Ir para conteúdo

Latte Art

Luiz Felipe

Postagens recomendadas

Pessoal

Esta noite consegui um leite perfeito,, bem perfeito mesmo,,, 

Quando fui fazer o Latte art não construí a base,, quando digo a base estou falando da quantidade de leite que colocamos antes de começar a fazer o desenho.

Bem, se eu tivesse jogado dado uma volta a mais de leite na xícara teria dado um maravilhoso desenho,, a prova disse é que quando fui começar a fazer o desenho não se formou a uma coroa correta,, ela simplismente se desfigurou,, mas quando joguei a segunda quantidade de leite percebam a textura do leite, ficou parecido com de algusn vídeos, ficou um leite mais elástico,, imagina se eu tivesse jogado um pouco mais de leite,, teria ficado muito melhor,, isso me motiva a continuar, afinal de contas os erros estão sendo percebidos e principalmente compartilhado com os amigos, para cuidarem e não fazerem o mesmo erro. Assim ganham tempo e o tópico ganha postagens. 

• Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre..

Dá uma luz aí..

Como saber quando a "cama" está boa? E quando saber a hora certa de iniciar o desenho?

Eu sempre jogo o leite no meio e depois tento desenhar independente do tempo. Quando a xícara vai enchendo, chega em um ponto que tento fazer o latte art, mas nunca sei..

Dá umas diquinhas desta parte do processo aí...

Link para o comentário

Olha Miyamoto

até onde sei, o ideal seria pelo menos 1/3 da xícara, mas este 1/3 vai depender da quantidade de café que tem na xícara. Alguns baristas defendem que deve ser meia xícara.

Eu acho que deve ser de acordo com o desenho... mas entre eu achar e o ideal...

Acredito que outros do fórum poderão contribuir mais em relação a tua pergunta.

Abraços

Alexandre

Link para o comentário

O Miyamoto.

você deveria filmar e colocar no fórum,, assim muitos poderão opinar e te ajudar,,, principalmente na vaporização do leite já que temos muitos membros que tem braço da Silvia.

Faço o coro para que poste um vídeo.

Alexandre

Link para o comentário

Muito bom Alexandre, raramente faço cappu e quando tento fazer algum latte art sai um fiasco, falta habilidade mesmo nas mãos para fazer o desenho hehehehehe

Link para o comentário

Alexandre,

Parabéns pela evolução no latte.

Atendendo seu convite, vou voltar com meus fiascos de latte, aproveitando esse tempo mais fresco aqui em Brasília. Aí tento postar alguma coisa aqui pra pedir ajuda.

Já, uma dúvida: é melhor fazer a base dando voltas ou com a pitcher parada no meio ?

Acho que esse foi o último latte que registrei:

20140226_212636.jpg

• Curtir 3
Link para o comentário

Klause! Ficou muito bom!

Eu não chego nem perto disto..

Aproveita e diz como fez para fazer latte art chapiscado nas bordas da xícara!  :lol:

• Curtir 1
Link para o comentário

Olá Klause

Obrigado por prontamente vir nos ajudar,,afinal de contas estamos aprendendo com os erros e acertos um dos outros,,e postamos os dois lados da moeda.

Espero que haja um efeito multiplicador nos membros do latte art,, e quem sabe trazer membros baristas para nos ajudar.. pessoas que realmente entendam do bagulho..

Abraço

Alexandre

Link para o comentário

Alexandre: ainda acho que o problema é a textura do leite e não base. Quando não acerto bem a textura, acontece aquilo que aconteceu no seu vídeo. Tem um tutorial sobre latte art do HB ou do Coffeegeek em que eles relacionam diversos tipos de resultados fracassados de latte art a algum problema específico de vaporização. Acho que foi o que aconteceu no seu caso. Quando se procura afinar o leite, o problema não é incomum. 

• Curtir 1
Link para o comentário

O Pannarello da Saeco serve na Gaggia?

Vi esse aqui no e-bay

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=400700736924

Esse é o mesmo que o Pannarello Latte Art? 

Será que vale a pena? Ou devo investir num braço da Miss Silvia?

Link para o comentário

Olá João, depois que estraguei o meu eu acabei comprando esse aqui. Acredito que serve e eu conheço o vendedor, é o tal Cipriano! Já fiz uma compra com ele e chegou rapidinho. http://www.ebay.com/itm/131137512072?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649

Quanto ao braço ai tem que perguntar pro Miyamoto que laçou na máquina dele. De qualquer maneira o pannarello é uma solução mais barata.

• Curtir 1
Link para o comentário

Oi Igor, esse do link é muito parecido com o meu original de inox.

O que eu queria é aquele Pannarello Latte Art, o "bicudão", que não acho mais em lugar nenhum.

Por isso to de olho nesse da Saeco. De qualquer modo, obrigado pela dica.

Link para o comentário

Alexandre: ainda acho que o problema é a textura do leite e não base. Quando não acerto bem a textura, acontece aquilo que aconteceu no seu vídeo. Tem um tutorial sobre latte art do HB ou do Coffeegeek em que eles relacionam diversos tipos de resultados fracassados de latte art a algum problema específico de vaporização. Acho que foi o que aconteceu no seu caso. Quando se procura afinar o leite, o problema não é incomum. 

Rodrigo

Não conheço nada de ingles,, manda o link para nós...

Obrigado

Alexandre

Link para o comentário

Klause! Ficou muito bom!

Eu não chego nem perto disto..

Aproveita e diz como fez para fazer latte art chapiscado nas bordas da xícara!  :lol:

O chapiscado você já deve saber o que é. A Silvia é muito marrenta e na maioria das vezes ocorre o channeling e com o porta filtro naked sai espirrando pra todo lado.

Link para o comentário

Ah tá.. Cê fez no naked? Ainda não estou familiarizado com a técnica dele, pois ainda não tenho um. Mas sei da bagunça que faz...

Mas o latte ficou ótimo. Em comparação com aquele vídeo que você havia feito, este ficou show... Quem dera eu passasse perto de fazer algo parecido :(

Link para o comentário

Estive conversando com alguns baristas de cafeterias diferentes em Floripa,, eles se assustaram quando eu disse a marca do leite que estava usando.

Comentaram que era pura água,, ,muito difícil de vaporizar e de fazer Latte Art.

Também, é o que dá usar um leite da reforma agrária..Tentamos ajudar os assentados e só nos ferramos.

Dá uma olhada na Marca,,rsrs .Tentem ler o rótulo. Vou voltar a usar o Leite Tirol. Está é a maior imagem que consegui na net.

iY5vkNTMHtLDe.jpg

Abraços

Alexandre

Link para o comentário

Fiz agora há pouco. Minha mulher já tinha tomado um gole quando resolvi tirar a foto. Como demorei, formaram bolhas. Não está nem perto das que o Alexandre faz, mas pelo menos esse resultado consigo repetir com uma certa facilidade.

14192574422_f27716459d_z_d.jpg

• Curtir 3
Link para o comentário