Ir para conteúdo

Dúvida sobre a pressão das bombas durante a extração do espresso


Postagens recomendadas

Olá, eu tenho a seguinte dúvida sobre a pressão das bombas na extração do espresso, é o seguinte:

minha dúvida é sobre essas máquinas que tem o indicador de pressão em: 0,5 - 1,0 - 1,5 - 2,0 e etc (NS Música, VFA Torino)

na hora da extração a bomba manda os 9 Bar continuamente? Independente da receita?

deixe eu ser mais claro, no caso da receita de um Ristreto (1:1 em 50 seg) teoricamente a bomba iria fazer uma super extração acima dos 9 Bar

seria isso mesmo ou essas máquinas que eu citei mandam os 9 Bar constantemente até o fim dos 50 seg?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo pouco que entendo, os 9 bar é a pressao maxima que elas vao fazer sobre o bolo. Independente de voce restringir o fluxo ou não a pressao vai ser sempre a mesma. Sendo dai para menor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Medeiros123 disse:

minha dúvida é sobre essas máquinas que tem o indicador de pressão em: 0,5 - 1,0 - 1,5 - 2,0 e etc (NS Música, VFA Torino)

Isso é só a indicação da pressão de vaporização.

Provavelmente todos os modelos citados possuem uma OPV que "desvia" a água quando a pressão atinge 9 bar, mantendo essa pressão máxima, só não possuem o indicador de pressão. Algumas máquinas possuem manômetro com dois ponteiros, indicando também a pressão de extração. 

Agora, se a sua moagem estiver muito grossa, o bolo não vão criar resistência suficiente para atingir os 9 bar. Nesse caso, a OPV não atua. Mas tirando um espresso em 20-30s, provavelmente a moagem estará fina o suficiente pra atingir essa pressão. 

Com relação à curva de pressão, ela sobe gradualmente, mas é rápido. Imagine que o bolo seco tem menor resistência à passagem da água, ainda está molhando e expandindo nos primeiros 2-5 segundos. Depois disso, já deve ter criado resistência suficiente para atingir os 9 bar e deve continuar assim até o final dos 50 s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E veja, se for bomba rotativa (comerciais e afins) é um pouco diferente. A bomba tem um bypass pra limitar a pressão e a curva é pancada pra cima. Normalmente tem algum restritor nos grupos e você vê a pressão do manômetro em 9 bar, não reflete o que acontece no bolo. As que tem bomba vibratória já dá uma ideia melhor mesmo com a saída pro manômetro posicionada na linha.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...