sugestivo e aí tenho que ter mais experiência. Pergunta, tem um limite mínimo para quantidade de pó? Amanhã vou tentar fazer a modificação sugerida pelo Sergio no Hario Skerton. Ele já me passou todas as coordenadas por MP. Obrigado a todos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 28 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 28 Fevereiro 2015 Eu não entendo , agressivo é o que ? Muito forte ? Muito Acido , Muito Amargo , para cada situação tem uma solução . Falando genericamente : Muito Forte , engrossa para aumentar a BR Muito Acido , usa café de torra mais escura Muito Amargo usa dcafé de torra mais clara Vc poderia mexer na temperatura de extração surfando na Poemia , mas , na fase atual eu acho que isso só vai atrapalhar e complicar. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Galttar Postado 28 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 28 Fevereiro 2015 Carlos, acho que está forte ou ácido, está pegando na garganta e na lateral da língua. Ainda não tenho paladar tão apurado para o café. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 28 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 28 Fevereiro 2015 Nessa hora que alguém experiente do lado faz falta. Todo o resto dá pra aprender sozinho mais ou menos rápido, mas saber se o café está bom leva tempo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 28 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 28 Fevereiro 2015 A maioria não tem , a pessoa teria que tazer um curso , para treinar e educar o paladar , sozinho , autodidata , vc vai virar um carteador como eu , que aprendi na tentativa e erro . Vamos ver , eu li que seu café é o unique frutado , se for , ele tem torra media é um excelente café , como vc mora perto de S. Lourenço o café deve ser fresco . Vamos dar uma carteadazinha , ele pode estar forte 46% , sem mexer em nada aumenta o tempo e deixa esse extração chegar em 35% ou 40% (35 a 40g) se melhorar é porque o seu paladar atualmente prefere uma BR menor , eu prefiro entre 40 e 45% normalmente 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Galttar Postado 28 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 28 Fevereiro 2015 Legal Carlos, vou tentar. Estava pensando ontem que estou sendo muito engenheiro e me fixando nos valores e talvez deveria me guiar pelo gosto. Mais um detalhe, eu comprei o café na Unique em São Lourenço. Abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas