Ir para conteúdo

Dose de cafeína e a saúde


Postagens recomendadas

Fala galera,

Entrei para o mundo dos cafés especiais recentemente. Antes disso eu era um usuário da Nespresso. Eu costumava tomar dois cafés expressos duplos por dia, extraindo 2 cápsulas para cada expresso feito na máquina. Tudo OK.  Atualmente eu tentei manter isso na minha máquina Breville, mas a quantidade de café em cada dose (18g) equivale a quase 4 cápsulas da Nespresso, o que significaria quase 8 cápsulas em 2 doses diárias. Foi aí que eu comecei a notar um pouco de falta de ar e ansiedade depois de tomar o café e tive que reduzir.

Quantas doses vocês tomam por dia/semana? Já se sentiram assim também? Eu acho que vou ter que reduzir para 1 dose diária ou até 1 dose em dias alternados. :(

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, eldermarco disse:

Fala galera,

Entrei para o mundo dos cafés especiais recentemente. Antes disso eu era um usuário da Nespresso. Eu costumava tomar dois cafés expressos duplos por dia, extraindo 2 cápsulas para cada expresso feito na máquina. Tudo OK.  Atualmente eu tentei manter isso na minha máquina Breville, mas a quantidade de café em cada dose (18g) equivale a quase 4 cápsulas da Nespresso, o que significaria quase 8 cápsulas em 2 doses diárias. Foi aí que eu comecei a notar um pouco de falta de ar e ansiedade depois de tomar o café e tive que reduzir.

Quantas doses vocês tomam por dia/semana? Já se sentiram assim também? Eu acho que vou ter que reduzir para 1 dose diária ou até 1 dose em dias alternados. :(

 

Opa Elder! A tolerância é muito individual: eu, por exemplo, tomo no mínimo dois coados e dois espressos por dia e me sinto muito bem... já tem pessoas que com um espresso já tem uma aceleração cardíaca. Existe também a questão da tolerância, que vai aumentando com o tempo. Como você migrou agora, seu organismo provavelmente ainda não se adaptou a nova dosagem imposta e por isso os sintomas. A sugestão é começar com menos e ir vendo como se sente, pra ir gradualmente tentando aumentar.

Abç. e ótimos cafés!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. 

Para mim, o único efeito é me deixar mais desperto. Com robusta/conilon isso fica ainda mais perceptível. Por isso, como durmo por volta de umas 23:00, evito café depois de umas 16:00, 17:00 -- a menos que o objetivo seja ficar acordado até bem mais tarde. E, como o @eltonaguiar comentou, isso varia muito de pessoa para pessoa; tem gente que é capaz de tomar uma garrafa de café e cair no sono logo em seguida. Assim como tem quem fique com dor de cabeça nos dias em que não bebe nenhuma xícara.

Minha quantidade de café diário é, em média, de umas 5 xícaras, normalmente um doppio e um cappuccino pela manhã e mais um doppio depois do almoço.

Em tempo: rolou uma discussão interessante sobre o assunto neste tópico:

 

 

Saudações!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, valacomum disse:

Olá. 

Para mim, o único efeito é me deixar mais desperto. Com robusta/conilon isso fica ainda mais perceptível. Por isso, como durmo por volta de umas 23:00, evito café depois de umas 16:00, 17:00 -- a menos que o objetivo seja ficar acordado até bem mais tarde. E, como o @eltonaguiar comentou, isso varia muito de pessoa para pessoa; tem gente que é capaz de tomar uma garrafa de café e cair no sono logo em seguida. Assim como tem quem fique com dor de cabeça nos dias em que não bebe nenhuma xícara.

Minha quantidade de café diário é, em média, de umas 5 xícaras, normalmente um doppio e um cappuccino pela manhã e mais um doppio depois do almoço.

Em tempo: rolou uma discussão interessante sobre o assunto neste tópico:

 

 

Saudações!

Interessante que eu não perco o sono com café. Posso tomar antes de ir para a cama que vou dormir tranquilamente.  Mas eu me lembro que já perdi o sono no início. Eu achei que não teria esse problema, mas é como o @eltonaguiar falou, a minha tolerância pode estar baixa. Nem sei se isso é bom ou ruim, a considerar pelo que eu já li a respeito por aí. De qualquer maneira, eu não fico sem a droga! :D

Obrigado por apontar o outro tópico. Vou ler a respeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tolerância a cafeína é realmente muito particular,  mas de modo geral, não é recomendável tomar mais de 3 espressos por dia. E talvez 500-600ml de coado.

A medida oficial é 300 mg de cafeína por dia, mas dependendo do método, você extrai mais cafeína dos grãos. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui percebo que geralmente quando comeco a ficar ruim é por N fatores juntos (dormir direito na noite anterior, alimentação, gordura/fritura) e com muito café desencadeia dor de cabeca, tontura, ansia...


Mas de maneira geral são 500 ml de coado e uns 2 ou 3 espressos ao dia aqui tranquilamente!

Sono nunca tirou, é a correria mesmo que nos priva da boa e velha caminha !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu dei uma lida no tópico apontado pelo @valacomume  um dos membros falou que fez uma boa diferença para ele tomar o café após alguma refeição. Eu notei que isso também aconteceu comigo. É bem melhor tomar o expresso depois do almoço. Eu falei também que o café não afetou o meu sono, mas estou notando que ando acordando mais vezes durante a noite. Interessante, com a Nespresso eu não tinha nada disso e eu pensei que não seria afetado. Mas tudo bem, posso conviver com 1 expresso por dia se for necessário.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só não posso tomar expresso de estomago vazio, me da azia, tomo antes de dormir, quando era projetista tomava 1l por dia, descobri que a minha dificuldade na visão era por causa do café, hoje em um dia Coado 250-300ml e de 2 a 3 expressos 40ml.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Dieverso Abreus disse:

Só não posso tomar expresso de estomago vazio, me da azia, tomo antes de dormir, quando era projetista tomava 1l por dia, descobri que a minha dificuldade na visão era por causa do café, hoje em um dia Coado 250-300ml e de 2 a 3 expressos 40ml.

O meu próximo desafio será uma aventura pelos coados. Acho que eu já comecei pelo mais difícil, que são os expressos, mas é também o que eu mais gosto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, eldermarco disse:

O meu próximo desafio será uma aventura pelos coados. Acho que eu já comecei pelo mais difícil, que são os expressos, mas é também o que eu mais gosto.

O expresso é quase uma arte, tem muitas variáveis que pode mudar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/12/2022 at 20:52, eltonaguiar disse:

Por coincidência, hoje tem um vídeo novo no canal do Tio James, falando sobre isso exatamente! 

Abçs. a todos!

Acabei de ver o vídeo. Bem legal os testes que ele fez.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...