Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Sergio e demais, giz o teste da moeda e foi feio o negócio. Quando tirei o bolo alem de encostar estava grudado no chuveiro, ou seja, a moeda afundou inteira.

 

Bad news?

 

9fa06463a447575ecfc65207de2bec07.jpg

 

a92c086a6360288ff0f1409a61106f80.jpg

 

Aguardando os experts!

Abraço.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galttar, não era pra extrair com a moeda lá... :P

 

Tem em vários lugares no site, mas é pra seguir o que tá nessa foto que postei aqui.

 

Coloca a moeda sobre o pó, encaixa na máquina, volta a desencaixar (sem extrair) e olha a marca. A imagem da esquerda já implica em ter pó demais. A da direita é um "afundamento" desejável. Se não marcar tem pó de menos, e a expansão tende a ser grande demais e canalizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale lembrar que, a despeito de seguir a "dica" do espaçamento mínimo com a moeda, tem grãos que simplesmente fazem isso em alguns pontos de moagem. Se a extração sai boa, é conviver com a sujeira, pois eu não mudaria a moagem pra ter menos trabalho... Dá um flush pra derrubar essa crosta, passa uma escova na gaxeta e... PRÓXIMO! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, siga o que o Cabral disse, mas com uma ressalva:

 

Se não marcar tem pó de menos, e a expansão tende a ser grande demais e canalizar

A expansão praticamente só acontece quando se desliga a bomba, no fim da extração. Não é preciso, e nem bom, que o pó encoste na tela durante a extração.

 

Tem aqueles vídeos com o filtro transparente que mostram bem isso.

 

Eu colocaria pó somente até a mínima marcação da moeda. (sem extrair, com pó seco, claro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galttar, não era pra extrair com a moeda lá... :P

 

Tem em vários lugares no site, mas é pra seguir o que tá nessa foto que postei aqui.

 

Coloca a moeda sobre o pó, encaixa na máquina, volta a desencaixar (sem extrair) e olha a marca. A imagem da esquerda já implica em ter pó demais. A da direita é um "afundamento" desejável. Se não marcar tem pó de menos, e a expansão tende a ser grande demais e canalizar.

 

Kkkk

 

Cabral, não extrai não... isso aí foi de encaixar e desencaixar mesmo... 

Sou engenheiro, não iria extrair com a moeda lá...  <_<

 

kkkk

 

Agora usei 15g (estava usando 18g) e o bolo ficou perfeito, depois da extração todo ele estava úmido bem diferente de antes.

Além disso, em duas extrações com moagens diferentes os resultados foram lógicos seguindo as regras de ajuste que já conhecemos do fórum.

Antes não estava conseguindo coerência de tempo quando mudava alguma variável e por isso achei que estava canalizando.

 

De noite vou fazer algumas novas tentativas com 15g, mas parece que o resultado está sendo melhor.

 

Abraço a todos.

Obrigado pela ajuda sempre.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 eh muito pra poemia... Eu extraio nela com 16 no duplo, com café de torra média e recente... Vc ainda está moendo com o skerton? Pq a moagem dele eu achei meio inconsistente mesmo. As vezes eh isso q ta dando tanta diferença de uma extração para a outra...um bom wdt e tamping tambem são importantes, pq se o bolo ficar torto, canaliza mesmo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim, o encore dizem q eh bom... Pq com o skerton eu ainda não acertei uma boa extração... Vou fazer o mod nele de por aquela porca e ver se melhora... Mas para outros métodos tipo moka e coados ele tem se saido bem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso deve variar muito do tipo de café /torra. Mas acho q eu nunca passe dos 18 na minha e sempre deu para tirar bons espressos com o pf despressurizado e moendo no lux 500 pro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Marinho, quando finaliza a extração com 18g+ nota a marca do chuveiro no bolo e ele mais seco do que úmido como na foto que postei?

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Galttar, geralmente não aparece a marca no chuveiro não. Mas

lembro de já ter acontecido. Mas no geral 90% das minhas extrações

saem com o bolo semi-seco e saindo facil do tamper com uma porrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Estou tentado a comprar uma maquina destas para minha casa, só uma dúvida, como por ventura posso vir a usar saches (praticidade). Queria saber se é fácil de se encontrar um PF não pressurizado, assim fico com as duas opções, pressurizado (para os saches) ou normal (para o café moído).

 

(Minha segunda opção seria a oster prima latte)

 

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pleyer,

Infelizmente não é fácil, importar um compatível é caro. Uma solução que já foi sugerida por aqui é tentar conseguir na assistência técnica um portafiltro sobressalente, e então tirar o pressurizador.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, levei minha maquina na assistência para ver aquele problema de ficar gotejando ao extrair. La na assistência consegui ver na hora com o técnico. Mostrei pra ele como tava saindo(levei o sache que tinha em casa). No fim eles tinham outra marca de sache para vender la. Comprei pq ja queria fazer o teste para não ter que me deslocar novamente. Ao colocar o outro sache saiu normal. Então o problema não era desnível, mas sim problema com o sache. Talvez referente ao lote, enfim... ontem fiz um cafe do sache(problemático) e saiu normal... Pelo menos já não estou mais encucado achando que a maquina tinha vindo com defeito.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Boa noite.

 

Sou novo aqui no fórum, li as instruções antes de fazer esta postagem, pesquisei sobre o assunto que irei tratar aqui em diversos locais e não encontrei resposta - então lá vai minha dúvida é impressões sobre este aparelho: adquirir uma Saeco Poemia Black e acredito que ela veio com defeito de fábrica - mas como na minha cidade não tem assistência, antes de gastar com frete para enviá-la, pergunto-vos: executei todos os passos descritos no manual para iniciar a usar minha cafeteira. A água sai bem quente e com bastante força no bico de vapor e agora vem o problema, a água que sai do cachimbo mesmo sem café sai aos pingos, bem fraquinha - e quando vou tirar o café (utilizei café do centro já moído pois não tenho moedor) o café sai muito de vagar uns 30 s para 50 ml e o jato nos bicos não é contínuo, sendo que as vezes fica pingando durante o preparo e volta a ficar um jato normal e tb um lado pingando (o esquerdo) e o outro com jato fraco. Vi em vários vídeos que o café tirado desta máquina sai em jato contínuo e não demora tanto tempo quanto a minha. Será que ela está com defeito. Ficarei agradecido se alguém puder se posicionar para me ajudar. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se sem café ela não solta água continuamente é estranho. Se o Porta Filtro (PF) ainda estiver pressurizado é normal demorar um pouco para sair a água, mas depois a extração é contínua, principalmente sem café.

 

Se o problema for só com café, então pode ser excesso, muita compactação ou moagem muito fina.

 

No caso do PF pressurizado não deve compactar ou calçar, somente nivelar o bolo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Galttar. Hoje fiz de forma diferente. Segui uma dica que vi aqui. Fiz o procedimento de encaixar o PF e segurá-lo por uns 5, 6 s antes de soltar e aí sim a água saiu em um fluxo mais continuo, por vezes saiu um pouco mais em um furo do que outro - acho que pode ser nivelamento do café no PF - eu só nivelo não compacto. Outra coisa, é normal o PF sair com um pouco de água? Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @assisbr1. tudo bem?

 

Hoje coincidentemente minha Poemia do nada começou a liberar pouca água e fazer um som diferente.

Fiz o seguinte processo, peguei uma caneca de mais ou menos 300ml, enchi o recipiente da Poemia de água, coloquei a caneca na saída lateral e enchi a caneca.

Testei o chuveiro e continuava do mesmo jeito, repeti o procedimento umas 3 vezes e voltou ao normal.

 

Em relação ao desnivelamento do café, por ser Pressurizado não influência.

Eu tenho o Baratza Encore como moedor e estou gostando bastante, apanhando bastante nas extrações ainda, mas noto uma melhora aos poucos.

 

Forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite e obrigado pelas informações. Continuo apanhando da minha Poemia - nunca pensei que fosse tão complicada esta ciência de tirar um café. Eu tenho outra Saeco só que automática - é só apertar um botão e pronto. Bom estou quase achando que é defeito mesmo, então pergunto: será que alguém pode postar um vídeo de sua Poemia soltando água pelo chuveiro com e sem o PF pressurizado? Gostaria de comparar com a minha antes de encaminhá-la para a assistência que fica uns 350 km da minha casa. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala @assisbr1, o meu PF não é pressurizado, mas dá para ter uma ideia.

 

Poemia sem PF

 

Poemia com PF

 

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...