Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Tamping não é halterofilismo , eu já achei que fosse , já peguei a balança do banheiro e fiquei fazendo força para srntir os tais 15 quilos.

 

Qual é a função do tamping :

 

1- Deixar o bolo plano , isso é o mais importante e o mais difícil , por isso nos compramos tamper station , elas são uma muleta para um amador , coisa que um profissional não usa.

 

2- Retirar os espaços vazios no bolo .

 

Basta a força necessaria para conseguir esses dois itens , se aplicar força demais , provavelmente vc vai inclinar o bolo produzindo canalizações.

 

Essas coisas não eram problema no pressurizado , mas agora são críticas , aplique a força necessária para ficar compactado e plano , se vc usar 8, 10 , 12 ou 15 kg não fará quase diferença , o tempo de extração não vai variar, mas se vc aplicar 40kg vai ficar torto e cheio de canalizações .

 

Agora um baratza vai fazer falta pois vc precisa moer bem mais fino , e quanto mais fino o pó maior o amargor se a moagem não for homogenea.

 

Eu nunca tive um Hario , mas pelo o que se comenta dá para conseguir um espresso despressurizado nele , mas aparentemente não é tão simples assim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, mas o barato é isso ir ajustando.

Quando afinei o pó, com Hario no 4 não consegui nem 30g na extração com 35 segundos usando 18g.

A última tentativa com Hario no 5 já ficou bebível e consegui 18g / 36g / 16s.

 

O engraçado é que se mudo um passo no Hario para mais fino o tempo de extração fica muito grande mesmo com 16g.

Acho que o jeito vai ser tentar 20 ou 22g e ver como fica o tempo e depois começar a ajustar.

Alguma dica? Será que tento usar menos que 16g com o pó mais fino?

 

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A frase sobre o filtro pressurizador tem que ser lida com a adequada interpretação. Esse tipo de filtro provavelmente foi inventado para possibilitar o uso de café moído de prateleira de supermercado em máquinas de expresso de entrada, e não para compensar moedores incapazes.

 

Pois bem: onde está a perversão? Utilizar café especial pré-moído em um dispositivo que foi inventado para usar com café de prateleira. Isto porque, como sabemos, depois de moído, a oxidação e tantas outras mais reações a que o grão está sujeito são muito aceleradas. Logo, muito do que o café bom tem de bom se esvai (e, por consequência, muito do valor que se pagou).

 

Sou da opinião que não existe moedor pra filtro despressurizado. Isso é um acidente do destino, fruto da utilização de um equipamento para um fim para o qual não nasceu.

 

Não consigo enxergar a tal conotação econômica, pois, segundo muitos afirmam por experiência, um Krups consegue moer para filtros pressurizadores e para filtros comerciais. A pergunta interessante é: expresso feito no filtro comercial com um moedor simples é melhor que um expresso feito em filtro pressurizador com o mesmo moedor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sergio.m muito obrigado pelo MOD e pelo Vídeo, fantásticos!

 

@Rodrigoks não entendi sua colocação sobre moedores e filtros despressurizados. Em relação à qualidade do café no pressurizado ou despressurizado, o problema que encontrei no pressurizado foi estabilizar o processo, já que com a mesma quantidade de pó e moagem os tempos e extrações eram totalmente diferentes, como posso conseguir ajustar uma dose assim? Portanto acho que o despressurizado é melhor.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Galttar, no pressurizado há 2 quedas de pressão que a água faz, no bolo e no aparato pressurizador. A moagem e dose acabam não seguindo uma relação linear e lógica para o fluxo. Ainda bem que vc despressurizou, nesse sentido é bem mais simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio ponderou bem o problema. Café moído velho oferece pouca restrição, logo o dispositivo pressurizador é o obstáculo principal para o fluxo. Quando você começa a usar café novo e afinar a moagem, oferece uma restrição prévia para qual o dispositivo não foi inventado. A relação entre moagem e fluxo fica pouco previsível. A consequência é ter que moer grosso e conviver com café subextraído. Por isso que acho que não é uma boa solução pra usar com café especial, mas sim com café de supermercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas Rodrigoks, isso com o pressurizado ou está se referindo ao despressurizado, pois no seu primeiro post dessa discussão você se referiu a usar moedor para despressurizado ou entendi errado?

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é e sempre será econômico , o filtro foi inventafo para facilitar e baratear o uso das máquinas , e como consequencia permite o uso de moedores baratos projetados para uso em café coado.

 

O problema dos caras da gaggia era o mesmo dos eng. da Illy quando inventaram o sache , popularizar e baratear.

 

Quando a gaggia começou a fabricar máquinas residenciais em massa a partir de 1977 , surge um problema que é muito comum por aqui , o sujeito gasta mais de 400 reais comprando uma "maquina de espresso" e descobre quando tenta usar que precisa de moedor , vai ver o preço do moedor e cai para trás , é bem mais caro que a cafeteira , sem falar que precisa de tamper , balança , treino e reza forte para fazer o tal espresso , o que acontece normalmente é que o iniciante desiste , por isso inventaram o pressurizado .

 

Nos anos 80 quando esses filtros se popularizaram fazer um espresso em casa era um drama , maquinas residenciais eram caras , moedores eram profissionais ou pequenos para café coado , a China ainda não fabricava nada e balança digital era ficção cientifica , a Baratza não existia , o termo prosumer ainda não tinha sido inventado.

Nessa realidade o filtro simplificava e vc não precisava comprar um enorme moedor de padaria para fazer um espresso

 

Esse tópico da WLL explica de forma simples e direta como ele funciona.

 

http://www.wholelattelove.com/articles/comparing_portafilters.cfm

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É claro que é superficial e tem que ser assim mesmo , o Galtar começou nesse mundo ha alguns dias , de que adianta postar um artigo profundo se ele quer orientação básica , o tópico da WLL é para orientar iniciante.

Imagina se eu fosse pedir orientação ao Galtar para pintar um modelo e ele viesse com um papo de como pintar um diorama de uma cena de guerra complexo cheio de nuancias , desgaste e envelhecimento do modelo , essa explicação não ia adiantar nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PF da SGC (ou SCG) já está na lista e os filtros despressurizados também, mas na frente estou negociando um Baratza Preciso!

 

Até lá com bastante treino já poderei comprar café top e chamar os amigos!

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É claro que é superficial e tem que ser assim mesmo , o Galtar começou nesse mundo ha alguns dias , de que adianta postar um artigo profundo se ele quer orientação básica , o tópico da WLL é para orientar iniciante.

 

Imagina se eu fosse pedir orientação ao Galtar para pintar um modelo e ele viesse com um papi de como pintar um diorama de uma cena de guerra complexo cheio de nuancias , dexgaste e envelhecimento do modelo , essa explicação não ia adiantar nada.

 

Superficial pra minha curiosidade. Não quero criar polêmica. Só tenho a impressão que à época de sua invenção - anos 80 parece razoável - o uso de café velho (melhor expressão que me veio para stalled coffee) devia ser o maior obstáculo (seguido pelos que citaste) pra se conseguir fazer expresso de forma doméstica. Daí a invenção de um dispositivo que permite utilizar qualquer pó, inclusive de supermercado, para expresso. Pra vender máquinas de entrada em escala, nada mais perfeito. 

 

Reportando-me novamente à época, pré-internet, imagino a dificuldade pra encontrar informação adequada sobre o preparo do expresso, bem como pra conseguir café recém-torrado

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse negócio de espresso não é bolinho não...

Cheguei em 14g/30g/23s com o Hario no 4 e mesmo assim ficou muito agressivo.

 

Ou estou indo no sentido errado ou meu paladar está me enganando, já que é sugestivo e aí tenho que ter mais experiência.

 

Pergunta, tem um limite mínimo para quantidade de pó? 

Amanhã vou tentar fazer a modificação sugerida pelo Sergio no Hario Skerton.

Ele já me passou todas as coordenadas por MP.

 

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não entendo , agressivo é o que ? Muito forte ? Muito Acido , Muito Amargo , para cada situação tem uma solução .

 

Falando genericamente :

 

Muito Forte , engrossa para aumentar a BR

Muito Acido , usa café de torra mais escura 

Muito Amargo usa dcafé de torra mais clara

 

Vc poderia mexer na temperatura de extração surfando na Poemia , mas , na fase atual eu acho que isso só vai atrapalhar e complicar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, acho que está forte ou ácido, está pegando na garganta e na lateral da língua.

 

Ainda não tenho paladar tão apurado para o café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria não tem , a pessoa teria que tazer um curso , para treinar e educar o paladar , sozinho , autodidata , vc vai virar um carteador como eu , que aprendi na tentativa e erro .

 

Vamos ver , eu li que seu café é o unique frutado , se for , ele tem torra media é um excelente café , como vc mora perto de S. Lourenço o café deve ser fresco .

 

Vamos dar uma carteadazinha , ele pode estar forte 46% , sem mexer em nada aumenta o tempo e deixa esse extração chegar em 35% ou 40%  (35 a 40g) se melhorar é porque o seu paladar atualmente prefere uma BR menor , eu prefiro entre 40 e 45% normalmente

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Carlos, vou tentar.

Estava pensando ontem que estou sendo muito engenheiro e me fixando nos valores e talvez deveria me guiar pelo gosto.

 

Mais um detalhe, eu comprei o café na Unique em São Lourenço.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...