Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Ok Ulisses, faça uma extração com ela fria e sem PF é meça o volume de água que sai em 15 seg.

 

Depois com ela quente repita o procedimento , e veja se os volumes são similares .

 

A princípio o problema é na OPV ou na bomba , o problema é que a temperatura da caldeira não influencia a OPV ou a bomba , pois ambas recebem a água ainda fria e estão relativamente distantes da caldeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que a color, assim como a coffee não tem solenoide. Ela tem apenas uma válvula de 5bar que fica na saída do grupo. Pode ser que esteja emperrada, caso a bomba esteja funcionando.

 

 

Pode ser tb um vazamento que está deixando o boiler com ar. Uma boa forma de testar é fazer uma extração sem café mas abrindo a torneira de água (vapor) se estiver quente e sair água normalmente por lá , já da para descartar vários problemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha entendido errado então as alterações na Gaggia Classic nova, pensava que a caldeira era do mesmo tipo, alterando apenas o material e o tamanho. Se é igual à da antiga Color, então é retroceder mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, alguém ''curou'' minha gaggia....pq ela funcionou perfeitamente...

 

Fiz a extração como Carlos falou :

 

- com ela fria sem PF : aproximadamente 50 ml

- com ela quente (20 min): mesmo resultado (aproximadamente 50 ml )

 

Achei estranho e resolvi tentar esquentar mais a máquina....tirei um expresso, vaporizei o leite, e logo em seguida deixei expurgar água sem o PF....resultado foi o mesmo também (aproximadamente 50 ml).

 

Bom, juro que antes não estava assim....eu não sei o que teve. ''Ela'' deve ter ouvido que eu ia trocar de máquina e resolveu funcionar 100% novamente kkkk

 

Obrigado à todos que me ajudaram :D

 

 

Enquanto o café aqui do clube não chega, vou me arriscando no grão que comprei no shopping...pelo menos só tem 1 mês de torra...os outros tinham pelo menos 6 meses :o 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

respondendo a mp do Ulisses, comprei desse vendedor: http://www.ebay.com/itm/271383061059?_trksid=p2060353.m1438.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

 

peguei por dica de um colega num post daqui do fórum das gaggias, se não me engano o dele chegou em 6 dias (tracked) e o meu chegou em 12 dias (tracked também) ambos não foram taxados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, fiz essa pergunta a um colega e gostaria de perguntar aqui no clube.

O que diferencia uma Gaggias Baby das máquinas de espresso de entrada? Existe um upgrade em relação às que são consideradas de entrada como a Chef Crema, Electrolux ECM , Saeco e afins? Caso sim, o que difere a Baby?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho q o grande lance é q é uma maquina robusta e tem entrada para portafiltro comercial, então fica mais fácil utilizar filtros de alta qualidade, como LM, IMS, etc. Também o fato de as babys terem válvula solenoide e a Classic ter OPV regulável. No mais, a bomba e volume da caldera são parecidos, ou até iguais, bem como o sistema de termostatos.

 

Há também uma grande quantidade de tutoriais para mods às gaggias, o que facilita para melhorar sua qualidade em casa. Aqui no BR tem sido vantajoso ter uma gaggia, pois até então é fácil conseguir peças de reposição, em grande parte à pronta entrega.

 

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a qualidade, é visível. Uns anos atrás eu peguei uma dessas de entrada, trocando por pontos do cartão (n tenho certeza sobre o modelo portanto n citarei a marca), ela durou 2 meses, depois disso começou a vazar água internamente (não mandei arrumar, joguei fora).

Sobre a gaggia baby, fora os itens de desgaste natural como as gaxetas, retentores, que inclusive é vendido em kit reparo (http://www.ebay.com/itm/Gaggia-Parts-Repair-Kit-for-Gaggia-Classic-/322307697795?hash=item4b0b092c83:g:~rAAAOxydlFS35zU), é muito raro apresentar outros problemas, mas o mais importante é que, se algo pifar, existe uma boa oferta de peças de reposição.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom saber essas informações! E quanto aos modelos Classic, Baby e Color... O que muda é perfumaria ou com as três da para tirar um espresso com a mesma qualidade? Ou uma oferece melhores controles / peças "internas" superiores (solenoide, boiler etc)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Helder, de cara posso dizer que a Baby/classic usam solenoide (prós é que da pra tirar o PF logo apos extrair que n vaza, contra é que tem que fazer backflush), a color usa este sistema de mola http://www.ebay.com/itm/GAGGIA-REPAIR-KIT-FOR-TITANIUM-AND-TITANIUM-PLUS-/222313422175?hash=item33c2e99d5f:g:WsoAAOxyRNJSgMFz, a água n volta pro grupo/sistema mesmo que tenha "chocado" a extração, por outro lado logo após a extração fica uma ligeira pressão dentro do pf, se tirar logo em seguida corre o risco de vazar borra.

Se n me engano, as caldeiras eram de materiais diferentes tb, dá uma lida numas paginas para trás neste tópico que o Carlos Eduardo andou explicando muita coisa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Classic, baby e baby twin são as melhores. Com uma vantagem para a Classic que tem peças externas de melhor qualidade.

A Color não vale a pena. Não possui gaxeta de vedação no grupo e nem válvula solenoide. No lugar da gaxeta tem um plástico que sempre solta.

 

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enfim, uma pequena mod na Gaggia Baby,

 

IMG_3238_zpsxeipbu1u.jpg

 

Todos os créditos para o Felipe Magaldi que fez a instalação e ao Rubens que passou uma manhã caçando os valores para colocar no PID.

 

 

Se vale a pena?

Para mim valeu a pena demais! Fiquei dando apoio moral enquanto os amigos suavam rsrsrsrs (que maldade!)

O kit PID é vendido de 150 - 215 reais no mercado livre, no aliexpress sai por menos de 14 dólares https://pt.aliexpress.com/item/New-Arrive-Digital-PID-Temperature-Controller-Thermostat-REX-C100-Max-40A-SSR-Relay-K-Thermocouple-Probe/32567123815.html?spm=2114.13010608.0.0.I67TWK&detailNewVersion=&categoryId=153709

 

Para a instalação sugiro providenciar pasta térmica (de computadores serve), ferramentas, fios e fita isolante.

No geral é bem ruim achar espaço pra colocar tudo dentro da carcaça como eu fiz (tive que fazer umas maracutaias internas que n recomendo rs), o ideal é arrumar uma caixa pra colocar o PID externamente.

 

Caso tiverem duvidas só perguntarem! (Eu aviso o Felipe e o Rubens para responderem rsrsrs)

  • Curtir 6
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou com aparência de original , mas nesse posição proxima a caldeira e da válvula de vapor , não vai ficar quente para a unidade do PID ?

 

Essa região aquece tanto que nos modelos posteriores é usada para aquecimento de xícaras.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...