Medeiros123 Postado 7 Julho 2022 Denunciar Share Postado 7 Julho 2022 Olá, eu tenho a seguinte dúvida sobre a pressão das bombas na extração do espresso, é o seguinte: minha dúvida é sobre essas máquinas que tem o indicador de pressão em: 0,5 - 1,0 - 1,5 - 2,0 e etc (NS Música, VFA Torino) na hora da extração a bomba manda os 9 Bar continuamente? Independente da receita? deixe eu ser mais claro, no caso da receita de um Ristreto (1:1 em 50 seg) teoricamente a bomba iria fazer uma super extração acima dos 9 Bar seria isso mesmo ou essas máquinas que eu citei mandam os 9 Bar constantemente até o fim dos 50 seg? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Caio Oliveira Postado 7 Julho 2022 Denunciar Share Postado 7 Julho 2022 pelo pouco que entendo, os 9 bar é a pressao maxima que elas vao fazer sobre o bolo. Independente de voce restringir o fluxo ou não a pressao vai ser sempre a mesma. Sendo dai para menor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 7 Julho 2022 Denunciar Share Postado 7 Julho 2022 1 hora atrás, Medeiros123 disse: minha dúvida é sobre essas máquinas que tem o indicador de pressão em: 0,5 - 1,0 - 1,5 - 2,0 e etc (NS Música, VFA Torino) Isso é só a indicação da pressão de vaporização. Provavelmente todos os modelos citados possuem uma OPV que "desvia" a água quando a pressão atinge 9 bar, mantendo essa pressão máxima, só não possuem o indicador de pressão. Algumas máquinas possuem manômetro com dois ponteiros, indicando também a pressão de extração. Agora, se a sua moagem estiver muito grossa, o bolo não vão criar resistência suficiente para atingir os 9 bar. Nesse caso, a OPV não atua. Mas tirando um espresso em 20-30s, provavelmente a moagem estará fina o suficiente pra atingir essa pressão. Com relação à curva de pressão, ela sobe gradualmente, mas é rápido. Imagine que o bolo seco tem menor resistência à passagem da água, ainda está molhando e expandindo nos primeiros 2-5 segundos. Depois disso, já deve ter criado resistência suficiente para atingir os 9 bar e deve continuar assim até o final dos 50 s. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Medeiros123 Postado 7 Julho 2022 Autor Denunciar Share Postado 7 Julho 2022 @regisassao muito obrigado pela explicação, então era isso mesmo que eu estava pensando, os 9 Bar ficam mantidos até o final da extração através da limitação do OPV Obrigado!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 7 Julho 2022 Denunciar Share Postado 7 Julho 2022 E veja, se for bomba rotativa (comerciais e afins) é um pouco diferente. A bomba tem um bypass pra limitar a pressão e a curva é pancada pra cima. Normalmente tem algum restritor nos grupos e você vê a pressão do manômetro em 9 bar, não reflete o que acontece no bolo. As que tem bomba vibratória já dá uma ideia melhor mesmo com a saída pro manômetro posicionada na linha. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas