Ir para conteúdo

Aeropress


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Salve

 

Demorou mas chegou. Como previsível, mais cedo ou tarde a cafeteira Aeropress seria "clonada" e cópias surgiriam.

Esta é projetado para o uso das cápsulas K-Cup, formato para coados, líder de mercado nos EUA, 

Aí vai a foto da 1ª que tomo conhecimento. à venda nas lojas Target nos EUA.

 

K-Cup-my-french-press-brewer-by-cafejo-bronze

spacer.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia !!!

 

Sou um novo integrante do forum e obviamente mais um admirador da aeropress e de cafés em geral, mas não entendo porcaria nenhuma.

 

Tomei a primeira vez na cafeteria URBE aqui em sp, prox a paulista. Também foi lá que comprei o meu kit, aeropress + café(moido) e depois Hario + café torrado.

 

Também já comprei o filtro permanente fino lá no site do canada, q por sinal chegou muuuuito rapido.. menos de 15 dias.(ainda não vi se esta inteiro pois não mandei entregar em minha casa).

 

Gostaria de saber se vcs saberiam me dizer qual o "tick" a partir do zero que devo usar na hario para aeropres, ja usei no 4, 5 e 2 (ainda não fiz muitos cafés usando a hario)

 

Também gostaria de saber se no forum ou até mesmo se existe uma regra do tipo: grão mais fino temperatura alta pouco tempo de infusão.. gostaria de algo tipo um grafico ou uma tabela mesmo.. pois não consegui acertar "o café"

 

Depois entro no assunto grãos.. q é outra coisa que tenho dúvidas.. rsss

 

Abraços e bom café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.. Seja bem vindo..

 

Começou bem. Já conhece as ferramentas ideais para conseguir bons cafés..

 

No Hario, eu usava por volta do 4 para espresso. Então, acho que está muito fino para AP. Tente usar por volta dos 7...

 

Não existem bem uma receita, pois são muitas variáveis. Temperatura, moagem, café, massa, tempo, dentre outros.. Depende da dosagem também.. Mas há como ajustar alguns parâmetros. Por exemplo, moagem fina, temperatura mais baixa, tempo médio de infusão..

 

O negócio é ir chutando e ajustando ao seu paladar...

 

O problema é que quando você definir um padrão para usar, caso mude de grão, já muda tudo de novo..  :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por falar nisso, eu agora descobri como evitar aquele pó todo grudado na borracha. Fiz o que alguém aqui falou. Agito bem no final, fecho e viro rápido. Não fica pó nenhum.

Nunca imaginei que fizesse tanta diferença, já que eu já mexia antes, só que acho que não ficava tão obcecado em fechar e virar rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

No Hario, eu usava por volta do 4 para espresso. Então, acho que está muito fino para AP. Tente usar por volta dos 7...

 

Não existem bem uma receita, pois são muitas variáveis. Temperatura, moagem, café, massa, tempo, dentre outros.. Depende da dosagem também.. Mas há como ajustar alguns parâmetros. Por exemplo, moagem fina, temperatura mais baixa, tempo médio de infusão..

 

O negócio é ir chutando e ajustando ao seu paladar...

 

O problema é que quando você definir um padrão para usar, caso mude de grão, já muda tudo de novo..  :P

 Obrigado !!

 

Pelo que tinha lido a moagem seria entre expresso e coado tbm por isso q fiquei tentando mais fino.

 

Mas existe uma "regra" para granulometria, tempo de infusão, pré-infusão, temperatura, etc ?? acho q o comportamento não deveria mudar. por isso pensei em alguma tabela ou gráfico mesmo.

 

José o meu tbm fica grudado de vez em quando... vou tentar virar mais rapido tbm.

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não.. Não existe regra.. O comportamento muda.. E muito! Principalmente pelas características de um grão. O padrão para um café muda para outro.

 

Se você ler este tópico inteiro, verá que cada um faz de um jeito.

 

A temperatura talvez seja o único parâmetro que possa ser fixado. Sempre faço por volta dos 85 °C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a temperatura das receitas ganhadoras do último mundial, bem como moagem e tempo de infusão são diferentes entre si.

Vale só a regra básica relacionando grau de moagem, temperatura e amargor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe regra sim, senhor.

 

Geralmente, moagens mais finas exigem temperatura menor e/ou tempos de infusão menores.

Moagens mais grossas, temperaturas mais altas e/ou tempos de infusão maiores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe regra sim, senhor.

 

Geralmente, moagens mais finas exigem temperatura menor e/ou tempos de infusão menores.

Moagens mais grossas, temperaturas mais altas e/ou tempos de infusão maiores.

 

Era isso ai que eu tava questionando.. hauhauhauha

 

e pelo que eu li... li todas as 22 pags do aeropress e mais algumas pelo forum...quando vc não acerta essas variaveis o café tende a ficar fraco ou amargo d+... por isso tbm que depende do grão em questão.

 

hj de manha eu fiz a seguinte receita

20gr de café moido no hario "tick 6" (a partir do 0 fechado)

tudo escaldado.

agua temp 85º 

infusão de 1m30s com 10 seg. de agitação inicial.

coloquei agua quase até a boca..

sempre fiz no invertido pois foi assim que vi na primeira vez e acho q é muito mais prático.

filtro de papel.

o café é o blend 02 do URBE no qual não sei quando foi torrado.

 

tudo isso resultou em um café com gosto de café.. huahauhauah.. achei que ficou bom... mas nada espetacular.

 

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu postei o link para umas receitas ganhadoras do campeonato mundial de aeropress. Dá uma olhada se quiser.

Em geral usam menos que 20g (acho que o máximo que vi eram 18.5g). A maioria usa 17g. A granulometria varia, bem como a temperatura, que às vezes é distinta para as fases (pré-infusão e restante).

Também acho que nenhuma delas deixa tempo de infusão além de uma pré-infusão de uns 30 s.

Enfim, dá uma lida nas receitas. De repente você gosta de alguma: http://worldaeropresschampionship.com/recipes/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tudo isso resultou em um café com gosto de café.. huahauhauah.. achei que ficou bom... mas nada espetacular.

 

Ainda bem né? Café com gosto de chocolate, baunilha, caramelo.. Só a Nespresso consegue..  :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tomou café aromatizado da Nespresso?

 

Sentir aromas é uma coisa.. Toranja por exemplo..

 

Mas sentir GOSTO é outra.. Os aromatizados da Nespresso tem gosto de chocolate, baunilha, caramelo e aroma de café!  :lol:  :lol:  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

huahuahauhauah.. 

 

por 300 reais o kilo do café eu considero a nespresso um café gostoso, talvez porq eu não entenda nada de café.. mas... faço parte da maioria ainda.

 

essa toranja ai vcs tavam falando no outro topico de como apurar o paladar.... mas só consigo sentir o aroma de café, gosto amargo, citrico ou doce d+... huahuahauha (assunto para o outro tópico)

 

Eu já tinha visto essas receitas, mas como eu não entendo nada da granulometria estava seguindo o conselho e a receita da URBE, 25gr café + 150Ml agua a 93° (no café que eles moeram pra mim)

 

ai estou sempre testando novas receitas.. tentei algumas com 15gr mas ficaram fracos, teve vez que até com 20gr ficou fraco.. então.. só usando para eu aprender mesmo.

 

hoje vou ver se vou la na alameda lorena comprar um grão especial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso aí, Raphael. Pelo visto você ia gostar da minha torra macho preto na AeroPress (pra não fugir do tópico). Tem tempo que não faço.

Nada de toranja. Só um leve amargor para lembrar da vida como ela é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já li coisas sobre essa torra ai.. rsssss só não entendi se vc gosta assim ou se foi sem querer..

 

eu ainda nem sei como gosto de café.. tenho tendencias para  um café mais fraco, mas ao mesmo tempo tomo ristretos e tbm gosto

 

acho q para sentar na mesa do trabalho e ficar tomando café tem q ser aos montes.. huahauhauh ai só de ristreto não da para viver.. 

 

já um ristreto depois do almoço é ótimo..

 

por tbm comprei a AP, posso fazer o café como eu quiser... um dia quem sabe.. huahuahauahuahuahauhauahuahauha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não ia comprar a AP, mas terminei comprando mais pra fazer café só pra mim de noite, quando não queria acordar meu filho com a máquina de expresso.

Podia fazer coado, mas achei que a AP ia ser mais rápida. Hoje me pergunto se de fato é (talvez, mas pouca coisa).

A macho preto foi a minha segunda torra. Queria ver como era o segundo estalo e não me arrependo. Dava pra tomar. Era bem forte, mesmo com 6g por 100 ml de água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma dúvida... "moer café entre o expresso e coado..."

 

e quem disse q eu sei qual a granulometria desses dois cafés.. hauhauhauahauhauah

 

pra mim, bom usuario de cafeteiras para coado, "café" pilão e filtro melita.. café coado é fino.. e se é entre o coado e o expresso.. o café expresso seria mais grosso que o coado... 

 

mas ai leio aqui no forum que o coado pode ser mais grosso e tals.. isso significa q o coado é mais grosso q o expresso ??

 

alguem poderia me dizer os "ticks" na hario  que tem usado para expresso, coado e AP ? só para eu ter uma comparação.

 

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sugiro dar uma lida nos tópicos de técnicas etc.

O mais fino é café turco, depois vem expresso e aí coado.

O café de supermercado costuma vir bem fino no Brasil. Talvez isso gere a confusão. Em outros países costuma ser mais grosso que por aqui.

Não tenho o Hario mini. No porlex, para expresso só tem as duas primeiras gradações. Logo depois já entra no terreno de AP e coado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz! Escrevi a resposta e a internet caiu. Vamos lá de novo:

 

Isso da granulometria do café moído no Brasil gera uma grande confusão mesmo! Demorei um pouco para acertar a moagem para espresso e acho que esse foi um dos motivos.

 

Gostar de ristretto e de coado é normal. Não é a concentração ou método que você gosta. Você gosta mesmo é de café bom e bem preparado! :)

 

Sobre o tempo de preparo, acho que a diferença de tempo entre AP e coado não é significativa. O lance legal da AP é poder controlar bem o tempo de pré-infusão e infusão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é isso ai mesmo que pretendo ficar brincando mas tbm preciso acertar o grão no hario mini.

 

açucar é a gosto ou vcs já são brutos para tomar café sem açucar ?? 

 

Acabei de voltar lá da suplicy... muito bom lá heim.. gostei do espresso.

 

comprei tbm um café de torra média torrado hoje.... amanhã de manha já tem aeropress com café novo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Raphael, aguarde mais uns 4 dias antes de fazer o café. Está muito novo ainda...

 

Quanto ao açucar é pessoal. Cada um gosta de um jeito...

 

Particularmente, gosto de café sem açucar. Só coloco açucar em café ruim para ajudar a descer e não fazer desfeita..  :lol:  :lol:  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz! Escrevi a resposta e a internet caiu. Vamos lá de novo:

 

Isso da granulometria do café moído no Brasil gera uma grande confusão mesmo! Demorei um pouco para acertar a moagem para espresso e acho que esse foi um dos motivos.

 

Gostar de ristretto e de coado é normal. Não é a concentração ou método que você gosta. Você gosta mesmo é de café bom e bem preparado! :)

 

Sobre o tempo de preparo, acho que a diferença de tempo entre AP e coado não é significativa. O lance legal da AP é poder controlar bem o tempo de pré-infusão e infusão.

 

Depende, Santiago. Eu gosto de fazer com infusão rápida, o que não é compatível com coado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...