Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Café muito novo engasga mais, pois libera mais CO2. E cada grão "incha" diferente, tem que ajustar para cada um. E tem gente que acha que numa máquina automática tá sempre tudo certo. 

Comprei um café da Bahia, catuai amarelo e vermelho, uma delícia, mas tinha que usar menos pó no filtro, porque inchava muito. 

Ou moer mais grosso. Não tem jeito, tem que fazer e experimentar, taí a graça.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não bata no lado: promove canalização ...

Após mudar regulagem tem de purgar o moedor (descartar o pó retido, se não souber ao certo umas 10gr dá margem boa,) desde que o pó que irá sair primeiro e o retido no moedor, ainda dá regulagem "velha"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galttar não, comprei usado de uma cafeteria que estava fechando!

Bernardo estranho! Sempre fiz assim e deu certo (o bater de lado), alias, é a unica forma pra "caber" os 19g no pf duplo. Recem fiz denovo agora e deu certinho 50% em 23 segundos, em time que ta ganhando nao se meche hehehe. Em uma semana com processo padronizado tento fazer sem bater pra ver oq rola hehehe

Obrigado pelo dica do moedor, fazia isso ja mas vou reparar nos 10g!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bater de lado é mesmo um problema. Peguei esse "mal-hábito" na época do filtro pressurizado e só quando peguei um naked que descobri que era isso que tava "zoando" minhas extrações com o não-pressurizado, pois canalizava sempre, sem que eu soubesse. Na dúvida, faça WDT (weiss distribution technique), bata firme e reto de cima para baixo se achar que precisa assentar, depois faça Nutation (precessão pendular rotativa) quando começar o socamento, e faça um socamento só de uma tacada, sem "tirar e por e tamper". O que ficar do lado, ficou. Não bata mais, muito menos de lado, que como já mencionado, vai rachar o bolo.

 

Creio que, com sua rotina, as vezes em que engasgou a máquina foram as únicas sem canalização. Seguindo a sequência que sugeri, é provável que engasgue (não deveria canalizar) e requeira o engrossar da moagem de novo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Creio que, com sua rotina, as vezes em que engasgou a máquina foram as únicas sem canalização"

foi o que pensei também, que na verdade em todas as tentativas o pó estava fino demais, mas pareceu não estar pois a água conseguiu passar (por contas das batidas de lado).

Mas não tem segredo além de paciência e ir eliminando as variáveis até descobrir o que está errado. Até comprar outro café... aí começa tudo de novo!  :rolleyes: 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato! Cada grão novo, um novo desafio.

 

(Tragi-)cômico é comprar um pacotinho de 250g e só acertar "pra valer", com um "god-shot", na última dose... e descobrir quanto o café era maravilhoso...  :o  Aconteceu comigo mais de uma vez ao longo dos anos e, hoje, minha compra mínima é de 500g de um mesmo grão.  ;)

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Noooossa! Estou besta!!

Entrei agora quando cheguei da aula, ja tomei 3 espressos hoje, mas minha curiosidade n aguentou!

Fui testar, desacreditado confesso, a dica do cabral de não bater de lado, fazer WDT e nutation.

Mesma moagem, mesmo grão, 18g dessa vez, maquina pre aquecida.

O fluxo na hora da extração, ao contrario de alguns pingos que seguiam de chorro medio anteriormente, foi de chorro fraco/medio (ideal, diamentro de spagetti) do começo ao fim. Certinho 22 segundos pra 34ml de extração.

Na hora que encostou na boca, a diferença foi abismal. Muitas vezes mais encorpado. Senti o café praticamente sambar na boca. Crema bem mais consistente tambem.

Muito obrigado pelas dicas galera! Acho que agora encontrei o god-shot pra esse grão hehe! Não tinha ideia que apenas um detalhe faria tanta diferença!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experiência própria... Melhores virão e essa sensação você terá mais vezes...[emoji14]

 

Imagina quando tiver certeza e controle da temperatura e também do tamping!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experiência própria... Melhores virão e essa sensação você terá mais vezes...[emoji14]

 

Imagina quando tiver certeza e controle da temperatura e também do tamping!

Então, controle da temperatura estou fazendo da seguinte forma, ligo a maquina, dai qnd "ready", tiro agua quente ate apagar a luz e dai espero ascender denovo pra dai sim começar a extrair. Tem algum outro macete pra surfar na poemia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela experiência, Heitor!

 

Fora "surfar", que é o que vc tá fazendo, posso resumir o método em 3 letras: P.I.D. ;)

 

Tá lá no tópico Controle de Temperatura da Poemia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedindo permissão para o off topic.

 

Surfar você está surfando, mas em que temperatura ela está você não saberá. Está deixando ela aquecer por quanto tempo antes da primeira extração?

 

Na minha experiência mesmo surfando sempre do mesmo jeito ela não chegava sempre na mesma temperatura.

 

Depois que o termostato desliga a inércia térmica ainda eleva ela até próximo dos 100 graus e quanto maior o Flush, maior a inércia e mais ela esquenta.

 

Mas sempre um passo de cada vez e, como estamos falando de aprendizado, os próximos serão melhores.

 

O importante é ir ajustando cada ponto do processo na hora que sentir necessidade e logo logo vai notar sabores estranhos como água salobra e irá querer controlar a temperatura.

 

Forte abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa valeu Cabral e Galtar! Vou tratar de ver sim!!

Hhehehe cada vez mais coisa aparece! Realmente ja tinha notado que estava saindo um tanto quanto "morno/quente" e não bem quente. Oq tratava de fazer pra compensar era esquentar os copos no microondas antes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde clube!

Venho trazer uma duvida que não encontrei resposta ainda procurando pela net.

Como deve ficar o bolo de cafe que fica no filtro no final da extração? 

Pergunto isso pq na maioria das minhas extrações (sempre 19g de cafe recem tostado + 30lbs de tamper + WDT por 25segundos=40ml de extração) sobra um pouco de "agua" no filtro quando retiro. Isso é normal? Minha extração esta bem solida e consigo repetir sempre com o mesmo resultado. Hoje aconteceu uma coisa estranha. Troquei o cafe que uso pra um que foi tostado ontem a noite *o que usava tinha 1 semana de tosta*, e quando passei no moedor, foi quase como se estivesse fino demais, o ritmo diminuiu um pouco e com as 19g de cafe nos 25 segundos tirei 33ml de extração, um "pouco" mais puxado pra ristretto (BR de 70% comprado aos 48~50% que estou acostumado), percebi que saiu com muito mais corpo (bem "syrup" quase com a extração saindo em conta gotas do PF), com alguns pontos do sabor aperfeiçoados e outros meio apagados, apagados principalmente do aroma, que o que fiz com BR de 50% (desse mesmo cafe ajustando 1 ponto mais grosso no moedor) tinha mais presença. Percebi que o bolo de café pos extração no pf, dos espressos com BR 50% sai bem "molhadinho" ou com um pouco de agua, ja desse mais concentrado que fiz resultou num bolo bem seco, que saiu inteiro do PF quando bati pra retirar, isso seria pela diferença do BR, obra total do acaso ou tem alguma coisa haver com chanelling? *dessa ultima chego a duvidar muito, pois tomo muito cuidado em fazer a WDT, só bater o PF em direção vertical p distribuir e nunca usar o tamper mais de uma vez, sempre com o mesmo peso*

PS: Notei que no meio do post meio que divaguei sobre o sabor do cafe nos BR, oq n era o assunto principal, mas achei muito interessante o tanto de diferença em relação que q aspecto do sabor saia mais e qual desaparecia um pouco com essa pequena alteração que n pude deixar de relatar hehehe É normal isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É tudo normal , o bolo de máquinas sem válvula solenoide ou E61 como é sua Poemia , é mais molhado . Mas isso não afeta o sabor do espresso.

 

Normalmente quanto mais fresca a torra , mais grossa é a moagem , café com um dia de torra não produz um sabor legal no espresso , eu começo a usar no,espresso com pelo menos 5 ou 6 dias de torrado.

 

Ou seja é tudo normal.

 

Se vc digitar no mecanismo de busca "bolo molhado" vai descobrir que essa dúvida já apareceu e foi respondida dezenas de vezes aqui no CDC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, vou dar meu relato em relação a poemia, antes dela eu tinha uma Mondial C-08 a 2 anos so que a mesma começou a apresentar um problema de vazamento (acho que era so trocar a borracha de vedação que corrigia), mas achei uma poemia novinha por 200 reais e comprei. Muita gente diria que eu troquei 6 por meia dúzia, mas ao meu ver eu fiz um bom investimento, a poemia esta me trazendo uma melhor experiência. O primeiro ponto positivo é em relação a facilidade de despressurização, por enquanto a minha esta pressurizada, mas já estou encomendando o tamper no tamanho correto para despressurizar, a segunda vantagem que notei da poemia em relação a C-08 é a vaporização, tirei o paranelo e o vapor da poemia é MUITO, mas muuuuito mesmo mais forte que a C-08, consigo vaporizar perfeitamente bem na pooemia sem ter que usar a prensa francesa ou mixer, sem bolhas e com consistência boa para fazer um latte art (mas a mão do barista aqui n é boa pro latte e nunca consigo fzr o desenho na xicara uheauheauehauehauh). Alem do pseudo aquecedor de xicaras em cima que ate tenho usado pois sempre deixo a maquina ligada uns 30~40 min antes de fazer o café e a xicara em cima fica bem morna. Resumo da ópera é que acho que troquei 6 por uma duzia haha. Pra quem vai começar acho que a poemia se tiver com um bom preço e em bom estado vale mais a pena que o uma C-08 da vida.

​Em breve minha irma vai me mandar um presentão que pedi a ela, o porta filtro de inox da SCG dos EUA, e ai sim a coisa vai ficar bonita haha.

 

Ah, a respeito do bolo, o que eu geralmente faço desde a Mondial, é quando vou fazer um cappuccino e eu vaporizo o leite depois da extração do café. Quando acaba todo o processo de vaporização e eu tiro o porta filtro, o bolo esta sequinho e sai a borra toda de uma vez. Mas é so quando vai vaporizar leite mesmo, se tirar apenas o expresso o bolo sai úmido.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, achei esse vídeo aqui de um chinês (pelo que vi no Google Translator isso é chinês, me perdoem caso eu esteja errado) retirando um capuccinno de responsa da nossa maquininha!
Impressionante o nível da microfoam que ele conseguiu. Nunca cheguei nem perto disso. 

 

Alguém sabe explicar o porquê de ele deixar a válvula do vapor tanto tempo aberta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tambem achei estranho o vapor tanto tempo aberto, ja que para de sair agua do bico com poucos segundos. Estranho. Vou tentar fazer isso pra ver se o vapor fica mais forte, sei la ou se noto alguma outra diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que um bom procedimento para essas máquinas é: ligar, esperar acender a luz indicadora de que está pronta, abrir o vapor, ligar a bomba (função café) até a luz apagar, assim a água quente sairá pelo bico de vapor. Mais água irá entrar na caldeira já aquecida, esperando um pouco para estabilizar ficará com uma temperatura melhor, mais estável do que tirando o café assim que a máquina acende a luz de "pronta".

Também é recomendável passar água por todo o conjunto (portafiltro e filtro vazio) para aquecer.

Como o aquecedor de xícaras não é lá grande coisa, pode-se usar o procedimento de tirar água quente no bico de vapor para aproveitar e aquecer as xícaras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, depois de dois anos com a máquina e umas mil tentativas eu consegui finalmente tirar uma microfoam bem decente.
E eu geralmente faço esse procedimento aí mesmo, Daniel! E deixo ela ficar até mais tempo do que só acender a luz. Como eu não tenho termômetro instalado na caldeira, não sei se faz diferença, mas parece que faz.
Meu procedimento completo pra cappuccino é:

- Ligo e deixo esquentar uns 20 minutos.
- Faço o flush com o porta-filtro e já deixo essa água na xícara. Deixo o porta-filtro lá cheio de água, montado, aquecendo.
- Enquanto isso vou pro moedor, que é manual. Geralmente é o tempo de acender a luz de novo se ela tiver apagada e da xícara e o filtro/porta ficarem bem quentes.

- Seco o filtro e a xícara.
- Coloco café no filtro, WDS, Tamping.
- Pré-infusão.
- Infusão.
- Já mudo a chave pro vapor e deixo esquentar.
- Abro a válvula até parar de sair água.
- Tiro leite direto da geladeira ou freezer.
- Vaporizo.
- Faço um flush final passando pelo vaporizador e depois pelo grupo.

O processo de alguém é diferente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta para os entendidos dessa maquina,  como faço para tirar um shot single, uma vez que ela não tem um porta filtra para single, apenas o duplo e aquele para sache ?

 

Outra coisa, essa Poemia saiu de linha , não vejo mais nova para vender, se precisar de assistência para algum problema será que ainda fornecerão alguma peça ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre peças, as SAECO são as mais fáceis de se conseguir peças. Até para modelos com mais de 20 anos é possível encontrar. A maioria das máquinas usa peças compatíveis, como vedações, portafiltro, por dentro essas máquinas são iguais, só muda o design e acabamento.

Não creio que saiu de linha, apenas pararam de vender aqui no Brasil, talvez pela alta do dólar que resultaria numa queda de vendas se mantivessem as margens de lucro o preço ficaria alto demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre peças, as SAECO são as mais fáceis de se conseguir peças. Até para modelos com mais de 20 anos é possível encontrar. A maioria das máquinas usa peças compatíveis, como vedações, portafiltro, por dentro essas máquinas são iguais, só muda o design e acabamento.

Não creio que saiu de linha, apenas pararam de vender aqui no Brasil, talvez pela alta do dólar que resultaria numa queda de vendas se mantivessem as margens de lucro o preço ficaria alto demais.

Sim, foi o que eu tentei dizer, ela não está mais sendo vendida no Brasil, acho que as nespresso e similares estão tomando conta aqui.

 

Mas ainda tenho duvida sobre o single shot, ele não é possivel com essa maquina já que não existe filtro single ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe filtro single, ele é aquele que vem com a borracha pra ESE/pod. É só tirar ela que está lá o filtro single.

Então o manual está errado ? Por que ele diz que tanto para simples como para duplo se usa o mesmo filtro grande,  se for um simples manda por metade de pó.

Ai achei estranho, por que se fizer assim teoricamente teria que tb usar metade do tempo, uma vez que a área de vazão do filtro será igual ao duplo.

 

Fiquei confuso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho uma dessas mas, além de já ter tido máquina similar, ajudei um amigo que comprou uma Poemia e li o manual antes de começarmos a utilizá-la.

 

Lembro que no manual da Poemia fala que o filtro "grande" é pra 1 ou 2 cafés, variando a quantidade de pó.

 

Acho que fala algo como "uma dose e meia" pra single e "duas doses" pra duplo, usando café "de mercado" e medindo com a "colher dosadora". Achei curioso, mas entendi de cara a jogada do Porta-Filtro. A questão é que esses filtros, tanto o "grande" pra pó como o "pequeno" pra pod foram projetados pra se sujeitarem à pressurização do PF. Logo, nenhum deles é o "melhor" pra usar sem o estágio pressurizador e, caso venha a utilizá-los sem pressurização, o grande serve apenas como filtro duplo e o de pod, sem a borracha, serve como filtro simples. Mas se comprar filtros não-pressurizados, ou "profissionais", terá melhores resultados.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Cabral, nesse caso, mesmo que os filtros não sejam pressurizados, caso eu despressurize o PF original, eles ainda não seriam ideais? O que mudaria desse filtro para um outro feito para o sistema sem pressurização? O tamanho dos furos da peneira? a quantidade de furos?

Minha irma me prometeu os PF da SCG (tanto o comum de inox quanto o bottom less) de presente mas não pedi para ela um filtro especifico, devo pedir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...