Ir para conteúdo

ECM Manufacture GmbH - Máquinas para baristas avançados


Rodrigoks

Postagens recomendadas

  • Respostas 1,3k
  • Criou
  • Última resposta

Salve Clayton,

O porta-filtros ECM é idêntico ao que acompanha outros modelos de máquinas ECM. O distribuidor de líquido com 2 saídas, com canaleta aberta, também é igual.

Os modelos Casa e Classika incluem 1 pf com 2 saídas.

Os outros modelos incluem 1 pf com distribuidor único e 1 pf com distribuidor de 2 saídas.

 

Todos os modelos de máquinas ECM incluem 1 filtro de 1 dose, 1 filtro de 2 doses e 1 filtro "cego".

 

E para todos, como opcional, há o pf Gran Crema sem fundo que inclui 1 filtro de 3 doses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, obrigado pelos esclarecimentos (acabaram meus likes, hehehe!)

 

A dúvida surgiu por que a ECM tem este modelo de distribuidor, com uma curva:

http://www.espressoparts.com/R_1292

 

Já na foto postada do comprador é deste tipo, semelhante as Gaggia:

http://www.home-barista.com/forums/userpix/3729_p73_full_2164.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Clayton.

Repare que o distribuidor apresentado na página da Espresso Parts é o da Rancilio. O da outra foto, também da Espresso Parts, não foi possível identificar.

Veja o detalhe do pf original ECM com distribuidor de 2 saídas na foto abaixo.

 

galerie_filterhalter_07.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aumentando, ou não, a inveja, um momento todo especial...

Arquivo(s) anexado(s)

 

Salve Cláudio.

Não consegui abrir o link. Direcionou para página do YouTube, porém não há o vídeo.

 

Podes editar a tua mensagem colocando o link direto para o vídeo no YouTube. Tomo a liberdade de fazê-lo aqui.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foto postada pelo Claudio, repare no distribuidor:

http://forum.clubedocafe.net/uploads/monthly_03_2014/post-2241-0-05224900-1393706897.jpg

 

Agora, compare com outra ECM:

http://www.1st-line.com/store/pc/catalog/ECMGermany/ECMG85344_detail.jpg

 

Acho que estou ficando chato :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, engraçado, clicando por aqui abre uma página no Youtube e, rolando a página para baixo, aparece a janelinha com o vídeo lá  em baixo.

Mas de qualquer forma ficou muito esquisito mesmo este link, tive dificuldade para inseri-lo. Vou pedir ajuda mais tarde ao pessoal para postá-lo direito.

 

Estou começando a ficar preocupado com o Clayton... será que também é contagioso isso que ele tem??? kkkkk :wacko::lol::D:P:(:huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Clayton, brincadeira, realmente os modelos não se parecem mas... os meios não justificariam os fins? ou são os fins que  justificam os meios??? Ah sei lá... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Clayton.

A segunda foto é de uma Technika e parece ser imagem de catálogo.

 

Todas as Classikas que entreguei traziam o pf com distribuidor idêntico ao que aparece na foto do Cláudio. Não recordo-me do que veio com a Mechanika do Rogério.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre e Claudio me desculpem, mas sou muito chato e não pude deixar passar esse minimíssimo detalhe :lol::D:lol:

 

Comparando algumas fotos, notei que existem (ou existiam) dois modelos ;)

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1539-ecm-mechanika-iv-prof-wt-wc-review-do-consumior/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tranquilo Clayton. Assim que vir as belíssimas, cremosíssimas, saborosíssimas, estupendas e exúberas extrações com certeza nem irá notar estes detalhes. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tranquilo Clayton. Assim que vir as belíssimas, cremosíssimas, saborosíssimas, estupendas e exúberas extrações com certeza nem irá notar estes detalhes. :)

Fala Claudio, você se inspirou no requeijão vigor, né ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xiiiiii , Claudio , se vc for mostrar extrações na ECM , esconde as xícaras , que o Clayton também é cismado com fundo de xícara .kkkkkkkkk

 

Não precisa esconder, essas Illy Kentridge tem ótimo acabamento :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal. Em primeiro lugar peço desculpas pelo pouco conhecimento, é meu primeiro contato com um equipamento desta categoria e, por isso, chego a estar vexado de falar sobre ele. Certeza: é muita máquina pra pouco operador!!!

As primeiras extrações nada tiveram de medidas, estivemos apenas brincando. Mas, apesar da minha grande ansiedade , estou tranquilo, já aprendi que somente com estudo e tempo poderemos operá-la com maestria (né Alexandre Velloso, esteja à vontade para me ajudar, corrigir e falar das epopeicas travessias da Classika pelos ares...).

Hoje pude medir o tempo de aquecimento: partindo de fria, e sem abrir a válvula do vapor, ela atingiu a temperatura de 93 G Celsius num tempo de 20 minutos e atingindo a pressão de 9 bar. Então fiz a extração de um duplo de 16g, não deu pra ver o tempo, embora o PID cronometre. Parei com a xícara de 70 mL quase cheia. Sem pré-aquecer a xícara, recebi um café com crema mediana, temperatura agradável e sabor realmente diferenciado. Dá pra sentir o salto em qualidade daquilo que conhecia até então. Logicamente que começarei a medir a massa do pó, preciso acertar o Preciso e pesar o resultado na xícara, além de medir a temperatura na saída do distribuidor (né Clayton???). Mas de cara dá pra perceber o quanto já aprendi nos tópicos do Clube, e o quanto preciso melhorar.  E conto com vocês para que exploremos juntos esta belezura. À medida que for desbravando vou contando a (e com) vocês!!! Ah, Gilberto, tá bem longe do Vigor ainda, mas como tem que ser, chego lá loguinho...kkk. Até mais, logo teremos um espresso do jeito que tem que ser. Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o PID mostrou 93°C aos 20 minutos (a caldeira, considerando o diferencial de 15°C estaria em 108°C), ainda precisa esperar uns 10-20 minutos pro grupo ficar no ponto. Grande change de ter feito uma extração na faixa dos 80°C...

 

Se bem que a caldeira deveria chegar lá em menos de 20... De qualquer maneira esperaria sempre uns 45 minutos para não ter dúvida.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio, esclarecendo: o PID marcou 93 graus pela primeira vez aos 8 minutos. Os 20 minutos foi o que levou a pressão para ir de 0 a 9 bar. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Nos testes que fiz com essa Classika II PID o tempo máximo entre o momento que o PID acusava 93° C e o grupo estar satisfatoriamente aquecido foi de 10 minutos.

Passados 20 desde de acionamento da resistência, a aprtir da máquina fria, é certo ter atingido a temperatura de operação, tanto da caldeira que leva apenas 6 minutos, como do grupo ECM E61. Isso foi medido aqui no Rio de Janeiro com temperatura ambiente em torno de 28°C. Em ambientes frios deve-se aguardar uns 2 minutos a mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, concluindo, os 20 minutos desde o acionamento da resistência já seriam suficientes partindo da caldeira à temperatura ambiente? Devo esperar a pressão atingir a marca dos 9 bar, ou seguir apenas a marcação do tempo???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Cláudio.

Espere a pressão, que por sua vez deverá atingir o ponto ótimo dentro desses 20 minutos.

Quando a pressão estiver nos 9 BAR, faças expurgo de água por uns 3 segundos. O mostrador indicará uma queda de pressão e se a recuperação deverá ser rápida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postei essa foto em outro tópico. :ph34r:

Acho que as xícaras que mais combinam com o inox reluzente dela são as Bodum Pavina Double Wall ou Illy Kentridge! :P

 

Dona ECM:

Tem que padronizar a saída do distribuidor! A Mechanika Profi IV do Roger ficou um milímetro mais chique :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...