Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Santiago Luz

Administrators
  • Content count

    2,275
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    19

Everything posted by Santiago Luz

  1. Cafeteira Aram - O projeto

    Se eu não tivesse comprado ainda, esperaria sair a versão 2.0, com correção dos problemas da versão inicial. Minha Aram continua gerando aramalha, mesmo depois do recall. Aliás, tenho impressão que está gerando mais que antes. Se eu tivesse tempo e disposição, faria um fuso trapezoidal e uma castanha apropriada. Mas vou acabar bebendo espresso com notas de latão, mesmo...
  2. Reflexão

    É bem isso. É importante que os recém chegados tenham uma visão crítica do que leem. Apenas refletindo um pouco já dá para perceber o que é "fake news" e o que é válido. Realmente é algo que incomoda e atrapalha quem é novo, mas sinceramente não sei como resolver isso. O sistema de curtidas em postagem é algo que pode dar uma dica no começo eu acabava me guiando dessa forma. Via quem curtia o texto e se era alguém que eu tinha certa confiança, aquele conteúdo ganhava mais credibilidade.
  3. Cafeteira Aram - O projeto

    Eles estão testando melhorias, mas acredito que seja para novos lotes. O que mostraram foram protótipos. Mostraram no instagram stories vários fusos diferentes. Imagino que seja por conta da "aramalha". A minha Aram voltou do recall e continua gerando limalha. Engraçado que não percebi nenhuma diferença na máquina depois que ela voltou. Talvez tenham aumentado a rosca de latão, mas o fuso continua com as ranhuras.
  4. Cafeteira Aram - O projeto

    @naldim veja se o funil superior está bem encaixado. Ele é removível - precisa tirar a manivela. Talvez tenha se deslocado e quando escalda a água deve estar passando por alguma fresta ali.
  5. Bravo - produtos para café

    Gambiarra do Santiago? Oxi!
  6. Cafeteira Aram - O projeto

    Esse lance de estufar o fundo do filtro é mais questão de tomar cuidado de não forçar muito a manivela quando a extração travar/engasgar. Melhor perder a extração que o filtro.
  7. Cafeteira Aram - O projeto

    Será que não consegue desamassar? Talvez com cuidado, apertar numa morsa entre duas chapas grossas de metal...
  8. Cafeteira Aram - O projeto

    Mandei por conta da "aramalha", a limalha de latão da Aram. Acredito que estão retificando a rosca, para retirar as ranhuras que algumas tem. Ainda assim, não tenho certeza se irá resolver 100%, porque o latão é muito mole. Veremos...
  9. Cafeteira Aram - O projeto

    Pensa pelo lado positivo, @Mesquita... Pelo menos você não deverá precisar mandar a sua para recall. Assim esperamos. Eu também mandei a minha pro recall, postei dia 6/11, eles postaram de volta dia 17/11 e agora ela está viajando de volta. Veremos...
  10. Caflanno KOMPRESSO

    Vitor, é melhor mesmo colocar o máximo de água possível, mesmo que não irá utilizar todo volume, porque a massa de água maior ajudará a baixar menos a temperatura durante a extração.
  11. Cafeteira Aram - O projeto

    Não gosto da Bonavita para escaldar a Aram, porque ela faz uma curva suave para o setpoint, aí demora um pouco para chegar no setpoint novamente. Muito mais fácil fever água direto no fogão.
  12. Caflanno KOMPRESSO

    Tem que medir a temperatura da água para ter certeza. Eu suspeitava que por ser de plástico, a troca de calor fosse mais lenta e isso fosse uma vantagem com relação à temperatura...
  13. Cafeteira Aram - O projeto

    Isso mesmo, @LUW. Antes de subir o pistão, porém com ele aberto. Mas tem que abrir bem pouquinho e fechar antes que caia água fervendo na mão!!! Hehehe... Ainda não me queimei.
  14. Cafeteira Aram - O projeto

    @rbata, com 15g ou menos, parece que é mais comum o tamper travar no filtro. Eu tenho usado com 17g sem problemas. Quanto mais alto o bolo, maior é o diâmetro do filtro. Ele não tem paredes 100% paralelas. Sobre o funil e compactação, eu sempre faço o "slap shot" antes de compactar. Ou seja, coloco o pó e ainda com o funil, "golpeio" o filtro sobre a bancada, fazendo com que o pó já seja "pré" compactado. Nesse caso, o filtro da Aram funciona perfeitamente. Eu já tentei despejar a água com o pistão elevado e realmente não funciona porque o bolsão de ar interno não consegue escapar. Tem também o problema já citado da água cair muito do alto, podendo bagunçar o bolo - acredito que não tenha tanto problema, mas... Uma ideia seria subir um pouco o pistão, despejar a água e então, abrir e fechar o porta filtro para o ar escapar. Isso pode fazer com que a gente ganhe um pouco de tempo na subida do pistão. Eu tenho sempre feito isso de abrir e fechar o porta filtro para eliminar o bolsão de ar. Assim a pressão acontece muito antes - logo que começa a descer o pistão - e o volume da bebida pode ser maior.
  15. Cafeteira Aram - O projeto

    Para mim, Hario Mini e Porlex estão no mesmo patamar..
  16. Cafeteira Aram - O projeto

    Eu sugiro investir num moedor. O Porlex é um moedor razoável, você até consegue tirar expressos com ele. O maior problema é a consistência entre as extrações. Talvez aí, com a Aram, seja uma vantagem, porque você pode diminuir ou aumentar o fluxo de acordo com o resultado na hora da extração.
  17. Saldão Libermac

    Achou o Bunn G3?
  18. Cafeteira Aram - O projeto

    Ué Allex?! Comprou a base e colocou ela em cima de um Pogobol?
  19. [VENDO] la pavoni

    @Mauricio Rahal, dá uma olhada nas orientações para os Classificados. Assim você divulga melhor seu produto e a venda flui mais rápido.
  20. Mypressi Twist

    Reynaldo, cria um anúncio de venda nos Classificados.
  21. Link para o projeto (o fórum automaticamente troca pelo vídeo, vamos ver se agora fica o link, mesmo): https://www.kickstarter.com/projects/twoatsix/puckpuck-the-little-cold-brew-coffee-maker-for-the Se cold brew fosse gostoso eu até apoiava!
  22. Bravo Mini

    Acabei de moer 17g para espresso em 42s. Essa marca de 20g em 25s realmente é de atleta olímpico!!! O que notei, é que com o suporte, acaba precisando de mais voltas e mais tempo. Moer livremente vai mais rápido. Essas mós do Bravo Mini do @Márcio Martignoni são diferentes dos primeiros lotes, @Gilberto?
  23. Bravo Mini

    @Andrésm, o rbata deu vários detalhes sobre o moedor. Eu acho que vale a pena. Sobre o esforço, ele diminui consideravelmente com uma base de apoio. Eu fiz a minha e detalhei o projeto no fórum: Para mim o suporte atende perfeitamente. Um dia, no Jamboree, eu fui moer no Bravo Mini sem base e só então me dei conta da diferença que faz no esforço. Isso ajuda bastante para não ficar com preguiça de preparar com ele. Essa é a minha experiência. @Márcio Martignoni, que legal o seu modelo e o suporte! Parabéns!!! A foto ficou parecendo coisa do Doug da Orphan Espresso com esse pano branco... Hehehe
  24. Cafeteira Aram - O projeto

    Aí sim, @Allexlimaa2! Bela extração! Como sugestão, ao final, você pode voltar a manivela um pouco para cortar esses pingos.
  25. Cafeteira Aram - O projeto

    Pouquíssimo, @Daniel Queiroga. Basta passar um pano e está limpo.
×