Ir para conteúdo

Aeropress


Ruston Louback

Postagens recomendadas

LUW.. Tem um detalhe que não comentamos...

 

Qual filtro você está usando? Papel? Metálico Standard? Metálico Fine? S-filter?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O de papel OEM.

 

Estou curioso para experimentar o de metal, mas acho que para mim vai ter de ser o de papel mesmo, pois acredito que o de metal deixaria a AP mais parecida com FP. Nada contra FP, mas aprecio a AP do jeito original dela - para algo parecido com FP, nada melhor que uma FP.

 

Agora de tarde não me aguentei e fiz um Sul de Minas (Lucca), no que se tornou as minhas CNPT para AP invertida: água a 80ºC, 1:10, moagem a 10 no Encore e TI de 1'. Bem suave, sem amargor, mas achei um tiquinho fraco (sub-extraído). Vou tentar um TI de 1'30" para ver como fica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santiago, claro que é uma opção, mas está sobrando finas na xícara. Não sou daqueles que não toma o café se não for extra-limpo, mas preferiria que fosse o mais limpo possível.

Mas isso é problema de quem ainda não pode fazer café por pour over. Deixa chegar a parafernália e aí faço chafé a vontadae no V60 e para de reclamar da AP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LUW... Resolvido a charada... Você consegue abaixar o êmbolo sem fazer força porque o filtro é de papel..  ;)

 

Eu uso o fino.. Aí já muda de figura...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho, LUW. Eu tenho os filtros de papel, mas confesso que nunca usei. Se usei, não lembro. Mas acredito que não deveria trazer pó nenhum para a xícara, por ser um filtro de papel! Será que você não está rosqueando muito fraco o partafiltro? Eu percebi que quando rosqueio fraco, às vezes o café escapa para o lado. Talvez esteja ocorrendo isso com você. Apesar de que se não está gerando muita pressão, não deve estar acontecendo isso. Mas fica a dica aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santiago, aperto bem e com cuidado, pois numa das primeiras vezes que fiz pelo modo invertido, derramei pó na rosca/trava na hora de despejar o pó no cilindro, e aí não consegui fechar depois (e perdi todo o café antes mesmo de fazer). Aí aprendi a lição e sempre cuido para despejar com cuidado e depois fechar bem.

 

Mas vou experimentando, se por acaso os 30" a mais deixarem o café muito amargo vou tentar usar um grão menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Relatório:

 

Hoje de manhã cedo fui na dica do Santiago e ao invés de mexer no TI, mexi no grão, e então fiz o Sul de Minas com água a 80ºC, 1:10, moagem a 8 no Encore e TI de 1'. Boa melhora! Diminui o amargor mas intensificou-se o sabor, melhorando a acidez e a doçura (um pouco), portanto acho que para o Sul de Minas são esses os parâmetros. Como precisava de mais um café, parti para o Jacarezinho, mas nos mesmos parâmetros achei que ficou um pouco amargo para o que eu esperava - só tinha tomado ele como espresso mas sabia que ele tinha de ser mais doce e especialmente cítrico. Como meu sogro apareceu aqui agora faz uma meia hora e sendo o genro gentil, educado e garboso que sou, lhe ofereci um Jacarezinho. Dessa vez, porém, moí a 10, e bingo! Caiu o amargor e melhorou a doçura, portanto para esse café acho que é preciso um grão um tostãozinho mais grosso.

 

PS: Em nenhuma das vezes quebrei a jarra, portanto vcs deveriam usar óleo Singer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uso tanto o de papel como o de metal, mas não noto grandes diferenças no gosto (acho que não saberia dizer num teste cego quem é quem).

Achei curioso você achar que o filtro de metal ia fazer da AP quase que uma prensa francesa. Você deixa um tempo de infusão que lembra já uma prensa e uma moagem também. Pelo menos no início era assim (confesso que talvez tenha me perdido no meio de tanta coisa). De qualquer modo, se seu receio é esse, acho que não mudaria o gosto.

Concordo que a força com meu able fine é um pouco maior que com o de papel, mas comprei mais para ter um reutilizável e, caso acabem os de papel, poder continuar tomando. Uso o de papel mais quando tenho preguiça (antecipada) de lavar o able.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José, o meu "padrão" atualmente é TI de apenas 1' na AP, o que já em teoria difere do jeito tradicional de se fazer FP. Mas eu acho que o papel filtra mais um pouco do gosto do café, especialmente os óleos. Mesmo assim, certeza que vou comprar um Able para sentir se há alguma diferença no sabor - acho legal ter a mão mais opções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale lembrar as características de cada filtro:

 

STANDARD: Fuller body cup of coffee with a bit more fines. Thicker and should last many years of heavy use and is very hard to bend/damage.

 

FINE: Very sweet clean cup of coffee with very little fines to none at all. It is thinner (1/3 of the Standard) and should be handled with care as bending/damage is more likely.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida que vou no fine. Se for o grosso aí prefiro ir direto para FP, mas para quem quer somente uma única traquitana, acho vale ter os dois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Luciano.

Algo errado está ocorrendo. Com o filtro de papel, não deverias encontrar qualquer partícula na xícara.

Pode ser, como mencionado antes, que não esteja fechando o porta-filtros corretamente e ocorra vazamento pela lateral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já falei, mas repito. Nunca tive nenhuma borra com AeroPress. Nem com papel, nem com metal. Sempre lavei o filtro de papel antes. Não sei se isso faz qualquer diferença quanto à borra, mas enfim, é como sempre fiz. Não môo muito grosso não. Como para coado, clique 4-5 do Porlex (expresso seria 1 ou 2, prensa francesa 12).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava pensando sobre isso e acho que está vazando pó por entre a tela de plástico e o filtro think.gif. Pelo menos os meus filtros são um pouquinho grandes para aquela peça - tenho a impressão que deveriam ter 0,5 a 1 mm a menos no diâmetro, pois sempre o papel fica um pouquinho dobrado. Pensando agora, não sei se também não tem a ver com a velocidade que pressiono o êmbolo; talvez empurrando mais devagar não vaze. Tenho de experimentar.

 

Mas pelo lado, por fora da tela de plástico, tenho (quase) certeza que não é, pois quando termino sempre aperto um pouco na pia para não ir até o lixo com o treco pingando e correr o risco de zangar minha CES, e nunca vi vazar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CafédaWalter, putz, mas um mudando a foto. Vocês me deixam louco  :wacko:  :wacko:  :wacko:

Pelo menos manteve a linha artística, que ajuda a reconhecer. 

Ainda bem que minha foto não era com o World Trade Center, senão ia ter que mudar também. Ah, num off topic, acho que nunca comentei que eu estava em NY justamente nessa época. Vi a olho nú uma das torres com o rasgo pegando fogo. Aí fui dar aula. Até evacuarem o prédio. Acho que nesse momento a primeira das torres tinha colapsado. Surreal. Quando saí do prédio parecia filme de ficção científica: uma turba de gente andando na rua em direção ao Norte (as torres ficavam no sul da ilha).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Meu, eu rio muito neste Clube... o Cal anda sendo o mais engraçado ultimamente... tirando a tragédia das torres, claro.

 

Eu estava terminando um paper para um congresso que ocorreria lá no ano seguinte. O deadline foi no dia seguinte ao atentado. Consultamos as demais autoras para saber se ainda enviaríamos ou não e se também iríamos no ano seguinte. Sim para tudo. Mas foi um congresso bem esvaziado.

 

Bom, voltando à aeropress concluí, pela descrição do Cal, que faço do mesmo modo largado que ele. E dá certo, sem fines. Mas fiz poucas vezes, não posso palpitar.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano, essa estória dos fines é muito esquisita ... é o primeiro caso de que escuto falar.

Algo deve estar errado, ou tem uma rachadura na AP, ou os filtros não são originais, desde que tampouco ouvi falar de filtros maiores.

Porque não levas teu conjunto no Léo Moço e pedes para ele dar uma olhada e fazer uma extração ?

Acho que com isso consegues matar a charada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava preparando as coisas para manhã de manhã e realmente o filtro de papel não fica rente naquela grade de plástico. Por ser ligeiramente maior, ele acaba ficando com um cantinho levantado.

Na de vcs fica assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho. Será que quando você vai rosquear para fechar o filtro está se dobrando? Testei aqui e o filtro é exatamente do diâmetro interno do portafiltro. No caso do S Filter de metal, o diâmetro é menor, mas a parte que entra em contato com o filtro é menor, então funciona ok.

 

F2Thg2Ol.jpg

0yJ2NKel.jpg

VFGMavTl.jpg

uh90UhNl.jpg

PrPDt78l.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santiago, vc não teria um paquímetro a mão aí para medir o diâmetro interno do seu PF?

Aos meus olhos ou seus filtros são menores ou o seu PF é maior que o meu hmm-1.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...