Santiago Luz Postado 21 Março 2014 Denunciar Share Postado 21 Março 2014 Mas mesmo assim, Rodrigo... Qual a diferença de tempo de preparo? 2 minutos contra 3? Falei isso pelo o que o Cal comentou, que um dos motivos que escolheu a AP foi para ganhar tempo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 21 Março 2014 Denunciar Share Postado 21 Março 2014 a minha infusão é de 30 segundos. Uso moagem fina. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 21 Março 2014 Denunciar Share Postado 21 Março 2014 Fico nos 15 segundos de pré e mais uns 30 de infusão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 21 Março 2014 Denunciar Share Postado 21 Março 2014 Isso. Nada contra tempos maiores, apenas me adaptei bem com esse método, não preciso mexer muito na regulagem infinita do moedor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 22 Março 2014 Denunciar Share Postado 22 Março 2014 Eu faço assim também, com 30s de pré-infusão e mandando bala depois. Só que tem que lavar o filtro, esquentar a xícara e no final não ganho tanto tempo em relação a um melittinha que tenho aqui, onde lavo o filtro e esquento a xícara ao mesmo tempo. Mas não me queixo. À noite costuma ser aeroprensado mesmo. Voltei a usar a prensa francesa nesses últimos dias também, pelo menos quando quero um pouco mais do que a aeropress. O que nunca fiz na AP é adicionar água depois. Tem receita no link que postei que fala em 250g da água. Isso não cabe na bichinha. Só colocando depois, ou fazendo como no vídeo do Alexandre, sem ser o método invertido. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 22 Março 2014 Denunciar Share Postado 22 Março 2014 É, no método invertido cabe menos mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Valmor Postado 12 Abril 2014 Denunciar Share Postado 12 Abril 2014 Alexandre, voce faz inverted aeropress? Vê alguma diferença? Comecei a usar HOJE minha Aeropress .... O que e' " inverted aeropress" ? obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 12 Abril 2014 Denunciar Share Postado 12 Abril 2014 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 12 Abril 2014 Denunciar Share Postado 12 Abril 2014 Pessoal que tem o Vario qual a granulometria que vem utilizando para aeropress? Engraçado que as vezes fica excelente e as vezes nem tanto, preciso definir uma variável fixa, em termos de temperatura, granulometria, peso de grãos e água para ver se fica com uma qualidade mais constante. Geralmente utilizo 10% de café, temperatura na faixa dos 90º c e granulometria quando faço no Vario macro 3 e micro f com infusão de 1 minuto ou menos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 12 Abril 2014 Denunciar Share Postado 12 Abril 2014 O tempo de infusão também importa. O nem tanto é o que, qual o defeito que nota? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 12 Abril 2014 Denunciar Share Postado 12 Abril 2014 Nem todas as vezes sai um café com notas claras, as vezes até amarga um pouco, sei das muitas variáveis para evitar o amargor mas mesmo assim uma ou outra vez acaba se destacando, é que não faço muito, o certo é fazer com mais frequências e testes hehehehe Queria mesmo era só ter uma ideia do pessoal do Vario qual nível de moagem que estão utilizando Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 12 Abril 2014 Denunciar Share Postado 12 Abril 2014 Salve Rogério. Método original ou invertido? Que filtro usas? Se for de papel, penso que deverias engrossar o pó. Algo como 5L ou próximo disso. Porém se for de metal é certo que deverás engrossar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 12 Abril 2014 Denunciar Share Postado 12 Abril 2014 Salveeee Alexandreeee Método invertido pois uso o filtro able, o mais fino, estava utilizando o 5L para french press rsss Vou fazer uma tentativa hoje a noite após a missa nessa granulometria, 90º c, 10% de café e 40 segundos de infusão vamos ver o que vai dar , obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 12 Abril 2014 Denunciar Share Postado 12 Abril 2014 eu faria mais frio. Em geral sigo a receita campeã do último campeonato mundial, que fala em 83º. A rigor a receita fala em 83 para a pré-infusão e 79 para o resto, mas por motivos de ordem prática, quando a temperatura chega perto dos 83, eu faço, sem me preocupar entre fases com a temperatura. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 12 Abril 2014 Denunciar Share Postado 12 Abril 2014 Salve Rogério. Ouça o Zé Cal. Porém devido à altitude de Umuarama, creio que iniciar com água a 87° C parece-me mais adequado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 12 Abril 2014 Denunciar Share Postado 12 Abril 2014 Beleza, considere ambos com like virtual que não tenho mais, tentarei com uma temperatura mais baixa Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 12 Abril 2014 Denunciar Share Postado 12 Abril 2014 Salve Rogério. Ouça o Zé Cal. Porém devido à altitude de Umuarama, creio que iniciar com água a 87° C parece-me mais adequado. Oi, Alexandre, meu entender é que a temperatura não devia mudar de acordo com a altitude. O importante é não usar a fervura da água como indicador de 100º, já que isso, sim, muda com a elevação. Não é isso não? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 12 Abril 2014 Denunciar Share Postado 12 Abril 2014 Para quem está começando na Aeropress (AP), sugerimos a leitura DESTE TUTORIAL. Bons cafés! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 12 Abril 2014 Denunciar Share Postado 12 Abril 2014 Kkkkkkkk Cê gosta né Ana? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 12 Abril 2014 Denunciar Share Postado 12 Abril 2014 Usei o link DUAS vezes em 2 minutos. Já tava até na memória do computador. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 12 Abril 2014 Denunciar Share Postado 12 Abril 2014 Cal, e como você fez para reproduzir o grau de moagem do campeão? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 12 Abril 2014 Denunciar Share Postado 12 Abril 2014 nada é perfeito... Eu faço no clique 4 ou 5 do Porlex, dependendo do humor. Costuma dar certo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 13 Abril 2014 Denunciar Share Postado 13 Abril 2014 Temperatura é muito importante na aeropress. Se não quiser diminuir, diminua o tempo de infusão ou engrosse um pouco a moagem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 13 Abril 2014 Denunciar Share Postado 13 Abril 2014 Salve Zé Cal. A ideia é manter a proporcionalidade da distância entre o ponto de ebulição e a temperatura de utilização. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 13 Abril 2014 Denunciar Share Postado 13 Abril 2014 Mas daí também tem a temperatura ambiente para esfriar menos ou mais rápido. O certo mesmo é o termômetro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 13 Abril 2014 Denunciar Share Postado 13 Abril 2014 Rodrigo por que a temperatura seria mais importante na AP que nos outro métodos? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 13 Abril 2014 Denunciar Share Postado 13 Abril 2014 Acho que é importante em todas. O Rodrigo não falou que não é nas outras, só destacou na AP porque é a bola da vez. Lendo as receitas campeãs achei interessante justamente como variam os parâmetros. Nem sempre na direção de uma média áurea. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 13 Abril 2014 Denunciar Share Postado 13 Abril 2014 Phi = 1,61803398875 , é isso aí Cal , um bom tutorial para vc fazer , descobrir a média áurea nos diversos metodos de prepraro do café , depois de Fibonacci teriamos a Sequencia de Cal "macho carvão". Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 13 Abril 2014 Denunciar Share Postado 13 Abril 2014 phi é, como a Bruna, irracional. Eu abusei da linguagem. É a razão áurea, mas tudo vale a pena quando a alma não é pequena. Como dizia o poeta, em terra de cego, quem tem um alho... errei. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 13 Abril 2014 Denunciar Share Postado 13 Abril 2014 irracional porém constante Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas