Ir para conteúdo

Aeropress


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Sugiro aos moderadores uma pesquisa. Se você só pudesse ter um "equipamento" pra fazer seu café, qual seria? (vale de café turco a GS/3)

 

Acho que a AP ganharia no primeiro turno (é o meu voto)

 

(Ah, antes que alguém fale, moedor tá liberado)

 

P.S.: Não sei se fiz falta, mas desculpem o sumiço. Tava com a vida meio atrapalhada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fiz um cafe na Aeropress com blend frutado do Mario Zardo!

e que cafe! ficou sensasional!

e olhe que so to agora com o moedor Cadence :)

aunica coisa que sinto falta do cafe coado e AP é o corpo do café, ai só no expresso mesmo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galerinha cafeínada... Acabei de fazer meu primeiro cafezinho na AP no trabalho. Trouxe toda a tralha pra cá.. AP, moinho, café, ebulidor... O café ficou excelente. Apareceu até um bicão querendo café.. :lol: :lol:

 

Eu já tinha postado sobre esta idéia. Acho um método bem prático e sujeira zero. Sem contar que todo o procedimento dura poucos minutos. A água eu fervi direto na caneca com um ebulidor pequeno (destes rabo quente mesmo). Extraí e pronto!

 

Aconselho a todos que não possuem uma Nespresso no escritório, que utilizem deste método no trabalho. Fácil, rápido, prático e super saboroso!

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou postar aqui para não bagunçar os outros tópicos.

 

Esse esquema da peneira para retirar os fines vale para a AP também?

 

Evitaria a "queima" de particulados e faria a infusão uniforme do café.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou meu aeropress depois de uns 2 meses e meio de pedido (ando com sorte pra caramba com entregas). Pelo menos chegou

 

Que parada boa e prática! Fiz um normal depois parti pro invertido e achei melhor ainda... Agora próximo passo é levar pro trabalho também hehehehehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Ontem, ao usar a Aeropress, me ocorreu criar um novo porta-filtros em alumínio próprio para usar filtros para espresso.

Qual será o resultado? Não sei ainda, mas a curiosidade me estimula a fazê-lo.

 

10573470555_c2b72e7092_z.jpg10573539384_bedc3574fa_z.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, você está considerando que o método de extração será o mesmo da AP invertido? Café, água quente, mexe, vira e extrai? A princípio parece que não haverá tanta diferença. Os filtros em inox e com mesh semelhante farão o mesmo tipo de serviço, não?

 

Talvez se compactasse o pó e não mexesse com a colher talvez daria outro resultado. Porém, haja força para apertar o êmbolo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Miyamoto.

Ocorreu-me preparar o pó no filtro com o seria para a extração de um espresso em máquina semi automática, usando a AP pelo método original, o que não é possível com os filtros permanentes feitos para a Aeropress.

Como disse antes, não sei qual será o resultado, mas o ponto de partida será o acima descrito e em função dos resultados farei os ajustes de granulometria e calcamento necessários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante.. Mas caso venha a comprimir, deve-se levar em conta também o próprio êmbolo de borracha. Talvez a câmara acabe ficando pressurizada o que resultaria em "escape" de ar. Sendo assim, a borracha não faria o efeito necessário.

 

Bem.. De qualquer forma.. Seja o pioneiro no assunto e depois poste-nos os resultados! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Miyamoto.

Creio que o êmbolo suportará sim a pressão.

Na verdade, a ideia me ocorreu quando percebi que um sistema assim concebido funcionaria tal qual em uma máquina de espresso manual de alavanca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Sérgio.

Um sistema de alavanca para AP poderá ser feito com uma traquitana semelhante a um desses amassadores de latas de alumínio.

No entanto, é bom notar que minha intensão não é produzir espressos com a AP.

Amassador%20de%20Latas%20(950.4)%20(3)%20-%20Novo2-480-0.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Velloso,

 

Sua ideia seria ter um filtro permanente mais "parrudo", ok? usando os filtros de espresso "esquecidos"? tenho alguns aqui também. Ta tentando com os de 58mm?

 

Ah, não vamos tentar fazer espresso com AP, não é? pra isso temos as ECMs, Gaggias, Electrolux, Rockets, La Pavonis, La Mazorcos...

 

Valeu!

 

OBS: esse filtro ja existe na Impress Coffee Brewer. http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/667-impress-coffee-brewer/page__hl__impress__fromsearch__1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana Velloso, quem sabe saia algo bem interessante, se der certo nos conte o resultado depois, acho que a maior dificuldade vai ser o encaixe e dar um jeito de não espirar água pelo fato da difícil vedação, um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Roger

Pretendo usar uma gaxeta de borracha entre o aço do filtro e o plástico do tubo. São materiais com resistências muito distintas e o aço poderá danificar o plástico. Assim a gaxeta funcionará como anel de vedação e de proteção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galerinha, que saudades! A correria do Zé tem me impedido de manter a mesma frequência de visitas, mas na medida do possivel vou passando para ler e quando possivel colaborar. Hoje, elaborei um pequeno texto para divulgar e auxiliar meus clientes a conhecer e entender melhor a AeroPress, trago na integra para vocês, contendo as correções oriundas de uma conversa com o Leo, na esperança de que seja útil para futuros visitantes do fórum. Segue:

 

Ola.

A algumas semanas tenho sentido a necessidade de postar aqui, algo sobre um dos métodos de extração de café que utilizamos no Zé Caffé, o AeroPress. Ao oferecer aos clientes, tem sido quase unanime a seguinte resposta, “O que é isso?” segue em segundo lugar a resposta “Como assim?”. Então para tentar sanar um pouco das dúvidas, juntei algumas informações, pesquisei algumas imagens e montei este “pequeno” post explicativo. Vamos ao post!

O que é AeroPress?

O AeroPress é um dispositivo para fazer café, muito parecido com uma grande seringa. Foi inventado em 2005 pelo presidente da Aerobie, Alan Adler. A Aerobie é a empresa fabricante do famoso frisbee, aquele disco plástico que tanto vemos em filmes, sendo lançado para os cães buscarem ou entre amigos em algum parque ou praia.

Como assim uma grande seringa?

A ideia é simples, ter um café com sabor de coado com características de espresso, mas com um tempo de preparo menor. Desta forma, Alan teve a ideia de usar uma câmara pressurizada, desmontável e de acionamento manual, algo que já existe a muito tempo e que utilizamos bastante, a popular seringa para injeções. Veja as imagens abaixo.

 

ftet7l.jpg

 

103elcl.jpg

 

2ipxzb.jpg

 

2yl65vb.jpg

 

Mas como funciona?

É um sistema de embolo. Na base da câmara temos o porta-filtro, que utiliza originalmente um disco de papel como filtro, de um papel muito parecido com nossos coadores residenciais. Pode-se utilizar atualmente filtros metálicos permanentes desenvolvidos pelas empresas Able e S-Filter que geram resultados diferentes na bebida final. Acopla-se o porta filtro com o filtro na base, adiciona-se o pó de café na quantidade desejada e em seguida despejamos a agua agitamos por alguns segundos e vedamos a câmara com o embolo. Deixa-se algum tempo em infusão e inicia-se o processo de extração através de pressão manual sobre o embolo. Segue foto:

 

20fyd1i.jpg

 

Mas, é coado ou espresso?

Nenhum e ambos, temos características dos dois métodos, uma bebida, com as características suaves do café coado porém com uma complexidade maior, obtendo-se sabores que não aparecem ou ficam mascarados no espresso, mas com uma extração mais eficiente realizada sobre pressão parecido com o sistema utilizado por maquinas de espresso.

 

Abraços e bons cafés a todos!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns!

 

Muito bom o texto.

 

Continuo dizendo, Aeropress é espetacular. Prática, rápida, fácil de limpar, portátil, e o mais importante, faz uma bebida excelente.

 

E o povo tomando café queimado, com gosto de cinza, nas mokas da vida...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...