Victor D. Postado 19 Fevereiro 2013 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2013 Alguma dica de perfil e ponto de torra? Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 19 Fevereiro 2013 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2013 Eu comprei torrado no El Magnifico, tenho um restinho e acabei de conferir, esta em 55Ag, City+ a Full City, muito bom mesmo (em todas as modalidades), alias acho que foi o melhor do ultimo ano. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 20 Fevereiro 2013 Autor Denunciar Share Postado 20 Fevereiro 2013 Eu comprei torrado no El Magnifico, tenho um restinho e acabei de conferir, esta em 55Ag, City+ a Full City, muito bom mesmo (em todas as modalidades), alias acho que foi o melhor do ultimo ano. Legal, tinha dúvidas se faria torra bem clara ou se esticava até uma torra média, pelo que falou, acho que vale a pena uma esticadinha para pegar um pouco do gosto da torra. Quanto ao perfil, as opiniões que li eram unânimes em se fazer um início bem acentuado, desacelerando para o 1c. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 24 Fevereiro 2013 Autor Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2013 Hoje (e ontem também) provei o Yirgacheffe e estava fantástico! O sabor me lembra de suco de uvas brancas com aquela ligeira fermentação. Após fazer um para minha mulher (ela toma com açúcar), o provei de novo e comprovei, parecia um Sauternes. Pena que não tem mais no site para vender, acho vou mandar um email para ver se eles não têm nenhum escondido por lá. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 4 Março 2013 Denunciar Share Postado 4 Março 2013 Acabei de comprar dele no Has Bean. Não vejo a hora de torrá-lo e prová-lo kkkkk. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 25 Abril 2013 Denunciar Share Postado 25 Abril 2013 Torrado o Yirgacheffe hoje. Behmor, Perfil P2, programa B, calibrado para 1/2 libra porém com apenas 125g. Primeiro estalo em 7m08. Torra finalizada em 8m26. Deu uma torra City, ainda com uns retardatários estalando na finalização... Vejamos no que dá. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 26 Abril 2013 Denunciar Share Postado 26 Abril 2013 Assim como o Victor, optei por colocar as impressões sobre o Yirgacheffe no tópico próprio, por isso movi o post acima para cá. Resolvi tomá-lo hoje e surpreendentemente, ao contrário do Chapadão, esse já mostrou uma xícara bem redonda mesmo com apenas 24 horas de torra. Nem sinal daquela acidez incômoda e do cheiro de madeira típicos dos cafés excessivamente frescos. Curiosamente a torra ontem finalizou ainda com alguns estalos rolando e tudo indicava que ficaria um pouco clara, mas a extração foi típica de um café Full City, crema densa, tigrada e sequer precisei apertar a moagem. Alguns poucos grãos até minaram um pouco de óleo, bem pouco. No geral não me parece um café que torra homogeneamente. Inicialmente não fez sentido para mim a sugestão da Has Bean de evitar a aproximação do segundo estalo, porém considerando o equilíbrio desse café agora fica clara a sugestão. Me parece desnecessário torrar esse café em qualquer coisa além de City ou City+. Extraído em 25 segundos na Twin, dose de 8g de pó para 16.4g de bebida (razão de 49%). Impressões: Encorpadíssimo e oleoso. Acidez média, muito equilibrado. Mesmo. Finalizou bem limpo e tem um aroma/sabor exótico que aparece principalmente na finalização e que não consegui distinguir o que é. Me surpreendi com esse aroma e o sabor que realmente nunca encontrei em café nenhum que tenha tomado. Victor, você que está mais familiarizado com ele talvez possa arriscar um palpite. Pretendo tentar descobrir o que é nas próximas provas. Abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 26 Abril 2013 Denunciar Share Postado 26 Abril 2013 Foto ou vídeo dessa extração? (ou melhor, das próximas) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 26 Abril 2013 Denunciar Share Postado 26 Abril 2013 Foto ou vídeo dessa extração? (ou melhor, das próximas) Como não tenho máquina do tempo fico devendo a foto da(s) próxima(s)... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 26 Abril 2013 Denunciar Share Postado 26 Abril 2013 Tem um modo mais simples e econômico de resolver esse problema, e nem precisa de máquina do tempo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 26 Abril 2013 Autor Denunciar Share Postado 26 Abril 2013 Assim como o Victor, optei por colocar as impressões sobre o Yirgacheffe no tópico próprio, por isso movi o post acima para cá. Resolvi tomá-lo hoje e surpreendentemente, ao contrário do Chapadão, esse já mostrou uma xícara bem redonda mesmo com apenas 24 horas de torra. Nem sinal daquela acidez incômoda e do cheiro de madeira típicos dos cafés excessivamente frescos. Curiosamente a torra ontem finalizou ainda com alguns estalos rolando e tudo indicava que ficaria um pouco clara, mas a extração foi típica de um café Full City, crema densa, tigrada e sequer precisei apertar a moagem. Alguns poucos grãos até minaram um pouco de óleo, bem pouco. No geral não me parece um café que torra homogeneamente. Inicialmente não fez sentido para mim a sugestão da Has Bean de evitar a aproximação do segundo estalo, porém considerando o equilíbrio desse café agora fica clara a sugestão. Me parece desnecessário torrar esse café em qualquer coisa além de City ou City+. Extraído em 25 segundos na Twin, dose de 8g de pó para 16.4g de bebida (razão de 49%). Impressões: Encorpadíssimo e oleoso. Acidez média, muito equilibrado. Mesmo. Finalizou bem limpo e tem um aroma/sabor exótico que aparece principalmente na finalização e que não consegui distinguir o que é. Me surpreendi com esse aroma e o sabor que realmente nunca encontrei em café nenhum que tenha tomado. Victor, você que está mais familiarizado com ele talvez possa arriscar um palpite. Pretendo tentar descobrir o que é nas próximas provas. Abraço. Não tenho muito como ajudar, não torramos o mesmo Yirgacheffe. O seu, pelo que me lembro, é o natural, o meu era lavado e tinha sabor de suco de uva branca. Tenho tembém um pacotinho do Wote Natural mas ainda não o torrei. Grande Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 26 Abril 2013 Denunciar Share Postado 26 Abril 2013 Quem torrou esse yirgacheffe natural fui eu. Meu paladar ainda não é refinado o suficiente. Mas minha impressão é de frutas vermelhas (cereja e morango masserado) com uma leve lembrança de charuto cubano ao final. Concordo que o café é único. Nunca havia provado nada parecido. Vale a experiência. Minha torra, contudo, foi um pouco mais demorada, encerrando proximo aos doze minutos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 26 Abril 2013 Denunciar Share Postado 26 Abril 2013 Não tenho muito como ajudar, não torramos o mesmo Yirgacheffe. O seu, pelo que me lembro, é o natural, o meu era lavado e tinha sabor de suco de uva branca. Tenho tembém um pacotinho do Wote Natural mas ainda não o torrei. Grande Abraço Então torra logo para discutirmos ele, uai!! Abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 26 Abril 2013 Denunciar Share Postado 26 Abril 2013 Quem torrou esse yirgacheffe natural fui eu. Meu paladar ainda não é refinado o suficiente. Mas minha impressão é de frutas vermelhas (cereja e morango masserado) com uma leve lembrança de charuto cubano ao final. Concordo que o café é único. Nunca havia provado nada parecido. Vale a experiência. Minha torra, contudo, foi um pouco mais demorada, encerrando proximo aos doze minutos. Me pareceu algo mais exótico, talvez Damasco... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 26 Abril 2013 Denunciar Share Postado 26 Abril 2013 Em razão de uma leve nota cítrica? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 26 Abril 2013 Autor Denunciar Share Postado 26 Abril 2013 Quem diria que meu tópico sobre o Yirgacheffe seria tão movimentado Preciso confirmar se tenho o natural em casa. Tenho 3 etíopes e me lembro que 2 são lavados, não sei qual é o terceiro. Se tiver o natural, prometo que torro 125g neste final de semana. Que ponto de torra vc me recomenda? Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 26 Abril 2013 Denunciar Share Postado 26 Abril 2013 Quem diria que meu tópico sobre o Yirgacheffe seria tão movimentado Preciso confirmar se tenho o natural em casa. Tenho 3 etíopes e me lembro que 2 são lavados, não sei qual é o terceiro. Se tiver o natural, prometo que torro 125g neste final de semana. Que ponto de torra vc me recomenda? Abraço Pro Quest?? Sabe Deus... No Behmor fui de P2, tá mais acima o detalhamento... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 26 Abril 2013 Denunciar Share Postado 26 Abril 2013 Em razão de uma leve nota cítrica? Não diria cítrico. Aliás, pelo menos na minha torra e no espresso, a acidez é discreta. Nessas horas faz falta ter um paladar mais experiente... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 26 Abril 2013 Autor Denunciar Share Postado 26 Abril 2013 Pro Quest?? Sabe Deus... No Behmor fui de P2, tá mais acima o detalhamento... Hehe, não estou perguntando quanto ao perfil mas ao ponto de torra. De repente você torrou em City mas acha que ficaria melhor em City+ ou torrou e Full City mas acha que ficaria bom em City, só uma opinião. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 26 Abril 2013 Autor Denunciar Share Postado 26 Abril 2013 Acabei de checar e meus 3 etíopes são lavados, que sabe não compro o natural na próxima leva. Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 27 Abril 2013 Denunciar Share Postado 27 Abril 2013 Hehe, não estou perguntando quanto ao perfil mas ao ponto de torra. De repente você torrou em City mas acha que ficaria melhor em City+ ou torrou e Full City mas acha que ficaria bom em City, só uma opinião. Pois é, torrei em City e ficou perfeito. Minha recomendação seria essa, mas pelo jeito você não comprou ele... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 27 Abril 2013 Autor Denunciar Share Postado 27 Abril 2013 Pois é, torrei em City e ficou perfeito. Minha recomendação seria essa, mas pelo jeito você não comprou ele... Pior é que não comprei. Todo mês eu compro uns 3 diferentes mas são tantas opções que acabo me perdendo.Tenho uns 12 aqui em casa e ainda tem 3 para chegar, um brasileiro (mas não conta para o Márcio), um colombiano descafeinado (para quando o estômago não ajudar) e um pacamara da Nicarágua. Esses estão demorando bastante, mais de mês. Este mês ainda não fiz minha compra, muita coisa para torrar e nada que me chamasse muita atenção. Eles estão muito fracos de africanos. Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 28 Abril 2013 Denunciar Share Postado 28 Abril 2013 Só entre nós...qual foi o brasileiro? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 28 Abril 2013 Denunciar Share Postado 28 Abril 2013 Segundo dia de provas do Yirgacheffe e ainda não consigo definir o sabor e aroma diferentes que ele traz, mas que são absolutamente únicos. Por outro lado tem tempo que não vejo um café de origem única tão completo e equilibrado no espresso. Dispensa qualquer tipo de mistura. Hoje voltei a provar o meu blend do dia a dia (Chapadão 40 + Unique Frutado 60) torrado em 09/04 e o etíope simplesmente o espancou. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 28 Abril 2013 Denunciar Share Postado 28 Abril 2013 Não da nem para comparar. O etíope é uma explosão de sabores e aroma. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 28 Abril 2013 Denunciar Share Postado 28 Abril 2013 Segundo dia de provas do Yirgacheffe e ainda não consigo definir o sabor e aroma diferentes que ele traz, mas que são absolutamente únicos. Por outro lado tem tempo que não vejo um café de origem única tão completo e equilibrado no espresso. Dispensa qualquer tipo de mistura. Hoje voltei a provar o meu blend do dia a dia (Chapadão 40 + Unique Frutado 60) torrado em 09/04 e o etíope simplesmente o espancou. Como fica o Yirgacheffe no coado? Vocês estão comparando com o Chapadão no espresso, e concordo que é um café bastante rebelde pra acertar no espresso. Porém, coado o Chapadão faz uma xícara excelente com muita facilidade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 28 Abril 2013 Denunciar Share Postado 28 Abril 2013 Rodrigo, Na minha opinião, o Chapadão não tem chance nem remota de ganhar do yirgacheffe em qualquer método de extração. O sabor dele é único, de forma que se sobressai mesmo em coados (embora fique ainda melhor no espresso) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 28 Abril 2013 Denunciar Share Postado 28 Abril 2013 Provei O Yirgacheffe na Aeropress hoje (torrei ontem). Excelente. Estão certo quando dizem que o gosto é único. Nunca tomei nada parecido. Na gaggia vou esperar uns dias. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 28 Abril 2013 Autor Denunciar Share Postado 28 Abril 2013 Rodrigo, Na minha opinião, o Chapadão não tem chance nem remota de ganhar do yirgacheffe em qualquer método de extração. O sabor dele é único, de forma que se sobressai mesmo em coados (embora fique ainda melhor no espresso) Não é assim tb, são cafés de características muito diferentes, eu prefiro o etíope mas conheço quem prefira o chapadão. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 28 Abril 2013 Denunciar Share Postado 28 Abril 2013 Reconheço que você tem razão Victor. Também gosto bastante do chapadão. Mas, o yirgacheffe, por ser muito singular, não dá para comparar. São sabores muito diferentes, um mais comum (chapadão), outro exótico. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas