Ir para conteúdo

Orientação para nova maquina em 2020


Postagens recomendadas

Ola pessoal,

Estou pesquisando no forum e tambem na net, mas criei este tópico pois sera de grande ajuda, provavelmente ira ajudar muitos novatos como eu.

Nao sei qual escolher, o que considerar.. Nao quero nada bom de mais por um valor pequeno, mas quero fazer uma melhor escolha..

 

Estou com as seguintes opcoes disponiveis para a compra

  • Gaggia Dose RI8153/50 por 550,00 (usada em bom estado, de uso deve ter no minimo uns 10 anos viq ue este modelo parou em 2006..isso nao sei o que pensar) (parece a melhor escolha)
  • Cuisinart EM100  por 550,00 (usada em bom estado) (parece a segunda melhor escolha)
  • Oster BVSTEM7701 por 450,00 (usada em bom estado)
  • Philips PHC19 por 270,00 (usada em bom estado) (menor preço dentre todas, 19bar, sei la)
  • Oster Primallate 1 ou 2 por 550,00~600,00 (alguma usada em bom estado)

 

Nao sei se daria tudo meio que no mesmo, valores bem proximos...estou muito indeciso me ajudem por favor

Eu tenho uma Delonghi EC220CD e ela me atende bem, eu vou comprar outra maquina e queria alguma um pouco melhor, quero um custo x beneficio bom.. dentro dos valores de 300,00 a 600,00

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES E PROVAVEL FINALIDADE DA MAQUINA

Eu nao uso moedor (talvez ate me interesse em comprar depois)

Uso cafe de mercado comum Pimpinela Golden é o que mais gosto (talvez eu ate compre um cafe moido na hora, vende aqui perto), e fica satisfatorio o cafe, mas nao gosto é da "crema" tipo espuma de barbear... talvez alguma dessas maquinas ai que citei faça uma crema bacana tipo que vejo nos videos, mesmo sem moedor e com este mesmo cafe que uso..

Obrigado a quem postar algo ai =D

Abs

20200327_152354.thumb.jpg.ce0a1f28ac1c20e3a1788e80218b7254.jpg

Este é o cafe que consigo na Delonghi EC220CD, cafe de supermercado Pimpinela Golden

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião em nenhuma destas vai conseguir um café muito melhor do que a que vc tem hj.
A Gaggia dose que já tive a peça que encaixa o cachimbo é de plástico e não de borracha, então mais cedo ou mais tarde vai quebrar ali.
Guarde mais dinheiro e pegue uma gaggia baby ou Classic ou tramontina breville que possuem válvula solenoide e fica bem mais fácil de fazer os cafés e facilita a limpeza com filtro cego.

Enviado de meu ONEPLUS A5000 usando o Tapatalk

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha sugestão é que ao invés de comprar uma máquina você invista na compra de um moedor. Acho que o impacto na qualidade do seu espresso vai ser maior do que trocar por uma dessas máquinas que você listou.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Ricardo Fonseca Soares disse:

Na minha opinião em nenhuma destas vai conseguir um café muito melhor do que a que vc tem hj.
A Gaggia dose que já tive a peça que encaixa o cachimbo é de plástico e não de borracha, então mais cedo ou mais tarde vai quebrar ali.
Guarde mais dinheiro e pegue uma gaggia baby ou Classic ou tramontina breville que possuem válvula solenoide e fica bem mais fácil de fazer os cafés e facilita a limpeza com filtro cego.

Enviado de meu ONEPLUS A5000 usando o Tapatalk
 

Obrigado Ricardo Fonseca Soares

Sim pelo que pesquisei ja acredito que nao ira mudar muito o cafe nao, mas eu ainda sim tentaria uma melhor escolha, pois eu mais pra frente talvez me interessaria por um moedor, ai ja muda as coisas ne.. mas tambem pelo que ja vi, é que um bom moedor + uma maquina de entrada mesmo ja é satisfatorio tambem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, tcmedeiros disse:

Minha sugestão é que ao invés de comprar uma máquina você invista na compra de um moedor. Acho que o impacto na qualidade do seu espresso vai ser maior do que trocar por uma dessas máquinas que você listou.

Ola tcmedeiros

Sim eu sei disso, mas a nova aquisição seria para dar de presente a minha mae.. mas em pegando uma melhor do que a Delonghi que tenho, eu daria a Delonghi..

Mas pra frente eu me animando pegaria um moedor sim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não fará nenhuma diferença você trocar pra outra máquina que tenha filtro pressurizado como as opções que você postou, terá praticamente o mesmo resultado, a mesma espuma, etc. Elas basicamente diferem apenas no design, na forma de espumar o leite e talvez no sistema de aquecimento. Me corrijam se eu estiver errado mas nenhuma representa um upgrade.

Essa é a crema dos filtros pressurizados, não terá a crema legítima do espresso tirado de equipamentos profissionais com eles, e em filtros não-pressurizados não terá crema sem usar café torrado recentemente e moído na hora. Irá precisar de um moedor bom para espresso, pois é necessário ajustar o grau de moagem pra cada tipo/marca de café ou fará extrações onde a água passará muito rápido (sub extraídas) ou muito devagar (sobre extraídas) ou até mesmo chocar (entupir o filtro e não passar nenhuma água).

Sugiro pesquisar mais um pouco sobre o assunto aqui no fórum antes de se decidir... Eu por exemplo me contentei com minhas limitações de orçamento (e limitação de tempo que não tenho pra gastar nesse processo de fazer café à nível profissional, achar o grau de moagem, força certa no tamper, etc, e arriscar tirar espressos ruins). Resumindo, as opções mais baratas (por exemplo Breville, Gaggia Baby ou Classic) ainda requerem que você invista um tempo pra aprender a como tirar bons espressos nelas, moedor bom para espresso, café em grãos de qualidade com torra recente... Qualquer coisa abaixo disso não será um upgrade.

 

Pra falar a verdade o primeiro salto de qualidade pra você seria trocar de café deste tradicional/extraforte de mercado que em resumo tem gosto de queimado e que você deve estar tornando tragável adicionando açúcar... Se tivesse moedor poderia pelo menos procurar algum nível gourmet no mercado... Tem especiais na internet que você pode pedir moído também mas o frete encarece bastante. Que lugar é esse que consegue moer na hora pra você e de que marca é?

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, rluik disse:

Não fará nenhuma diferença você trocar pra outra máquina que tenha filtro pressurizado como as opções que você postou, terá praticamente o mesmo resultado, a mesma espuma, etc. Elas basicamente diferem apenas no design, na forma de espumar o leite e talvez no sistema de aquecimento. Me corrijam se eu estiver errado mas nenhuma representa um upgrade.

Essa é a crema dos filtros pressurizados, não terá a crema legítima do espresso tirado de equipamentos profissionais com eles, e em filtros não-pressurizados não terá crema sem usar café torrado recentemente e moído na hora. Irá precisar de um moedor bom para espresso, pois é necessário ajustar o grau de moagem pra cada tipo/marca de café ou fará extrações onde a água passará muito rápido (sub extraídas) ou muito devagar (sobre extraídas) ou até mesmo chocar (entupir o filtro e não passar nenhuma água).

Sugiro pesquisar mais um pouco sobre o assunto aqui no fórum antes de se decidir... Eu por exemplo me contentei com minhas limitações de orçamento (e limitação de tempo que não tenho pra gastar nesse processo de fazer café à nível profissional, achar o grau de moagem, força certa no tamper, etc, e arriscar tirar espressos ruins). Resumindo, as opções mais baratas (por exemplo Breville, Gaggia Baby ou Classic, ou a Oster Xpert Perfect Brew) ainda requerem que você invista um tempo pra aprender a como tirar bons espressos nelas, moedor bom para espresso, café em grãos de qualidade com torra recente... Qualquer coisa abaixo disso não será um upgrade.

 

Pra falar a verdade o primeiro salto de qualidade pra você seria trocar de café deste tradicional/extraforte de mercado que em resumo tem gosto de queimado e que você deve estar tornando tragável adicionando açúcar... Se tivesse moedor poderia pelo menos procurar algum nível gourmet no mercado... Tem especiais na internet que você pode pedir moído também mas o frete encarece bastante. Que lugar é esse que consegue moer na hora pra você e de que marca é?

Obrigado, melhor explicado que isso nao tem como, entendi.

Pois é, um cafe com essa crema legitima, um cafe profissional em casa é um trabalho/investimento que eu nao quero agora.. tambem sem tempo para por isso como hobby. Vou ficar com esta mesmo, a outra que vou comprar vou pela estetica mesmo, mas vou experimentar simum cafe com torra recente, pra moer eu dou um jeito levo em algum lugar que moa, só pra eu fazer teste sabe, sou do RJ tambem, aqui em São Gonçalo/Niteroi vou achar claro.

O lugar que moe na hora aqui é um hortfrut rs, mas vendem cafe em grao.. tem uma placa la moe na hora, inclusive ja vi video de um cafe mostrando como "despressurizar" o filtro da delonghi é só desmontar e tirar uns coisas e no cachimbo tirar a parte de baixo, dai fica meio naked, eu ate fiz mas o cafe ficou "agua suja" mesmo...sinal que despressurizou ne? Entao com um cafe de torra recente e moido no mesmo dia pode ser que de uma experiencia boa rs

Eu nao uso açucar nem adoçante, acostumei puro

Vi aqui uns moedores manuais que eu ate toparia comprar tipo o Hario, de 200 reais +-, ate compraria um desses mas nao sei se eu conseguiria algo bem bonito como vejo os videos na net, vi videos de cafeteiras de entrada mesmo com filtro despressurizado fazendo otimos cafes, sera que um Hario+um bom cafe daria? Inclusive aqui no classificado do forum tem um cara vendendo uma delongui simples, com filtro despressurizado tirando um cafe danado de bonito... o que eu queria rs, ate perguntei a ele o que ele usou, nao sei se vai responder

Este 

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um exemplo interessante

Neste video o ele diz que usou um cafe torra recente e moido na hora, claro. Mondial C08 simples, filtro naked e despressurizado, moleza fazer.. agora o moedor ele diz que utilizou o Baratza Encore.. pergunta que nao quer calar, sera que ele usase um moedor destes manuais de ate uns 300 reais por exemplo, sairia um cafe bonito assim? Digo moedor manual por que ja vi uns comparativos que eletrico e barato nao prestam, e o manual parece que para uma pessoa sozinha, dois ou tres cafes por dia, nao seria cansativo nao

Parece ser daqui do forum essa pessoa do video

Abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tirei bons espressos na Prima Latte usando o Hario Slim (não vou dizer que ficaram perfeitos, porque o Hario Slim não possui uma regulagem muito precisa, mas ficaram bons), mas dá trabalho moer para espresso nele e eu nunca tentei com filtro naked.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, marcio.silva disse:

sera que ele usase um moedor destes manuais de ate uns 300 reais por exemplo, sairia um cafe bonito assim?

Já usei um Hario Slim uns bons anos atrás pra moer pra espresso... são 2-3min moendo direto... com 3 espressos por dia substui academia :lol:

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, tcmedeiros disse:

Já tirei bons espressos na Prima Latte usando o Hario Slim (não vou dizer que ficaram perfeitos, porque o Hario Slim não possui uma regulagem muito precisa, mas ficaram bons), mas dá trabalho moer para espresso nele e eu nunca tentei com filtro naked.

No filtro pressurizado ou não pressurizado?

Só tenho os pressurizados que já vem nela e com o Hario Skerton Plus preciso usar a regulagem nº 5 no Orfeu Clássico e nos vários grãos da Unique Cafés. Na regulagem 4 já chega a vazar um pouquinho d'água por cima durante a extração e apresenta um amargor a mais na xícara em comparação ao nível 5 que pro meu gosto é indesejável. Não sei se por coincidência ou se tem a ver com os grãos serem de torra mais escura, mas quando usei o café Prima Qualitá conseguia afinar até a regulagem 2 sem chocar ou vazar, apesar de ficar mais gostoso no 3 ou 4, igualmente o Native Orgânico em grãos pra espresso.

Sempre tomo o duplo (porção de 14g no filtro) e acho tranquilo moer na hora enquanto espero a cafeteira esquentar. Se a pessoa tomar menos café (o filtro simples de 7g) fica mais tranquilo ainda. Por outro lado se você for moer mais de 14g de uma vez é um processo que vai dando um certo cansaço/desânimo.

Já usei café pré moído, enfim o pressurizado permite muitos erros. A máquina de entrada não tem um controle perfeito de temperatura, às vezes a espuma sai mais escura e o café continua "bom" pra beber. Agora, pra não pressurizado acredito que seria outra história. Moedores como o Encore e o Breville tem muito mais regulagens, já no Hario se a regulagem 3 chocar a máquina e a 4 deixar a água passar rápido demais e você precisar de uma moagem perto do "3,5"? Não tem. Daria mais trabalho pra achar o ideal, aplicar a força certa, e os resultados possíveis incluem café ruim ou nenhum café, precisaria fazer o mod no Skerton pra deixar stepless... Certo? Pelo menos é o que o pessoal aqui do fórum fala.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, rluik disse:

No filtro pressurizado ou não pressurizado?

Só tenho os pressurizados que já vem nela e com o Hario Skerton Plus preciso usar a regulagem nº 5 no Orfeu Clássico e nos vários grãos da Unique Cafés. Na regulagem 4 já chega a vazar um pouquinho d'água por cima durante a extração e apresenta um amargor a mais na xícara em comparação ao nível 5 que pro meu gosto é indesejável. Não sei se por coincidência ou se tem a ver com os grãos serem de torra mais escura, mas quando usei o café Prima Qualitá conseguia afinar até a regulagem 2 sem chocar ou vazar, apesar de ficar mais gostoso no 3 ou 4, igualmente o Native Orgânico em grãos pra espresso.

Sempre tomo o duplo (porção de 14g no filtro) e acho tranquilo moer na hora enquanto espero a cafeteira esquentar. Se a pessoa tomar menos café (o filtro simples de 7g) fica mais tranquilo ainda. Por outro lado se você for moer mais de 14g de uma vez é um processo que vai dando um certo cansaço/desânimo.

Já usei café pré moído, enfim o pressurizado permite muitos erros. A máquina de entrada não tem um controle perfeito de temperatura, às vezes a espuma sai mais escura e o café continua "bom" pra beber. Agora, pra não pressurizado acredito que seria outra história. Moedores como o Encore e o Breville tem muito mais regulagens, já no Hario se a regulagem 3 chocar a máquina e a 4 deixar a água passar rápido demais e você precisar de uma moagem perto do "3,5"? Não tem. Daria mais trabalho pra achar o ideal, aplicar a força certa, e os resultados possíveis incluem café ruim ou nenhum café, precisaria fazer o mod no Skerton pra deixar stepless... Certo? Pelo menos é o que o pessoal aqui do fórum fala.

No no pressurizado acho que sempre saía bom, já no não pressurizado realmente não é todo café que dava um bom espresso quando moído no Slim. Já faz uns anos que eu usei ele e na época só consumia Seleção do Mario. Acho que conseguia boas extrações com o Amendoado e com os Irmãos Briosque...

Eu cansei rápido desse negócio de moer "na mão" para espresso e quando adquiri o Breville abandonei completamente o Hario.

Tudo depende dos parâmetros que a pessoa impõe. Pra muita gente o Hario vai atender bem (principalmente saindo de café pré moído). Na minha opinião é um bom salto de qualidade, dado o preço dele. Depois de brincar um pouco aí dá pra decidir com mais certeza se vale a pena migrar para um moedor mais caro ou se o Slim já basta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então @marcio.silva  sabemos que as variáveis são muitas para se chegar ao resultado que acreditamos ficar uma xícara agradável ao paladar! Uma das variáveis é a moagem! É muito difícil acertar a mesma extração, sempre terei resultados diferentes, porem bastante parecidos. Se eu mudar de moinho, terei que me adaptar! Eu tenho o Hario mas nunca usei para moer para espresso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 4 weeks later...

Boa tarde colegas.

Sou um mero iniciante nesse mundo maravilhoso do café de qualidade, gostaria de aproveitar o tópico do colega porque minha duvida segue a mesma linha. Eu não possuo nenhuma cafeteira de expresso, qual seria a indicação de vocês para quem tem baixo orçamento e quer iniciar agora?

 

Desde já agradeço, abraços

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Williamfisio09 disse:

Boa tarde colegas.

Sou um mero iniciante nesse mundo maravilhoso do café de qualidade, gostaria de aproveitar o tópico do colega porque minha duvida segue a mesma linha. Eu não possuo nenhuma cafeteira de expresso, qual seria a indicação de vocês para quem tem baixo orçamento e quer iniciar agora?

 

Desde já agradeço, abraços

 

Te mandei mp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejo vários posts sobre sugestões de cafeteira para iniciantes na arte do café, mas muito pouco se observa reais sugestões quando ao equipamento em si, vira e mexe fala-se em moagem, qualidade do grão e etc, sei que tudo isto é de extrema importância para um bom café, porém, tenho certeza, que assim como eu, outros iniciantes também ficam um pouco perdidos com estas informações, então, se possível, alguém pode nos ajudar indicando modelos de maquina espresso em 2020? De preferência alguma que ainda esteja em linha de produção, pra facilitar o acesso.

Espero que o post nao tenho parecido ofensivo ou mal educado, longe disso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pelo que leio sempre aqui, o passo mais importante pra um café de qualidade e o moedor. Quando eu comecei, fui na empolgação, comprei minha primeira maquina, uma mondial c-08, mas não conseguia bons cafés, fui desanimando, ate conhecer esse fórum e me convencer que o moedor era o mais importante. Primeiro fiz uma besteira de comprar um moedor de laminas, que já melhorou muito a qualidade em relação ao café já moído, mas ainda não estava muito legal. Depois comprei um hario skerton, ai sim eu vi uma diferença absurda! Nesse meio tempo comprei uma saeco poemia pelo design e principalmente a facilidade de despressurizar e dei a mondial de presente pro meu pai. Mas em resumo, confia no que esse povo daqui fala, eles sabem das coisas kkkk, o moedor eh o que vai mudar a qualidade do café em casa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

he, he...

Peço desculpas por responder agora a um post de maio...

Mas acho que essa conversa acabou me fazendo perceber algo que, se os colegas concordarem, pode dar resposta "rápida" a muita gente nova que chega pedindo nossa ajuda. 

Quando o @Jeferson Melo pediu indicação de "modelos de maquina espresso em 2020", acho que estava aplicando ao café o senso comum do mercado (principalmente de tecnologia) em que a cada ano os equipamentos vão se tornando obsoletos, e precisamos trocá-los por melhores. Só que, talvez sem percebermos, aqui no CDC, e noutras comunidades atentas ao café, a realidade é outra. Muitas vezes um aparelho antigo ainda é melhor que um novo. E não por "colecionismo", mas por que realmente faz café melhor. Daqui a pouco vou vender minha prima latte , que está sendo substituída por uma Brasilia Lady de 2003.

De forma que, em resumo, fica assim:

1 - Quanto às NOVAS máquinas de café expresso de valor abaixo de R$1500,00 ( e talvez um bocado mais) , acredito que haja pouca diferença. No fim das contas, se mantiver todas as outras variáveis iguais ( café, moagem, torra), o investimento não vai trazer melhora significativa. Vale muito mais a pena, aprimorar técnica ( como filtros despressurizados, moagem adequada, pressão correta do tamper, etc.)

2 - A aquisição de um moedor é a primeira  aquisição que vai trazer melhoria perceptível. Mesmo o de lamina já ajuda. Antecipo que será mais econômico partir logo para o moedor definitivo de mós. ( faço propaganda gratuita dos moedores BRAVO do GIL.) Ter um moedor, leva ao último ponto:

3 - escolha de cafés melhores. Inicialmente eu comprava em grãos no mercado, e já estava feliz da vida com a diferença, depois achei gente aqui mesmo que torra com mais carinho e vende. Aí eu vi o nirvana do café. Dai pra torrar o próprio café, não é incomum... mas não quero assustar ninguém. 

Acho que é por isso que quase sempre quando nos pedem sugestões de cafeteiras, indicamos moedores.

E, se eu fosse responder ainda ao @marcio.silva (talvez sem conhecer toda sua realidade), eu talvez dissesse, de coração e com toda sinceridade: "compre um moedor. Se quiser, de sua cafeteira pra sua mãe, e para si compre um coador barato, pode ser de pano (eu uso tb)... se puder um V60. Se quiser dar um presentão pra mãe, dá um moedor pra ela.  Cara, a diferença é absurda."

 

Enfim, bons cafés

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos, 

Sou iniciante e amante de café. Atualmente tenho vários equipamentos para café coado e gostaria de comprar uma máquina de expresso. 

Tenho a Cafeteira Philco Expresso 20 bar e o moedor da Cuisinart DBM8. Estou pensando em comprar a Tramontina Breville ou a Oster Perfect Brew. Estou pesquisando e pelo que vi, ambas são boas mas dificilmente estou encontrando comparativos entre elas. 

Vocês sabem me dizer qual destas vale mais a pena ? A Breville vale o investimento ? E considerando meu moedor atual, seria melhor uma com moedor embutido mesmo ? 

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jose Vialich As duas são muito elogiadas aqui no forum, tem tópicos específicos para elas. Eu acho que a Oster leva vantagem por ter o portafiltro 58mm comercial, vc acha mais acessórios para esse tamanho.

Eu acho ideal ter o moedor separado.

Tópicos:

http://forum.clubedocafe.net/topic/5013-clube-da-tramontina-breville-express-pro-bes870/

http://forum.clubedocafe.net/topic/514-breville-the-infuser-bes840xl/

http://forum.clubedocafe.net/topic/7223-clube-oster-xpert-perfect-brew/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/07/2020 at 21:01, Paulo Gomes disse:

he, he...

Peço desculpas por responder agora a um post de maio...

Mas acho que essa conversa acabou me fazendo perceber algo que, se os colegas concordarem, pode dar resposta "rápida" a muita gente nova que chega pedindo nossa ajuda. 

Quando o @Jeferson Melo pediu indicação de "modelos de maquina espresso em 2020", acho que estava aplicando ao café o senso comum do mercado (principalmente de tecnologia) em que a cada ano os equipamentos vão se tornando obsoletos, e precisamos trocá-los por melhores. Só que, talvez sem percebermos, aqui no CDC, e noutras comunidades atentas ao café, a realidade é outra. Muitas vezes um aparelho antigo ainda é melhor que um novo. E não por "colecionismo", mas por que realmente faz café melhor. Daqui a pouco vou vender minha prima latte , que está sendo substituída por uma Brasilia Lady de 2003.

De forma que, em resumo, fica assim:

1 - Quanto às NOVAS máquinas de café expresso de valor abaixo de R$1500,00 ( e talvez um bocado mais) , acredito que haja pouca diferença. No fim das contas, se mantiver todas as outras variáveis iguais ( café, moagem, torra), o investimento não vai trazer melhora significativa. Vale muito mais a pena, aprimorar técnica ( como filtros despressurizados, moagem adequada, pressão correta do tamper, etc.)

2 - A aquisição de um moedor é a primeira  aquisição que vai trazer melhoria perceptível. Mesmo o de lamina já ajuda. Antecipo que será mais econômico partir logo para o moedor definitivo de mós. ( faço propaganda gratuita dos moedores BRAVO do GIL.) Ter um moedor, leva ao último ponto:

3 - escolha de cafés melhores. Inicialmente eu comprava em grãos no mercado, e já estava feliz da vida com a diferença, depois achei gente aqui mesmo que torra com mais carinho e vende. Aí eu vi o nirvana do café. Dai pra torrar o próprio café, não é incomum... mas não quero assustar ninguém. 

Acho que é por isso que quase sempre quando nos pedem sugestões de cafeteiras, indicamos moedores.

E, se eu fosse responder ainda ao @marcio.silva (talvez sem conhecer toda sua realidade), eu talvez dissesse, de coração e com toda sinceridade: "compre um moedor. Se quiser, de sua cafeteira pra sua mãe, e para si compre um coador barato, pode ser de pano (eu uso tb)... se puder um V60. Se quiser dar um presentão pra mãe, dá um moedor pra ela.  Cara, a diferença é absurda."

 

Enfim, bons cafés

 

 

 

 

 

 

Bom dia nobres,

   Estou querendo progredir da Máquina de Espresso Oster Prima Latte para alguma semi ou até profissional para casa, gostaria de uma ajuda dos senhores, li muito à respeito da Tramontina by Breville, ao meu ver ocorre muitos problemas apesar de entregar uma boa bebida até me deparar com algumas opções profissionais, compensa investir numa SAECO SE50 ou uma FAEMA restaurada da década de 90?

   Desde já agradeço a atenção e me coloco à disposição também quem precisar de ajuda.

SAECO SE50.png

CAFETEIRA FAEMA 90.mp4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...