Ir para conteúdo

FLAIR X ARAM


MaLeandrini

Postagens recomendadas

Bateu a duvida aqui com aquele fundinho de intenção de compra.
Seria as moagens da ARAM similares para FLAIR ou são mundos totalmente opostos?
Sei que um teria 53mm e outro 58, que já interfere na moagem, porém ambas são manuais .
Alguém tem as duas? Já fez o teste de mesma moagem e o que seria necessário entre uma e outra para corrigir?
Se não for aqui o lugar da pergunta, pode mudar ou mover ai Adm!
Bons cafés,
att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas por que a pergunta sobre moagens? Qualquer equipamento vai demandar ajustes nem que sejam minimamente diferentes. E já vai ter que ajustar ao trocar um grão, ou a data da torra, ou o lote... se ajusta por um motivo, ajusta por outros.

Métodos diferentes podem demandar moedores diferentes, mas de espresso pra espresso, um moedor que é bom pra um, também é para o outro, não?

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, MaLeandrini disse:

Bateu a duvida aqui com aquele fundinho de intenção de compra.
Seria as moagens da ARAM similares para FLAIR ou são mundos totalmente opostos?
Sei que um teria 53mm e outro 58, que já interfere na moagem, porém ambas são manuais .
Alguém tem as duas? Já fez o teste de mesma moagem e o que seria necessário entre uma e outra para corrigir?
Se não for aqui o lugar da pergunta, pode mudar ou mover ai Adm!
Bons cafés,
att.

De fato concordo com o Regis, mas acho que entendi sua pergunta de forma diferente: as duas moagens vão ser para espresso, com suas variáveis normais (torra, grão, máquina), mas será moagem fina, pois são máquinas de espresso manuais.

Abçs a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, eltonaguiar disse:

De fato concordo com o Regis, mas acho que entendi sua pergunta de forma diferente: as duas moagens vão ser para espresso, com suas variáveis normais (torra, grão, máquina), mas será moagem fina, pois são máquinas de espresso manuais.

Abçs a todos!

Sim, porém minha intenção é saber se entre ambas qual usaria uma moagem mais fina por exemplo, por conta de setup de moinho mesmo. Naturalmente a aram usara um pouco mais grossa por ser 53, mas nem sempre hahaha
Tirando esse fato de mm, a flair utilizaria um ajuste mais especifico por ser manual? (Como na aram, se nao tiver torra + moagem esquece!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, MaLeandrini disse:

Sim, porém minha intenção é saber se entre ambas qual usaria uma moagem mais fina por exemplo, por conta de setup de moinho mesmo. Naturalmente a aram usara um pouco mais grossa por ser 53, mas nem sempre hahaha
Tirando esse fato de mm, a flair utilizaria um ajuste mais especifico por ser manual? (Como na aram, se nao tiver torra + moagem esquece!)

Entendi! Acredito que para o mesmo grão talvez a Flair use uma moagem mais grossa, talvez também pela pressão aplicada, ou mesmo pela pré-infusão que a Aram faz. Mas não acredito que seja uma diferença tão expressiva a ponto de o mesmo moedor não fazer o serviço. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Cara eu não pegaria NUNCA uma ARAM se vc consegue pegar uma Flair 58. A ARAM da uma puta trabalheira para pré aquecer, não tem como saber a pressão da extração, basicamente impossível ser consistente. Eu tenho uma ARAM largada aqui, comprei uma gaggia classic pro no lugar, infinitamente melhor depois de fazer algumas modificações.

Na questão de moagem. Utilizando doses iguais, naturalmente a ARAM deveria usar uma moagem mais grossa, por ser um basket mais alto. Questão de préinfusão não muda, pois as duas fazem.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, em relação a moagem, como já foi dito aqui, nos dois casos você vai precisar testar, vai variar de café pra café pelo nível da torra, pelo tempo da torra, tipo do grão, etc.

Sobre uma ser melhor ou pior, isso é besteira, a Aram utiliza um filtro profissional da La Spaziale de 54mm, o filtro é excelente, é o mesmo usado na La Spaziale comercial, não tenho a Flair pra testar, mas imagino que deva utilizar um filtro de boa qualidade também, nos dois casos é possível se controlar a pressão da extração manualmente, ou pela velocidade do giro na Aram, ou pela força na alavanca na Flair, sobre moer mais fino ou mais grosso, isso é muito mais em função do café do que do filtro em si, nos dois casos você irá precisar de um moinho competente pra espresso.

Sobre a aram dar trabalho pra aquecer, é tudo uma questão de perspectiva, o objetivo da Aram é ser uma máquina pra uso portátil, sem depender de energia elétrica, a Flair também, mas só o modelo 58, se não me engano que tem a opção de vir com um aquecedor, mas neste caso você passa a depender de energia elétrica, então é tudo uma questão de perspectiva, pra mim a Aram é excelente dentro daquilo que se propõe, a ideia não é substituir uma máquina elétrica convencional, mas sim ter uma máquina capaz de tirar um espresso com a mesma ou até melhor qualidade sem depender de energia elétrica, e para isso, ela é excelente sim.

Pra mim aquecer ela não é um problema, eu costumo escaldar ela uma vez só ou duas no máximo se o dia estiver frio, escaldo o filtro e a xícara/copo separado, enquanto faço a moagem, aí faço o flush pra esvaziar e coloco a água fervendo pra fazer a extração, não leva nem cinco minutos o processo todo, mais rápido que numa máquina de caldeira convencional.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Flair vai precisar de moagem mais fina (maior diâmetro = menor altura do bolo = menor resistência à passagem de agua).

Porém, um moedor pra espresso deve atender ambas. Pode ser um K4, K6, kinu, Bravito...

Mas entre as duas, eu tbm prefiro a Flair 58. Especialmente porque se comprar tamper, nivelador etc, vão servir em máquinas padrão 58 mm, que é uma tendência forte quando fazemos upgrade. Gosto ainda dela já vir com manômetro e na versão top ter um pré aquecimento com três níveis de temperatura,  dando mais opções de ajustes na extração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Perguntei ao pessoal da Aram sobre a possibilidade de manômetro, eis a resposta: 

"Ainda estamos desenvolvendo o manômetro, achávamos que conseguiremos disponibilizar em dezembro mas não concluímos o projeto.
 
No momento estamos sem previsão mas se comprar a máquina sem o manômetro incluso, você conseguirá comprar depois pois o cliente poderá substituir as peças sem muita dificuldade
".

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...