Ir para conteúdo

Troca de impressões sobre a Philco 15 Bar


esantelmo

Postagens recomendadas

Bom dia a todos!

Esse fórum é muito legal! Me sinto o patinho feio encontrando seus primos cisnes hahah

Bem sou relativamente novo no mundo do café, faz uns 6 meses experimento com cafés especiais que compro na Amazon e há 2 meses adquiri uma Philco 15 Bar. Depois adquiri tb o cesto despressurizado. Atualmente trabalhando com um moedor de lâmina.

Coisas que notei, gostaria de outras impressões:

  1. A 15 Bar passa um bom café no filtro pressurizado somente se a granulação não é fina demais. Se moer demais e "tumperizar" um pouco acima do suave a bendita não dá muito conta de passar o café. É isso mesmo ou tô com uma máquina entupida?
  2. Com o filtro despressurizado eu uso um pó bem fino que obtenho na peneira depois de insistir bastante no moedor. Eu uso o que passou na peneira e fica realmente como uma moagem ultra fina. Percebi que nesse sistema até dá pra "tumperizar" bem, mas frequentemente rola um channeling, que observo porque a parte de baixo do filtro não molha por inteiro desde o início. Também notei que passar dessa forma no filtro duplo fica um pouco forte pro meu gosto, mais ou menos como espresso de cafeteria, bem espesso, provavelmente pq os mais finos desses ultra finos acabam incorporando na bebida. Estou pensando em conseguir um filtro para 1 café apenas para passar dessa forma.
  3. Percebi que o "chuveirinho" (shower head) da Philco 15 às vezes dá um jato único central e às vezes um jato de chuveiro mesmo. Parece ser a gosto da máquina, ainda não entendi quando é qual. Então estou investindo numa tela que vai acima do bolo de café e que supostamente distribui a pressão. Quando chegar posto por aqui algumas impressões e se o café melhorou ou não.
  4. A decisão de ligar o vaporizador e em qual momento (antes, durante ou depois da extração, ou não ligar) faz uma boa diferença. Ainda não achei o ponto ótimo. Por enquanto minha opção tem sido: Deixar a cafeteira uns 3min esquentando. Depois ligar o vaporizador por mais uns 5min. Desligar o vaporizador. Vaporizar meu leite SOMENTE COM O VAPOR QUE JÁ EXISTIA. Dessa forma a câmara meio que esvazia porém o sistema permanece super quente. Daí sim passo meu espresso com o vaporizador desligado e sem vapor no reservatório. Às vezes ligo de novo durante a extração se percebo que o negócio tá frio ou sem força (por exemplo quando eu não esperei o suficiente para o aquecimento).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@esantelmo,

 

1 - É assim mesmo. Com filtro pressurizado, a moagem tem que ser um pouco mais grossa.

2 - Não sei o que usa como peneira, mas os fines deixam o café mais encorpado, mais amargo, demora mais pra passar, é o comportamento esperado mesmo. O que eu sugiro é a compra de um moedor. O melhor custo benefício que conheço é o K2. Para filtro despressurizado, moedor de lamina não funciona.

3 - Puck screen, na minha experiência, não melhorou o sensorial, apenas ajudou a manter o chuveiro mais limpo, o que já é grande coisa, e agora não deixo de usar. Mas não melhora muito a distribuição da água, pelo menos, não observei isso.

4 - Surfing é assim mesmo. Aqui não posso opinar, pois não tenho a Philco, e varia de máquina pra máquina.

Abs!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei uma Philco tb recentemente e tô tentando colher impressões de temp surfing. Tem um outro topico da máquina aqui no forum, alguns antes desse. Acho que seria interessante manter tudo no mesmo lugar.

Li com atenção as tuas impressões mas só na segunda lida é que notei que vc tá usando um moedor de lamina. O melhor upgrade que podes fazer é mesmo um moedor pra expresso. Como moro numa cidade com algumas torras locais, eu conseguia mesmo com o timmemore C2 e o Encore, tirar extrações razoáveis só com as torras mais escuras.  Comprei um K4 recentemente, e aí sim, consegui tirar expressos razoáveis dela de torras médias.  Regular a pressão do bolo, através da precisão da granularem, e compensar a falta de temperatura e pressão alta demais.

Vou começar a fazer experimentos com temp sufring mas acho que precisamos de alguma forma de por um termômetro no bolo e no chuveiro. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, EduA disse:

precisamos de alguma forma de por um termômetro no bolo e no chuveiro. 

Tem uma forma cara (700 dólares com um Scace) ou barata de fazer isso com um termômetro do Aliexpress (uns 40 reais) mas que vaza um pouco de agua/café. Aqui tem um pouco da minha experiência com um termômetro de 40 reais:

https://forum.clubedocafe.net/topic/159-controladores-de-temperatura-pids/page/6/#comment-228490

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A canalização acontece pq mesmo passando o café por uma peneira vc tem variação na granularidade, como a água tende a procurar o caminho mais fácil, ela vai preferir passar pelos pontos com maior concentração de partículados mais grossos. 

A principal preocupação sua nesse momento tem que ser em comprar um moedor de verdade e não um triturador, os colegas já deram boas recomendações, uma balança com precisão de 0.1 grama também é uma boa.

Sua principal missão no momento é repetir o resultado, assim vc pode ir mexendo em uma ou outra variável (quantidade / granularidade) para encontrar o seu gosto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tentei fazer alguns testes hoje e a variação do chuveiro na Philco torna tudo muito impreciso. As vezes ele sai com bastante pressão e diminui, as vezes com menos mas mais consistente. Mesmo com  o jato de agua ligado, diminuia inicialmente a pressão mas depois não interferia muito. Em outras palavras, tô achando que fica meio impossível replicar processos nessa máquina. Teria que fazer um upgrade pra uma gaggia ou rancilio mesmo. Talvez nem mesmo um dimmer seja eficiente.

Queria muito uma Silvia (gosto muito de vaporizar) mas é impossível de achar uma. O jeito é esperar pra sair uma gaggia em 220v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal pessoal agradeço as impressões todos.

Concordo com tudo que foi dito! Algumas observações:

  1. No caso do peneiramento, entendo que a (pequena) variação da granulometria não seja o vilão do channeling, e sim o comportamento maluco da showerhead que o EduA aponta. Então estou esperando ansiosamente minha puck screen pra ver se fará alguma diferença.
  2. Não gosto da experiência da moagem manual, e também acho que 400 reais seja muito para uma solução manual (os Kingrinders em geral). Vi no YouTube um maluco usando um Kingrinder com uma parafusadeira e achei um barato hahaha Mas também estou investigando outras soluções. Já tive um moinho de rebarba USB que moía uniforme e bem fino, porém durou quase nada (devolvi dentro da garantia de compra ainda). Também vi opções de rebarba (moinhos) da MrCoffee etc. pelos mesmos 400. Acho que apostaria num desses de novo antes de um Kingrinder manual. Posto novidades assim que conseguir. Mas daí abro (ou me junto) a algum post sobre moedores lol

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passei uns 5 anos usando um moedor japonês Porlex, daí comprei um C2 e um elétrico, o Baratza Encore, que foi algo de oportunidade. O C2 mudou drasticamente a impressão que tinha de manuais, por ser muito mais (acho que 3x) mais rápido que um porlex. O Encore ainda era mais rápido mas por muito pouco. Daí comprei um Kingrinder e o tempo de moagem é praticamente o mesmo do Encore. É muito rápido. 18g nele dá uns 20s.

A resistencia ao chuveiro (pressão do bolo) é basicamente definida pela granulometria. E no caso de uma maquina com 15 bars de pressão, a coisa fica ainda mais complicada de regular. Antes de ter o K4, o C2 só funcionava no clique 11, tentei variando a quantidade mas no final, eu tive que variar o cafe (pasmem!), procurei entre os vários da cidade, um que se adaptasse a esse conjunto. Se passasse pro clique 10 entupia, 12 abria demais e ficava overextracted. O Encore era um pouco melhor mas ainda muito impreciso (teria que recalibrar ele).

O K4, eu consigo variações de 3s de um clique pro outro. É muito mais preciso. Foi o melhor investimento que fiz. Ou vc gasta numa máquina ou no moedor. Não tem muito pra onde correr. 

Olha esse video de um barista regulando pra cafés que ele não conhece. É quase tudo no moinho. Alguma variação na quantidade e no tamper mas a granulometria é a variante que causa mais efeito.
 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@esantelmoCara, infelizmente esse mundo do café é caro mesmo, vc acaba economizando e não tem as expectativas atendidas. 

Vc realmente não vai conseguir uma boa extração com moedor de lâmina, a variação na granulometria é muito grande especialmente considerando uma pressão de 15 bar, a peneira deixa passar muitos fines e vc não tem como regular... as vezes até trocando o café vc precisa alterar a granulometria, muitas vezes a variação necessária não é perceptível a olho nu.

Eu tenho uma Nemox Fenice, ela tem uma bomba de 16bar, regular um espresso nela era terrível eu tinha todos os problemas que vcs relatam, então vai por mim, o menor dos problemas de vcs é a showerscreen, a solução mais simples e barata pra vcs é um dimmer, mesmo assim não ajuda tanto assim. Eu solucionei a minha instalando uma OPV e meus problemas acabaram. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que legal EduA valeu pela experiência com os moedores, tô quase me convencendo hehe

Bruno legal a dica do OPV, não conhecia. Diminuindo pra um 9bar constante como ficou tua experiência?

P.S.: Como faz pra citar usuário como o Bruno fez? hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Carvalho essa era minha opção antes de encontrar uma mais adequada para minha máquina, nessa aí vc tem que verificar o seguinte, a bomba da sua máquina fica na parte de baixo dela, então não acho que dê pra colocar ela, vc vai ter que adaptar ela em algum ponto entre a bomba e a entrada da caldeira, lembre-se que a OPV tem uma saída de água que deve voltar pro reservatório. 

@esantelmo coloquei a OPV essa segunda feira, posso te dizer que minha cafeteira virou outra, não tem nem comparação, minha cafeteira é de 2014, posso te dizer que nunca tinha conseguido tirar um bom espresso nela, agora tudo mudou! Mesmo assim ainda estou pensando em vender ela pra pegar uma melhor ainda. 

Quanto ao moedor, pode pesquisar aqui no fórum, vale muito mais a pena vc ter um bom moedor antes de qualquer outra coisa. Esqueça todos os tipos de moedores que não sejam de Mós cônicas ou planas, com o máximo de ajustes possíveis, qualquer coisa antes de comprar dá um alô aqui no fórum que alguém te ajuda. Só não espere gastar menos de R$1000 em um moedor elétrico, o mínimo pra vc seria um baratza encore (que eu tenho), esqueça esses cuisinart e similares, eles não vão moer fino o suficiente, vai ser dinheiro jogado fora, como falei, infelizmente esse mundo de café espresso é muito caro... 

Eu mesmo estou quase trocando meu encore por um k4 manual... 

Pra citar é só colocar o @ e digitar o nome. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Bom dia a todos,

Tenho duas novidades.

Uma é um vídeo do James Hoffman em que ele indica uma boa técnica para trabalhar com cortadores ("moedor de lâmina"):

 

A segunda novidade é que chegaram meus "puck screens" do aliexpress e tenho conseguido resultados bem melhores com a philco nas cestas não pressurizadas!

Então é isso, mas duas dicas para melhorar o espresso do pessoal!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@esantelmo Admiro a sua tenacidade! Acho que o James indicou o método pra filtrados, inclusive pra prensa francesa mas se vc for fazer assim, não usa a parte do papel toalha. Fines pra espresso é bom (se bem q demais pode entupir).

Mas com todo esse metodo vc vai levar umas 10 vezes mais tempo q um moedor de entrada manual pra espresso :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu não tiro os finos realmente entope! hehehe Eu consigo uns finos bem ideais pra espresso com uma peneira, mas tem que ser aquela média, a grande não.

Certamente estou mirando em um bom moedor, mas é bom dar uma luz pra quem não tá nesse ponto ainda, saber que consegue produzir uma boa bebida com o que tiver disponível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...