Ir para conteúdo

Kafmasino One Smart - concorrente da Decent


regisassao

Postagens recomendadas

E surgiu uma concorrente para a Decent: Kafmasino One Smart.

Parece uma Gaggia tunada por profissionais.

Está em pre-venda por EUR 1600 (doze porcento de desconto, depois deve subir para 1800 fazendo a conta reversa), o target era 50% do preço de uma Decent. Fica na faixa de uma Rocket Appartamento, ECM Classika PID, um pouco mais caro que essas aí que custam uns 1700 dólares. 

Por enquanto só tem 220v 50 Hz.

Gostei bastante do projeto, não tem como saber a durabilidade, confiabilidade, etc. Mas achei ótimo saber que tem concorrência chegando. Demorou até...

Algumas coisas que me interessaram no projeto: 

Estabilidade térmica: tem um boiler de 550 ml, portafiltro e grupo de aço inox, temperatura não é controlada por PID, mas por um cálculo de temperatura da água no boiler vs temperatura da água no reservatório vs vazão (estou deduzindo que tem sensor de temperatura no reservatório pois eles mencionam que controlam a temperatura por vazão, pressão e cálculo termodinâmico).

Tem aquecimento para o boiler e termobloco para vaporização separados. Consegue iniciar a vaporização logo após extrair o espresso. Mas é single boiler e tem so uma bomba, então, não extrai espresso e vaporiza ao mesmo tempo.

Pode desligar a vaporização se não for usar, economizando energia.

Controle gravimetrico com uma balança bluetooth embutida permitindo cortar a extração pelo peso na xícara.

Tem ainda shot timer, portafiltro de 58mm...

Outras features: app para iOS e Android em qualquer tamanho de tela (celular ou tablet), possibilidade de controlar pressão, vazão e temperatura, mímica de outras máquinas como La Marzocco, armazenar perfis de extração, funciona em modo manual também podendo ajustar pelo menos a temperatura sem tablet (pressão e vazão pode usar o último perfil extraido, mas não varia sem app).

Mais detalhes em: kafmasino.com

Também tem dois vídeos do Tom's Coffee Corner.  Esse é o que achei mais interessante, pois explora mais o potencial da máquina: 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez não possamos dizer que é uma cópia da Decent mas quem sabe uma versão custo benefício com muito mais opções de controle em relação as outras que temos nessa faixa de preço. Logo os outros Youtubers farao reviews... aguardemos...

E daqui a 6 meses, depois 1 ou 2 anos, avaliamos novamente. Durabilidade pode ser o ponto fraco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E surgiu uma concorrente para a Decent: Kafmasino One Smart.
Parece uma Gaggia tunada por profissionais.
Está em pre-venda por EUR 1600 (doze porcento de desconto, depois deve subir para 1800 fazendo a conta reversa), o target era 50% do preço de uma Decent. Fica na faixa de uma Rocket Appartamento, ECM Classika PID, um pouco mais caro que essas aí que custam uns 1700 dólares. 
Por enquanto só tem 220v 50 Hz.
Gostei bastante do projeto, não tem como saber a durabilidade, confiabilidade, etc. Mas achei ótimo saber que tem concorrência chegando. Demorou até...
Algumas coisas que me interessaram no projeto: 
Estabilidade térmica: tem um boiler de 550 ml, portafiltro e grupo de aço inox, temperatura não é controlada por PID, mas por um cálculo de temperatura da água no boiler vs temperatura da água no reservatório vs vazão (estou deduzindo que tem sensor de temperatura no reservatório pois eles mencionam que controlam a temperatura por vazão, pressão e cálculo termodinâmico).
Tem aquecimento para o boiler e termobloco para vaporização separados. Consegue iniciar a vaporização logo após extrair o espresso. Mas é single boiler e tem so uma bomba, então, não extrai espresso e vaporiza ao mesmo tempo.
Pode desligar a vaporização se não for usar, economizando energia.
Controle gravimetrico com uma balança bluetooth embutida permitindo cortar a extração pelo peso na xícara.
Tem ainda shot timer, portafiltro de 58mm...
Outras features: app para iOS e Android em qualquer tamanho de tela (celular ou tablet), possibilidade de controlar pressão, vazão e temperatura, mímica de outras máquinas como La Marzocco, armazenar perfis de extração, funciona em modo manual também podendo ajustar pelo menos a temperatura sem tablet (pressão e vazão pode usar o último perfil extraido, mas não varia sem app).
Mais detalhes em: kafmasino.com
Também tem dois vídeos do Tom's Coffee Corner.  Esse é o que achei mais interessante, pois explora mais o potencial da máquina: 
 
 
Legal! Nada como a evolução e concorrência! Vamos ver os próximos reviews!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz uma pesquisa e a máquina é uma chinesa de um OEM chamado Corrima. A máquina custa USD 250.

O que me parece que eles fizeram foi como um "mod" usando Arduino ou semelhante (como o gaggiuino) e sensores;  e estão vendendo como produto.

O software para iPad e Android parece ser o ponto forte.

Mas dureza pagar USD 1600 por uma chinesa modada...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero ver alguém abrir também e conferir a qualidade por dentro,  mais que isso, usar por uns 2 anos para vermos como se comporta.

Mas hoje em dia quase tudo vem da China, no máximo é montado em outros países. Sendo itens de baixa criticidade como os de uma máquina de espresso, o problema não é vir da China, mas quem projeta, desenvolve o software, seleciona os componentes/fornecedores e monta a máquina.

Estou torcendo para que se provem boas opções...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal o produto, mas não curti a estética e a balança inclusa me parece de qualidade duvidosa (em uma análise extremamente superficial). Era bom colocar um scace device pra ver se as temperaturas e pressões medidas pelo software são precisas. O Hoffman testou uma máquina dia desses em que as pressões e temperaturas mostradas eram completamente erradas (era um produto de testes antigo). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Excelente review. Espero que seja só a primeira versão e que venham outras melhores. Ou que licenciamento o software para os cachorros grandes, como sugerido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também espero! O 1o vídeo que vi desse cara foi o JE plus. Achei muito bom e fui olhar os outros vídeos mais antigo...Mas os mais novos das eurekas, vario e niche são excepcionais.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já está rolando tretas nos comentários do vídeo kkkkkkkkkkkkkk
Tá mesmo! Ainda mais que a própria fabricante decidiu ir pra briga! Ahahha

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reparem que o Lance recebeu uma. Logo teremos mais um review. Pode ser o descrédito total... Tá virando uma boa novela... kkk...

4 horas atrás, MarcioMO disse:

Ainda mais que a própria fabricante decidiu ir pra briga! Ahahha

Ficou feio hein? Precisavam de uma assessoria de imprensa... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou aqui bem em dúvida.....

Qual opção dessas vocês escolheriam? Tradição e qualidade ou inovação e funcionalidade matadora de um "Protótipo"?

Como eu vejo:

Meus Requisitos (Todas atendem):

- Dual Boiler

- PID

- Pré-Infusão

 

Plus:

- Tudo que só a Kafmasino ONE faz...

- Profile de Pressão

- Profile de Temperatura 

- Profile de Vazão

- Receitas TOTALMENTE customizadas

 

Rancilio Silvia PRO X   ou   Lelit Elizabeth    ou     Kafmasino ONE    -  ( Todas mesma faixa de preço)

1405205614_WhatsAppImage2022-07-11at5_23_34PM.thumb.jpeg.c09ad915be29eb90e39c99e5d54d4f92.jpeg

762409578_WhatsAppImage2022-07-11at5_22_55PM.jpeg.3be126b2613b103970a4629dc421b651.jpeg

535008028_WhatsAppImage2022-07-11at5_24_31PM.thumb.jpeg.192858d5597f357a6caefcac854d4b5c.jpeg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabe quando chegaram os carros coreanos? Eu demorei uma década pra ter um.

Aqui eu iria na mesma. Depois de alguns anos de estrada, confiabilidade demonstrada, eu toparia um novo entrante. Até lá, nesse valor de investimento, quero algo mais seguro.

Eu iria nas tradicionais. Além dessas, tem as Rocket, as ECM... não é dual boiler, mas hoje minha escolha seria a ECM Classika PID.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim que um produto já nasce, morto kkkkkkk
Devem ter mandado o estagiário embora, pois apagaram todos os comentários! Ahahha

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa Kafmasino ONE é, na verdade, um belo de um protótipo baseado na chinesa Gemilai CRM3007g com uma placa com processador embarcado (Arduino, ESP, etc???) e desenvolvimento de um Software. Vários sensores e alguns atuadores conectados, mas, percebe-se claramente que é ainda um protótipo arcaico, usando abraçadeiras ZipTie em todas as mangueiras por exemplo.

Tem muito potencial. Tem muita funcionalidade, mas longe, longe, muitooooo longe de toda tecnologia embarcada e, inclusive, toda as inovações que a Decent usa para atingir o resultado. Por exemplo:

A Kafmasino já demonstrou em alguns vídeos que consegue manter a temperatura constante durante toda a extração, mas usa uma solução "tradicional" de Boiler + PID com otimização de software para isso.

Já a Decent usa uma inovação completa na qual ela usa 2 bombas de água, sendo uma de água quente e uma de água fria e mede a temperatura, praticamente em cima do puck e controla a mistura de quantidade de água em tempo real para manter a estabilidade térmica.

Então, assim, se a Kafmasino tivesse uma faixa de preço inferior, seria uma boa alternativa entre o abismo que temos entre a Decent no que diz respeito a funcionalidade avançadas de profiling de temp, vazão e fluxo...

Veremos as cenas dos próximos capítulos... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...