Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

 

 

Salve, colegas!!

 

Tai a belezinha. Acabei comprando uma de exposição, paguei R$ 300,00.

 

Agradeço as dicas e a boa recepção. 

Já passei muita água pelo sistema mas não tenho o filtro cego para realizar a retro lavagem.

 

 

 

 

Oi Wagner, tudo bem?

 

Acho que eu acabei terminando com essa sua máquina ai aqui na minha mão...

 

Vc tinha comprado ela na Saeco de São Bernardo do Campo?

Vc devolveu a máquina para o vendedor, por que acho que eu acabei comprando ela....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Boa noite amigos.

Continuando minha novela com a baby twin. Após certificar que não consegui com todas as dicas fazer a maquina funcionar de modo normal (vazão de água), para lembrar o meu é o caso do provavel entupimento da valvula selenoide, embalei super bem a maquina, com plástico bolhas daquela grande e enviei para imeltron.

Maquina chegou lá dia 05/10...

Após, mandei e-mail para eles, mas não são muito de responder.

Mandei de novo para perguntar se chegou tudo certinho e obtive uma resposta que de cara me entristeceu:

"Boa tarde!

 

Chegou.

 

Reparemos que ela esta com um trinco no canto superior do reservatório de agua e veio sem a grade da bandeja.

 

Foi aberta a OS -------, que logo será analisado, e os técnicos darão retorno.

 

Eduardo Mascarenhas

Coordenador Tecnico

Assistência Técnica – Tel: (19) 3202-1600 – E-mail:  tecnica@imeltron.com.br"

 

A bandeja realmente não enviei pois não consegui prendê-la corretamente.

Mas o reservatório de água estava perfeito... e olha que embalei e antes mesmo enviei e-mail perguntando da real necessidade das partes frágil serem enviadas, e eles insistiram...

 

Mas até hoje não tenho um orçamento.

 

Dia 11/10 eu respondi a msg acima assim:

 

"Sobre a bandeja, conforme informei no email, não enviei pois em nada altera o funcionamento.
Sobre o trinca no reservatório, essa não tinha, correios é complicado... Motivo que coloquei no email se poderia deixar de encaminhar as partes acrilico... Agora não adianta lamentar... Poderia me enviar uma foto da trinca e informar se compromete o funcionamento?
Quanto custa um reservatório novo?
Obrigado."

 

Ainda não me respondeu... essas empresas deveriam saber que é difícil ficar no escuro do outro lado...

Até já bateu aquele arrependimento de ter enviado lá e não ter levado na assistência saecco na cidade vizinha da minha...

 

E vamos que vamos...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eai galera, hoje entrei pro clube das gaggias, a diferença para minha emc10 é gigante, nem da para comparar.

 

já tirei alguns expressos, mas acho que to errando bastante na hr de surfar nela.

 

primeira extração: 25 min aquecendo, 18gr do blend raposeiras, dei um flush de uns 50 ml e extrai 50ml em uns 24 seg, deu uma leve canalizada, acidez média, ficou um pouco adstringente e pouco amargo, me lembrou um pouco o sabor de amêndoa.

 

Segunda: depois de uns 3 min, diminuí um ponto a moagem no encore, flush de uns 50ml novamente, chocou a máquina.

 

Terceira: aumentei 2 pontos a moagem, flush de uns 50ml novamente, saiu 50ml em uns 20seg, espresso bem ácido e adstringente, a temperatura parecia menor que a primeira, foi pra pia.

 

Quarta: voltei pro grau da primeira extração, agora com 20g, flush de 50ml, 50ml na xícara em 26 seg, novamente um espresso bem ácido e adstringente, a temperatura parecia menor.

 

acho que estou errando no tempo de aquecimento, correto? 

 

E tentei vaporizar, fiz como alguns disseram aqui nos tópicos, ativei o botão, abri a válvula por uns 3 min e fechei, esperei aquecer por uns 2 min ai vaporizei só com o bico do panarello, ficou melhor que a minha emc10, deu para fazer um latte art meio deformado, mas da para melhorar ainda, daqui uns dias deve chegar o bico da rancilio para fazer o mod

 

 

Mais tarde quando der uma abaixada na cafeína vou fazer mais testes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João, encontrei aqui (https://wiki.wholelattelove.com/Gaggia_Baby_Class) que o volume do boiler da Class é de 3.5 OZ. Isso significa que um flush de 50ml tá repondo quase que meio boiler com água fria. Por mais potente que seja a resistência, não vai conseguir esquentar e manter a água na temperatura ideal durante a extração.

 

1- Tá esperando chegar na temperatura máxima antes de dar o flush? (flush até ligar a resistência -> espera até desligar a resistência -> flush antes de extrair)

 

2- Tem termômetro? Se tiver, marca a temperatura máxima que sai a água depois do aquecimento. Pelo tamanho do boiler, imagino que um flush antes da extração, se necessário, deve ser bem rápido... de até uns 10ml (+/- 10% do volume).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa,  vou dar uma lida nessa pagina.

 

Então, eu dava o flush, até apagar a luz (o que dava uns 50ml), ai ela ligava depois de uns 5 segundos eu colocava o pf e fazia a extração.

 

Não sei por que não testei dar um flush menor ou dar o flush de 50ml e esperar uns segundos a mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse procedimento vale para sua máquina no preparo do espresso.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2423-gerenciamento-de-temperatura-surfing-para-gaggia-baby-twin/

 

Para preparo do espresso após uma vaporização o procedimento não serve pois a twin possui um termobloco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um teste agora, 20 min, flush 50-60ml, 2 min, extração, não medi muito o tempo, mas deu entre 20-30 seg 55ml.

Já deu para sentir uma boa diferença, acidez ficou mais leve, ainda acima do que me lembro de ter tomado no coffee lab, e a adistringencia praticamente sumiu, já deu uma boa melhorada agr é ir ajustando até chegar no ponto que me agrada. tenso que já foi quase todo meu café

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

 

Estou pensando em comprar uma Gaggia Baby Twin mas estou na dúvida se conseguirei bons resultados com meu moedor (Cuisinart DBM-8). Até então eu só o utilizava para fazer coado ou "french press" e nisso ele me atendia bem. Mas como quero partir pro mundo do expresso e não tenho certeza se será adequado. O que acham?

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou agora pouco o braço de vapor da Rancilio, muito fácil de instalar, pouco mais de 5 min fazendo com calma.

 

A diferença da vaporização é tão grande que nem dá para comparar ao braço original da Gaggia, recomendo muito esse upgrade.

 

0f00173707c184277a0034244f11e811.jpg

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, fui fazer um cappuccino agr e o botão de vapor não estava acionando, vi que aconteceu com um colega, mas não queria usar um calço para segurar o botão, então resolvi abrir a máquina é ver o que deu.

 

Na hr que apertei o botão vi que uma pecinha de metal se mexia e que estava solta. Comparando com a do botão de extração vi que a trava dessa peça estava quebrada ai ela não segurava o botão quando apertava.

 

99448f7155ad448b143b7fe4be777117.jpg

 

A peça:

Ela tem uma posição certa, a parte em "L" fica na parte de baixo, a perninha apontando para a parte de cima.

 

0bea04ae4b513d481c99e5f56772277b.jpg

 

Uma solução rápida que achei foi colocar uma fita isolante o mais firme que deu:

 

2c2377a707c878f6875670ec364b35aa.jpg

 

Provavelmente não vai segurar muito tempo, to pensando no que colocar no lugar, será que durepox iria resolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, vou dar uma ligada segunda, espero que não seja muito complicado de trocar.

 

 

Uma duvida em relação a vaporizar na class, eu aciono o botão de vapor, deixo a válvula aberta por uns 5 seg, fecho e espero 1-2 min, ai faço a vaporização, está correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém tem alguma notícia se é possível modificar a Gaggia Classic antiga trocando apenas o boiler (e alguma coisa a mais e que seja simples) pelo da versão nova, que é maior e em inox?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc vai andar para trás, a caldeira antiga de alumínio é muito boa , tem um desempenho superior ao do modelo de inox .

 

Se vc quer uma máquina com essa nova caldeira , compre uma máquina de entrada como delongui ec 200 , a maioria das máquinas de entrada tem esse modelo de caldeira de inox feito na china.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse tópico eu explico a diferença:

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2423-gerenciamento-de-temperatura-surfing-para-gaggia-baby-twin/

 

Essa caldeira das baby surgiu em 1977 , e só parou de ser produzida em 2013 quando a Saeco Philips comprou a Gaggia e barateou a produção.

Essa caldeira foi criada para ser usada em uma máquina residencial em uma época que uma boa máquina de espresso tinha uma grande caldeira , muito metal e a estabilidade obtida por meio de uma E61 , há 40 anos atrás PID seria considerado ficção-científica.

 

A solução criada pela Gaggia é única , um meio termo de caldeira com termobloco , o volume da caldeira não importa pois ele é compensado pela grande massa de alumínio.

 

Um bom exemplo da qualidade da velha caldeira da gaggia é fazer uma comparação entre um espresso feito na baby e outro feito na Sílvia , uma máquina clássica, a diferença é quase nenhuma , a grande vantagem da Sílvia é na vaporização.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala ai galera, blz ?

 

Tenho feito uns testes com minha Gaggia Evolution mas estou meio perdido... será que alguém pode me dar umas dicas ?

 

Eu tenho um Encore sem nenhuma alteração, tenho usado 20g de torra média com 5 clicks. A extração fica na média de 50ml em 25seg, mas oq mais estranho é que a crema não tem sido consistente... pouca e se vai rápido.

Vou tentar fazer um vídeo hoje para mostrar, mas se já tiver alguma dica, seria legal... Esses lances do tempo de Flush, por exemplo.

 

João, comprou o braço da Silvia pelo Ebay ? Se sim, foi taxado ? tem como passar o link do vendedor ?

 

Vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Marcos, blz?!

Primeira pergunta, demora quanto tempo para moer as 20g? A encore do colega João estava configurada para coados (veio sem alteração), e demorava uns bons minutos para moer, então ele levou pra libermac e mudaram uma porca interna (ajustaram pra coados).

 

Mas voltando ao principal, vc tem controle da data de torra?

Assim, para crema o mais importante é torra recente.

Os cafés que eu torro, eu espero um dia para usar para coados, ao jogar a água parece que o café é efervescente (devido a grande quantidade de CO2 que o café ainda esta liberando. Se vc usar assim para espresso vai ver que demora uns segundos depois de extrair para o café "aparecer" no copo, pois tudo é "crema". Mas, o gosto não estará bom. Isso que para o espresso o ideal é esperar uns dias. O que eu notei é que tem café que fica excepcional depois de 5 dias, outros um pouco mais, alguns depois de 2 semanas ficam sem graça!

Mas depois de 1, 2 meses (sem estar congelado), vc vai notar que dificilmente formara uma crema bonita.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala ai Rodolfo

Eu não medi o tempo da moagem, mas o meu moedor é 220 e está ligado em 110, então ele naturalmente acaba demorando um pouco mais.

 

Quanto ao cafe, eu não torro em casa, mas pego ele bem novo (geralmente com 3 a 5 dias de torrado), agora já deve estar com uns 20 dias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Marcos, hj lá no coffeelab a Isabela estava contando que muitos baristas lá fora preferem cafés com mais dias de torra (+ - 20 dias) pois acham o café mais equilibrado; já ela n tem coragem de sacrificar a crema que um café de 4 a 7 dias dá. E resaltou que dificilmente um café de 20 dias dará uma crema fechada se servir numa xícara maior (fica rala mesmo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos, a torra está clara? Normalmente isso acaba resultando em pouca crema mesmo... E varia com o café também. Estranho seria ter pouca crema com um blend específico de espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal!!!

 

Estou com um problema na minha Gaggia Color e não achei nada parecido pelo fórum....

 

Então...ela funciona tranquilamente quando eu ligo...mas quando ela aquece muito, ela não consegue extrair o expresso....não sei pq (não entendo)

 

Ex: Eu ligo, espero aquecer, deixo sair um pouco de água, coloco o porta filtro e o espresso sai normal.

      Mas se eu deixar ela aquecendo uns 15 min, deixar sair um pouco de água e for tirar o espresso, não sai nada.

 

Não sei se é defeito ou se isso é normal :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...