Ir para conteúdo

Grão ruim pode danificar o moedor?


Breno_Novelli

Postagens recomendadas

Fala povo do café, estou com uma dúvida aqui. Recebi meu Timemore C/C2 semana passada e já está desalinhado. Acontece o mesmo problema que acontecia com o meu Tramontina Realce. Fica um vão maior entre as mós de um lado que acaba prendendo um pedaço maior, depois disso fica caindo vários pedaços maiores.

Os primeiros cafés moídos nele ficaram ótimos, os melhores que já fiz. Lá pro 3º/4º dia (~10º uso) começou a ficar ruim.

Em comum com o Tramontina Realce, tem o café. Um café de torra média que tinha comprado no início do mês passado.

Aí fiquei com essa dúvida: um grão mal torrado ou mal selecionado pode danificar moedor?

Vocês tem alguma dica de alinhamento do Timemore? Estou caçando isso aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que o problema não está no eixo e sim na mó externa. Ela fica presa numa peça de plástico. E como toda peça de plástico, é bem fácil deformar. Até achei um tutorial de como alinhar nesses casos mas ainda não consegui me resolver muito bem. Fora que é uma gambiarra e tanto. 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Breno_Novelli 

Eu tinha lido alguns casos desses tbm. Uma pena... Eu não sei dizer se é um problema geral dos Timemores ou defeito de algumas unidades apenas.
O grão que você tá usando é muito duro? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Nunes Eu não sei ainda identificar o que seria duro ou não. Eu comprei ele como torra média. Ao moer, eu sinto umas travadas, não é aquela moagem super suave. Não sei se é normal também.

De fato, a peça de plástico do Timemore é bem caída. E é bem a peça que os parafusos prendem e que "alinha" a lâmina externa. Não consigo imaginar isso durando muito. Ele é todo bem feito, essa peça de plástico é bem fora do padrão.

Se reparar na foto em anexo, o encaixe de um parafuso está mais afastado da borda do que o outro. E essa diferença é refletida no distanciamento das mós.

 

 

U21b25fd8225747b6846db91d736fa4c3Q.jpg

timemore.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para responder a sua pergunta: cafés com torras muito claras, pedregulhos e cascalhos podem danificar algum mecanismo do moedor ou por dano direto (no caso de uma pedra) ou por exigir torque excessivo. Não parece o seu caso. Vários usuários dos Timemore queixaram de problemas de alinhamento, como já falaram aqui no tópico.

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo do café é normal, essa é a película que reveste a semente, às vezes ela vai embora durante a torra, às vezes não, mas não é representativo de nada. No entanto a moagem parece um tanto inconsistente, com muitos "boulders" no meio de pó mais fino.

 

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Breno_Novelli disse:

Olha como o resultado fica bem feio. É normal ter essas cascas e umas espécies de pelos? Esse é meu segundo café em grão assim e o primeiro torra média.



Enviado de meu MI 8 usando o Tapatalk
 

imageproxy.jpeg

 

Quantos clicks você está usando nessa foto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As cascas são películas dos grãos. Costumo ignorar. Só tentei retirar (uma chatice) quando experimentei fazer café cold brew.

Minha sugestão bem humorada: Para evitar essas situações de desalinhamento, compra um Mimoso ou Botini. São praticamente indestrutíveis. Tenho um Mimoso n. 2. Pode não ser excelente, e considero irregular em moagens grossas, mas de média para fina me resolve no dia a dia. O resto do equipamento não é muito exigente. Estou meio convencido que moagem grossa seria um problema com qualquer moedor.

O que me impede de comprar um moedor manual portátil e "barato" é a velocidade de moagem para algo como expresso. Nunca tomo café sozinho, e às vezes tenho visitas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados, recentemente comprei um timemore c2 no aliexpress paguei 360 reais, chegou tem 2 semanas. Antes de comprar este moedor fiz varias pesquisas, assisti alguns videos e tudo que vi sobre o produto era sempre boas as indicações, então resolvi e comprei. Achei que estava bem servido em se tratando de moedor manual, agora com o relato do Breno, fiquei desanimado com meu moedor.

Será que existe peças de reposição?

Será que um torneiro resolveria o problema?

Alguns colegas aqui do CDC tem mais informações deste moedor?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutes ago, ivan ferreira silva said:

Prezados, recentemente comprei um timemore c2 no aliexpress paguei 360 reais, chegou tem 2 semanas. Antes de comprar este moedor fiz varias pesquisas, assisti alguns videos e tudo que vi sobre o produto era sempre boas as indicações, então resolvi e comprei. Achei que estava bem servido em se tratando de moedor manual, agora com o relato do Breno, fiquei desanimado com meu moedor.

Será que existe peças de reposição?

Será que um torneiro resolveria o problema?

Alguns colegas aqui do CDC tem mais informações deste moedor?

 

 

Estou quase na mesma situação amigo. Tava quase fechando a compra do Timemore C2 quando vi esse tópico. Confesso que fiquei surpreso pois só tinha lido mil maravilhas desse moedor tanto em fóruns brasileiros quanto internacionais. Fiquei em dúvida agora, vocês ainda recomendam comprar ele (valor 350,00)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Breno_Novelli disse:

18

Enviado de meu MI 8 usando o Tapatalk
 

Realmente não tá normal.

3 horas atrás, Breno_Novelli disse:

Meus amigos, obrigado pela ajuda. Agora vou pensar o que fazer esse moedor capenga. Fazer igual carro velho, vender as peças separadas. :lol:

Não teve sucesso com o tutorial no Reddit? Minha dica:
Antes de colocar esse grão em outro moedor, tenta comprar grãos de outra torrefação conhecida e testa pra ver se tem muita diferença na resistência pra moer. É uma boa forma de saber se você pegou um grão muito duro ou até torrado errado. 


Se quiser tentar outra marca de moedor, os da 1zpresso são bem bons e com construção toda em metal. Com certeza é mais durável e resistente que os da Timemore.

3 minutos atrás, ivan ferreira silva disse:

Prezados, recentemente comprei um timemore c2 no aliexpress paguei 360 reais, chegou tem 2 semanas. Antes de comprar este moedor fiz varias pesquisas, assisti alguns videos e tudo que vi sobre o produto era sempre boas as indicações, então resolvi e comprei. Achei que estava bem servido em se tratando de moedor manual, agora com o relato do Breno, fiquei desanimado com meu moedor.

Será que existe peças de reposição?

Será que um torneiro resolveria o problema?

Alguns colegas aqui do CDC tem mais informações deste moedor?

 

 

Cara, já testei 3 Timemores de amigos. Nenhum apresentou problema de alinhamento e seguem bons, segundo esses mesmos amigos. Apesar da moldura de plástico em volta da mó externa, vi poucos casos de desalinhamento pelos fóruns gringos. Falta entender se é um problema pontual de algumas unidades, se realmente ele não aguenta grãos mais duros ou se uma pedra passou junto com os grão e causou o problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, ivoesazevedo said:

As cascas são películas dos grãos. Costumo ignorar. Só tentei retirar (uma chatice) quando experimentei fazer café cold brew.

Minha sugestão bem humorada: Para evitar essas situações de desalinhamento, compra um Mimoso ou Botini. São praticamente indestrutíveis. Tenho um Mimoso n. 2. Pode não ser excelente, e considero irregular em moagens grossas, mas de média para fina me resolve no dia a dia. O resto do equipamento não é muito exigente. Estou meio convencido que moagem grossa seria um problema com qualquer moedor.

O que me impede de comprar um moedor manual portátil e "barato" é a velocidade de moagem para algo como expresso. Nunca tomo café sozinho, e às vezes tenho visitas.

Eu tenho pensando nesse caso também. De um moedor de maior porte. Eu geralmente faço bastante café também e muitas vezes não é só pra mim.

Eu não conheço esses que você falou. Vou pesquisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutes ago, Diego Nunes said:

Realmente não tá normal.

Não teve sucesso com o tutorial no Reddit? Minha dica:
Antes de colocar esse grão em outro moedor, tenta comprar grãos de outra torrefação conhecida e testa pra ver se tem muita diferença na resistência pra moer. É uma boa forma de saber se você pegou um grão muito duro ou até torrado errado. 


Se quiser tentar outra marca de moedor, os da 1zpresso são bem bons e com construção toda em metal. Com certeza é mais durável e resistente que os da Timemore.

Cara, já testei 3 Timemores de amigos. Nenhum apresentou problema de alinhamento e seguem bons, segundo esses mesmos amigos. Apesar da moldura de plástico em volta da mó externa, vi poucos casos de desalinhamento pelos fóruns gringos. Falta entender se é um problema pontual de algumas unidades, se realmente ele não aguenta grãos mais duros ou se uma pedra passou junto com os grão e causou o problema.

Esse Timemore é todo bem feito, todo de metal. Parece muito bom. Aí justamente essa peça que é importante e uma peça que leva 4 parafusos que podem desgastar é feita de plástico. Muito doido.

Vou olhar essa marca que você falou. Mas já estou pensando em comprar um bom de verdade que vá durar. Estou cansando dessas aventuras. 

Eu cheguei a ver alguns casos de desalinhamento do Timemore mas não consegui entender se era pontual, se foi algum lote, se é azar. Em um dos lugares uma pessoa falou sobre o problema dessas peças serem de plástico e que ficam mais suscetíveis à deformações.

Sobre o tutorial, fiz em partes. Eu não consegui entender algumas partes. O que eu fiz foi tentar realinhar a lâmina externa. Como a peça de plástico está meio deformada, ela joga a lâmina externa mais para um lado coisa de 1 ou 2mm. Eu coloquei um pedaço de papel do outro lado. Alinhou um pouco. Mas não o suficiente. E conforme aumenta os clicks, maior fica o desalinhamento.

Sobre o café, vou fazer isso, sim. No próximo moedor vou tentar usar outro café. Ontem eu fiquei quebrando cabeça tentando entender. Tinha quase certeza que era o café. Mas ao ver o desalinhamento e ver que a causa dele é a peça de plástico e ver outros casos assim, eu fiquei na dúvida. Mas que é muita coincidência acontecer isso com dois moedores diferentes, é. Mas por acaso, são problemas que outras pessoas tiveram também.

 

@ivan ferreira silva e @Xandy_piccin O produto é muito bom. Acredito que seja azar mesmo, deve ter algum lote ruim e ainda não sei se foi culpa do café(acho que não). Eu chutaria que é um problema da peça de plástico. Um outro amigo comprou no mesmo dia que eu comprei, já chegou e está tudo certo com o dele. Pelo menos os vendedores do AliExpress costumam ser bem tranquilos para resolver isso. Ou eles já conhecem esse problema, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O 1zpresso é bom de verdade, acho que você consegue em algumas lojas do Aliexpress e algumas pessoas compraram sem serem taxadas. O site deles (1zpresso.coffee) também vende direto de Taiwan, mas está com algumas restrições para envio para o Brasil por conta da pandemia. O problema é que eles enviam por FedEx então a chance de ser taxado é muito alta e com taxas de 80-100%, maior que dos Correios.
Procure pelos modelos JE, JE-PLUS ou JX-PRO, atendem muito bem pra espresso.

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Estou usando o 1zpresso jx pro faz uns 6 meses e acho ele muito bom para espresso. Acabei de comprar um moedor da Breville Tramontina elétrico e estou comparando os dois. Não fiz muitos testes ainda, mas até agora diria que os ajustes do 1zpresso são melhores. Eu comprei pelo aliexpress pagando cerca de 900 reais e não fui taxado.

 

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...