Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Galttar, atualiza seu equipo no perfil; não corresponde mais à realidade depois que você teve seu primeiro surto de "febre ruiva"...  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Boa tarde amigos, meu primeiro post. Amigos estou vendo uma saeco poemia hd8323. Vai ser minha primeira maquina, sou iniciante. Quero saber se é uma boa pedida? A outra opção seria uma mondial c08 que é ate mais barata. Só gostaria de tirar essa duvida antes de pagar o boleto da poemia.

Obrigado,

Fico no aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ia fazer a mesma pergunta do Carlos Eduardo, mas tem a opção de fazer ESE.

Eu tenho a Poemia a pouco tempo e despressurizei o PF (Porta Filtro) para melhor resultado.

Estou muito feliz com ela apesar de não ter testado nenhuma outra, mas atualmente tenho um Baratza Encore e por algum tempo usei o Hario Skerton (manual) para moer os grãos.

 

Fique a vontade para perguntar e cuidado com o Miyamoto... ele é chatinho... kkkk

Forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então antes de comprar vc tem ou pretende comprar um moedor de café ?

 

Não adianta ter uma maquina de espresso sem moedor .

 

 

Eu ia fazer a mesma pergunta do Carlos Eduardo, mas tem a opção de fazer ESE.

Eu tenho a Poemia a pouco tempo e despressurizei o PF (Porta Filtro) para melhor resultado.

Estou muito feliz com ela apesar de não ter testado nenhuma outra, mas atualmente tenho um Baratza Encore e por algum tempo usei o Hario Skerton (manual) para moer os grãos.

 

Fique a vontade para perguntar e cuidado com o Miyamoto... ele é chatinho... kkkk

Forte abraço.

Eu não tenho um moedor, ja andei pesquisando e lendo aqui no forum. Pretendo comprar sim. Mas não seria agora junto da maquina. Já sei de ler e re-ler apesar de relutante que vou precisar de um moedor decente. Por tanto estou entre essas duas maquinas de entrada, e após vou procurar e ver um moedor decente. hario ou porlex são os que estou tentado a comprar. Apesar de ter gostado de um eletrico da hamilton beach que tava baratinho e tinha "ajuste" para granulometria hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Poemia é uma excelente máquina de entrada, te da a possibilidade de efetuar a despressurização do porta filtros de forma simples, diferente de outras marcas, acredito que este seja um diferencial dela para as outras, já que são bem parecidas nos demais quesitos.

O moedor é essencial para um bom café e no seu treino também. Esse que voce citou é de lâminas, não vai te ajudar muito para este momento, recomendamos um de mós, como hario mini, etc.

Enfim, a poemia é uma excelente compra, vai te acompanhar por um bom tempo e te ensinar bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato a resposta dos amigo, então a poemia com certeza é uma melhor compra do que a mondial c08 correto?

Quanto ao moedor, já sei que vou precisar de um bom, como ja tinha comentado antes. O do hamilton beach eu se que é de laminas. E também sei que não é um bom investimento de acordo com vcs aqui do forum. Então vou esperar para quando comprar o moedor já pegar um hario mini ou um porlex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for fazer um ou dois cafés por dia o moedor manual se encaixa perfeitamente.

Uma opção é comprar café de qualidade já moído para máquina, mas aí te sobra poucas variáveis para ajuste. De qualquer forma, acho que consegue tirar café melhor que muita cafeteria por aí... 

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Heh, eu tava lendo e pensei no mesmo anúncio, Weiler.

 

Se o rusk puder ligar em 220V, parece uma combinação muito boa de oferta e procura.

 

Difícil ele ter achado uma Poemia por menos de 300 dilmas, e no "kit" usado vem o moinho manual junto.

 

Mas se o rusk comprar mesmo a máquina nova, também recomendo comprar Saches ESE, como o Carlos falou, até poder comprar o moedor.

 

A experiência com Saches será muito, mas muito melhor do que usar café pré-moído "de mercado", por mais "caro e sofisticado" que seja. Tem muitas opções de saches, algumas muito boas (como illy e Lavazza), que chegam beeem perto do resultado de se preparar um café gourmet "de entrada" moído na hora num moedor básico como Krups GVX2 ou Cuisinart DBM8.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A poemia vou pegar nova  mesmo, gosto da idéia de ter a garantia mesmo que por um ano. Ta boletada no valor R$ 325,00 com frete incluso. Acho que ja esta até paga, pois pedi para meu irmão ja pagar o boleto hj a tarde. A voltagem aqui é 220v também.

 

Vou procurar as opções dos saches ESE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguindo a orientação do Cabral, estou postando aqui uma réplica de um tópico que havia aberto na área para iniciantes:

 

"Olá meus amigos, como estão?

 

Já faz algum tempo desde minha última postagem aqui no fórum, então resolvi dar o meu feedback sobre as minhas primeiras experiências com expresso em casa.

 

Minha primeira experiência com a Saeco Poemia foi a utilização de E.S.E, um café razoável. Minha segunda experiência foi com pó gourmet de mercado, já foi uma experiência bem mais frustrante. A terceira experiência foi comprando o café da Starbucks, achei que o expresso que fiz em casa ficou igual ao que eles tiram lá na hora, nada demais. 

 

Então resolvi começar a comprar os grãos para moer na minha Skerton, a primeira frustração foi em ajustar a granulometria. Quando eu lia os posts sobre a Hario, reparei que sempre contavam os "clicks" para dar informações sobre grau de moagem. O problema foi ao constatar que esse sistema não existe na Skerton, é um outro tipo de ajuste, os clicks só valem para o Hario Mini. Comprei o café do Alexandre, que ainda não chegou (pedi por PAC, SEDEX era muito caro aqui para SP) e simultaneamente eu resolvi pedir a amostra grátis deste café: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/3337-amostra-gr%C3%A1tis-de-caf%C3%A9-gourmet-500g/page-2. Como a entrega por SEDEX era praticamente o mesmo preço do PAC, esse foi o primeiro grão que chegou em casa, há uns 4 dias. Ainda não dei meu feedback no tópico pois não sei se estou preparando direito o expresso, então não quero comprometer a avaliação do produto sendo que o problema pode ser a minha falta de habilidade, mas vou deixar algumas impressões aqui com o intuito de tirar dúvidas, não para avaliar o café (que fique claro).

 

Tentei ajustar a moagem seguido o tutorial que li aqui no fórum, deixando o café próximo ao açúcar cristal. Como ainda estou sem balança, resolvi encher duas vezes o medidor da Poemia, o mesmo também serve como "tamper", normalmente é o suficiente para encher o filtro duplo da máquina. Pesei com uma balança menos precisa que tenho em casa (1g de precisão) e deu aproximadamente 19g de café. Minha primeira constatação foi que a torra desse café é mais clara que qualquer outro café que preparei aqui em casa, o sabor do café foi muito mais próximo ao ácido, pelo que li é natural de um café com torra mais clara, mas achei muito ácido para meu gosto.

 

Minha primeira extração foi com o portafiltro pressurizado, fez uma boa quantidade de espuma (falsa crema dos filtros pressurizados), a extração foi rápida (15s) e o gosto do café ficou muito ácido. 

 

Em seguida eu "despressurizei" o portafiltro, retirei o aparato. Resolvi fazer uma moagem mais fina, ainda mantendo a mesma quantidade de café. Dessa vez o café veio sem aquela espuminha depressiva e com uma crema ralinha. A extração demorou mais, em torno de 20s e o café ficou um pouco menos ácido. Creio que a acidez melhorou graças a moagem mais fina e quanto a pouca quantidade de crema não sei se foi falha minha ou a qualidade do café em questão. 

 

Tenho variado a moagem há alguns dias e também o tempo de extração, reparei que com uma moagem bem fina e extraindo em torno de 40ml (30 segundos de extração) o café ficou bem mais agradável, menos ácido, ainda que a crema sempre continue bem ralinha. Quando aumento o volume do café extraído eu também consigo um bom café, um pouco mais fraco mas a acidez também é menor. Mas já achei a qualidade da bebida superior aos cafés que havia preparado anteriormente. Vou esperar o café do Alexandre para poder fazer uma comparação melhor.

 

Minha outra frustração foi ao preparar o Latte, não consigo deixar o leite na textura deste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=rK0fAnlCh2U. Ainda não tenho um pitcher, creio que deve ser um dos motivos, estou utilizando uma caneca de cerâmica com leite integral gelado. Tento não deixar formar grandes bolhas no leite e ao mesmo tempo posicionar o bico do vaporizador (retirei o tal do panarello, além de achar anti-higiênico não gostei dos resultados com ele) ao lado da caneca para que o leite circule dentro do recipiente. Vou esperar o meu pitcher para poder comentar melhor sobre a vaporização, mas até agora não tive sucesso. 

 

Esse foi um pequeno relato da minha experiência até aqui, agradeço se apontarem os meus erros para que possa evoluir a minha técnica. Sei que mesmo não postando muito eu sempre tiro minhas dúvidas aqui nesse fórum, acompanhando outros posts de pessoas com dúvidas semelhantes. É realmente uma comunidade maravilhosa e prestativa, minha experiência aqui tem sido a melhor possível, obrigado a todos!"

 

Aproveitando que este é um tópico sobre a Poemia, gostaria de acrescentar algumas impressões sobre a máquina.

 

Achei uma ótima máquina de entrada, não tive nenhum problema com ela até agora. A facilidade para despressurizar o PF foi um dos motivos de tê-la escolhido, é realmente muito fácil, só desparafusar e retirar o aparato. 

 

O termostato dela não é bom, eu raramente tiro o café quando o LED se acende, não atinge a temperatura ideal. Quando preparo um Latte, vaporizar o leite antes de tirar o expresso é uma ótima saída para aquecer a máquina. Outra saída é extrair uma xícara de água e depois aguardar uns 5 minutos antes de tirar o café. 

 

Não gostei do panarello, achei ruim tanto para a higiene quanto na vaporização, o resultado é inferior. 

 

Até hoje só utilizei o filtro duplo para o pó, alguém aqui já usou o simples? Só utilizei ele para preparar sachê. 

 

Uma coisa que achei esquisita é a água, parece que ela não sai completamente límpida, tenho a impressão que sai com uma cor mais escura, isso acontece com alguém?

 

Tenho utilizado o próprio "tamper" da máquina, consigo deixar o pó bem compactado e razoavelmente nivelado, não tive nenhum problema com o bolo de café, sempre sai bem montado, não fica encharcado.

 

Enfim, uma ótima máquina, não pensaria duas vezes antes de indicá-la para alguém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também estou passando pelos mesmos problemas aqui... café muito ácido.

 

Se vou moer com a Hario Skerton em seu grau mínimo o café não sai da poemia... se vou na primeira volta do moedor já fica ácido...  Vou despressurizar logo para ver se melhora.

No mais estou aguardando um curso para barista aqui na minha cidade para aprender alguma coisa e não passar vergonha quando as visitas forem em casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala imigrate, tudo bem?

Pode tentar fazer a alteração do Skerton que o Sérgio postou. Se quiser depois procuro para você, pois com ele consegue muito mais níveis de ajuste.

 

86d3e79677a15fc7144179710234ee74.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação a acidez pode não necessariamente ser problema da

equação mas sim caracteristica da torra/grão. Lembrando que tem pessoas

que tem mais resistencia a acidez e outras que tem sensibilidade.

 

Eu por exemplo gosto de tirar um melzinho (quase meio ristretto) que para muitos é

intomavel. Em geral extrações normales não deveriam ter tanta acidêz a não

ser que seja caracteristica da torra/grao.

 

Um café que achei muito bom para aprendizado é o Mitsuo. Não é tão acido

e produz sempre bastante crema. Além de ter custo beneficio otimo com emabalagens

de 500g.

 

A respeito do leite realmente não é a melhor maquina para fazer arte. Mas não é

impossivel. Só requer um pouco de pratica (desperdicio). Mas se você não faz

questão de desenhar faz sem desenhar. O importante é o sabor :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também estou passando pelos mesmos problemas aqui... café muito ácido.

 

Se vou moer com a Hario Skerton em seu grau mínimo o café não sai da poemia... se vou na primeira volta do moedor já fica ácido...  Vou despressurizar logo para ver se melhora.

No mais estou aguardando um curso para barista aqui na minha cidade para aprender alguma coisa e não passar vergonha quando as visitas forem em casa.

Eu achei que o Skerton tem, no padrão de fábrica, uma quantidade grande de níveis de ajustagem. Talvez a acidez seja do tipo de torra mesmo, como o Bruno comentou, eu senti isso quando peguei o café de torra mais clara. Já tentou tirar um volume maior de café? Isso me ajudou com a acidez da bebida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre tentei o mesmo volume, uma xícara com 50 ml... No máximo fiz 2 xícaras ao mesmo tempo, mas não eram para mim, então nem experimentei.

 

Vou tentar trocar o grão e ver resultados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Extraindo 50ml, mas usando quantos gramas de pó?

O ideal seria saber quantos gramas foi extraído e não o ml, mas dá para ter uma ideia.

Não sei qual o seu nível de conhecimento, mas eu sou noob ainda.

O artigo de Brewing Ratio (BR) é bem interessante.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda noob...

não tenho balança, mas usei duas medidas da colher da poemia para isso... ja estou percebendo que é muito e diminuindo nos próximos.

Acabei de comprar a porca auto travante, mais tarde vou montar tudo.

Hoje consegui fazer menos acido aumentando o nível do moedor para 2 "clicks", diminuindo para apenas uma medida da colher da poemia e 26 segundos para encher a xícara de 50 ml, mais tarde tento com 3, deve ficar melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda noob...

não tenho balança, mas usei duas medidas da colher da poemia para isso... ja estou percebendo que é muito e diminuindo nos próximos.

Acabei de comprar a porca auto travante, mais tarde vou montar tudo.

Hoje consegui fazer menos acido aumentando o nível do moedor para 2 "clicks", diminuindo para apenas uma medida da colher da poemia e 26 segundos para encher a xícara de 50 ml, mais tarde tento com 3, deve ficar melhor.

Duas medidas da Poemia dá em torno de 19g de café, fiz algumas pesagens (com balança de 1g) e cheguei nesse número aproximado. Com uma medida você está usando o filtro duplo ou o simples?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para ajudar, a minha é uma Mini Balança como essa aqui que custa em torno de R$ 10,00.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-642617760-mini-balanca-digital-bolso-ouro-alta-preciso-01-ate-500-gr-_JM

 

E também fiz as medições que o Harrymendigo fez e uma medida deu em torno de 9,5 gramas.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora utilizando a porca auto travante consegui regular melhor o Skerton, e deixando menos acido o espresso. Mais algumas tentativas e acredito que chego lá.

 

Mais tarde tiro umas fotos para demonstrar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, minha poemia chegou. Fiz meu primeiro cafe com o sache. Qual seria a posicao correta do porta filtro? reto?um pouco inclinado pra a esquerda? Quando fiz o cafe saiu continuo em um dos furos e no outro ficou gotejando. O que eu fiz de errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...