sergio.m Postado 6 Março 2014 Denunciar Share Postado 6 Março 2014 Vejo o uso de filtro de metal e o uso do de papel lavado algumas vezes. E cortar um pedaço desses permanentes para coado, não dá certo também? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando - 1268 Café Postado 7 Março 2014 Denunciar Share Postado 7 Março 2014 É o que achei que fosse. De qualquer forma, mais seguro é indicar a massa de água. Vou tomar vergonha na cara e pesar tudo certinho amanhã quando for pro café, hehehehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 7 Março 2014 Denunciar Share Postado 7 Março 2014 Acho que moveram o post do sergio para o lugar errado.. Este post referia-se a colocar a tira de pano em cima do filtro para extração na Mini Gaggia.. E não para uso em AP.. Ou me enganei? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 7 Março 2014 Denunciar Share Postado 7 Março 2014 A pergunta foi para AP mesmo. O problema é que o tecido desfia na periferia, ficando difícil de manter um circulo decente. Teria que fazer uma bainha ou coisa parecida. Então não é tão simples de usar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 7 Março 2014 Denunciar Share Postado 7 Março 2014 Ah tá.. Achei que era o assunto da Mini Gaggia ainda.. E se ao invés de recortar o filtro e rosquear a tampa inferior.. Simplesmente não "encamisa" a AP e não usa a tampa? Tipo.. Coloca a AP no filtro de pano, amarra com uma gominhas , coloca o pó e extrai? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 7 Março 2014 Denunciar Share Postado 7 Março 2014 Pode ser. Comentei pois imaginei que poderia ser um tipo diferente de filtro a ser usado/testado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Martins Postado 8 Março 2014 Denunciar Share Postado 8 Março 2014 A pergunta foi para AP mesmo. O problema é que o tecido desfia na periferia, ficando difícil de manter um circulo decente. Teria que fazer uma bainha ou coisa parecida. Então não é tão simples de usar. Dá para usar uma máquina de overlock pra fazer a bainha (aquela que eles usam pra fazer bainha em malha ...) Confecção de malha e roupas intimas costuma a ter ... Acho boa a idéia de um filtro de mousseline ou uma cambraia de linho ou mesmo um retalho de seda ... São tecidos bem finos. Dá para atarrachar o porta-filtro deixando uma beirola do tecido pra fora ... Abçs ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Martins Postado 8 Março 2014 Denunciar Share Postado 8 Março 2014 Vou tomar vergonha na cara e pesar tudo certinho amanhã quando for pro café, hehehehe Tá na hora né Walter .... O carnaval já acabou até na Bahia ! ... Abçs ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Faccioni Postado 8 Março 2014 Denunciar Share Postado 8 Março 2014 Uma idéia que pensei aqui: Cortar o pano deixando um bom pedaço plano. Estender numa superfície plana e resistente ao calor Achar um copo ou xícara de metal ou porcelana que tenha o diâmetro da boca adequado p/ filtro da AP Aquecer o copo ou xícara e pressionar contra o pano, fundindo o tecido. Cortar as rebarbas com tesoura ou estilete. Normalmente esses filtros são feitos de PET, cuja Tm é 265ºC, então teria que aquecer acima dessa temperatura. Mas não muito acima, senão ele pode cortar o pano ao invés de simplesmente selar. Teria que fazer alguns testes A pergunta foi para AP mesmo.O problema é que o tecido desfia na periferia, ficando difícil de manter um circulo decente. Teria que fazer uma bainha ou coisa parecida. Então não é tão simples de usar. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 8 Março 2014 Denunciar Share Postado 8 Março 2014 Ou preciona algo do tamanho desejado em cima e passa um maçarico culinário em volta. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 8 Março 2014 Denunciar Share Postado 8 Março 2014 Comprem o filtro de papel ou o able de uma vez. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando - 1268 Café Postado 8 Março 2014 Denunciar Share Postado 8 Março 2014 Comprem o filtro de papel ou o able de uma vez. Daqui a pouco o povo reinventa o termo coar café na calcinha/cueca na aeropress Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 8 Março 2014 Denunciar Share Postado 8 Março 2014 Parece a piada do vampiro que chega no botequim de ressaca, pede um copo de água quente e põe um modess usado dentro ("hoje é só chazinho", explica ele). Enfim, no desespero, é só comprar Melitão do maior e ir cortando a medida que for aeroprensando. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando - 1268 Café Postado 9 Março 2014 Denunciar Share Postado 9 Março 2014 Parece a piada do vampiro que chega no botequim de ressaca, pede um copo de água quente e põe um modess usado dentro ("hoje é só chazinho", explica ele). Enfim, no desespero, é só comprar Melitão do maior e ir cortando a medida que for aeroprensando. Tenso ! hAuHAuahhaUh Hoje depois de muito enrolar fui estudar um pouco. Peguei aquela tabelinha de brewing ratio que tem aqui no fórum e fui testar com o café "velho" que tinha aqui (Rigno torra média-escura 35 dias), e encontrei a proporção que achei ideal pra mim (e pra vender também). 24 g de café moagem média (9 no Krups GVX208, exatamente a marcação do meio) 150g de água extraída direto da máquina de café (Faema Inox 2 grupos) 2´30´´ de infusão na aero invertida e filtro de papel Pra mim ficou no ponto. Um café mais forte que um coado tradicional, mas com aromas bastante fáceis de se distinguir e bastante agradávem de se beber pra quem curte café. O brewing ratio ficou em 16%. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 9 Março 2014 Denunciar Share Postado 9 Março 2014 Qual a temperatura de saída da água? Não é um pouco baixa? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 9 Março 2014 Denunciar Share Postado 9 Março 2014 Não entendi a pergunta, Miyamoto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 9 Março 2014 Denunciar Share Postado 9 Março 2014 Nossa, 24g. Vai sair caro pra você fazer essa aeropress. As receitas campeãs falavam algo em torno de 17-18g para uns 200 e pouco gramas de água. Eu não gosto de acrescentar água, portanto costumo fazer com uns 17g para a prensa cheia, que dá uns 200g de água. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 9 Março 2014 Denunciar Share Postado 9 Março 2014 Miyamoto, na minha máquina a água servida é até quente demais, mas depende da pressão que a caldeira esta. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 9 Março 2014 Denunciar Share Postado 9 Março 2014 Água direto da caldeira sai fervendo, deveria esfriar um pouco, e 24gr para 150ml e uma concentração bem alta, mas gosto é pessoal ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 10 Março 2014 Denunciar Share Postado 10 Março 2014 Gilberto, independe da pressão da caldeira. Saiu da caldeira, como está na pressão atm e líquida, no máximo estará a 100 C. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 10 Março 2014 Denunciar Share Postado 10 Março 2014 Sim, no máximo a 100º C, mas dependendo da pressão pode estar a menos de 100º C, correto ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 10 Março 2014 Denunciar Share Postado 10 Março 2014 Ah sim, claro. É que sua msg tinha o viés para mais quente =) "água servida é até quente demais" Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 10 Março 2014 Denunciar Share Postado 10 Março 2014 Dei uma disfarçada, rsrsrsrs. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 10 Março 2014 Denunciar Share Postado 10 Março 2014 Sérgio, ele tem uma máquina com trocador de calor. Essa pressão que o Gilberto falou é a da caldeira, não da caldeirinha, que é de onde sai a água. Se estiver muito alta, a água sai fervendo sempre. Se for menor, pode sair sem ferver. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando - 1268 Café Postado 10 Março 2014 Denunciar Share Postado 10 Março 2014 Bom, geralmente tiro a água e ela acaba descansando de 30 á 60s numa pitcher inox. To sem termômetro pra medir. Dei uma olhada em algumas receitas campeãs da aero, mas não me convenceram =[, e como temos a prensa francesa no café também, resolvi deixar os mais suaves pra ela e explicar pro cliente na hora Quanto a valores... realmente vai pesar um pouco, mas por hora acho que vale a pena pela presença que o café ganhou. Vou fazer um testes com o público e ver o que acham Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 10 Março 2014 Denunciar Share Postado 10 Março 2014 Não deixe de testar minha receita. Tenho tido resultados bastante consistentes com ela. Além disso, o o tempo de infusão é menor e o gasto de café também, pode ser economicamente mais viável. Mas vai precisar de termômetro. http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/4-aeropress/page-18#entry48195 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando - 1268 Café Postado 10 Março 2014 Denunciar Share Postado 10 Março 2014 Não deixe de testar minha receita. Tenho tido resultados bastante consistentes com ela. Além disso, o o tempo de infusão é menor e o gasto de café também, pode ser economicamente mais viável. Mas vai precisar de termômetro. http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/4-aeropress/page-18#entry48195 Comprei um termômetro da China esses dias, assim que ele chegar (se chegar) vou dar mais um up nas investigações Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 10 Março 2014 Denunciar Share Postado 10 Março 2014 Termômetro é fundamental. E não só pra aeropress. Coados e prensa francesa são extremamente beneficiados pelo seu uso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 10 Março 2014 Denunciar Share Postado 10 Março 2014 Provei agora o unique orgânico aeroprensado. Realmente é o meu café favorito. O perfil é esse aqui: 75 101 126 154 183 196 208 214 219 220 225 Dando 14% de perda (massa inicial de 100g) e 1C começando em 8:42. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 10 Março 2014 Denunciar Share Postado 10 Março 2014 Rodrigo.. Não vou conseguir seguir sua receita.. Não tenho o Pharos e nem filtro S Filter Ultra Fine Brincadeira.. Mas 17% para AP não é meio alto? Eu faço normalmente 18g para 200ml.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas