Ir para conteúdo

Aeropress


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Primeira extração:

 

- 19 gr de café moído no 4º clik do Krups (do mais fino para o mais grosso...)

- 250 ml de água

- temperatura entre 85º/90º

- método invertido

- pré-infusão 30 seg

- extração 35 seg

- aeropress pré aquecida

- Filtro de papel

 

Resultado; uma xícara excelente, mesmo não sendo meu café mais fresco ... Bem melhor que a minha FP e penso que até meu coado no Hario V60. 

 

Abçs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, não ...

 

Mas só comecei as experiencias. Depois vou testar no 3 e no 5. Hoje, para coar no Hario eu uso no 7. Testei no 8 mas achei que passou muito rápido. Mas deixa eu frisar bem que estas regulagens são da esquerda para a direita, ou seja, do mais fino para o mais grosso. 

 

Abçs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é.. Fino demais fica muito duro para extrair.

 

Na verdade ainda não testei no Rocky.

 

Como eu disse anteriormente, acho que a moagem do Krups varia muito para cada equipamento. Tem um colega do fórum que está moendo no 4 ou 5 para a Poemia. Enquanto eu, na época moía no 11!

 

Acho que em função disto pode variar a quantidade de fines também. O que dificultaria a extração.

 

Consegui melhores resultados moendo no Skerton.

 

Vou testar no Rocky depois e ver o que consigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal, eu costumo usar mais grosso assim também..

 

O pessoal aí tá falando em moagem entre espresso e coado..

 

Vale ressaltar que cada um usa um filtro diferente..

 

Vai de papel a ables.. Ables finos e ultra finos...

 

Cada um necessita de um grau de moagem para ficar bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi que o Bernardo postou que lavou e reutilizou. Eu acho isso muita mão de obra (minha forma educada de dizer que é uma loucura). Vai uma vez mesmo e olhe lá. Sem falar que nunca senti gosto de papel em nenhum café que fiz até hoje. Já até provei a água depois de lavar um Hario V60 e não tinha nenhum gosto. Falam mais que os filtros marrons tem mais gosto de papel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

AP c/ filtro de papel = granulometria p/ coado em filtros de papel (Melitta / Hario)

AP c/ filtro de metal = granulometria p/ coado em filtros permanentes (Kone /moka / Frielding / Mr. Coffee / Medelco) - mais grossa do que p/ filtro de paper

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também faço isso, mas sempre sombra um pouco de pó colado na borracha. Daí a limpada c/ dedo antes do enxague

Eu não tiro excesso...

 

Eu tiro a tampa de baixo.. Miro bem no lixo.. Aperto o êmbolo.. E pluft! Caiu!  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente,

 

Diante da quantidade de relatos únicos, parece que cada AP é uma AP ...

 

Tô usando direto os filtros de papel da AP. Deí até uma desencanada quanto ao Able Filter. Quando puder e for pros EUA eu trago ... Depois, se não gostar, vendo.

 

Sobre a moagem, acho que foi o Rodrigo e o Raffa que disseram que usavam entre o coado e o expresso. Pra mim tá funcionando muito bem. A temperatura da água é que é o mais complicado pq eu

 

ainda não comprei o termômetro. Sobre o reuso do filtro de papel, estou fazendo a experiência. Já usei novo, com uma extração, com 2 extrações e hoje finalizo com 3. Não percebí diferença entre o novo e

 

com uma utilização. Com 2 achei o gosto ligeiramente de café passado ... Hoje termino. Quanto ao fluxo, não notei diferença significativa entre novo e usado.

 

Abçs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando,

 

Ferva a água e espera um ou dois minutos antes de preparar. Vá variando o tempo e veja qual o melhor resultado. Faça algo deste tipo enquanto não compra um termômetro.

 

E qual ao reuso do filtro. Após seus testes, favor nos informe se vale a pena ou não reutilizar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho uma benção quem não distingue o sabor de papel no coado, fica tudo mais fácil :-)

 

Experimenta passar água num filtro Hario e num Melitta, aguarda esfriar e experimenta as duas águas.

Se achares diferença, lava novamente o Melitta (que deve ter mais sabor a papel) e verás que a diferença é menor.

Agora que reconheces o gosto faz um filtrado, e presta atenção se agora distingues o sabor de papel no café.

 

Se ainda assim não percebes o cheiro, compra um papel Eco da Melitta, eu sinto o cheiro só de abrir a caixa.

 

Lavar o filtro da AP é fácil, só passar baixo a torneira, e esfregar suavemente entre polegar e índice e depois colar no azulejo da cozinha, quando seca cai passadinho e pronto para usar.

 

Para mim, na segunda vez, o gosto do café acaba neutralizando o restinho de gosto do papel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo,

 

Acho que você tem razão. Eu acho cheiro e gosto no filtro Mellita, mas não acho no filtro Hario. Mesmo assim eu escaldo ele. No filtro de papel da AP, depois de escaldado, não sentí cheiro nem gosto nenhum... Hoje, na 3ª utilização, não percebi mais o gostinho de café passado que sentí na 2ª vez. Vaí ver eu estava sugestionado. Pensei num novo teste, mas vou fazer depois pq, burro que sou, joguei fora o filtro usado. Bem, qdo tiver um filtro com 2 usos, vou testar contra um filtro novo escaldado apenas. Vamos ver no que dá ...

 

Quanto ao Filtro ECO da Mellita, devia se chamar ECCA. Que cheiro horrível ! Imagino o gosto ...

 

Lavar o filtro da AP é como o Bernardo já disse: Mole, mole ....

 

Abçs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A propósito, minha receita, preparo invertido:

 

-15 a 18g de café, moagem entre espresso e a do V60.

-água entre 80 e 85C

-volume: não meço, é até ficar próximo de encher o reservatório.

 

Faço uma pré-infusão de uns 30s, mais 30s de infusão e descida do êmbolo em 20s.

 

Sempre aqueço a aeropress antes de utilizar. Mais volume de água, temperatura de extração um pouco mais fria e menor tempo de infusão favorecem a estabilidade de temperatura, o que ajuda, do meu ponto de vista, a trazer mais consistência para a extração.

 

UAU!!! Meu termômetro chegou hoje da China (na verdade foram dois, comprados via eBay no dia 07/jan) e fiz uma extração seguindo essa receita do Rodrigoks. Usei

- 16g do Exótico do Mário Zardo,

- moído a uma volta no Pharos,

- com água a 85C

- com o filtro S Filter Ultra Fine da Kaffeologie na AP

- resultando em ~90ml de café.

 

Ficou simplesmente delicioso! Doçura, corpo, sabores!!!

Imagino que antes eu estivesse extraindo com água a uns 93C...  :unsure:

Mudei de opinião com relação a AP!!!  :D

Com relação ao Pharos, acredito que eu tenha mesmo que amaciar as mós... Em 1/8 de volta não está pegando, então acredito que o problema não seja de alinhamento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando,

O filtro eu comprei na Amazon: http://www.amazon.com/dp/B00A1GVVMY/ref=pe_385040_30332190_TE_M3T1_ST1_dp_2

E o termômetro no eBay: http://www.ebay.ca/itm/Digital-Cooking-Food-Probe-Meat-Kitchen-BBQ-Selectable-Sensor-Thermometer-D9-/400616109830?ssPageName=ADME:L:OU:US:3160 (já não tem mais, mas é só pesquisar outros e ver a reputação do vendedor)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, Santiago !

 

Uma pena ter acabado o termometro ... Era bem bacaninha ...

 

Voce optou pelo S Filter por comparação ou foi só palpite ? Algum teste contra o Abe Filter fine ?

 

Abçs !

 

 

 

P.S. acabei comprando um igual ao seu. vendedor 100%, + de 915 vendidos, frete grátis ... Achei legal ... 

 

 

P.S. 2  salvo melhor juízo, acho que preferiria o Able Filter Fine. Na Amazon.com, o preço é muito bom, mas eles não mandam para o Brasil. Alguém sabe onde comprar por bom preço? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...