Ir para conteúdo

Métodos / Investimento


CarlosOliveira

Postagens recomendadas

Saudações Pessoal!!!

 

Há 7 meses me aventuro nesse mundo dos cafés especiais, pouco a pouco migrei do café tradicional para o café especial, no início tinha apenas um moedor genérico e melitta, hoje tenho uma cafeteira italiana, uma prensa francesa, todos os equipamentos são genéricos, exceto por um moedor hario slim(Aguardando chegar). Compro cafés em dois locais diferentes da cidade de santos, além de ter comprado no site "cafe store". Após pesquisar e melhorar minha forma de preparar o café, com várias dicas, experiências e mudanças, tenho conseguido melhorar o resultado final, acredito que com o moedor hario vou obter resultados ainda melhores, padronizando a moagem.

 

Minha dúvida é a seguinte, realmente compensa um investimento maior em equipamentos como Bialetti Moka, Prensa Francesa Bialleti, AeroPress, Hario V60??? Busco melhorar a qualidade sim, no entanto haverá essa diferença absurda??

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @CarlosOliveira , na verdade cada um desses equipamentos faz uma bebida diferente. Em relação às mokas e prensas francesas não sei dizer pois sempre tive as Bialetti e nunca tive as prensas francesas, mas o formato do V60 e do Melitta são bem diferentes e geram bebidas bem diferentes. Com essa pandemia deve estar difícil, mas o ideal seria provar em cafeterias para ver o que acha, mas mesmo assim é difícil comparar porque depende do café, preparo etc.

Mas pessoalmente posso dizer que tenho Melitta e V60 não consigo fazer no Melitta o que faço no V60, nem de longe. Tenho Aeropress também mas encostei, hoje praticamente só tomo Clever e V60. A Moka eu adorava, mas hoje o paladar mudou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CarlosOliveira, se a prensa francesa e a cafeteira italiana que usas atualmente não são horríveis, sugiro que aguardes a chegada do moedor antes de considerar a compra de reposições de marca.

Eu ainda não tenho prensa francesa, mas já usei, e arrisco dizer que a qualidade da trama de filtro e seu ajuste na jarra devem ser os fatores mais decisivos nesse preparo. Sem esquecer a qualidade geral de fabricação: como a trama é fixada no eixo etc. Assim, alguns modelos de outras marcas deverão atender bem. Ainda não comprei uma porque acho as mais baratas muito vagabundas, talvez estraguem logo.

Quanto a cafeteira italiana, tive duas, diferentes, que estragaram. Uma não era de faces planas e abaulou o fundo. A outra eu coloquei água para limpar e esqueci no fogo. Acho que nunca acertei a fórmula para tirar café delicioso. Mas um dia voltarei a tentar.

Minha dica, para quando chegar o moedor: em vez de partir para comprar equipamentos, investe um tempo em busca de grãos diferentes e estuda as moagens e os métodos que tens à disposição. 

Ah, a prensa francesa pode ser usada para fazer café cold brew.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, JoaoW disse:

Oi @CarlosOliveira , na verdade cada um desses equipamentos faz uma bebida diferente. Em relação às mokas e prensas francesas não sei dizer pois sempre tive as Bialetti e nunca tive as prensas francesas, mas o formato do V60 e do Melitta são bem diferentes e geram bebidas bem diferentes. Com essa pandemia deve estar difícil, mas o ideal seria provar em cafeterias para ver o que acha, mas mesmo assim é difícil comparar porque depende do café, preparo etc.

Mas pessoalmente posso dizer que tenho Melitta e V60 não consigo fazer no Melitta o que faço no V60, nem de longe. Tenho Aeropress também mas encostei, hoje praticamente só tomo Clever e V60. A Moka eu adorava, mas hoje o paladar mudou.

Obrigado pela opnião, eu trabalho em santos/sp e lá frequento uma cafeteria, dessa forma eu comparo os métodos de lá com os meus, lá já experimentei a prensa e gostei muito, o V60 achei comum, o Aeropress também achei bem interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ivoesazevedo disse:

@CarlosOliveira, se a prensa francesa e a cafeteira italiana que usas atualmente não são horríveis, sugiro que aguardes a chegada do moedor antes de considerar a compra de reposições de marca.

Eu ainda não tenho prensa francesa, mas já usei, e arrisco dizer que a qualidade da trama de filtro e seu ajuste na jarra devem ser os fatores mais decisivos nesse preparo. Sem esquecer a qualidade geral de fabricação: como a trama é fixada no eixo etc. Assim, alguns modelos de outras marcas deverão atender bem. Ainda não comprei uma porque acho as mais baratas muito vagabundas, talvez estraguem logo.

Quanto a cafeteira italiana, tive duas, diferentes, que estragaram. Uma não era de faces planas e abaulou o fundo. A outra eu coloquei água para limpar e esqueci no fogo. Acho que nunca acertei a fórmula para tirar café delicioso. Mas um dia voltarei a tentar.

Minha dica, para quando chegar o moedor: em vez de partir para comprar equipamentos, investe um tempo em busca de grãos diferentes e estuda as moagens e os métodos que tens à disposição. 

Ah, a prensa francesa pode ser usada para fazer café cold brew.

Obrigado por tentar auxiliar, acho que é o mais sensato a fazer ir comprando os cafés e experimentar moagens, com o equipamento que tenho, já estou conseguindo cafés bem saborosos, o que tem usado de café??? Estou pensando em adiquirir dois da Unique, também pesquisei os da Roast

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui em Porto Alegre existem várias torrefadoras de cafés especiais. Por comodismo, tenho comprado cafés da Baden. Eles torram pela manhã e entregam aqui em casa à tarde. 

Então, algumas opções onde vivo:

http://badentorrefacao.com.br/ - recomendo.

https://williamsonscoffeecompany.lojavirtualnuvem.com.br/ - recomendo.

https://origem.coffee/index.php/loja/ - recomendo.

https://cafedomercado.com.br/ (provei todos os de origem e comprava as edições limitadas; não me agradavam os blends).

Também já comprei, mais de uma vez, e recomendo: https://cafeselecaodomario.com.br/

Ainda não provei, mas pretendo: https://www.instagram.com/torrafrescacafes/?hl=pt-br

Tenho visto comentários elogiosos aos cafés da Roast. Pretendo comprar, no futuro. 

Devido às demoras do serviço dos Correios, estou preferindo comprar cafés aqui perto de casa.

Ah, sempre tento experimentar algum café mais caro e raro de cada vendedor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, CarlosOliveira disse:

 

Minha dúvida é a seguinte, realmente compensa um investimento maior em equipamentos como Bialetti Moka, Prensa Francesa Bialleti, AeroPress, Hario V60??? Busco melhorar a qualidade sim, no entanto haverá essa diferença absurda??

 

 

Olá!

Não diria que a diferença vai ser absurda, mas vai ter alguma melhora, sim. De todo jeito, para a qualidade da bebida (que é o que importa, no fim das contas), você vai conseguir um ganho incremental maior aumentando o gasto com moinho e grãos, como já disseram.

A vantagem, na prensa Bialetti × genérica, por exemplo, é que o café sai mais limpo. Fora isso, tem um "quê" de estética, ego, ser fã da marca etc. E orçamento, claro, pois a brincadeira não é barata.

Saudações!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, CarlosOliveira disse:

Obrigado pela opnião, eu trabalho em santos/sp e lá frequento uma cafeteria, dessa forma eu comparo os métodos de lá com os meus, lá já experimentei a prensa e gostei muito, o V60 achei comum, o Aeropress também achei bem interessante.

Então, o que percebo é que o V60 varia muito conforme o café e a técnica de quem faz. Nas cafeterias nunca gostei muito, mas depois que calibrei a minha técnica, não troco por nada. Se puder, tente ir a uma ou outra cafeteria que faça o V60 também, se achar mais ou menos então vai ver que não é pra ti mesmo rs.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, CarlosOliveira disse:

Minha dúvida é a seguinte, realmente compensa um investimento maior em equipamentos como Bialetti Moka, Prensa Francesa Bialleti, AeroPress, Hario V60??? Busco melhorar a qualidade sim, no entanto haverá essa diferença absurda??

Depende do seu objetivo.

Algo que é importante entender, é que o método influencia muito mais no estilo do que na qualidade bebida. Uma moka, por exemplo, não é comparável em qualidade a uma V60, pois produzem bebidas com estilos completamente diferentes. Qualquer preferência entre um e outro é muito mais uma questão pessoal de gosto.

Investir em métodos rapidamente se torna algo caro, a maioria deles são importados e somados pesam bastante.
Se eu pudesse dar sugestão para quem tá começando é a seguinte: invista em um moedor realmente bom. Pois há três coisas que definem a qualidade do café que você vai tomar:

  1. O grão
  2. O moedor
  3. A água

Todo o resto é ganho marginal ou variação no estilo.
 

  • Curtir 4
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 01/03/2021 at 14:41, CarlosOliveira disse:

Saudações Pessoal!!!

 

Há 7 meses me aventuro nesse mundo dos cafés especiais, pouco a pouco migrei do café tradicional para o café especial, no início tinha apenas um moedor genérico e melitta, hoje tenho uma cafeteira italiana, uma prensa francesa, todos os equipamentos são genéricos, exceto por um moedor hario slim(Aguardando chegar). Compro cafés em dois locais diferentes da cidade de santos, além de ter comprado no site "cafe store". Após pesquisar e melhorar minha forma de preparar o café, com várias dicas, experiências e mudanças, tenho conseguido melhorar o resultado final, acredito que com o moedor hario vou obter resultados ainda melhores, padronizando a moagem.

 

Minha dúvida é a seguinte, realmente compensa um investimento maior em equipamentos como Bialetti Moka, Prensa Francesa Bialleti, AeroPress, Hario V60??? Busco melhorar a qualidade sim, no entanto haverá essa diferença absurda??

 

 

O inve$timento depende do qto vc está disposto a gastar com cada método... eu faço o mesmo que vc há alguns anos, começo com um genérico para ver qual a preferencia pro meu paladar e, se for interessante, invisto em melhorias. Acho que o único método que estacionei no mais barato foi a Globinho, mas na verdade mais pela possibilidade de encontrar peças de reposição nacionais com facilidade, caso algum vidro se quebre. Comecei com uma Expresso Mondial C08, me encantei com os expressos, passei pra uma Oster Primalatte1 alguns anos depois, depois passei pra Primalatte2, hoje tenho uma DeLonghi que pra meu uso já é suficientemente boa a nível doméstico. Moedor comecei com um Cadence, qdo passei pra um chines de mó ceramica já vi uma grande diferença, com o tempo vc percebe que precisa investir em algo melhor, estou fazendo um cofrinho para encarar um moedor manual de boa marca. Prensa francesa, comprei uma chinesa de 15,00 no Armarinhos Fernando, gosto de usar ela só para Cold Brew, mas como o investimento não foi muito alto, troquei por uma inglesa profissional pois a qualidade da tela é muito melhor. Já outros métodos não despertam muito interesse, então acabei comprando genéricos ou mais baratos, e acabaram ficando encostados, como cezve, Pressca, V60 e Koar. Vale a pena investir nos genéricos pelo baixo custo e teste, e depois, vc mesmo sentindo a necessidade de aprimorar, investir num artigo mais caro ou dispensa... sou muito a favor do desapego, comprar métodos que não serviram para outras pessoas, e passar os meus para que outras pessoas tenham a oportunidade de testar tb.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tô usando melitta, cafeteira italiana, prensa francesa(todos genéricos) agora consegui um moedor hario slim usado praticamente na caixa. Preferi nos próximos meses experimentar cafes variados. Só depois pensaria em investir num curso de Barista e outros métodos.

Enviado de meu SM-A217M usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, CarlosOliveira disse:

tô usando melitta, cafeteira italiana, prensa francesa(todos genéricos) agora consegui um moedor hario slim usado praticamente na caixa. Preferi nos próximos meses experimentar cafes variados. Só depois pensaria em investir num curso de Barista e outros métodos.

Enviado de meu SM-A217M usando o Tapatalk
 

Os métodos de coado tem muita diferença entre si, dependendo do perfil do café que vc vai usar ficam melhores num Hario ou Koar do que no Melitta. Eu não consigo mais tomar café do melitta. Moka italiana tb faz MUITA diferença, tive uma chinezinha que aposentei após o segundo uso, o gosto residual (não sei se do metal ou da borracha) era muit forte para uso, investi numa Bialetti sem medo. Sobre curso de barista, a experimentação rende muito mais frutos, em 15 anos até hoje não fiz curso nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Mojavesp disse:

 

Acho que o único método que estacionei no mais barato foi a Globinho, mas na verdade mais pela possibilidade de encontrar peças de reposição nacionais com facilidade, caso algum vidro se quebre. 

 

Olá!

Admiro muito quem consegue fazer café na globinho sem quebrar uma parte a cada extração, como tenho certeza que eu seria capaz de fazer -- por esse motivo sempre abortei a ideia de comprar uma...

Quanto à escadinha genérico-top, acho muito mais legal essa ideia do que aquela de "ah, ou compra esse SuperMasterPro que custa um rim, ou não compra nenhum."

Saudações!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, valacomum disse:

Olá!

Admiro muito quem consegue fazer café na globinho sem quebrar uma parte a cada extração, como tenho certeza que eu seria capaz de fazer -- por esse motivo sempre abortei a ideia de comprar uma...

Quanto à escadinha genérico-top, acho muito mais legal essa ideia do que aquela de "ah, ou compra esse SuperMasterPro que custa um rim, ou não compra nenhum."

Saudações!

Hahaha, bem válido! De qualquer forma, indicar um equipamento mastertop de cara pode até desanimar a pessoa em experiencia, vai que falta perícia e técnica, e a pessoa acaba achando que pagou uma fortuna num equipamento que nem deu um bom retorno, ainda mais em se tratando de café.

Olha, eu tive muito medo da Globinho pq só conhecia mesmo na época do Clodovil e do Jô (entreguei minha idade...) como nunca tinha visto uma pessoalmente, achava que era muito delicada. Não conheço o sifão da Hario, mas os vidros da Globinho nacional são mega resistentes... mesmo assim dá um receio mesmo toda hora de lavar...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 months later...

Estava buscando informações sobre cold brew e me deparei com esse comentário sobre a delicadeza da globinho. Se alguém for da região de São José dos Campos, deve conhecer o restaurante libanês Al Badah. Na unidade da Vila Ema eles serviam o café na globinho, preparado na mesa do cliente, com umas sementes de cardamomo na água. Era um restaurante bem simples, com alto volume de clientes...

Mas o que eu quero dizer com tudo isso? Deve ser bem resistente,  senão teriam desistido. Faz décadas que eles usam e expandiram pra unidade nova no Shopping Vale Sul.

O segundo ponto é: se tiver curiosidade, prove o café com cardamomo. Eu curtia, era num tempo que eu nem sabia o que era café especial, mas pode ser uma experiência interessante para quem tem uma globinho. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...