Ir para conteúdo

Dúvida no espresso na Breville


Marcos Machado

Postagens recomendadas

Boa tarde pessoal, sou novo por aqui e decidi postar minha dúvida quanto a regulagem do grão para espresso na Breville. Estou penando para acertar um espresso! Acredito que tenho bons equipamentos ( vou colocar uma foto deles ), o que falta mesmo é a técnica! Vamos lá, uso 1zpresso Jxpro! Já vi vários vídeos da gringa e um do Thales falando dos clicks porém estes são impossíveis de replicar, não pinga uma gota! Já tentei só com distribuidor , só com tamper, wdt e tamper … todas as variações possíveis já subi os clicks para uma moagem mais grossa e nada também, sai muito rápido em torno de 15 segundos!

o recomendado pela 1zpresso e pelo Thales é em torno de 60 clicks, porém o melhor resultado que obtive foi por volta de 85 clicks 

falei falei falei e não falei! O principal defeito é o amargor intenso!!

qualquer ajuda será bem vinda, obrigado

Agora, Marcos Machado disse:

Boa tarde pessoal, sou novo por aqui e decidi postar minha dúvida quanto a regulagem do grão para espresso na Breville. Estou penando para acertar um espresso! Acredito que tenho bons equipamentos ( vou colocar uma foto deles ), o que falta mesmo é a técnica! Vamos lá, uso 1zpresso Jxpro! Já vi vários vídeos da gringa e um do Thales falando dos clicks porém estes são impossíveis de replicar, não pinga uma gota! Já tentei só com distribuidor , só com tamper, wdt e tamper … todas as variações possíveis já subi os clicks para uma moagem mais grossa e nada também, sai muito rápido em torno de 15 segundos!

o recomendado pela 1zpresso e pelo Thales é em torno de 60 clicks, porém o melhor resultado que obtive foi por volta de 85 clicks 

falei falei falei e não falei! O principal defeito é o amargor intenso!!

qualquer ajuda será bem vinda, obrigado

 

Não consegui postar a foto! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcos Machado disse:

Boa tarde pessoal, sou novo por aqui e decidi postar minha dúvida quanto a regulagem do grão para espresso na Breville. Estou penando para acertar um espresso! Acredito que tenho bons equipamentos ( vou colocar uma foto deles ), o que falta mesmo é a técnica! Vamos lá, uso 1zpresso Jxpro! Já vi vários vídeos da gringa e um do Thales falando dos clicks porém estes são impossíveis de replicar, não pinga uma gota! Já tentei só com distribuidor , só com tamper, wdt e tamper … todas as variações possíveis já subi os clicks para uma moagem mais grossa e nada também, sai muito rápido em torno de 15 segundos!

o recomendado pela 1zpresso e pelo Thales é em torno de 60 clicks, porém o melhor resultado que obtive foi por volta de 85 clicks 

falei falei falei e não falei! O principal defeito é o amargor intenso!!

qualquer ajuda será bem vinda, obrigado

 

Não consegui postar a foto! 

Como iniciante eu também tive esse mesmo problema com a Breville e o moedor da mesma marca. Não saiu nenhum café e depois foi bem mais rápido. Tente moagens intermediárias e vai ajustando.

Outros pontos importantes. Use o filtro para duas xícaras que é beem melhor  e uma balança para medir com precisão a quantidade de café. O WDT para eliminar os clumps e evitar canalizações (boa dica que eu recebi por aqui) e uma compactação uniforme, nem muito forte e nem muito leve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, eldermarco disse:

Como iniciante eu também tive esse mesmo problema com a Breville e o moedor da mesma marca. Não saiu nenhum café e depois foi bem mais rápido. Tente moagens intermediárias e vai ajustando.

Outros pontos importantes. Use o filtro para duas xícaras que é beem melhor  e uma balança para medir com precisão a quantidade de café. O WDT para eliminar os clumps e evitar canalizações (boa dica que eu recebi por aqui) e uma compactação uniforme, nem muito forte e nem muito leve.

Eu uso balança com time ( felicita arc ) uso sempre o wdt e o distribuidor da bravo. As vezes uso o tamper da Breville as vezes não, pois percebo que o distribuidor já da uma boa compactada!

estou usando cafés com torra recente, já provei os da coffe and joy, encantos, five roasters, unique e net cafés! Mas até agora sem um bom resultado 

Sobre o filtro… estou usando um porta Dimitri naked da crema com uma cesta ims 18-22g 

Tenho notado que o caindo do chuveiro está irregular, algumas gotinhas em certos pontos e em um ponto específico um fluxo bem mais intenso, mas não sei se isso está interferindo no gosto do espresso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Marcos Machado disse:

Boa tarde pessoal, sou novo por aqui e decidi postar minha dúvida quanto a regulagem do grão para espresso na Breville. Estou penando para acertar um espresso! Acredito que tenho bons equipamentos ( vou colocar uma foto deles ), o que falta mesmo é a técnica! Vamos lá, uso 1zpresso Jxpro! Já vi vários vídeos da gringa e um do Thales falando dos clicks porém estes são impossíveis de replicar, não pinga uma gota! Já tentei só com distribuidor , só com tamper, wdt e tamper … todas as variações possíveis já subi os clicks para uma moagem mais grossa e nada também, sai muito rápido em torno de 15 segundos!

o recomendado pela 1zpresso e pelo Thales é em torno de 60 clicks, porém o melhor resultado que obtive foi por volta de 85 clicks 

falei falei falei e não falei! O principal defeito é o amargor intenso!!

qualquer ajuda será bem vinda, obrigado

 

Não consegui postar a foto! 

A pergunta que não quer calar :que grão e data de torra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcos Machado disse:

Eu uso balança com time ( felicita arc ) uso sempre o wdt e o distribuidor da bravo. As vezes uso o tamper da Breville as vezes não, pois percebo que o distribuidor já da uma boa compactada!

estou usando cafés com torra recente, já provei os da coffe and joy, encantos, five roasters, unique e net cafés! Mas até agora sem um bom resultado 

Sobre o filtro… estou usando um porta Dimitri naked da crema com uma cesta ims 18-22g 

Tenho notado que o caindo do chuveiro está irregular, algumas gotinhas em certos pontos e em um ponto específico um fluxo bem mais intenso, mas não sei se isso está interferindo no gosto do espresso

Você já tentou remover o chuveiro com a chave fornecida pela Tramontina e limpar ele? Isso ajuda a deixar um pouco mais regular. Aproveite para limpar a saída de água também.

Eu também sou iniciante por aqui, mas a minha experiência foi principalmente com a moagem errada e quantidade errada de café no cesto. E é bom ter em mente que cada grão pode ter um nível diferente de moagem. Eu evitaria alternar entre grãos até conseguir um ajuste razoável em algum deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho a BES 870 (moedor integrado), no começo parecia que eu estava lavando o cesto, de tão rápido,  usava café com mais de 3 meses de torra, resolvi ajustando o moedor, realmente depende muito do tipo de grão, como foi dito, mas não desista ! Faça o caminho inverso, da moagem mais fina e amargo, e vá engrossando a moagem aos poucos, no começo sempre "triturando" mais café do que imaginamos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Bruno Hildebrando disse:

Uma coisa que fiz foi trocar o porta filtro para naked e usar um pick screen melhorou bem, mas sempre tem a variável do café mudou tem a curva de aprendizado.

 Já deixo uma tabela com a moagem e quantidade para cada café, mas mesmo assim as vezes precisa de um ajuste fino.

 Abraços

Conseguiu lidar bem com os problemas de canalização por causa da alta pressão de operação da Breville?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Bruno Hildebrando disse:

Mas uma coisa que irei fazer quando acabar a garantia é fazer o mod da pressão da água, parece que vira outra cafeteira

Tenho curiosidade, mas não tenho muito conhecimento a respeito. Já vi alguns vídeos e no futuro eu também posso tentar, mas vou curtir ela da forma que veio até lá.

Eu já vi alguns usuários limitarem a pressão em 9 bar realizando toda a extração com o modo de pré-infusão, mas eu não sei se ficou bom dessa maneira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 hours ago, eldermarco said:

Tenho curiosidade, mas não tenho muito conhecimento a respeito. Já vi alguns vídeos e no futuro eu também posso tentar, mas vou curtir ela da forma que veio até lá.

Eu já vi alguns usuários limitarem a pressão em 9 bar realizando toda a extração com o modo de pré-infusão, mas eu não sei se ficou bom dessa maneira.

Boa ideia amanhã vou testar amanhã e falo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho usado recentemente os grãos da unique (frutado e moka - torra média/escura), abaixei 1 grau da máquina, moedor da breville regulado no click 16 externo e 5 interno, moendo em 5,8s o que resulta nuns 10,5g no filtro simples, e extraio somente usando a pré infusão, que para mim tem ficado muito melhor, o manômetro bate em torno de 7-8 bar de pressão (se eu solto vai pros 14), e seguro até a coloração do café começar a ficar clara, que no fim das contas tem acabado com uns 25g de café na xícara em torno de 25s e um café bem equilibrado e saboroso. Me baseio mais pela coloração do café do que pelo ratio ou tempo, desde seja próximo desses patamares obviamente, se sair muito disso tento regular de novo a moagem ou quantidade de café no filtro, um parâmetro de cada vez para não confundir, e lembrando que o tempo de moagem do moedor breville não significa necessariamente sempre a mesma quantidade de café no filtro. Mesmo usando o mesmo café, mas se vc mudar apenas 2 clicks, a quantidade de café no filtro será diferente. Por esse motivo eu normalmente começo reajustando somente pelo tempo de moagem. Por exemplo, se eu preciso diminuir a extração para tirar amargor ou ter um ratio maior, diminuo de 5,8s para 5,4s, oq trará menos café no filtro e consequentemente menos resistência para a extração.

O negócio é ir tentando uma coisa de cada vez e descobrir o que mais te agrada!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, mat.spina disse:

Tenho usado recentemente os grãos da unique (frutado e moka - torra média/escura), abaixei 1 grau da máquina, moedor da breville regulado no click 16 externo e 5 interno, moendo em 5,8s o que resulta nuns 10,5g no filtro simples, e extraio somente usando a pré infusão, que para mim tem ficado muito melhor, o manômetro bate em torno de 7-8 bar de pressão (se eu solto vai pros 14), e seguro até a coloração do café começar a ficar clara, que no fim das contas tem acabado com uns 25g de café na xícara em torno de 25s e um café bem equilibrado e saboroso. Me baseio mais pela coloração do café do que pelo ratio ou tempo, desde seja próximo desses patamares obviamente, se sair muito disso tento regular de novo a moagem ou quantidade de café no filtro, um parâmetro de cada vez para não confundir, e lembrando que o tempo de moagem do moedor breville não significa necessariamente sempre a mesma quantidade de café no filtro. Mesmo usando o mesmo café, mas se vc mudar apenas 2 clicks, a quantidade de café no filtro será diferente. Por esse motivo eu normalmente começo reajustando somente pelo tempo de moagem. Por exemplo, se eu preciso diminuir a extração para tirar amargor ou ter um ratio maior, diminuo de 5,8s para 5,4s, oq trará menos café no filtro e consequentemente menos resistência para a extração.

O negócio é ir tentando uma coisa de cada vez e descobrir o que mais te agrada!

Interessante saber que alguém por aqui já tentou fazer a extração só com a pré-infusão. Sei que é uma solução mais simples e menos eficiente para evitar uma modificação, mas interessante. Vou tentar fazer algo do tipo quando eu voltar das férias. No futuro eu crio coragem para modificar a máquina. rs

Sobre a moagem, o ideal é utilizar uma balança para pesar os grãos e colocar somente o que vai utilizar no moedor. Faça a pesagem depois também porque existe retenção no moedor e isso precisa ser considerado. Utilizar o tempo do moedor te faz perder mais café e pode te deixar mais perdido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, eldermarco disse:

Interessante saber que alguém por aqui já tentou fazer a extração só com a pré-infusão. Sei que é uma solução mais simples e menos eficiente para evitar uma modificação, mas interessante. Vou tentar fazer algo do tipo quando eu voltar das férias. No futuro eu crio coragem para modificar a máquina. rs

Sobre a moagem, o ideal é utilizar uma balança para pesar os grãos e colocar somente o que vai utilizar no moedor. Faça a pesagem depois também porque existe retenção no moedor e isso precisa ser considerado. Utilizar o tempo do moedor te faz perder mais café e pode te deixar mais perdido.

Ah sim, bem observado! Eu acabo colocando pouco café no reservatório do moedor para durar para um dia inteiro, assim fica mais fácil para minha esposa usar tbm, mas concordo que o ideal é pesar a cada uso e só moer o necessário. Mas tenho feito isso com grãos mais fáceis de lidar (normalmente os de torra média/escura) e como já me acostumei com os parâmetros, fica fácil para eu fazer pequenas regulagens pelo tempo do moedor. Para o café do dia-a-dia tem dado certo hehe.

Quando uso torras mais claras e/ou cafés novos e diferentes, costumo moer com o K4 mesmo, pesando certinho, até ir acostumado com o estilo do café.

Mas reforçando, acho que o fato de usar somente a pré infusão foi um salto grande de qualidade no café na xícara e também de controle dos parâmetros na extração, menos canalização e etc. Também quero fazer o OPV na máquina para extrair sempre no máximo a 9bar, mas a minha tbm está na garantia ainda então vou deixar essa arte para depois kkk, mas por enquanto essa gambiarra tem me atendido bem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém já teve problema com o pó passar pelo filtro? Estou tendo esse problema agora kkk.

Eu vi um vídeo do Thales, que ele usou 18g num kingrinder k6 no click 50 e uma philco 15bar (setup igual ao que eu tenho), e fui tentar replicar, mas o café saiu rapidinho, ai abaixei o click para 32 e consegui uma extração melhor, mas o pó de café começou a passar pelo filtro.

Será que a moagem muito fina ou o problema pode ser o filtro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, matheusito30 disse:

Alguém já teve problema com o pó passar pelo filtro? Estou tendo esse problema agora kkk.

Eu vi um vídeo do Thales, que ele usou 18g num kingrinder k6 no click 50 e uma philco 15bar (setup igual ao que eu tenho), e fui tentar replicar, mas o café saiu rapidinho, ai abaixei o click para 32 e consegui uma extração melhor, mas o pó de café começou a passar pelo filtro.

Será que a moagem muito fina ou o problema pode ser o filtro?

Eu também notei isso, apesar de ser uma quantidade insignificante. Imagino que isso está relacionado com a moagem e os filtros da Breville que não são adequados para essas moagens. Estou para testar um filtro IMS em breve, mas se conseguir contornar o problema, avisa por aqui porque eu também fiquei curioso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara o foco é na moagem principalmente. Hoje depois de quase 1 mês consegui tirar um café perfeito usando o meu kplus.
O trabalho feito no bolo de café é fundamental. Use o wdt, faça a distribuição com o distribuidor de modo a não compactar e se possível use um tamper que tenha bordas pra mande o bolo na horizontal.
O tamper é a ferramenta ideal para um bolo perfeito. O que vem com a máquina é inútil e impreciso. De preferência aos que tenham regulagem de calibre.
E obviamente utilize torra mais recente possível com perfis mais desenvolvidos pra espresso.
A regulagem pra se chegar a uma bebida como perfeita demanda tempo e muitos grãos do mesmo café. Lembre-se que sempre que for mudar o grão precisará realizar a regulagem novamente.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Ahhh... Eu utilizo um puck screen também que ajuda muito na extração final da bebida

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...