Ir para conteúdo

Aeropress


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Salve

 

Talvez esse artigo seja útil para alguns membros.

 

O inventor ensinando como usar o invento. Quiçá seja o genuíno, senão derradeiro, tutorial sobre Aeropress.

 

The Aeropress inventor's secret to a perfect cup of coffee

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante o artigo. Eu tenha usado a dica do Rodrigóquis de usar a água a 80C, e o inventor diz que o mais importante do método é controlar a temperatura em 175F, ou seja, 79,44C! :)

Realmente, eu tentei subir alguns graus e não gostei do resultado. Vou ficar nos 80C mesmo! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu definitivamente não chamaria o artigo de tutorial (pois não ensina como usar a AP), mas é interessante ler sobre o que o autor do método pensa sobre o aparelho. E mais interessante ainda é que o Alan Adler não é (ou pelo menos não era) um cafeicômano - a AP suirgiu porque ele queria um método para fazer um café individual e de forma rápida.

 

Santiago, ainda não variei a temperatura, mas vou ter de experimentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho que o negócio da temperatura tem a ver com a temperatura em que o café é agradável ao paladar ao tomá-lo. Uma coisa é a água a 92 graus para fazer um coado, que vai demorar uns 2 minutos pelo menos, outra é a temperatura quando bate na boca. Já dizia a Baby Consuelo (e a Bíblia): "o mal é o que sai da boca... do homem", mas isso não era sobre café...

Vários já comentaram que frenchprensam, deixam o café na xícara e quando voltam, aí sim é que tá bom.

 

Parafraseando Clinton, que provavelmente não entendeu a música da Baby Consuelo:

 

It's the temperature, stupid!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim, pelo menos, se tiro a água que começou a ferver (96ºC) e então despejo dentro da AP e espero os 2' para comprimir, até eu tomar o café a temperatura está ótima para o meu gosto. Se esses 16ºC proporcionam apenas uma variação "para o gosto do freguês" e não intensifcam o sabor, acho que em cavalo que está ganhando corrida não vou mexer.

Mas vou experimentar só de curioso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você faz parecido com uma prensa francesa. Nada contra. Só que a ideia do velhinho era um café mais rápido. A moagem mais fina que prensa francesa e o tempo bem menor. Ainda, se a água estiver quente com o pó fino, amarga. Ou seja, se for tentar com água mais fria, preste atenção nas outras variáveis também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, uma coisa que sempre me intrigou é esse funil.

Tem site que vende sem funil pra baratear o frete pro exterior (não sou o único que acha a coisa secundária).

Eu uma vez vi uma foto dele sendo usado pra uma xícara de boca pequena, mas acho que fica muito instável.

Não sei bem o que se passava na cabeça de quem inventou. A colher pra mexer eu até gosto e uso pra prensa francesa também, agora esse funil eu uso só pras minhas torras, pra transferir do escorredor de macarrrão (devia dizer de café) pro pote final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Ainda, se a água estiver quente com o pó fino, amarga. Ou seja, se for tentar com água mais fria, preste atenção nas outras variáveis também.

Não tinha atentado para esse detalhe, vou experimentar.

 

Salve LUW.

O tutorial do inventor é isso:

Leia o manual que eu escrevi (ele, obviamente), siga as instruções e experimente com água aos 80°C.

Eu li o seu, me baseei na teoria dele depois que aprendi a usar a AP. Só que nesse artigo que vc colocou não vi nenhum "how to".

 

Isso é o legal do café: são milhares de caminhos que lhe levam a Roma B).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O funil acho fundamental: a não ser que estou fazendo só um shot de café, quando faço direto na xícara, sem o funil eu eu não conseguiria fazer sobre o beaker que uso como bule.

O que realmente acho supérfluo (não vou dizer inútil porque tento ser cordato) é o porta filtro. Não tem tampa, então fora não proteger os filtros do pó ele deixa os mesmos soltos, o que é muito fácil de esparramar papel de filtro por onde não pode.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

taí, do porta filtros eu gosto. Eu guardo a aeropress encaixada nele. Se você fechar o tubo com a tampa, como se fosse fazer o café, encaixa direitinho. Você mói grosso, não é? Se moer mais fino, cuidado com a combinação funil/beaker.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que a temperatura a 80C é importante pra poder moer fino o suficiente pra ter que se fazer alguma pressão pra extrair. Se moer muito fino e colocar água muito quente, vem o amargo da sobrextração. Dá pra compensar moendo mais grosso, mas e a pressão, como fica? Acho que o equipamento foi pensado assim, pra se usar com moagem relativamente fina (mais próxima do espresso do que do coado).

 

Pra manter a sensação de quente, dá pra pré-aquecer a xícara com uns 2 dedos de água por um minuto no microondas. Fica pelando de quente e não deixará o café esfriar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso mais mais fino (14) do que para Moka (20). Vc diz que é perigoso por causa da força sobre o êmbolo? Nossa, para mim desce suave, basicamente com o peso da mão desce.

Mas o beaker (grande, de 400 ml) é só até eu comprar um conjunto de bule + V60 da Hario.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que a temperatura a 80C é importante pra poder moer fino o suficiente pra ter que se fazer alguma pressão pra extrair. Se moer muito fino e colocar água muito quente, vem o amargo da sobrextração. Dá pra compensar moendo mais grosso, mas e a pressão, como fica? Acho que o equipamento foi pensado assim, pra se usar com moagem relativamente fina (mais próxima do espresso do que do coado).

Essa é a segunda ou terceira vez que leio alguém colocando AP e espresso na mesma sentença :o. Na minha cabeça o AP está mais para coado, e quando faço o sabor é suave, me lembra mais um V60 do que a Moka, por exemplo.

Pena que já tomei o cafezinho depois do almoço de hoje (Arpegio na Nespresso), se não iria fazer agora, mas da próxima vez vou afinar bem a moagem para experimentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você usa bem mais grosso que a maioria dos usuários. Por isso não notou o que falei.

Se moer mais fino que coado, a resistência é grande. O funil pode resvalar.

Tem ao menos duas pessoas aqui que já trincaram xícara apertando, pra você ter uma ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, café na minha frente:

1) Usando o Ninho da Águia, 10 g/100 ml de água.

2) Moagem 10 no Encore:

 

Encore-moagem-10.jpg

 

3) Esquentei a água até 90ºC.

4) Infundi pelos 2' habituais, método invertido:

 

Aeropress_o1.jpg

 

 

Resultado:

Achei o café mais amargo que o que fiz hoje de manhã (moagem 14 no Encore, água a 96º C). PORÉM, parece que ficou um pouco mais saboroso, com sabor mais intenso. Não digo com certeza porque achei meio frio para o meu gosto, mas isso foi culpa da chícara e EO - usei a minha "xícara de prova", de vidro que é muito fina (excelente para se ver a bebida mas esquenta e esfria muito rápido) e na pressa não esquentei direito rollingeyes.gif.

 

Ou seja, hoje de noite vou ter de experimentar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, fui correndo justamente testar isso e a besta aqui esqueceu de colocar: liso. Basicamente a mesma força, com só 100+10 não sei se posso dizer que ficou mais difícil.

Não consigo imaginar como quebrar xícara só com essa força, a não ser usando essa casca de ovo que é a minha xícara de prova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a escolha de qual moagem usar é igual para praticamente qualquer método. É a mais fina possível onde o método continue funcionando. Por que? Para que o tempo gasto fazendo café seja o menor possível (dentro do controlável).

 

Na prensa francesa é o mais fino contanto que não passe particulado

No coado é o mais fino contanto que não entupa o coador

Na aeropress é o mais fino contanto que a força no êmbolo seja viável (não quebrar nada)

 

A partir daí, com moagem fixa, se mexe na temperatura e tempo para acertar a extração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só me deixem encaminhar as crianças (banho, escovar dentes, secar cabelo, ler estórias e "ficar um pouquinho na minha cama" rollingeyes.gif) que o Coffea Lab vai começar as operações noturnas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xiiiiiiiii.. Cuidado com o termo aí que pode ser considerado plágio.. Ou tá mais para algo chinês.. Parece mas não é, pois uma letra muda tudo, ou nada..  :P

 

Tô parecendo o Cal, frases sem sentido que só ele entende.. Só que sem parafrasear...  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá:

1) Café Ninho da Águia, Alto Caparó (L. Moço) 20 g em moagem 10 no Encore.
2) Água tipo molhada, 200 ml a 86º C (calculei que até eu despejar estaria a 85ºC).
3) AP invertido com 1'45" de TI - resolvi baixar um pouquinho o TI para tentar aliviar um pouquinho o amargor.

4) Com o pó mais fino tive que misturar mais do que normalmente faço para não ficar grumos sub-perfundidos.

5) Diria que foi um teste bem feito, sem EO.

6) Apenas a título de curiosidade, com esse volume tive de fazer um pouquinho mais de pressão no êmbolo, mas nada que me preocuparia em quebrar o beaker.

Resultado:
Saboroso, mas amargo, ou pelo menos mais amargo do que com moagem 14, água a 95ºC e 2' de TI, e com mais pó residual no fundo da xícara. Como em teoria fiz tudo para evitar o amargor (baixei a temperatura da água e o TI), tenho de pensar que o fator determinante é o tamanho do grão mesmo. Vou ainda tentar mais uma vez amanhã de manhã, mas acho que para mim e usando AP invertida, tem de ser moagem um pouquinho mais rústica mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...