Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Tá pior que plastimodelismo isso aqui, mas estou gostando. Vou dar uma curtida nas coisas que tenho e depois acho que vou comprar o PF despressurizado.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Galera, tudo bem?

 

Estou usando o Encore para os espressos na Poemia e gostaria de tirar uma dúvida.

Observando esse site: http://ineedcoffee.com/coffee-grind-chart/

 

Vi que eles dizem que Fine Grind é para espresso:

4-espresso-grind.jpg

 

Mas estou conseguindo em torno de 22 segundos apenas com Extra Fine Grind que dizer ser para Turco.

5-turkish-grind.jpg

 

Será que estou fazendo alguma coisa errada no processo com a Poemia?

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Weiler, ainda não.

Você acha que ajudará?

Também quero reduzir a velocidade do motor e já estou com todos os dados em mãos.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certamente! O meu veio com a regulagem no parafuso do meio e, nessas condições, ele não conseguia moer abaixo de 6, pois os grãos pulavam. Não bastasse, ainda ficava grosso.

 

Depois da regulagem para a posição indicada no tutorial (aquele video que vc já identificou no tópico do Encore), consigo moer tranquilamente até na posição 2, sendo que costumo usar entre 4 e 7, dependendo do grão. Falando de granulometria para espresso, claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D:lol:

 

Pô, Rodrigóquis... o cara é novato, tá pirando nas nomenclaturas, e você vai e estoura a bolha do garoto? Maldade... Purinha!

 

:lol::D

 

Não se esqueça da sensação que dá quando, depois de você comprar um grão cru Especial Arábica Single Origin com pontuação acima de 90 pontos na SCAA, escolher minuciosamente à mão só pra garantir, fazer uma torra City Plus homogênea, com temperatura controlada por anos de prática e planejamento em torras, e depois de 5 dias exatos fazer a moagem perfeita no Pharos direto no seu melhor filtro VST, então usar o mini mexedor de coquetéis pra fazer aquela versão afunilada do WDT, seguida de um rápido e eficiente nutation, pra então surfar a Electra, alavancar uma pré-infusão observando a base do filtro pelo PF Naked, e extrair um doppio-ristretto com perfil de extração "corcova-descendente full-flavor" numa xícara de borosilicato de parede dupla Bodun Pavina, devidamente pré-aquecida pelo último flush da máquina, só pra pessoa que receber o café, olhar, nem cheirar, apenas experimentar uma bicada, mal contendo uma careta e falar:  "é... diferente... tem açúcar aí?" :o

 

:P

 

Cê fez isso com o garoto em uma frase...

 

:P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(....)só pra pessoa que receber o café, olhar, nem cheirar, apenas experimentar uma bicada, mal contendo uma careta e falar:  "é... diferente... tem açúcar aí?" :o

 

 

Cabral, me sinto como se você conhecesse a minha tia...kkkk. Sua descrição da cena é perfeita!!!  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente consegui fazer um Latte!

Tirei o "Pannarello" (está escrito assim no manual) e segui as dicas do vídeo abaixo.

Ficou bem legal o leite, totalmente diferente de quando usava a ponta de plástico.

 

 

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se tu já tirou tudo ou se tirou só o "canudo" de plástico, mas dá pra tirar a borracha também, quando eu tirei tinha uma crosta de leite ali embaixo. Acho que fica melhor de limpar se deixar só a parte metal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é que eu goste do pannarello.. Prefiro sem também. O que insisto é que o pessoal não sabe usar o pannarello do jeito certo e acaba colocando a culpa nele. [emoji14]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E tem jeito certo? Tu sabe usar do jeito certo?

 

Será que esse negócio não serve simplesmente pra se ter um leite bolhudo e quente de um jeito fácil para qualquer pessoa, assim como o filtro pressurizado serve pra fazer um café com "crema" sem maiores complicações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tipo isto.. Não que não seja bom e capaz de produzir o desejado. Mas é que existem métodos melhores para aprendizado. Talvez o pannarello seja até mais simples de conseguir o resultado. Mas eu gosto de brincar com o braço de vapor.. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Justamente. O pannarello serve apenas para não se aprender nada.. É ligar e deixar o pau quebrar.. Foi mais ou menos o que eu quis dizer.. [emoji14]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Panarello é irmão do filtro pressurizado a função é facilitar de modo que basta ligar e usar , evitar que o comprador desista logo nos primeiros fracassos.

A gente que tem esse hobby esquece que as pessoas "normais" não estão dispostas a estudar , treinar e desenvolver tecnica para usar um eletrodoméstico , entre fazer tudo isso e aceitar um leite bolhudo , a grande maioria prefere leite bolhudo :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a grande questão é que não entendo nada de nada e sou um noob um pouco evoluído hoje, mas noob.

Assisti vários vídeos de como usar o Pannarello e fiz dezenas de testes, mas continuava com leite bolhudo e quando colocava em cima do café ele insistia em ficar por cima... kkk

Latte Art? Impossível!

 

Achei esse vídeo que o cara retirou o borbulhador de leite e na primeira tentativa já ficou incrivelmente texturizado e quando coloquei no café consegui fazer desenhos, mas prefiro a arte abstrata por enquanto...  :rolleyes:

 

Portanto, se alguém me questionar vou falar para tirar e deixar só o metal!

 

Abraço.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tirar uma dúvida.

 

Consegui equilibrar a extração com 18g/36g/25s, mas não estava a meu gosto e fui tentando ajustar seguindo as várias dicas que tem aqui no Clube.

A melhor opção para o meu paladar, que ainda está sendo desintoxicado, foi aumentando a moagem e tirando um shot mais longo com BR de 0,4, mas acontece que estou fazendo a extração próximo aos 17s, ou seja, 18g/45g/17s.

 

Esse tempo curto é um problema?

Preciso tentar ajustar isso aumentando a dosagem?

 

Forte abraço.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...