Ir para conteúdo

Aeropress


Ruston Louback

Postagens recomendadas

É o que dizíamos: mais fácil e eficiente de misturar se feito em duas etapas. Fora isso, preciso que alguém me explique a finalidade da pré-infusão em métodos de imersão, como a prensa e a aero, porque não me ocorre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No coado, não. Acredito que o café leva um tempo até disponibilizar os solúveis. Por isso, se despejar direto água, a primeira fração será subextraída.

 

Mais ou menos o que acontece quando coloca água em cima de uma sujeira hidrossolúvel de uma superfície qualquer. Se colocar e logo esfregar, mais difícil de sair. Se deixar um pouquinho parado, sai quase que sozinho, mal passando um pano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que é meio difícil tirar média com amostra de um, mas como não tive oportunidade de experimentar de novo, alguém tem idéia do porquê do resíduo de pó na xícara? Ou provavelmente apenas um "EO" (erro de operador)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No coado

 

No coado, não. Acredito que o café leva um tempo até disponibilizar os solúveis. Por isso, se despejar direto água, a primeira fração será subextraída.

Na minha humilde opinião, para coado/drip PI é fundamental justamente por causa da subextração se for feito infusão direta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nunca ficou pó nas minhas aeroprensadas.

Não sei se você está esperando alguém dizer isso e por isso não largou o osso:

eu concordo que muito do que se faz é idiossincrático. Várias vezes tem um fundo de técnica, como devia ter ficado claro depois de tantas  páginas, mas se alguém gosta de dar dois pulinhos entre uma mexida e outra, que dê seus pulos. Eu me contento em ficar girando a água por 30s antes de mexer com a espátula.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Explicou matematicamente a ciência da coisa, Cal. No fundo cada um acaba se adaptando a uma técnica e a do outro não é necessariamente melhor do que a sua. Apenas ele se ajeitou melhor com ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nunca ficou pó nas minhas aeroprensadas.

Achei estranho, mas acho que foi so EO mesmo. De manhã cedo faço a prova dos nove.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se você está esperando alguém dizer isso e por isso não largou o osso:

Nem peguei esse osso pois já desconfiava ;).

Não sei quem inventou a expressão "ritual de se fazer café", mas seja quem for o cidadão, ele estava certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

LUW,

 

primeiro (e antes tarde do que nunca): bem-vindo ao Clube!

 

A maior curtição de quase todo mundo aqui é justamente o ritual: seja no preparo, na extração, no motivo para reunir a família ou os amigos. O café vem junto no processo.  :rolleyes:

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Anita! :)

 

Sei que a maioria dos connoisseurs torce o nariz para Nespresso, mas como alguém falou aqui, é uma excelente opção de café-quando-estou-atrasado. E a isso eu acrescentaria que também é uma excelente introdução ao mundo do café bom - foi a minha introdução e acho que é o maior feito dessa maquininha. Porém ela peca em um aspecto: não oferece o "ritual do café", e pelo menos para mim o café no final não fica tão gostoso. Fora que não dá muito para inventar moda :P.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas últimas páginas do tópico tão parecendo estudos das extrações feitas no mundial de AP  :blink:

 

Essa questão da pré-infusão eu tive com minha sócia a meses atrás. Testando vimos que fazia sentido no método tradicional, mas não invertido (ao menos não de maneira perceptivel), e daí definimos a forma que utilizamos no café.

 

No tradicional faz porque além de homogeneizar o café, ele libera gás carbônico presente no café. Se você joga toda a água logo, além de passar uma quantidade de café sub-extraida, o CO² vai expandir, fazendo que saia mais um pouquinho (bem pouco).

 

No invertido, no método que escolhemos, adicionamos toda a água de uma vez e mexemos bem por 10 segundos, garantindo assim que todo o café entre em contato com a água e em seguida deixamos em infusão por 2 min. aprox. Como geralmente o café que usamos tem torras com menos de 20 dias, a quantidade que desprende de CO² é razoável.

 

Antigamente utilizávamos uma moagem mais fina, mas além de exigir mais do muque pra extrair, as vezes grudava na borracha, o que exigia mexer vigorosamente a AP antes de extrair, encaixar o PF e virá-la com o líquido ainda em movimento lá dentro (não, nunca tivemos acidentes, hehehe)

 

Como disse o Cal, quem quer dar seus dois pulinhos durante a extração, que dê, o que importa é o resultado na xícara, hehehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No tradicional faz porque além de homogeneizar o café, ele libera gás carbônico presente no café. Se você joga toda a água logo, além de passar uma quantidade de café sub-extraida, o CO² vai expandir, fazendo que saia mais um pouquinho (bem pouco).

Foi esse argumento que o Otávio Linhares usou quando questionei sobre isso, citando exatamente a liberação de CO2 de acordo com a idade da torra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Creio que há um lapso em relação ao principal aspecto da extração dos componentes solúveis que é o atrito. É este que retira tais componentes do pó.

Assim, enquanto a pre infusão se justifica para encharcar os grânulos que, por ser o café hidrófilo, rapidamente absorvem a solução aquosa e ganham massa e volume, é de fato a agitação que fará com que os ditos componentes migrem para a solução aquosa por atrito e osmose.

O ato mecânico é especialmente importante porque os métodos lentos como os por gravidade não propiciam por si só boa percolação do líquido pela massa do pó. A agitação substitui a falta da percolação eficiente.

 

Na Aeropress, por indicação do projetista, deve-se usar os 2 atos mecânicos. A agitação inicial e a percolação promovida pela ação do êmbolo.

 

Bom exemplo da baixa eficiência da infusão para a extração é verificada no método de extração à frio, como da cafeteira Toddy, na qual além da ausência de percolação a temperatura da água não colabora para acelerar a extração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros,

 

Comprei ontem uma Aero e um filtro Able FINE. Fiz uma xícara ontem pelo método tradicional e uma hoje pelo método invertido. Em ambos os casos precisei aplicar muita força para mover o êmbolo. Fiquei até com medo de quebrar minha xícara. Será que isso é um efeito colateral desse filtro? Ainda não testei com o filtro de papel.

Será que minha moagem está adequada? Pedi para moerem especificamente para Aeropress. O rapaz da loja me disse que essa moagem é a mesma utilizada para Moka. Vejam as fotos:

 

IMG_20140418_110206_zps376dce1d.jpg

 

IMG_20140418_110122_zps54f43068.jpg

 

IMG_20140418_110112_zps441039c9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de falar sobre a bebida que estou conseguindo tirar.

Está parecida com o que eu consigo na prensa francesa e não com um espresso. Há um pouco de resíduo na xícara, mas nada que incomode.

O sabor está excelente, nem estou tomando com açúcar, como faço normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve GRBomber

Pela foto o pó parece estar grosso, talvez motivando o sabor semelhante à bebida de uma prensa.

Noto também que possivelmente forçastes, no final do curso, o êmbolo sobre o pó. Evite fazê-lo e deverás ter menos ou nenhum resíduo no fundo da xícara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve GRBomber

Pela foto o pó parece estar grosso, talvez motivando o sabor semelhante à bebida de uma prensa.

Noto também que possivelmente forçastes, no final do curso, o êmbolo sobre o pó. Evite fazê-lo e deverás ter menos ou nenhum resíduo no fundo da xícara.

 

Vou pedir para moerem "para espresso" na próxima vez.

Li em algum lugar que se você apertar o êmbolo com pouca força, o sabor fica mais para coado/prensa. Se apertar com muita força (e mais rápido) fica com sabor mais para espresso. Isso procede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você moer mais fino, vai precisar de mais força ainda para baixar o êmbolo. Acho que esse não deve ser o caminho.

 

Tentar chegar próximo ao expresso também não dá. Pelo menos já tentei e não rola. Ultimamente tenho usado 18g para uns 200ml de água e tem ficado equilibrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou pedir para moerem "para espresso" na próxima vez.

Li em algum lugar que se você apertar o êmbolo com pouca força, o sabor fica mais para coado/prensa. Se apertar com muita força (e mais rápido) fica com sabor mais para espresso. Isso procede?

Eu tenho usado (finalmente posso falar assim, agora com o Encore :lol:) uma moagem mais fina do que essa - parece sal húmido. Nessa moagem o êmbolo desse bem fácil, mas isso com o filtro de papel original.

 

E quanto ao sabor, o único método que lembraria o sabor de um espresso é a Moka. AP lembra FP, e estão mais para coados do que espresso na minha opinião. Se vc demorar demais para apertar o êmbolo vc estará aumentando o tempo de infusão, e isso pode deixar o café mais amargo. Nunca cronometrei, mas após começar a comprimir acho que levo uns 5" até chegar no pó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho esse mesmo filtro e em geral uso pó mais fino que o da sua foto. Notei o filtro de metal um pouco mais resistente, mas não achei exatamente duro pra fazer. Quanto de café você está usando? Eu uso em torno de 17-18g para a capacidade máxima (uns 220g cheia, no modo invertido). Talvez você esteja pondo bem mais café do que eu.

Nunca tive resíduo, mesmo moendo mais fino. Curioso, você já é a segunda pessoa que relata isso.

Enfim, eu chutaria que tem muito pó aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho esse mesmo filtro e em geral uso pó mais fino que o da sua foto. Notei o filtro de metal um pouco mais resistente, mas não achei exatamente duro pra fazer. Quanto de café você está usando? Eu uso em torno de 17-18g para a capacidade máxima (uns 220g cheia, no modo invertido). Talvez você esteja pondo bem mais café do que eu.

Nunca tive resíduo, mesmo moendo mais fino. Curioso, você já é a segunda pessoa que relata isso.

Enfim, eu chutaria que tem muito pó aí.

 

Tentei 20-22g até agora. Vou tentar com menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

moendo mais fino eu uso água a uns 85-83 graus. Talvez você devesse usar mais quente um pouco. Eu tentaria 17g e veria como fica.

 

OK!

 

Pelo que estou percebendo, vocês usam a AP para fazer sempre uma xícara de cada vez? Se eu quiser fazer, de uma vez, para duas ou três pessoas vai ficar meio difícil de empurrar o êmbolo, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É basicamente um método individual. Acho que tem gente que faz bem mais concentrado (Santiago?). Por outro lado, Miyamoto já disse que trincou uma xícara apertando a bichinha. Se você quer para várias pessoas, que tal uma prensa francesa? Essa sua Bodum "cafeteira francesa" é uma prensa? Enfim, a vida como ela é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve GRBomber

Sugiro que leia as mensagens das 2 primeiras páginas desse tópico. Na msg desse link há uma explicação sobre a relação entre a AP, espresso e prensa francesa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É basicamente um método individual. Acho que tem gente que faz bem mais concentrado (Santiago?). Por outro lado, Miyamoto já disse que trincou uma xícara apertando a bichinha. Se você quer para várias pessoas, que tal uma prensa francesa? Essa sua Bodum "cafeteira francesa" é uma prensa? Enfim, a vida como ela é.

Sim, é uma prensa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GRB,

 

Eu achei minha medida em 18,5g / 19g de pó e 240 de água à 89 graus. Fica porreta. Compensa uma certa retenção de pó do meu moedor. Uso método invertido e filtro de papel escaldado. É isso ....

 

Um abraço e boas extrações !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...