Ir para conteúdo

Indicação de café e outras dúvidas


gustavofgt

Postagens recomendadas

Boa tarde, pessoal!

Venho acompanhando o fórum há algumas semanas e hoje resolvi fazer o meu primeiro post.

Até então eu vinha fazendo meus cafés em casa utilizando principalmente a prensa francesa e moka. Depois de ficar namorando a ideia de comprar uma máquina de espresso, eu finalmente adquiri uma Saeco Poemia (pegarei no final de semana, usada). Já li e assisti muita coisa sobre como extrair um bom espresso, mas sei que terei um longo caminho até conseguir tirar um bom café com consistência. É certo que eu vou "desperdiçar" bastante café nesse início, então por isso não pretendo utilizar grãos de altíssima qualidade - leia-se caros - até estar com um maior domínio do processo. Soma-se à inexperiência o fato de eu não possuir um moedor de qualidade, então a ideia é realmente começar a "brincar" e aprender mesmo.

Dito isso, eu pretendo utilizar nos meus primeiros espressos algum grão vendido em prateleira de supermercado mesmo, como no Pão de Açucar. Qual destas marcas mais comerciais vocês  recomendam?

  1. Orfeu
  2. Santo Grão
  3. Pessegueiro
  4. Octavio
  5. Baggio
  6. Outras?????

Outra dúvida é: como vocês fazem para comprar cafés realmente "especiais"? Acabam comprando online mesmo? Possuem algum contato direto com produtores/torrefadores? 

Pergunto porque eu consumo menos de 1Kg de café por mês (2-3 "doses" por dia), então não faz sentido comprar grandes quantidades, pois uma das principais qualidades de um bom café é o frescor da torra. Aí eu acabo muitas vezes ficando P da vida, pois para comprar em qualquer loja online um pacote de 250-500g de café, o valor do frete as vezes é mais alto do que o do próprio café. Alguém tem alguma sugestão ou essa é a realidade da maioria mesmo?

Para constar, sou de Jundiaí - SP.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei dizer o melhor dentre as opções que citou, tente ver se algum informa a data da torra. Para espresso se não for fresca complica muito. O último de mercado que comprei foi um microlote da Octavio, Frutti. Para coado ficou muito bom, mas espresso não ficou tão legal, com certeza a torra não era fresca. E ele era bem caro também.

Recomendo a dar uma olhada em assinaturas, tem algumas que chegam a igualar em preço desses de mercado que citou. Hoje assino https://www.graogourmet.com/produto/assinaturas/, todos mês um grão diferente e com torra fresca.

Também tem o Alex do fórum, que tem a torra sob demanda: https://www.instagram.com/torrafrescacafes/?hl=pt-br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, gustavofgt disse:

Outra dúvida é: como vocês fazem para comprar cafés realmente "especiais"? Acabam comprando online mesmo? Possuem algum contato direto com produtores/torrefadores?

https://roastcafes.com/loja/

Melhor custo-beneficio na minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, AlexSilR disse:

Não sei dizer o melhor dentre as opções que citou, tente ver se algum informa a data da torra. Para espresso se não for fresca complica muito. O último de mercado que comprei foi um microlote da Octavio, Frutti. Para coado ficou muito bom, mas espresso não ficou tão legal, com certeza a torra não era fresca. E ele era bem caro também.

Recomendo a dar uma olhada em assinaturas, tem algumas que chegam a igualar em preço desses de mercado que citou. Hoje assino https://www.graogourmet.com/produto/assinaturas/, todos mês um grão diferente e com torra fresca.

Também tem o Alex do fórum, que tem a torra sob demanda: https://www.instagram.com/torrafrescacafes/?hl=pt-br

Legal, Alex. Vou olhar melhor os planos de assinatura. E já estou seguindo o instagram do seu xará. Mas como eu disse, num primeiro momento, nem que seja nos dois ou três primeiros pacotes, vou acabar comprando café de mercado mesmo. Sei que não será o café ideal, mas a ideia é aprender mesmo e conseguir ao menos sair de um espresso péssimo para um "bebível", entendendo os pontos de melhoria relacionados à moagem, compactação, tempo de extração, temperatura, etc, etc... 

23 minutos atrás, Burny disse:

https://roastcafes.com/loja/

Melhor custo-beneficio na minha opinião.

Então.. já tenho essa loja nos meus favoritos, mas me dá uma dó em comprar um pacote de 30-40 reais e pagar 20 reais só de frete... uma vez até vai, mas imagina todo mês?

 

RoastFrete.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre peço o Fazenda Pessegueiro pela internet e ele chega rápido e com torra recente. Se for comprar no mercado veja a data da torra na embalagem, dá pra usar bem pra expresso até umas 3 ou 4 semanas, se congelar assim que comprar.

Não compre café velho pra aprender. É muito mais difícil conseguir uma boa extração com café que já perdeu o CO2, aí você não vai saber no que você está errando no preparo.

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente achar um amigo pra dividir (ou congele) e compre os cafés custo/benefício da Roast.

Eles torram sob demanda e dão frete grátis acima de R$150.

Comprei 3kg: 1kg do perfis frutado, 1kg caramelo e 1kg chocolate. Deu R$15X,00 pra 3kg já entregues pro interior do RS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas, pessoal.

Vou ficar mais atento à data da torra na embalagem, mesmo comprando em mercado. Já li bastante à respeito de congelar o grão, tem muita controvérsia, mas na próxima compra online farei o teste comprando uma quantidade maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre congelamento: eu faço do jeito mais simples possível, coloco o pacote de 1kg no congelador e tiro as porções conforme eu for usar. Estou com um pacote de um café do Moka Clube desde julho (comprei café demais na quarentena) e sempre que faço espressos com ele sai como no dia que chegou. Nunca pecebi nada de condensação nos grãos congelados. Já tentei porcionar em pacotinhos antes de congelar e só me deu mais trabalho.

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou escrever uma heresia:

Para o objetivo de @gustavofgt, sugiro procurar, para benchmark, algum dos cafés torrados e moídos da Compagnia Dell'Arabica  Caffè Corsini. Encontro eles na rede de supermercados Zaffari Bourbon aqui em Porto Alegre. São cafés de diversas procedências, torrados na Itália. Gosto de como saem na minha Delonghi EC220CD com filtros pressurizados. Custam entre 40 e 50 reais a caixa de 250g. Alguns que lembro agora que provei: Ethiopia, Kenya, Costa Rica, Guatemala, Colômbia... esqueci alguns.

Volta e meia aparece um diferente aqui - agora estou com um Ethiopia Harenna Forest Wild Coffee que considero satisfatório para o tipo intenso. Me parece melhor que o colombiano Matiz Fuerte Ébano, outro café intenso moído que comprei ultimamente.

Para registro, e tentar limpar minha barra com os viciados mais experientes e exigentes, tenho regularmente investido em café em grão da Baden (torra aqui em Porto Alegre), com alguns do Mário Zardo eventualmente. Pretendo provar os do @Allexlimaa2 e da Roast, mas os Correios resolveram me boicotar na assinatura do ClubeCafé e faz três meses que não recebo nada do que enviaram, por isso não me aventurei ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ivoesazevedo já provou os da Wilian & sons? Gosto bastante do cafe deles.... Principalmente do salada de frutas e doce caparaó dos lacerdas...
Em relação a Baden, me decepcionei um pouco com o Bourbon deles... ambas torrefações estão mais ou menos na mesma faixa de preço..

@gustavofgtEm relação ao Alex, pedi 1kg do Jangada dele, estava maravilhoso, chegou 3 dias depois, muito rápido considerando a distancia, super recomendo, ótimo custo beneficio. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raymon Pizzoni já comprei alguns da William & Sons. Muito bons. Pretendo retornar.

Tenho comprado da Baden porque torram de manhã e me entregam em casa à tarde. Minha esposa gosta do Bourbon Vermelho do Tomio Fukuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, pessoal. Obrigado pelos feedbacks!

Acabei entrando em contato e comprei dois pacotes com o Alex! O café realmente é outro nível.

No sábado tentei tirar dois espressos, mas o resultado não foi satisfatório. Ontem fiz algumas correções na quantidade e moagem e já saiu um café bem melhor. Falta agora comprar um moedor decente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...