Ir para conteúdo

Moedor comercial Fiorenzato em uso doméstico


Pedro Freire

Postagens recomendadas

Boa noite,

Vale a pena usar em casa, para monodose um moedor comercial tipo Fiorenzato ou Rancilio Kryo? Minha dúvida é quanto a questão da retenção que costuma ser alta nesses moedores e no caso de uso comercial com muitos extrações não é problema, no no uso doméstico acho que vai incomodar. Qual a opinião de vocês? 

Obrigado e bons cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,
Vale a pena usar em casa, para monodose um moedor comercial tipo Fiorenzato ou Rancilio Kryo? Minha dúvida é quanto a questão da retenção que costuma ser alta nesses moedores e no caso de uso comercial com muitos extrações não é problema, no no uso doméstico acho que vai incomodar. Qual a opinião de vocês? 
Obrigado e bons cafés!
Fala Pedro!
Nunca usei esses especificamente, mas tenho um eureka mignon e baratza forte que tem um pouco de retenção. Então, troquei os hoppers por single dose e uso bellow de silicone (espécie de sanfona) que você pressiona e o pó retido sai. Com isso, praticamente não tem retenção. Esse vídeo aqui também pode te dar uma ideia da experiência de usar o fiorenzato:




Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Marcio,

Eu tinha visto esse video, mas nos comentários ele escreveu que não recomendava para mono dose. Não explicou o porque, já que no video ele usa monodose e está satisfeito com o resultado. 

 
Olhe abaixo o texto dele: 
 
TMB - The Majestic Bean Channel / Home Barista
Honestly, the Fiorenzato isn't ideal for single dosing. I tried and just got annoyed, so that's why I ordered a new Sette. If you're planning on having the hopper full of beans at all times, then the F4 will be awesome, since that's the way it is designed to be used. Hope this helps 
 
Andei lendo umas controversias sobre flat burr versus conical burr e como já faz muito tempo que tive o Rocky não tenho mais a comparação. Vocẽ notou muita diferença no gosto usando o mesmo grão, gramas e a unica mudança ser o moinho? Será que melhoraria muito o sabor saindo da conica do Breville para a Flat do F4 ? Ressaltando que só uso espresso. Já li também que a diferença só seria notada por uma pessoa com paladar altamente treinado. Não sei...
 
Abraço e bons cafés!  
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Marcio,
Eu tinha visto esse video, mas nos comentários ele escreveu que não recomendava para mono dose. Não explicou o porque, já que no video ele usa monodose e está satisfeito com o resultado. 
Olhe abaixo o texto dele: 
AKedOLSgy4Fz_pvoNJX1UjJDPY4hVpC4mK2HJ0I4MtU-=s48-c-k-c0x00ffffff-no-rj

 

TMB - The Majestic Bean Channel / Home Barista Honestly, the Fiorenzato isn't ideal for single dosing. I tried and just got annoyed, so that's why I ordered a new Sette. If you're planning on having the hopper full of beans at all times, then the F4 will be awesome, since that's the way it is designed to be used. Hope this helps    Andei lendo umas controversias sobre flat burr versus conical burr e como já faz muito tempo que tive o Rocky não tenho mais a comparação. Vocẽ notou muita diferença no gosto usando o mesmo grão, gramas e a unica mudança ser o moinho? Será que melhoraria muito o sabor saindo da conica do Breville para a Flat do F4 ? Já li também que a diferença só seria notada por uma pessoa com paladar altamente treinado. Não sei...   Abraço e bons cafés!      
Pois é... Também não ficou muito claro... Talvez seja por causa do certo trabalho que dá pegar o que ficou retido. Mas, suspeito que um bellow resolveria... um ponto que levantam sobre usa-lo é que o pó pode entrar na parte elétrica do moinho, se o compartimento das mós não for muito bem vedado. No meu caso, abri todo o eureka para conferir e estava sem pó nessa parte. Sobre esse ponto de perfil de sabor entre mós planas e cônicas, acho que não dá para generalizar... Um exemplo pratico: o Forté com mós de ceramica gera um espresso clássico achocolatado e denso similar ao resultado do Kinu. Já com as mós de aço o forté gera um resultado muito parecido com o Comandante nos espresso e no V60. Mas, isso é minha impressão e sei que esse assunto é bem polêmico! Ahahah
Eu tive um moedor da breville que deve ser similar ao embutido que falou. Nunca testei um fiorenzato, mas chutaria que deve melhorar significativamente seu espresso.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk



Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
[mention=12532]MarcioMO[/mention] Boa tarde Márcio,
Obrigado pelas dicas. Sua opinião tem "peso" pois você já testou um monte de moinhos diferentes. 
Valeu! Abraço e Feliz Páscoa! 
Oi Pedro! Tudo bem?
Você chegou a comprar?
Eu comprei um Mazzer super jolly usado que estava em bom estado. Pelo que andei vendo, o compartimento das mos é o sistema é bem parecido com o fiorenzato do vídeo.
No Mazzer tive que limpar umas 2 vezes com bastante detalhe todos os componentes, mas a parte elétrica e as mós originais estavam em vom estado. Se não o adaptar para single dose, tem muita retenção. Então, arranquei a parte original em que se controla a dosagem e o hopper. Coloquei essa impressão 3d para single dose e adaptei um soprador/sanfona. Vide foto. Estou testando há 1 semana, e digo, que mesmo fazendo tudo certinho para ter zero retenção, sempre acaba ficando um erro de +- 0.3g, ora porque sobrou da moagem anterior, ora devido a reter num lugar onde não dá para tirar com soprador.
Enfim, não acho que é o fim do mundo e dá para usar numa boa, na minha opinião. Mas, para grãos caros, já prefiro usar meu kinu que nao tem retenção! Espero ter te ajudado, meu amigo!2d09645af3f8fcae36bcf85016e96dc4.jpg8c4830d5b01d1a945ea330ca21ad230b.jpg72e8ddf45579e65d9b85dd48babdc8d0.jpg

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


54a7deebc1f5eb94fa771c3802ddef6f.jpg
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio, dá uma pesquisada sobre acabemento de peças em 3d com acetona. Talvez você goste do resultado e queira brincar um pouco. 
Eu já andei olhando sim. Vou pedir mais uma impressão e vou testar! Mas o importante é que tá operacional já. Valeu!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Olá Márcio fiquei em dúvida se seria uma boa aquisição pois era um moinho desconhecido e caro. Preferi me capitalizar pra tentar buscar um DF64. 
Abraço e bons cafes!!! 
 
 
 
 
Fala Pedro. Eu também cheguei a olhar o DF64, mas acabei optando por esse mazzer mesmo, pois tem os mesmos 64mm de mós... E futuramente, vou testar as tão comentadas mós da SSP.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 hours ago, Pedro Freire said:

Olá Márcio fiquei em dúvida se seria uma boa aquisição pois era um moinho desconhecido e caro. Preferi me capitalizar pra tentar buscar um DF64. 

Abraço e bons cafes!!! 

 

 

 

 

Vai tentar comprar por onde o df64?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
Em 19/06/2022 at 09:23, MarcioMO disse:

Oi Pedro! Tudo bem?
Você chegou a comprar?
Eu comprei um Mazzer super jolly usado que estava em bom estado. Pelo que andei vendo, o compartimento das mos é o sistema é bem parecido com o fiorenzato do vídeo.
No Mazzer tive que limpar umas 2 vezes com bastante detalhe todos os componentes, mas a parte elétrica e as mós originais estavam em vom estado. Se não o adaptar para single dose, tem muita retenção. Então, arranquei a parte original em que se controla a dosagem e o hopper. Coloquei essa impressão 3d para single dose e adaptei um soprador/sanfona. Vide foto. Estou testando há 1 semana, e digo, que mesmo fazendo tudo certinho para ter zero retenção, sempre acaba ficando um erro de +- 0.3g, ora porque sobrou da moagem anterior, ora devido a reter num lugar onde não dá para tirar com soprador.
Enfim, não acho que é o fim do mundo e dá para usar numa boa, na minha opinião. Mas, para grãos caros, já prefiro usar meu kinu que nao tem retenção! Espero ter te ajudado, meu amigo!2d09645af3f8fcae36bcf85016e96dc4.jpg8c4830d5b01d1a945ea330ca21ad230b.jpg72e8ddf45579e65d9b85dd48babdc8d0.jpg

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


54a7deebc1f5eb94fa771c3802ddef6f.jpg

Boa noite Marcio, tudo bem?

Estou com um Mazzer Super Jolly também, já com as SSP; você alinha elas eventualmente ou ainda não se aventurou?

Abç e obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Marcio, tudo bem?
Estou com um Mazzer Super Jolly também, já com as SSP; você alinha elas eventualmente ou ainda não se aventurou?
Abç e obrigado
Fala Elton!
Tudo bem? Estou testando há um bom tempo já contra o eureka e forté. Ahahha.
Eu alinhei sim! Na vertical (centralização) e na horizontal (distância das mós). Como é algo muito específico, manda MP ou abre outro topico se quiser trocar experiencias. Abs

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/09/2022 at 19:44, eltonaguiar disse:

Boa noite Marcio, tudo bem?

Estou com um Mazzer Super Jolly também, já com as SSP; você alinha elas eventualmente ou ainda não se aventurou?

Abç e obrigado

Tenho com interesse de comprar um Mazzer Super Jolly vale o investimento ? consigo tirar para todos os métodos? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Dieverso Abreus disse:

Tenho com interesse de comprar um Mazzer Super Jolly vale o investimento ? consigo tirar para todos os métodos? 

Boa tarde Dieverso, tudo bem?

Eu estou usando ele para espresso somente, e tenho gostado muito; acredito que ele vá moer para coados também, porém com ele é stepless, é meio chato de fazer grandes alterações nas moagens (teria que marcar os pontos exatos para não se perder entre uma regulagem e outra). Mas a máquina é fantástica, robusta por demais e precisa. O sensorial é ótimo também.

Abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...