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Baratza Sette


Bruno Abatti

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Não fomos enganados, nos é que achamos que aquela patente era deste moedor, não foi isto ?


Cabral , eu não entendi nada do que você falou, mas não acho que será desta maneira.
Acho que a transmissão será normal, por correia ou engrenagem acoplado a um motor comum, mas com a mó externa apoiada em um rolamento.

Huhuuuuuuu.

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Fato, eu to aki sofrendo com um moedor novo pq ele tem folga e lembrando do Gil falar q o mim não tem nenhuma folga...

Quem dera moedores não tivessem folga, facilitaria a nossa vida.

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AH!

 

Então a patente não passou disso... registro da idéia. Provavelmente ficaria economicamente inviável fazer daquele modo, com tração direta no corpo do mó "anel", como cogitamos.

 

Ficou então com redução por engrenagem... imagino que seja um cônico ou um sistema de engrenagens diagonais. tracionando um suporte de mó dentado externamente... Sem novidades e fácil de deixar confiável, melhor que correia...

 

Agora é esperar pra ver a que preço estabiliza, alguns meses após o lançamento no mercado.

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Ao invés de ter "fusível" por peça plástica podiam limitar a corrente máxima que vai para o motor. Corrente é diretamente proporcional ao torque e evitaria uma quebra. Trivial de ser feito com motor DC, o que é o caso.

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Então, Rodrigo, impossível até que não, apenas caro demais... e o problema seria mais a largura do que a altura. Dá uma olhada nesses projetos:

 

- gambiarra caseira, o motor em si são só as bobinas presas na parte "interna" da base da roda em conjunto com os ímãs colados na tampa da base da roda. Vê o espaço enorme no meio? Se fizesse algo assim ao redor dos mós, funcionaria, mas sai caro

Wheel-hub-motor-retrofit-kit.jpg

 

 

Aqui um projeto em que dá pra conceber diminuir a escala, só precisa do anel capacitor, do stator e do rotor externo, e dá pra ver o vão livre no meio, daria pra montar o corpo do mó "anel" na boa, e fazer o sistema de rolamentos embutidos em cima e em baixo, bem precisos, com roletes de uso em aeromodelos, por exemplo...

protean-motor.png

 

 

Por fim, um desenho com a aplicação de torque invertida, é só ver que o rotor e stator estão em posições trocadas, mas o resto dá no mesmo.

hub-motor-exploded.jpg

 

 

CaÊ, pois é, e mesmo do modo como está você acha que não fizeram isso? É provável que façam uma capa de nylon para o pinhão de aço, só pra ter o que quebrar fácil!

 

Sergio, concordo completamente! Seria a solução que eu usaria, sendo um cara com background em eletrônica, e não em mecânica (mas meu pai foi projetista mecânico a vida toda - aprendi muito com ele - mas não é minha praia), acho muito mais fácil de controlar...

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Sim, Cabral. Pensava no motor convencional. Algo assim é economicamente inviável para a proposta da Baratza e, neste aspecto, impossível, considerado o preço da tecnologia

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Cabral/Rodrigo, outro exemplo, outrunner de aeromodelo.

 

brushless-outrunner.jpg

 

OT: Comprava drive de CDROM quebrado para usar somente o estator. O bell fazia no torno. Os imãs comprava de neodímio. Calculava o enrolamento desejado. Ficava bala nos tempos que esses motores ainda eram caros por estarem aparecendo no aeromodelismo (~2004).

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Seria uma solução , no vario tem o protetor térmico nas não é a mesma coisa.

 

Sinceramente não acho nada disso importante , minha experiência com a marca até o momento foi excelente (Vário, FortéAP e Preciso) , nenhuma avaria , e eu fiz uma tremenda barbeiragem no Forté e ele saiu incólume.

 

Se ele tiver a aceitação que o Vário e o Forté tiveram depois de suas scaa , acho que a síndrome vai atacar mais uma vez. :o

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IMHO, me parece ver um problema no projeto.

A mó inferior parece estar fixada da carcaça, de plástico ...

Pela sua elasticidade não vejo como o plástico poderia ter a rigidez necessária para um alinhamento de precisão.

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Talvez a mó inferior seja fixada diretamente no conjunto da mó externa, mostrado no vídeo do Instagram. E aí esse todo é que fica apoiado em plástico...

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Só vai dar para ter certeza quando publicarem a vista explodida , a SCAA começou hoje é acaba domingo , nesse período deve sair muitas informações e reviews.

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A laaaa a criança desmontada.

 

https://instagram.com/p/BETQvuLyGxy/

 

É um conjunto de engrenages no estilo pinhão-coroa onde um engrenagem fica em angulo de 90º em relaçao a outra.

Com certeza, se houver, o fusivel mecânico é a engrenagem que vai direto no motor.

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O pinhão parece que é de plastico .

 

Nessa matéria da Sprugde , é dito que o material do conjunto é glass reinforced plastic, ou seja fiberglass (GRP) , no caso deve ser um desses novos compositos que surgem a todo momento.

 

http://sprudge.com/baratza-sette-gets-horizontal-98247.html

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Cara, composito de fiberglass é muito forte, ta sendo usado em subistituição de aço na industria.

Tem muita resistencia plastica, ou seja, tem deformação a fim de suportar os esforços mas quando não solicitado é rigido.

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Gostei , vi muuuuito plástico :) , mas não estou nem aí, se os reviews dos usuários e baristas for bom , eu acho que papai noel vai aparecer aqui em casa com um moedor.

 

Acho não , tenho certeza que a síndrome ganhou (como sempre) de novo :D

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