Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Vc mora do lado de S. Lourenço e compra café de supermercado :lol: , vai no show room da Unique , compra 1kg de jacu , e serve jacu coado para essa tropa que vc tem em casa , vc vai revolucionar o paladar de sua familia .

É impossível não gostar de um jacuzinho coado ou de FP. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje foram mais dois ainda estabilizando o processo e treinando o Tampering, mas ficaram muito bom!

 

Forte abraço.

Inté!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, se você tá fazendo "tampering", nunca vai dar certo... :o

.

.

.

:D

 

"Tamping" é compactar, socar materiais em um buraco ou compartimento (no nosso caso, o café no filtro), mas "tampering" é interferir em algo para causar mal-funcionamento, acidental por incompetência ou intencional... é sinônimo distante de sabotagem, mas tá mais pra fuçar sem saber o que faz ou querer fazer quebrar quando (outro) alguém for usar. Pode significar também o uso de influência forçada sobre a vontade de outrem, o que não se aplica nem de longe na nossa prática, pois nesse caso é sinônimo de coerção ou aproximado não técnico de coação. Até dá pra "fuçar" com visas a fazer o socamento dar errado, isso é bem fácil ;) , mas influenciar o café a ser mal extraído por meio de ameaças ao café em si tá meio fora de cogitação... :lol::D:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ops... Sorry Cabral.

My fault!

 

@Anita... calma... calma... trato bem meu café!

A prova foi ontem, dos 10 que fiz tomei 8 e só joguei dois fora... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, acabei de fazer dois cafés na Poemia. O primeiro equilibrado, mas o segundo não chegou a 20g em 30s e quando fui analisar o PF o bolo estava todo solto e quando joguei água se desmanchou. Normalmente tenho que usar água corrente e ajudar com o dedo para soltar o bolo.

 

Isso é Tamping errado?

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha primeira conjectura? Sim, compactação que deu errado, pressão demais. Ou uma que finalmente deu certo... de repente você tá moendo muito mais fino do que deveria e vinha dando certo na "média" das canalizações... nesse caso o café não fica tão bom, é mais ou  menos um 'ristretto americano", algo que não sei se existe, mas é uma afronta aos amantes de ristrettos. :o

 

Foi com a mesma moagem? Ainda com o Hario? Talvez tenha calhado de moer mais fino, não por conta da regulagem, mas por moer mais devagar e os grãos preencherem melhor o entorno da área de contato dos mós. Nesse caso, a moagem ficaria mais uniforme e mais fina num todo. Pode ser que, pelo cansaço de estar fazendo dois seguidos, manivelou mais devagar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, acho que não Cabral.

O que mais estranhei foi que o bolo ficou solto no PF depois de fazer o café, isso não é normal, ou é?

O certo é ele ficar solto ou compactado depois de passar o café?

 

Abraço e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende.

 

Tem café que basta virar o PF (com filtro, claro) no bate-borras que o bolo cai sem bater, tem outros que precisa dar umas pancadas fortinhas no borrachão pra soltar. E depende do filtro: os de paredes muito cônicas tendem a soltar fácil, os de paredes mais cilíndricas (menor inclinação do ângulo axial) tendem a prender mais.

 

Filtros estreitos, principalmente os duplos, tendem a ser mais cilíndricos. Daí é mais provável ficar "duro de soltar" do que "solto".

 

Quando eu usava tamper "flat" chegou a acontecer algo "parecido" no filtro single da Gaggia algumas vezes. Com o C-Flat, mesmo o café não ficando bom no single, nunca aconteceu de soltar. Acho que tem a ver com a borda da área socada... se acertar "bem no meio" talvez não aconteça isso, mas como há folga no perímetro do encaixe, se ficar torto, a área não pressionada deve servir como ponto de infiltração (canalização pela lateral) e encharcamento do bolo dos lados e de baixo pra cima, o que soltaria o bolo, daria uma "cachoeirada" e ficaria subextraído. No seu caso parece que ristrettou, encharcou a ponto de enlamear e descolou o bolo. Não vi essa combinação nos meus anos de espresso... As duas primeiras tudo bem, mas descolar ao mesmo tempo, bem estranho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É pessoal, esse "tar" de WDT é "bão miesmo"!

 

Fiz 3 extrações em seguida com tempos equivalentes, não tinha conseguido isso ainda.

 

Dá para notar nitidamente que a distribuição no PF fica bem diferente além do Tamping ter menos influência.

 

Show!

Mais um ponto para o CdC!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal.. O amor acabou rápido mesmo..

 

Por falar nisto, o amor pelas xícaras feias não acabaram também não? [emoji38]

 

Coloquei essa foto pensando em você Miyamoto... lógico que eu deixei as xícaras ali...

To mais afim de comprar café bom do que xícaras bonitas! 

 

:D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, como ficou diferente o café com o uso do Encore e WDT, impressionante.

Bem mais estável e com muita crema!

 

Show de bola...  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A febre é assim mesmo ;)  , mas esta faltando o bate borra , termômetro de barista , becker de dois bicos , pincel e aspirador para limpeza do Encore , quando vc tiver comprado tudo isso já estará na hora de fazer um upgrade na maquina  :lol: ,não tem fim , sem falar que com o Encore vc pode preparar FP ,AP , V60....................claaaro que para fazer esses métodos vc vai precisar de uma balança de base maior  :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...