Ir para conteúdo

(Ajuda) Saeco Lirika duvidas sobre garantia, + possível troca.


joyzao

Postagens recomendadas

Fala pessoas tudo bem? Gostaria de uma ajuda se possível.

Tenho uma saeco lirika que comprei no mês de setembro do ano passado, então ela tem mais ou menos 6 meses e 581 doses de café, moro sozinho então só eu manipulo a maquina... Essa semana ela apareceu erro 01, que pela breve pesquisa que eu fiz é um erro bastante comum nessa maquina, na data de hoje levei a maquina na assistência que é feita pela intercoffee, eles relataram que se for problema no motor eles fazem a troca, mas se for algo com a lamina ou parecido a garantia não cobre,  como deixei a maquina hoje claramente não tenho a resposta ainda, mas por vias legais é certo eles falarem isso? Eu ligo a maquina, e logo que aperto o botão de extração já aparece o erro, nem inicia o procedimento o que leva a crer que é realmente o motor. Mas caso alegarem algo a respeito da lamina, quais são meus direitos de consumidor? Porque eles dizem que é causado por impurezas do café, e eu sempre tento comprar o melhor café para maquina  , sem usar marcas de qualidade duvidosa. Espero que eu não tenha problemas referente a isso, o que acham?

 

Por ultimo, por tudo isso e pelos relatos dos amigos do fórum que chamam a mesma de peugeot das super automáticas, estou pensando na possibilidade de vender ela quando voltar do conserto e pegar outra maquina, seria prudente? Gosto da maquina , tira bons café. Mas tenho muito medo que ela de defeito novamente e não esteja mais na garantia.... O que voces fariam? E qual possibilidade de uma maquina menos problemática e que seja boa na faixa dos 3000 no máximo 4000 reais?

 

Desculpem o longo texto, se puderem ajudar eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sou advogado, mas esse é o tipo de exclusão por ser peça de desgaste natural. É como comprar um carro com garantia de motor e câmbio, mas não ter cobertura para lâmpadas, pneus etc.

No entanto, isso é bastante questionável no caso das lâminas, pois deveriam durar anos e se  der problema muito antes do tempo, deveria ter cobertura. 

Outro fato que podem alegar é que esses componentes podem sofrer desgaste acima do normal dependendo do uso e do usuário. Não sei se é fácil demonstrar que o uso foi esporádico e que não usou cafés de baixa qualidade, que as vezes vem ate com pedra.

Dependendo do resultado, você pode entrar com uma ação no Juizado Especial Cível. É de graça, da pra entrar com ação online se tiver certificado digital, e você pode pedir a inversão do ônus da prova, ou seja, eles que teriam de provar mau uso, se for essa a alegação.

Tem vários modelos na Internet de ações no "pequenas causas", é só adaptar para o seu caso.

No JEC eles tbm te orientam, se precisar.

Com relação a máquina em si, não entendo de super automáticas.  Tenho uma semi-automatica da Saeco, a Poemia, gosto muito dela, mas não dá pra comparar.

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

01. Também não sou advogado, mas sei que a garantia obrigatória de 90 dias para bens duráveis (Art 26 do CDC)
   não deve cobrir mau uso - entretanto concordo com o Regis, esse mau uso deve ser provado pela Assistência.
   Após os 90 dias vale o que reza o contrato de garantia que vem com o equipamento, imagino
02. Pesquisando, pergunto-me se afastou a hipótese de calcificação - em relatos a descalcificação resolveu o "Erro 01"
03. Obviamente você já deve ter pensado em obter uma 2ª opinião. E, se for o caso, uma 3ª. Procure outros profissionais.

Temos uma Lirika há anos, não sei se tivemos sorte ou você teve pouca sorte. Nunca deu problema.
Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Recebi a maquina do conserto, foi o motor que pifou, trocaram na garantia.... Mas foi diversas vezes salientado por eles que é o café que eu uso que deu problema, se fosse na lamina nao seria coberto.... Isso que só uso café especial .

E estou na duvida se devo vender a mesma antes da garantia acabar , porem não sei qual maquina poderia adquirir.

A maquina só tinha 580 doses o que é muito pouco para esse tipo de maquina, eu levei pessoalmente a maquina para a assistência e tinha diversas saeco lirika para conserto .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Difícil decisão mesmo. Pelo que disse, é uma máquina com histórico de problemas. Eu venderia e compraria outro modelo, dessa vez pesquisando mais sobre a durabilidade. 

So não sei indicar qual seria uma boa opção.

Mas que bom que pelo menos consertaram na garantia. Boa sorte aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...