Ir para conteúdo

Estou iniciando no mundo do café (expresso)


Postagens recomendadas

Pessoal boa tarde,

Desde criança eu tomo café feito pelos avos e familiares. Aquele café coado no filtro de pano e muito bom e trás muitas recordações. 

Eu sempre tive curiosidade de experimentar novos métodos de preparo do café e resolvi começar investindo em uma cafeteira de expresso. Assistir diversos vídeos  reviw de cafeteiras e acabei optando pela cafeteira (Oster Cappuccino BVSTECMP65R). Eu testei alguns café comum comprado em super mercado para ir me adaptando a cafeteira.

Recentemente eu fui a uma cafeteria (IL BARISTA itam) para ter um ponto de partida em relação a preparação do expresso na minha oster e foi um choque. Não tem comparação com minha oster kkkkkk... Eu comprei o mesmo café que eu provei na cafeteria, mas eu não consigo chegar nem um pouco perto do sabor que eu provei na cafeteria. Eu sei que existi varias variáveis para se tirar um bom expresso. Começar pela moagem. Eu ate pedir para moer o café para expresso, mas não ficou legal na minha cafeteira. O Café que faço fica muito amargo e ralo, eu não consigo sentir o gosto do café. 

Eu tenho diversas duvida a respeito do expresso. 

 Se eu investir em um moedor eu consigo extrair um expresso bom nessa cafeteira ? Ou esse tipo de cafeteira e muito limitada?

Eu estou pensando em compra um moedor de café manual mimoso n3, vale a pena ?

Ou eu deveria compra outra cafeteira?

Eu estava pesquisando as cafeteiras (oster expert perfect brew ) e a (tramontina express breville ) mas e um absurdo de caro. Com certeza vale a pena, mas e fora da minha realidade.

Existem equipamento mais baratos ou e isso mesmo kkkk....

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite

Fabrício, é uma combinação de várias coisas kkkkkkk

Moedor, Grão, Cafeteira, peso, tempo e por aí vai

Tem que se aprofundar na leitura e vídeos mesmo.

Mas já te adianto, sua máquina é bacana, mas bem de entrada, se não me engano o filtro é pressurizado né...

Tem que evoluir, um bom moedor, conseguir um filtro despressurizado pra sua máquina, achar a moagem correta e etc... Pesquise bastante sobre preparação.

Espero ter ajudado um pouco.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem-vindo, Fabricio. 

Cara, espresso é o segmento mais complicado do café. É uma bebida bastante específica e exige equipamento especializado para seu preparo.
Essas máquinas mais simples produzem uma bebida similar, que é boa o suficiente para muitas pessoas, mas que nunca vai se igualar a um espresso real, independente do café, moedor e técnica utilizados. 

Para ajudar, no Brasil a oferta de equipamentos é bem limitada e cara. Quanto à máquinas, não sou a melhor pessoa pra recomendar, talvez algum outro membro possa ajudar. Mas essa Oster Expert Perfect Brew é considerada uma máquina de entrada aceitável. No caso do moedor, esquece o mimoso. O mínimo para um espresso decente vai ser um Tramontina Breville ou JX-Pro caso queira ir de manual.

O primeiro passo, na minha opinião, é sempre o moedor. Não adianta ter a melhor máquina do mundo – sem ele, não vai ter café bom. Com um moedor, você pode ir enrolando, fazendo preparo de filtrados (Moka, Prensa, Melitta, v60) até conseguir a máquina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Faelo disse:

Boa noite

Fabrício, é uma combinação de várias coisas kkkkkkk

Moedor, Grão, Cafeteira, peso, tempo e por aí vai

Tem que se aprofundar na leitura e vídeos mesmo.

Mas já te adianto, sua máquina é bacana, mas bem de entrada, se não me engano o filtro é pressurizado né...

Tem que evoluir, um bom moedor, conseguir um filtro despressurizado pra sua máquina, achar a moagem correta e etc... Pesquise bastante sobre preparação.

Espero ter ajudado um pouco.

 

Opa,

Valeu Faelo,

Sim, o filtro e pressurizado. 

Estou aprendendo muito aqui no clube do cafe.

Valeu pela atenção 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Diego Nunes disse:

Bem-vindo, Fabricio. 

Cara, espresso é o segmento mais complicado do café. É uma bebida bastante específica e exige equipamento especializado para seu preparo.
Essas máquinas mais simples produzem uma bebida similar, que é boa o suficiente para muitas pessoas, mas que nunca vai se igualar a um espresso real, independente do café, moedor e técnica utilizados. 

Para ajudar, no Brasil a oferta de equipamentos é bem limitada e cara. Quanto à máquinas, não sou a melhor pessoa pra recomendar, talvez algum outro membro possa ajudar. Mas essa Oster Expert Perfect Brew é considerada uma máquina de entrada aceitável. No caso do moedor, esquece o mimoso. O mínimo para um espresso decente vai ser um Tramontina Breville ou JX-Pro caso queira ir de manual.

O primeiro passo, na minha opinião, é sempre o moedor. Não adianta ter a melhor máquina do mundo – sem ele, não vai ter café bom. Com um moedor, você pode ir enrolando, fazendo preparo de filtrados (Moka, Prensa, Melitta, v60) até conseguir a máquina.

Opa, 

Valeu Diego nunes,

Eu fiquei na duvida desses moedores da mimoso e botini porque algumas pessoas testaram e parece que deu certo a moagem para espresso. 

Mas eu ainda estou no processo de aprendizado e não consigo investi muito dinheiro em um moedor.

 

Valeu pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fabricio Queiroz Tbm sou iniciante no mundo dos cafés, vou te passar minha experiência, porque, de fato, os preços não são condizentes com quem está conhecendo o meio. É um susto grande pensar que o brasileiro "comum" gasta 10 reais em 500g de café e, se quiser aprimorar, precisa gastar 2000 reais só num moedor (pensando em alta qualidade, claro).

Mas sim, nossos equipamentos são limitados. Aqui vou explicar o que eu tenho feito pra tentar extrair o máximo deles.

Diferentemente de vc, eu não tenho onde experimentar um "café de verdade", por morar em cidade muito pequena e ter feito apenas passagens mais rápidas por BH devido pandemia. Ou seja, não tenho parâmetro de sabor e talvez vou ter o mesmo sentimento que vc quando provar. Então, acabo me atendo aos parâmetros de preparo, desde que eu ache o café gostoso.

 

Compras que eu percebi serem essenciais:

1 - filtro não-pressurizado
2 - moedor manual de mós (não lâminas). A galera fala muito bem do Timemore C2, disponível nas lojas chinesas. Ainda é "carinho", mas, hoje, sabendo da importância de um moedor, eu compraria ele. Tenho um que custou 90 reais na Americanas, fiz umas adaptações que aprendi aqui no fórum pra melhorar o ajuste dele e está satisfazendo, mas vale investir um pouco mais, se puder.
3 - usar sempre cafés com torras recentes. Compre novinho e pouca quantidade, para consumir em menos de 1 mês. Nem precisa ser café especial de 100 reais o kg. Estou comprando um gourmet de um torrefador local, 40 reais o kg, e está bom.

Acabei de comprar um tamper, porque o da C-08 é bem ruim, e um distribuidor. Mas vem da China, ainda não posso dizer que farão grande diferença no café. Mas, no preparo, terei mais facilidade, com certeza.

 

Quanto ao preparo, vou falar apenas considerando o espresso duplo, de 60ml. A Mondial C-08, minha cafeteira, parou de enviar o filtro single, então minha única experiência é no duplo.

1 - Conceito de brew ratio (BR): proporção entre café (pó) e a extração total (extração + crema). Até onde eu saiba, o BR dos espressos é de 1:2 até 1:3, ou seja, se usar 20g de café, a extração deve ter 40 a 60ml. Os meus espressos tem sido de ~60ml com 16g de pó. Ou seja, passa um pouco do BR, mas está ótimo assim. Quando tento corrigir, fica abaixo de 1:2. Então ainda estou em testes nesse quesito.

2 - Tempo de extração: 25 a 35 segundos desde o momento que ligou a bomba, mesmo antes do café pingar. O que eu imagino que esteja acontecendo com vc: extração muito rápida. Os primeiros segundos da extração é pura acidez. Respeitar o tempo de extração é importante para equilibrar a acidez, amargor e demais propriedades.

3 - Compactação do pó: sugiro usar um padrão de força que vc consiga sempre repetir. Ou seja, uma força "natural". E controlar o fluxo a partir da moagem, em vez de ficar ajustando a força da compactação a cada preparo. No filtro pressurizado original, eu não podia fazer compressão alguma. Caso contrário a extração ficava super lenta.

4 - Moagem: moagem pra espresso é fina. Eu ajusto a moagem conforme tempo de extração. Extraiu rápido, 60ml em menos de 25 segundos? Afine a moagem. Muito devagar? Engrosse.

5 - Torra: torras médias/claras são mais ácidas, como a extração do espresso é rápida, o café tende a ficar mais ácido ainda. Então, prefiro torras média-escuras.

6 - Temperatura: minha cafeteira não tem ajuste de temperatura da água. Então, não é uma variável que eu consiga controlar. Mas recomendo esquentar todos os equipamentos antes do preparo (cachimbo, filtro, xícara).

 

Aqui um tópico da minha "evolução" com um vídeo de como estão meus espressos agora.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, PauloReis disse:

@Fabricio Queiroz Tbm sou iniciante no mundo dos cafés, vou te passar minha experiência, porque, de fato, os preços não são condizentes com quem está conhecendo o meio. É um susto grande pensar que o brasileiro "comum" gasta 10 reais em 500g de café e, se quiser aprimorar, precisa gastar 2000 reais só num moedor (pensando em alta qualidade, claro).

Mas sim, nossos equipamentos são limitados. Aqui vou explicar o que eu tenho feito pra tentar extrair o máximo deles.

Diferentemente de vc, eu não tenho onde experimentar um "café de verdade", por morar em cidade muito pequena e ter feito apenas passagens mais rápidas por BH devido pandemia. Ou seja, não tenho parâmetro de sabor e talvez vou ter o mesmo sentimento que vc quando provar. Então, acabo me atendo aos parâmetros de preparo, desde que eu ache o café gostoso.

 

Compras que eu percebi serem essenciais:

1 - filtro não-pressurizado
2 - moedor manual de mós (não lâminas). A galera fala muito bem do Timemore C2, disponível nas lojas chinesas. Ainda é "carinho", mas, hoje, sabendo da importância de um moedor, eu compraria ele. Tenho um que custou 90 reais na Americanas, fiz umas adaptações que aprendi aqui no fórum pra melhorar o ajuste dele e está satisfazendo, mas vale investir um pouco mais, se puder.
3 - usar sempre cafés com torras recentes. Compre novinho e pouca quantidade, para consumir em menos de 1 mês. Nem precisa ser café especial de 100 reais o kg. Estou comprando um gourmet de um torrefador local, 40 reais o kg, e está bom.

Acabei de comprar um tamper, porque o da C-08 é bem ruim, e um distribuidor. Mas vem da China, ainda não posso dizer que farão grande diferença no café. Mas, no preparo, terei mais facilidade, com certeza.

 

Quanto ao preparo, vou falar apenas considerando o espresso duplo, de 60ml. A Mondial C-08, minha cafeteira, parou de enviar o filtro single, então minha única experiência é no duplo.

1 - Conceito de brew ratio (BR): proporção entre café (pó) e a extração total (extração + crema). Até onde eu saiba, o BR dos espressos é de 1:2 até 1:3, ou seja, se usar 20g de café, a extração deve ter 40 a 60ml. Os meus espressos tem sido de ~60ml com 16g de pó. Ou seja, passa um pouco do BR, mas está ótimo assim. Quando tento corrigir, fica abaixo de 1:2. Então ainda estou em testes nesse quesito.

2 - Tempo de extração: 25 a 35 segundos desde o momento que ligou a bomba, mesmo antes do café pingar. O que eu imagino que esteja acontecendo com vc: extração muito rápida. Os primeiros segundos da extração é pura acidez. Respeitar o tempo de extração é importante para equilibrar a acidez, amargor e demais propriedades.

3 - Compactação do pó: sugiro usar um padrão de força que vc consiga sempre repetir. Ou seja, uma força "natural". E controlar o fluxo a partir da moagem, em vez de ficar ajustando a força da compactação a cada preparo. No filtro pressurizado original, eu não podia fazer compressão alguma. Caso contrário a extração ficava super lenta.

4 - Moagem: moagem pra espresso é fina. Eu ajusto a moagem conforme tempo de extração. Extraiu rápido, 60ml em menos de 25 segundos? Afine a moagem. Muito devagar? Engrosse.

5 - Torra: torras médias/claras são mais ácidas, como a extração do espresso é rápida, o café tende a ficar mais ácido ainda. Então, prefiro torras média-escuras.

6 - Temperatura: minha cafeteira não tem ajuste de temperatura da água. Então, não é uma variável que eu consiga controlar. Mas recomendo esquentar todos os equipamentos antes do preparo (cachimbo, filtro, xícara).

 

Aqui um tópico da minha "evolução" com um vídeo de como estão meus espressos agora.

 

Valeu mesmo Paulo Reis,

 

Então eu vou providenciar um filtro não pressurizado e um moedor. Você tem alguma opinião a respeito desses moedores que eu citei: o Mimoso e o Botini ?

Eu estou de olho neles pq me parece um bom custo beneficio para espresso, mas eu não tenho experiência nenhuma.

Você não e tão diferente de mim, eu moro no extremo sul de são Paulo, perto de palheiros. Quem conhece são Paulo sabe  o quanto e longe o extremo sul do centro. E aqui onde eu moro também nao tem opção nenhuma pra tomar um café.  Eu preciso atravessar a cidade pra experimenta um café kkkkk.... 

Eu estou seguindo bastante o canal - Não sou barrista. E estou aprendendo bastante com esse canal. Mas os equipamento de e muito top kkkkk.... Parece muito distante.

 

Valeu mesmo pelas orientações. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fabricio Queiroz disse:

o Mimoso e o Botini

Não tenho, cara... Como disse, experiência muito baixa. Mas eu já fugiria se a galera já reprovou.

A ordem que eu escolheria, no seu caso:

1 - Timemore c2 - R$285 no Aliexpress, frete grátis
2 - Hario Slim - link em loja brasileira abaixo. Eu não conheço, mas já vi elogios aqui pelo fórum. Com certeza alguém daqui saberá opinar.
3 - Por último, réplicas chinesas.

Por réplicas: vc encontrará réplicas do Hario, por exemplo. Mas impossível prever a qualidade.

O meu é uma réplica do Hario Skerton. O ajuste é pouco preciso (o original tbm é), pois os passos muito grandes, então é preciso fazer uma adaptação para conseguir fazer os ajustes mais detalhistas que o espresso precisa. Tem ensinando aqui no fórum e posso tirar fotos do meu explicando. Tem uma foto da moagem lá no tópico que coloquei acima, e posso tirar uma foto amanhã quando moer o meu espresso. Mas é possível perceber irregularidades (grãos maiores e menores).

Eu peguei este do link abaixo. Não me lembro se usei cupom, porque está mais caro.

https://www.extra.com.br/UtilidadesDomesticas/AcessorioseUtensilios/Raladores/moedor-de-cafe-manual-com-recipiente-185x175cm-mimo-style-1505493074.html?IdSku=1505493074

 

Link do Hario slim:
https://www.americanas.com.br/produto/2013682813?pfm_carac=hario-slim&pfm_index=1&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page

 

Com esse preço do Hario, eu não compraria a réplica. Fica como opção por ser mais barato, não sei quais condições vc tem. Quanto ao Hario versus Timemore, não sei opinar qual melhor, a vantagem no Hario está no prazo de entrega.

E o filtro eu tbm comprei da China, pelo Shopee, em alguma promoção que ganhei frete.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se resolver pelo Mimoso, eu tenho um n° 2 e uso para espressos razoáveis em casa. 

Ah, melhorou quando amaciei ele e comprei um tamper. 

Eu defendo o Mimoso porque é rápido e, depois de amaciado, fica mais consistente. Na verdade, eu gostaria de ter um Bravo ou Bravito. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu faço espresso ocasionalmente, pra minha demanda, a Aram super me atende, só da um pouco de trabalho. Volta e meia aparece alguma aqui pra vender com um preço bom. Em relação ao moedor, uso o Bravito, mas acredito que um 1zprezso ou timemore já consiga te entregar uma bebida boa. 
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Raymon Pizzoni disse:

Cara, eu faço espresso ocasionalmente, pra minha demanda, a Aram super me atende, só da um pouco de trabalho. Volta e meia aparece alguma aqui pra vender com um preço bom. Em relação ao moedor, uso o Bravito, mas acredito que um 1zprezso ou timemore já consiga te entregar uma bebida boa. 
 

Opa,

Eu fiquei super interessado nessa cafeteira Aram, achei muito interessante e pra mim seria perfeita pq só eu tomo café aqui em casa. O único problema e o preço kkkk... Mas comparando com uma cafeteira Cafeteira Elétrica Tramontina Express, acho que vale mais a pena pra mim. Acho que se um dia for comprar outra cafeteira, vou compra uma Aram.

Eu vou seguir a recomendação da galera aqui e vou compra um moedor , um filtro nao pressurizado e um tamper. 

Eu provavelmente vou arriscar nesse moedor timemore c2. Parece que da pra usar para espesso. 

 

Valeu  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...
Em 05/07/2021 at 17:07, Fabricio Queiroz disse:

Opa,

Eu fiquei super interessado nessa cafeteira Aram, achei muito interessante e pra mim seria perfeita pq só eu tomo café aqui em casa. O único problema e o preço kkkk... Mas comparando com uma cafeteira Cafeteira Elétrica Tramontina Express, acho que vale mais a pena pra mim. Acho que se um dia for comprar outra cafeteira, vou compra uma Aram.

Eu vou seguir a recomendação da galera aqui e vou compra um moedor , um filtro nao pressurizado e um tamper. 

Eu provavelmente vou arriscar nesse moedor timemore c2. Parece que da pra usar para espesso. 

 

Valeu  

 

Cara, acabei de ver sua postagem, caso não tenha comprado ainda, sugiro avaliar os Kingrinder. Eu tenho um K2, estou bem satisfeito. Coloquei uma análise mais completa na seção de equipamentos->moedores.

Mas, resumindo, fiquei uns 2 meses com a Timemore C2, emprestada pelo meu irmão. Na minha Poemia, achei que não ficou legal. Tinha que moer no clique 8 ou 9 e ainda assim o sabor não era grande coisa. O salto foi mesmo quando fui para o K2. Paguei 460 reais no Aliexpress em agosto/21. Um Timemore sai por uns 300 reais. Na época, já achava bem caro 300 reais num moedor, 460 então, muita grana, mas bem menos que uns 2 mil num elétrico. O K2 estava na mesma faixa de preço do 1zpresso Q2, mais famoso é melhor que o C2, mas ainda assim, o Q2 não é suficientemente bom para espresso. O Não Sou Barista acabou de publicar um comparativo do C2 e Q2, com tempos entre cliques variando de 20s no C2 e 12s no Q2. O K2 dá 4 a 6 segundos na minha experiência. Acho o melhor custo benefício.

Depois do moedor, você precisa de um bom café, com torra recente, o pessoal costuma dizer que 2 a 4 semanas de torra é o ideal pra espresso. Olha lá o tópico dos cafés e você vai ter umas indicações. Falam muito do Mário Zardo, acabei de encomendar, mas ainda não provei. O Torra Fresca tem um bom custo benefício. Eu estou usando um Acaiá do AKSA, 48 reais por 500g, estou achando ótimo.

Espero ter ajudado e que não tenha sido tarde demais!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/10/2021 at 00:51, regisassao disse:

Cara, acabei de ver sua postagem, caso não tenha comprado ainda, sugiro avaliar os Kingrinder. Eu tenho um K2, estou bem satisfeito. Coloquei uma análise mais completa na seção de equipamentos->moedores.

Mas, resumindo, fiquei uns 2 meses com a Timemore C2, emprestada pelo meu irmão. Na minha Poemia, achei que não ficou legal. Tinha que moer no clique 8 ou 9 e ainda assim o sabor não era grande coisa. O salto foi mesmo quando fui para o K2. Paguei 460 reais no Aliexpress em agosto/21. Um Timemore sai por uns 300 reais. Na época, já achava bem caro 300 reais num moedor, 460 então, muita grana, mas bem menos que uns 2 mil num elétrico. O K2 estava na mesma faixa de preço do 1zpresso Q2, mais famoso é melhor que o C2, mas ainda assim, o Q2 não é suficientemente bom para espresso. O Não Sou Barista acabou de publicar um comparativo do C2 e Q2, com tempos entre cliques variando de 20s no C2 e 12s no Q2. O K2 dá 4 a 6 segundos na minha experiência. Acho o melhor custo benefício.

Depois do moedor, você precisa de um bom café, com torra recente, o pessoal costuma dizer que 2 a 4 semanas de torra é o ideal pra espresso. Olha lá o tópico dos cafés e você vai ter umas indicações. Falam muito do Mário Zardo, acabei de encomendar, mas ainda não provei. O Torra Fresca tem um bom custo benefício. Eu estou usando um Acaiá do AKSA, 48 reais por 500g, estou achando ótimo.

Espero ter ajudado e que não tenha sido tarde demais!

Regisassao Valeu mesmo.

 

Eu ainda não comprei um moedor. Eu vi a sua postagem e estava quase decidindo compra o Timemore c2. Por pouco nao compro kkkk... realmente esse parece ser melhor. Eu vou segura mais uns messe pra compra esse Kingrinder. 

Eu vi a sua postagem que vc falou pra nao compra o moedor com entrega de 12 dias pq pode ser taxado. Como funciona isso? vc tem mais alguma dica referente a taxação ?

 

A sua postagem esclareceu bastante duvidas.

valeu mesmo 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Fabricio Queiroz disse:

Eu vi a sua postagem que vc falou pra nao compra o moedor com entrega de 12 dias pq pode ser taxado. Como funciona isso? vc tem mais alguma dica referente a taxação ?

Que bom que ajudou.

Essa entrega do Ali funciona como qualquer transportadora privada, tipo DHL, por isso é quase certeza que será taxada.

A melhor opção é o Aliexpress Standard Shipping, que tende a seguir via “correio normal”, vai pra Curitiba e sofre a fiscalização padrão. Claro que sempre pode ser taxado, mas a chance de passar sem taxa é muito maior. Além disso, se for pela transportadora do Ali, cai em SP e além do imposto de importação paga ICMS, se não me engano de uns 18%.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...
Em 29/06/2021 at 16:55, Fabricio Queiroz disse:

Pessoal boa tarde,

Desde criança eu tomo café feito pelos avos e familiares. Aquele café coado no filtro de pano e muito bom e trás muitas recordações. 

Eu sempre tive curiosidade de experimentar novos métodos de preparo do café e resolvi começar investindo em uma cafeteira de expresso. Assistir diversos vídeos  reviw de cafeteiras e acabei optando pela cafeteira (Oster Cappuccino BVSTECMP65R). Eu testei alguns café comum comprado em super mercado para ir me adaptando a cafeteira.

Recentemente eu fui a uma cafeteria (IL BARISTA itam) para ter um ponto de partida em relação a preparação do expresso na minha oster e foi um choque. Não tem comparação com minha oster kkkkkk... Eu comprei o mesmo café que eu provei na cafeteria, mas eu não consigo chegar nem um pouco perto do sabor que eu provei na cafeteria. Eu sei que existi varias variáveis para se tirar um bom expresso. Começar pela moagem. Eu ate pedir para moer o café para expresso, mas não ficou legal na minha cafeteira. O Café que faço fica muito amargo e ralo, eu não consigo sentir o gosto do café. 

Eu tenho diversas duvida a respeito do expresso. 

 Se eu investir em um moedor eu consigo extrair um expresso bom nessa cafeteira ? Ou esse tipo de cafeteira e muito limitada?

Eu estou pensando em compra um moedor de café manual mimoso n3, vale a pena ?

Ou eu deveria compra outra cafeteira?

Eu estava pesquisando as cafeteiras (oster expert perfect brew ) e a (tramontina express breville ) mas e um absurdo de caro. Com certeza vale a pena, mas e fora da minha realidade.

Existem equipamento mais baratos ou e isso mesmo kkkk....

 

 

Boa tarde, tudo bem?

Meu nome é Michelle.

Gostaria de informações de vocês que são experientes no assunto.

Sabemos que o consumo de café cresceu 1,34% no Brasil em 2020. O Brasil é o terceiro maior consumidor de café no mundo, ficando atrás somente dos EUA e da União Europeia.  E como há cada vez mais consumo e adeptos ao café, o cliente está mais exigente, demonstra mais interesse no assunto e busca se informar sobre os tipos de café, sabores, aromas, marcas, qualidade, produção, entre outras informações. O consumidor deseja uma experiência única com o melhor café.

O que vocês donos de cafeterias têm feito para se destacar no mercado?

Outra duvida que tenho é o que vocês levam em conta para se ter um diferencial das cafeterias com relação às lanchonetes são os cafés expressos?

Estas duvidas me surgiram, pois gostaria de fazer um estudo da viabilidade de uma cafeteria em minha cidade.

Se puderem me auxiliar com a experiência de vocês.

Será muito valioso para meu estudo.

Obrigada. Ótima semana a todos.

Michelle

Editado por Santiago Luz
Corrigi a postagem para colocar o texto separado da citação e para remover link classificado como SPAM.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/02/2022 at 17:41, Michelle Musskopf disse:

Boa tarde, tudo bem?

Meu nome é Michelle.

Gostaria de informações de vocês que são experientes no assunto.

Sabemos que o consumo de café cresceu 1,34% no Brasil em 2020. O Brasil é o terceiro maior consumidor de café no mundo, ficando atrás somente dos EUA e da União Europeia.  E como há cada vez mais consumo e adeptos ao café, o cliente está mais exigente, demonstra mais interesse no assunto e busca se informar sobre os tipos de café, sabores, aromas, marcas, qualidade, produção, entre outras informações. O consumidor deseja uma experiência única com o melhor café.

O que vocês donos de cafeterias têm feito para se destacar no mercado?

Outra duvida que tenho é o que vocês levam em conta para se ter um diferencial das cafeterias com relação às lanchonetes são os cafés expressos?

Estas duvidas me surgiram, pois gostaria de fazer um estudo da viabilidade de uma cafeteria em minha cidade.

Se puderem me auxiliar com a experiência de vocês.

Será muito valioso para meu estudo.

Obrigada. Ótima semana a todos.

Michelle

@Michelle Musskopf  você colocou seu comentário dentro da citação.  Estou destacando pra facilitar a leitura.

Eu não tenho cafeteria, mas se me permite o comentário,  acho que você precisa definir um perfil primeiro e depois ver se tem mercado na sua cidade, ou fazer uma pesquisa para descobrir qual perfil faria sucesso.

Você poderia investir numa cafeteria high-end, por exemplo. É a que eu frequentaria. Essa teria cafés com pontuação acima de 85, cuidadosamente selecionados por um barista bem treinado, teria maquina e moedor de qualidade (o que significa investimento na casa das dezenas de milhares de reais), diversos métodos de preparação, não apenas espressos, inclusive bebidas com leite. Uma cafeteria típica que eu iria seria Coffee Lab ou Um Coffee. Tem outras, mas essas são bem famosas e fáceis de voce encontrar informação na web e ter uma ideia.

Mas essas são as super tops. Teria espaço para uma cafeteria especial começando do zero, sem fama? Acho que sim. Na minha cidade, por exemplo, São Caetano do Sul, SP, tem uma cafeteria chamada "O Segredo da Felicidade". Não é famosa fora do ABC, é pequena, de nicho, mas não significa investimento baixo. A máquina de espresso deles, por exemplo, é uma Vitória Arduino. O barista é competente,  chega a regular a extração umas 3-4 vezes no dia, serve cafés da Um Coffee, diversos métodos também.

Tem outra em Santo André que chama Bilu Coffee. Também pequena e de nicho, usa cafés do Fruto Mineiro. Quando fui, a torra já estava meio antiga, quase 1 mês. A máquina era uma Astoria e o moedor um Baratza Vário, se não me engano. A barista era esforçada. Também tinha diversos métodos além do espresso.

Aliás,  acho que a maioria dos apreciadores de café especial dá muito valor aos filtrados, eu sou uma exceção e tomo espresso em 95% das vezes.

Saindo desse perfil mais do nicho dos cafés especiais, você pode ter uma cafeteria com cafés gourmet, moedor e máquina de espresso mais simples. Vai ser melhor que lanchonete, mas não deve ser uma cafeteria que se destaque.

Mas tudo é uma questão de demanda também. Você não disse de onde é. Em SP tem espaço pra muita cafeteria especial. ABC Paulista já parece não comportar muitas. Passei um tempo recentemente no Guarujá e não consegui classificar nenhuma como "especial", só em Santos. Rio de Janeiro é outro lugar que comporta várias. Grandes capitais na verdade parecem ter demanda. Ou uma cidade com viés gastronômico (Tiradentes?).

Enfim, espero ter dado uma luz aí...

Editado por Santiago Luz
Removido link (classificado como SPAM) que Michelle havia colocado no post original
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...