Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Mas dá só pra trocar esse anel estranhinho, né CaÊ? Correio vem a peça, ele troca e pronto.

 

Esse cara fala sem parar.

 

Ana Maria (Anita) e Carlos Eduardo (CaÊ):

 

Tentei comprar as peças nos USA, mas não consegui. Motivo? O site de vendas de peças da Philips Saeco americano não autoriza vendas para o exterior com valores menores do que U$ 200,00: https://philips.encompass.com/.

 

Mas o site serviu para pesquisar os "part numbers" (número das peças) que precisava (tudo muito claro para os americanos):

 

https://philips.encompass.com/model/SAEHD8325%7C47/_/Accessories/Saeco/HD8325%7C47/Saeco_Poemia_Manual_Espresso_Machine_Class

 

Como o pessoal da Seattle Coffee não tinham as peças do kit sugerido (o vídeo com o "cara" que fala demais, segundo a Ana Maria!... Risos!...), tentei outras formas de comprar as peças no Brasil. Assim, entrei em contato com a assistência da Philips que me orientou comprar as peças de posse dos "part numbers" numa Assistência Técnica deles em Goiânia, a saber:

 

Saeco 996530015809 (145841500) Filterhold Seal. Valor de referência nos USA: U$ 7,27

 

Saeco 996530011332 (124650221) 2Cup Filt.54,5x25 W/o.not.hole D=48. Valor de referência nos USA: U$ 11,80

 

Foram super atenciosos! Me disseram que se não conseguisse, que era para retornar a ligação!

 

Dessa forma, entrei em contato com a Assistência Técnica em Goiânia e encomendei as duas peças. Por incrível que pareça, foi muito tranquilo! Não precisei nem retornar a ligação para a Philips Saeco no Brasil! Risos...

 

O mais curioso que ficou mais barato do que nos USA no valor total de R$ 30,00 pelas duas peças (R$ 150,00 cada uma). Claro que não reclamei! Notem que comprei a borracha de vedação e o porta filtro. Esse último, por excesso de zelo para garantir que ficaria tudo firme! Risos...

 

E parece que funcionou bem, pois consegui fazer o primeiro café hoje! Vejam o vídeo no You Tube (Ficou longo com 7 minutos! Uma dica: avançar o vídeo para andar mais rápido! E sem som, é claro! Risos...):

 

CONSERTO: Poemia Philips Saeco (Eliminado o Efeito Rebelde)

 

Assim, espero compartilhar a experiência com a comunidade do Clube do Café.

 

Notem que usei um pincel e uma boa flanela para limpar as peças que acabei não trocando, pois achei que estavam novas e não precisavam ser trocadas como sugerido pelo cara da Seattle Coffee (kit completo para troca). Achei que eles queriam vender "part numbers" desnecessários!

 

As dicas do cara da Seattle Coffee e a forma de fazer o serviço foram muito válidas para mim, mas não é bem mais higiênico usar a flanela e o pincel do que ficar soprando com a boca, como ele fez no vídeo?

 

É um aprimoramento da "técnica avançada" da troca das peças na Poemia Saeco! Risos...

 

Mais uma vez, muito obrigado pela dica e pelo incentivo para ir em frente com a minha Poemia!

 

Sim, Poemia!... Poemia!... Poemia!...

 

A que me tens de regresso! Suplicando me peço!

 

Que faça muito café para a minha vida!...

 

Sigo feliz da vida!

 

Abraços.

 

Getúlio Júnior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Alguem poderia me dizer se isso é normal nessa máquina? Comprei ela hoje e toda vez que vou preparar um expresso ele começa saindo normal mas quando a luz  verde apaga a quantidade de água que sai no chuveiro diminui fazendo o fluxo de café que sai diminuir e ficar somente "pingando" até a luz acender novamente ai retoma o fluxo, resultado café horrível, gravei um vídeo mostrando.

 

https://youtu.be/RMs-3bqgQRQ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente nao e normal como o Galtar falou , esse autotrafo nao poderia estar sub dimensionado , nesse situacao ele tende a aquecer muito e a resposta oscila.

E antes dele queimou 1 transformador novo que eu tinha, e esse mais antigo ficou assim, amanha testo com um estabilizador de computador pra ver se continua assim, eu ja ia levar pra autorizada, ainda bem q perguntei aqui antes. vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qual é a potencia desse transformador ? A Poemia se eu nao me engano esta na faixa de 1KW , se o seu autotrafo tiver menos de 1000 VA (1KVA) , vai ter problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O estabilizador não vai adiantar, o que está faltando é potência.

 

Você precisa dimensionar corretamente o trafo e com uma folga, pois o especificado é a potência nominal e existe correntes de partida ou start que vão consumir mais potência em alguns segundos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consigo crema com a máquina não pressurizada de jeito nenhum  -_- -_- -_-

 

na minha mondial c08 a crema fica ocupando quase a xicara toda,

café 15 dias de torra, 25 seg, 18g no filtro. Com vcs estão fazendo na poemia pra tirar um bom café?

Sim ja li todas as 43 páginas :lol: :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não gravei um vídeo de extração mas achei um que fica praticamente igual o meu,

a diferença é que eu uso o moinho "Cunill" e mexo o café no filtro com um palitinho.

E tambem não sei como ele fez pra despressurizar o porta filtro deixando a parte que puxa fixa. A minha ficou folgada pq tirei a mola e as outras partes de plástico.

 

vídeo:

 

gravei esse vídeo do meu café e o porta filtro "folgado"

https://www.youtube.com/watch?v=zKK1VKJl5QQ&feature=youtu.be

acho que amanha gravo um do preparo + extração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, vou pedir ajuda a vocês.

Desde que despressurizei o porta-filtro da poemia, as extrações passaram a 'chocar' com a mesma granulometria que eu usava com o porta-filtro pressurizado.

Num primeiro momento, retirei a mola e aquela espécie de carrapeta do porta-filtro, mantendo algumas partes plásticas, como aquele diafragma de plástico que vai logo abaixo do filtro. Quando fiz isso ainda conseguia manter a extração, podendo compactar com mais força.

Quando resolvi despressurizar de vez, deixando apenas a carcaça do porta-filtro, passou a chocar.

 

Então passei um dente a mais no Hario Skerton, engrossando o pó. A extração ficou rápida, portanto um café sem corpo.

De qualquer forma, acho estranho que granulometria que tem passado é mais grossa que pra coado. Ao despressurizar não devia ser o contrário, aceitar uma granulometria mais fina?

 

Será que minha poemia está com alguma dificuldade na pressão da bomba?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na terça eu fiz vários testes e consegui ir diminuindo a granulometria. Minha teoria é que a maquina precisa estar muito quente para conseguir passar em moagens mais finas. Talvez a temperatura de caldeira ou mesmo alguma questão da bomba, sei lá. Eu fiquei fazendo testes por horas, então não tenho nem como dizer a partir de qual limiar de tempo a maquina passou a ter melhores resultados ou se foi apenas coincidência.  Não consegui replicar desde então, por falta de tempo e ânimo, afinal o moinho é manual. Se eu tiver uma conclusão, eu coloco aqui. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, vou pedir ajuda a vocês. Desde que despressurizei o porta-filtro da poemia, as extrações passaram a 'chocar' com a mesma granulometria que eu usava com o porta-filtro pressurizado. Num primeiro momento, retirei a mola e aquela espécie de carrapeta do porta-filtro, mantendo algumas partes plásticas, como aquele diafragma de plástico que vai logo abaixo do filtro. Quando fiz isso ainda conseguia manter a extração, podendo compactar com mais força. Quando resolvi despressurizar de vez, deixando apenas a carcaça do porta-filtro, passou a chocar. Então passei um dente a mais no Hario Skerton, engrossando o pó. A extração ficou rápida, portanto um café sem corpo. De qualquer forma, acho estranho que granulometria que tem passado é mais grossa que pra coado. Ao despressurizar não devia ser o contrário, aceitar uma granulometria mais fina? Será que minha poemia está com alguma dificuldade na pressão da bomba?

Aqui  tbm ficou assim como comentei mais acima, pressurizei o porta filtro de novo, acho que esse porta filtro so fica bom pressurizado mesmo, vou comprar um porta filtro não pressurizado que vi uns posts atras acho que fica melhor na maquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Bom dia galera! Eis-me aqui denovo hehehe

Então seguinte, esta acontecendo uma coisa muito estranha!

Como alguns sabem estou com uma saeco poemia e um moedor comercial da cunill, moe muito, perfeito pra mim. No sabado, com grãos da starbucks, achei o ponto ideal de moagem para o dobro do volume do cafe em agua durante 25s. ok.

Seriam 18g de cafe (PF cheio logo da distribuição e nivelado, apenas com 4 batidinhas na parte de baixo pra descer o cafe um pouco), com tamper de 10lbs (estou com uma balança de banheiro enrrolada em papel filme pra garantir essa parte enquanto n pego o jeito), batida com o tamper p tirar o cafe da lateral do pf, logo pressão final de 33lbs.

Certo. Nessas exatas configs, sai perfeito.

No domingo de manhã, mesmo processo, mesmo resultado. Otimo. 

Chego domingo a tarde em casa, exatamente tudo igual (moinha sempre trancado na config certa) e o cafe engasga minha maquina. Fico desnorteado.

Ajudo pra 2 pontos mais grosso e sai perfeito. Estranho demais.

Ontem, compro cafe de qualidade (startorras nunca mais!!!) recem tostado na quinta feira. A config exata já engasgava a maquina (já esperava essa parte), tendo que mover pra 2 pontos mais grosso denovo (4 pontos no total mais grosso doq a config original no sabado), e sai perfeito. Hoje pela manha, engasga novamente. Fico perplexo. No minimo esquisito.

Tenho que mover uma vez mais pra 2 pontos mais grosso (agora 6 no total!) pra sair perfeito (o dobro da quantidade de cafe em agua no periodo de 25s).

Resumo da opera: Alguma coisa esta acontecendo que faz com que, cada vez que eu tenha que moer o cafe, com o mesmo moinho, tenha que moer mais grosso se não ele vai engasgar a maquina. Alguma ideia do que possa ser??

Sempre so passo no moinho 3 colheres de grãos, que é +- o PF e com um pouco de sobra, os grãos ficam guardados num pote hermetico longe do sol.

Lembrando que todos os outros valores estão sempre padronizados (pressão de tamper e peso), só mudando o moinho.

Obs: Aqui uso ar condicionado, seria recomendado deixar o pote dos grãos num lugar mais "quentinho" tipo encima da geladeira? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para consistência é importante sempre usar a mesma massa de pó no filtro. Não ficou claro se vc usa uma balança, idealmente de 0.1 g, na hora de preparar o filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que vc fez com o café Starbucks, esqueça, esse café é muito velho de torra muito escura.

 

Além do uso da balança, vc tem calculado a BR do café ? Ou seja , pesado o resultado da extração , ou está avaliando por base do volume da extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pelas respostas!

sergio.m  e carlos eduardo. Costumava pesar, mas por comodidade,estou usando a quantidade de pó igual a um pf duplo cheio nivelado com os dedos mesm, que gira em torno de 17g no pf duplo da saeco.

Carlos, tenho calculado sim o BR, busco sempre o expresso "ideal" de 50%. Então sempre tiro exatamente 32~33ml no duplo! Tenho ate uma marcação feita na xicara kkkkk Sempre tenho como objetivo sair ate o ponto marcado no periodo de 25s com a massa de 17g no pf (que é igual ao pf nivelado).

E realmente esse cafe do starbucks é pior do que agua de encanamento velha. Torra demasiada escura (MUITO mesmo) e sabor amargo demais! Crema quase inexistente.

E pior que compramos de la e saimos com uma sensação de "gourmet". Doce ilusão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

problema número 1: grãos da starbucks

Esse pelo jeito você já resolveu. Os grãos são bons, pena que são carbonizados rs

"Hoje pela manha, engasga novamente. Fico perplexo. No minimo esquisito."

 

Se com a mesma moagem (e mesmo grão) a máquina está entupindo: você está colocando pó demais, ou compactando demais.

Ou ainda (me parece o mais provável) está moedo FINO DEMAIS, e as vezes que a máquina não engasgou, foi "por sorte" pois você colocou menos pó ou talvez compactou menos sem perceber.

Se tivesse entupido só 1 vez, teria sido algo errado com essa tentativa, mas como a maioria das tentativas deu errado, talvez tenha que rever a moagem.

Mas é assim mesmo. Várias tentativas até chegar onde você quer, quando chegar, terá valido a pena.

Outra coisa, você está fazendo espresso simples ou duplo? Está usando qual filtro (não é o de sachet é)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel! 

Então cara tenho uma teoria. Antes estava apenas colocando po no pf, dando 2 ou 3 batidinhas (aqui o problema) e logo "nivelando" com os dedos mesmo. Nessas "batidinhas" o cafe desce mais resultando num maior volume final de cafe no pf, acho que isso poderia estar dando os resultados variaveis! A pressão de tamper é sempre a mesma (33lbs ou 14,5kb com balança). 

Agora estou medindo o volume no PF pra padronizar isso que faltava, fiz agora com 19gramas de cafe, por 22 segundos e obtive 37ml ou seja, muito perto do meu objetivo ideal de BR 50%.

Vou repetir o procedimento com pesagem sempre no valor de 19g de cafe no pf e se de hoje pra amanha todos derem certo, certamente era pq tinha muito po no pf que descia sem eu perceber por essas "batidinhas".

Ah, é espresso duplo no filtro duplo que vem na saeco mesmo. PF despressurizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no início vc deve pesar o pó (1g é pouco, mas afeta a extração) calcule a BR, também para achar o "seu" gosto, pois dependendo do cafe uma br de 50%, por exemplo esse carvão da Starbucks a 50% deve ser imbebivel.

Café de torra escura eu prefiro com br na faixa de 40% ou menor.

descubra sua preferência, 50% em 25seg é aproximado não é cláusula petrea.

 

agora o que pode estar causando uma oscilação na regulagem .

 

o mais comum é acamacão da mó, entre extracoes se vc alterar a regulagem, a mó vai precisar que vc moa um pouco de cafe para ela acamar no novo valor.

 

o outro fator é a umidade do ar, aqui no Rio de um dia de sol para outro chuvoso a variação de umidade exige mudança no moedor.

claro que umidade afeta muito menos que a mó acamar.

 

tampear muito torto produz canalização que afeta a extração, não se preocupe tanto com a força aplicada (não é tão importante) e sim em tampear nivelado, essas 30lbs também não são cláusula petrea, eu aplico bem menos forca.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...