Ir para conteúdo

Aeropress


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Eu faço assim também, com 30s de pré-infusão e mandando bala depois. Só que tem que lavar o filtro, esquentar a xícara e no final não ganho tanto tempo em relação a um melittinha que tenho aqui, onde lavo o filtro e esquento a xícara ao mesmo tempo.

Mas não me queixo. À noite costuma ser aeroprensado mesmo.

Voltei a usar a prensa francesa nesses últimos dias também, pelo menos quando quero um pouco mais do que a aeropress.

O que nunca fiz na AP é adicionar água depois. Tem receita no link que postei que fala em 250g da água. Isso não cabe na bichinha. Só colocando depois, ou fazendo como no vídeo do Alexandre, sem ser o método invertido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Alexandre, voce faz inverted aeropress? Vê alguma diferença?

 

Comecei a usar HOJE minha Aeropress ....

 

O que e' " inverted aeropress"  ?

 

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal que tem o Vario qual a granulometria que vem utilizando para aeropress? Engraçado que as vezes fica excelente e as vezes nem tanto, preciso definir uma variável fixa, em termos de temperatura, granulometria, peso de grãos e água para ver se fica com uma qualidade mais constante.

Geralmente utilizo 10% de café, temperatura na faixa dos 90º c e granulometria quando faço no Vario macro 3 e micro f com infusão de 1 minuto ou menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem todas as vezes sai um café com notas claras, as vezes até amarga um pouco, sei das muitas variáveis para evitar o amargor mas mesmo assim uma ou outra vez acaba se destacando, é que não faço muito, o certo é fazer com mais frequências e testes hehehehe Queria mesmo era só ter uma ideia do pessoal do Vario qual nível de moagem que estão utilizando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rogério.

 

Método original ou invertido?

Que filtro usas?

Se for de papel, penso que deverias engrossar o pó. Algo como 5L ou próximo disso. Porém se for de metal é certo que deverás engrossar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salveeee Alexandreeee

Método invertido pois uso o filtro able, o mais fino, estava utilizando o 5L para french press rsss

Vou fazer uma tentativa hoje a noite após a missa nessa granulometria, 90º c, 10% de café e 40 segundos de infusão vamos ver o que vai dar

, obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu faria mais frio. Em geral sigo a receita campeã do último campeonato mundial, que fala em 83º. A rigor a receita fala em 83 para a pré-infusão e 79 para o resto, mas por motivos de ordem prática, quando a temperatura chega perto dos 83, eu faço, sem me preocupar entre fases com a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rogério.

Ouça o Zé Cal.

Porém devido à altitude de Umuarama, creio que iniciar com água a 87° C parece-me mais adequado.

 

Oi, Alexandre,

 

meu entender é que a temperatura não devia mudar de acordo com a altitude. O importante é não usar a fervura da água como indicador de 100º, já que isso, sim, muda com a elevação.

Não é isso não?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é importante em todas. O Rodrigo não falou que não é nas outras, só destacou na AP porque é a bola da vez.

Lendo as receitas campeãs achei interessante justamente como variam os parâmetros. Nem sempre na direção de uma média áurea.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Phi = 1,61803398875 , é isso aí Cal , um bom tutorial para vc fazer , descobrir a média áurea nos diversos metodos de prepraro do café , depois de Fibonacci teriamos a Sequencia de Cal "macho carvão". ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

phi é, como a Bruna, irracional.

Eu abusei da linguagem. É a razão áurea, mas tudo vale a pena quando a alma não é pequena.

Como dizia o poeta, em terra de cego, quem tem um alho... errei.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...