Ir para conteúdo

Rodolfo M

Senior Members
  • Total de itens

    941
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    29

Tudo que Rodolfo M postou

  1. O produto estava em negociação, como já atualizei anteriormente. Mas o interessado entrou em contato a pouco e decidiu fechar, entao estou vindo aqui atualizar o topico. E agradeço as pessoas que estao tao empenhadas em tornar este forum um lugar organizado. Na minha epoca as regras eram diferentes, não havia algumas exigencias que hoje existem. Bom ver que meus amigos Igor e Santi ainda estão na labuta e não esmoreceram como eu rs. Mas com a ajuda de um omeprazol, continuamos pelo caminho cafeinado.
  2. Já recebi uma proposta por mp, caso não fechar, eu atualizo com valores.
  3. Vendo cafeteira Spaziale Vivaldi S1, adquiri usada faz alguns anos pelo mercado livre de uma cafeteria que fechou. Vai com alguns acessórios: porta filtro original (cabo judiado porque não consegui soltar para trocar por um cabo de madeira após mandar cromar); porta filtro novo, comprado do representante da Spaziale; porta filtro naked, um tamper bravo, A fazer na máquina: trocar o cano de água que possui malha metalizada. Não está vazando e pode ser usado como está, mas está feia. Possui riscos e marcas de uso, já adquiri com elas. Para os interessados, necessita de ponto de água e um bom ponto de energia (provavelmente uma fiação dedicada como de chuveiro), pois caso contrário a temperatura da água pode variar conforme o horário de pico. Em uma das últimas vezes que usei a máquina, levei na casa de um camarada técnico da Pasquali, para fazer algumas medições (pressão e temperatura) e a máquina estava 100% (depois virou enfeite no canto do café novo, pois não fiz ponto de água e ficou sem espaço para adaptar um galão de água para a máquina). Inicialmente dou preferência para que retirem a máquina pessoalmente, caso não evoluir, vou me informar como faço para despachar. Depois posto fotos, interessados enviem mp. Edit: é 220V, como comprei usada, não tenho como precisar tempo de uso, mas é cafeteira própria de pequena cafeteria (muito robusta).
  4. Olá Maciel, Para espresso eu não recomendo moedor manual (talvez um bravo Debut), pois com um Skerton, por exemplo, você vai ficar moendo por alguns minutos para cada dose, e se errar (e como é fácil errar rs), você terá que sair no braço novamente. A questão principal é que a moagem para espresso é muito fina e, para alcançar isso com um moedor manual você tem que regular o moedor quase que no zero. E nessa posição, moer 12, 16, 20g de café leva uma eternidade. É bacana para brincar, fazer uma graça com a visita, mas é inviável no dia a dia para quem toma alguns cafés. Sobre economia, economia mesmo você fará se mantiver nos seus cafés em cápsulas. Se você começar a se envolver com esse mundo, vai acabar ficando preso a ele e, quando menos esperar, estará gastando os tubos e nem vai achar caro. Mas, é um passatempo saudável e de quebra vai conhecer muita gente bacana nesse universo.
  5. Olá Heitor, Eu comecei com espressos e depois migrei para os coados, história parecida com a sua. Hoje curto muito a clever, parece um Hario/melitta misturado com prensa rs. A diferença para o melitta é que você consegue controlar o tempo de infusão (como na prensa ou AP invertida). O bacana que existem diversas técnicas, todas oferecem resultados finais diferentes (o mesmo grão parece um café diferente), e os aparelhos custam muito mais barato que uma máquina de espresso. Se fosse hoje, e fosse para escolher apenas um moedor, compraria o Debut. Fiz comparações com outros moedores e preferi o resultado do Debut para coados (Vario x Breville x Astro x Mini x Debut), no final vendi o Vario e o Breville e peguei um Debut. Se não me engano, o Gil tem apenas mais 1 Debut (tinha uma pessoa interessada, não sei se reservou), se existe a possibilidade de pegar um, corre rs.
  6. Citamos o problema do moedor pois a solução do problema dele não se resolverá mesmo que passemos as soluções para os roblemas em específico, mas vamos lá. Fazer um ristretto em uma máquina semi-automática é meio complicado pois vc precisa selecionar previamente um volume de água (ou usar uma balança e parar a saída de água no momento que atingir a BR desejada). Os filtros da prima late eram pequenos, eram de 8 e 16g, procede a informação? Caso positivo, um ristretto ficaria em torno de 8g a 16g de peso total (vide tabelinha de BR). Vc diz que está vazando quando afina muito. Significa que não vaza em outras situações? Se for isso sua máquina pode não estar avariada. Provavelmente está quase “chocando” e o excesso de pressão faz vazar por cima. Lembro que o encaixe do porta filtro não é de primeira, então é uma situação plausível. Um dos problemas do moedor de lâmina é que não tem consistência de moagem, dificilmente vc consegue regular a granulometria da moagem, então afinar ou engrossar a moagem fica muito empírico, sem controle. Padronizando a moagem, a força que vc compacta o café com o tamper, vc vai conseguir chegar em uma proporção razoável e vai tirar cafés melhores. Mas espresso perfeito será complicado.
  7. Basicamente é o que os colegas @Fogo ruivoe @CabralJá falaram. De verdade? De um espresso nota 10 espere algo entre 4 a 5 da prima late que você não se decepcionará. Mais que isso terá que trocar todos seus aparelhos. Foi o que aconteceu comigo. Sempre tem como melhorar o processo e os aparelhos (PID por exemplo), mas fazendo uma analogia com carros, vale mais a pena gastar 50 mil em um carro de 20 mil para ele correr tanto quanto um carro que custa 70 mil ou vale mais a pena vc trocar pelo carro de 70 mil?
  8. Boa noite Ronald, Existe uma relação com o grau de moagem e força que vc compacta o café. Quanto mais vc compacta, mais grossa pode ser a moagem. Mas são duas variáveis, quanto mais variáveis vc tiver nesta equação, mais complicado é repetir um bom café! Então existe um padrão de força que vc aplica no tamper (em média de 10 a 20kg, vc verá que existe muita variação de opinião), o ideal é usar um tamper dinamométrico para padronizar isso. Outra questão é o moedor. Um moedor de lâminas dificilmente te dará moagens constantes. Precisa ser necessariamente um moedor de mós cônicas ou planas. Eu comecei com um kit parecido com o seu (prima late l e um moedor de lâminas Hamilton ). Nunca saiu um espresso decente. Depois eu comprei um Hario Slim, mas são 4 minutos de moagem para cada café, e no começo vc erra demais, 4, 5x para sair um café tomável. Comprei um Vario W, mas mesmo assim o resultado era ruim. Descobri nesse momento sobre os cafés especiais e com torra recente, e passei a comprar cafés especiais. O café ficou bom, mas sem aquela crema bonita. Aí descobri que a Prima Late I vem com filtro pressurizado, o que cria uma falsa crema e mata a verdadeira crema rs Depois disso achei mais fácil comprar outra cafeteira... Escrevi tudo isso para vc ver que não vai ser tão simples chegar em um espresso “perfeito”, é um caminho árduo mas extremamente divertido. Boa sorte!
  9. O @Cabralfalou tudo rs Sou o segundo chato a pipocar kkkkkkkkkkk (o Carneiro n conta). Já que vc tem o moedor Breville, sugiro a própria cafeteira Breville. Esteticamente são perfeitas juntas pois são da mesma linha. Mas se for para complicar, recomendo o moedor Breville para coados (Hario v60, kalita, Melitta) ou mesmo aeropress ou prensa francesa, pois o Breville sofre um pouco para moer para espresso.
  10. Pois é Bruno, mas os testes foram feitos justamente na casa do criador, o Gil rs Fiquei tão impressionado com os resultados que fiz um bem bolado com o Gil e estou pegando o penúltimo Debut que ele possui. Eu adoro uma engenharia, coisas exatas, porém vejo que as coisas “não tão exatas” como uma receita de café, que é difícil padronizar (e nos fazem malucos testando varias receitas) acabam dando um sabor especial para este hobbie.
  11. Boa noite amigos do café. Vou levantar um assunto para os amigos divagarem um pouco. A algum tempo atrás chegou em minhas mãos um café premiado, que além da qualidade do grão foi torrado pelo mestre Ensei. Fui quente experimentar o café, fiz na kalita, extração padrão de 3 minutos com BR de 6%. Ficou apenas bom. Testei outras regulagens mas o resultado era parecido. Como na ocasião eu ia avaliar (encher o bucho) as pizzas de levain do grande Gilberto, juntamente com a amiga Anita, levei os grãos para avaliação. Repetimos os testes lá da mesma forma e obtivemos o mesmo resultado. Testamos então no espresso, na VFA, moído no Debut. Ficou muito bom e achamos todos que a torra era para espresso. Porém nessa brincadeira acabamos testando o café na kalita mas agora moído no debut. Caraca, o café brilhou, era um outro café. Foi uma cara de espanto de todos que provaram. Repetimos alguns testes e comprovamos que vários cafés brilharam muito mais na kalita quando moído no debut, se comparado ao mini. Isso deu o que pensar pois existem avaliações da moagem do debut como bimodal e do mini, unimodal, e toda uma teoria que o bimodal era melhor para espresso e unimodal para coados. Depois disso o amigo Rubens adquiriu o debut também e deu para fazer mais testes. Nos testes que fizemos, a acidez fica muito mais perceptível, assim como outros aromas (como se “aflorassem”). Como muitos amigos do fórum possuem os dois moedores, gostaria que dessem suas opiniões. E caso não tenham feito esse teste, façam que vale a pena! um grande abraço a todos!
  12. Vai acabar chegando em um Leite desnatado? Rsrsrsrsrsrs Ja tentei vaporizar Leite desnatado, é uma droga rs
  13. Ótima dica, já pensei em outras utilidades gordas que não o capuccino kkkkkkkkkkkkkkkkk Sobre o controle do resultado, fica a cargo do paladar de cada um, afinal essa é a graça. Saber exatamente o que se tem é ótimo para a repetibilidade mas acaba um pouco com a graça. Deixaria por exemplo de ser “arte culinária “ e seria apenas receita culinária. Sobre o sabor do gelo que sobra, com certeza não será água pura, pois muita coisa ficará dissolvida nela (tanto que água com açúcar ou sal necessita de uma temperatura menor para o congelamento). Por estes motivos e outros (composição de cada leite, que varia em cada lote, etc) saber exatamente o que se tem é praticamente impossível. Lembro que a um tempo atrás lançaram aqueles aditivos para água, o colega @Lisboa Santosaté chegou a testar. Mas se n me engano não foi aprovado para concursos. Seguiria essa linha de pensamento de “adicionar”. Para mim particularmente, alterar as técnica para obter um determinado resultado na xícara (moer mais grosso, deixar menos tempo em infusão... é uma arte!) Esse processo do Rodrigo segue essa linha. Adicionar elementos acaba perdendo um pouco dessa graça.
  14. Grande @Mesquita Eu fiquei fazendo uma força pra lembrar deste tópico, vi a data de setembro e achei que enfim a caduquice me pegou... mas foi em 2017 ..., por enquanto abaixo o geriatra e continuo apenas com o oftalmo kkkkkkkkkkkkkk Não li o livro do Scott Rao, mas como o @Carneirobem pontuou, importação de livro é tranquilo. Nesse gap de 1 ano, li algumas coisas sobre o assunto. Hoje entendo mais o porque não existe um livro do gênero. Simplesmente porque se fosse um livro bom, teria que ter vários volumes!!! E mesmo assim, provavelmente, estaria incompleta! Para começar, teria que definir onde você gostaria de começar. Antes eu pensava apenas sobre a espécie do grão, localidade, clima e altitude, tipo do solo. Hoje sei que existem as linhagens genéticas de uma mesma espécie, indicada mais para um ou outro local. E também as “experiências “ que estão sendo feitas hoje em dia, tentando aclimatar espécies de outras localidades (exemplo: o guesha ou gueisha aqui no Brasil). Um bom lugar para você procurar são as bibliotecas digitais das universidades. Eu andei lendo alguma coisa que achei nas bibliotecas de lavras e do Paraná. Vale a pena essa pesquisa.
  15. Bom dia galera! Uma das ideias deste tópico (além de mostrar novidades do mundo cafeinado), é dividir a experiência, sendo uma delas o preço ou onde comprar. Muitas vezes até conhecemos o brinquedo, mas desconhecemos as boas ofertas mundo afora. Bora compartilhar!
  16. Olá Luís, bem vindo! É importante dar um pouco mais de detalhes. Eu achei bacana a ideia, mas não conheço o Parque das Ruínas rs, releve minha ignorância, mas ajudaria dar mais detalhes, tipo a cidade/estado onde se localiza. E pelo que (não) entendi a ideia deste evento é o que exatamente? Como foi colocado, a ideia seria ver uma torra? Mas não tem torrador?
  17. Olá Ma, Voce é o produtor? Caso sim (ou não), uma boa dica é falar o máximo que puder sobre esse café. É de produtor único, cooperativa.., traduzir o que significa IAC 376-4 e outras siglas (sei que é a linhagem, mas eu não sei as características destas que citou), também se tem a pontuação destes cafés... o tipo de processamento (natural, cd, fermentado...), e mais importante, qual a safra e se possível data de colheita. Preço e lugar onde se encontram o café ajudam para cálculo dos custos. Se o conjunto for favorável, vai encontrar muita gente interessada aqui (eu inclusive hehehe).
  18. Felipe, acho que (caso não tiver vendido) poderia deixar um link de venda do produto Já vi suas máquinas restauradas, ficam zeradas!!! Edit: ahhhh acabei de ver lá em cima que tem dono, que pena!
  19. Bom dia Henrique, Este é o tipo de tópico polêmico que normalmente evito pois gastasse muita energia e os resultados são parcos. Mas me identifiquei com algumas reflexões suas. Eu já li outros tópicos seus se n me engano (e tinham essa mesma pegada polêmica). Primeiro de tudo, se vc realmente quer melhorar, progredir e não apenas polemizar, leu as indicações dos colegas? Eu li e realmente tira muitas dúvidas. Segundo, você já trabalhou com equipamentos melhores do que vc tem? Se não trabalhou fica difícil vc poder emitir uma opinião que seja considerada pelos amigos foristas. É como o conto do sapo que vive em um poço e acha que o mundo se restringe a isso, ou dos cegos que tateiam partes do elefante e falam como ele (o elefante é, baseado na parte que tocam do animal). Vc sabe que o támanho do pó (granulometria) interfere no sabor e velocidade da extração. Até o formato desses grãos mostram variações no resultado da extração (vide artigos sobre mós de cerâmica x aço) ou sobre moagem de grão congelados. O seu moedor não é indicado para espressos. Não ser indicado não significa que vc não consiga fazer, significa que dificilmente vc terá repetibilidade de resultado. Um jeito fácil de comprovar é peneirar o que vc mói. Utilize peneiras de granulometria ou kruve. Se achar complicado, cace estes tópicos, alguns amigos já fizeram esses testes em casa. Agora sobre as máquinas. Vi vc citando Italian Coffee como se fosse uma (grande) marca. A Italian coffee é uma revendedora. Ela compra máquinas de outros fabricantes e coloca sua marca, como a Cafemaq fazia (ou faz). Já vi Lá Spaziale com a etiqueta da Italian Coffee (aqui, um LaCimbali http://italiancoffee.ind.br/maquinas-profissionais/?filter=1239&product=m24-plus). Você generalizar como fez acima mostra que você não domina o que fala. E acho que eu li que você toma café com açúcar. Nada contra, eu curto meu late com um pouco também rs, e até ano passado eu também tomava com açúcar. Mas o açúcar mascara metade ou mais dos aromas que uma xícara possui. Posso dizer isso pois comprovei na prática em cursos que fiz. Para começar, pode esquecer de tentar avaliar o corpo do café pois o corpo está diretamente ligado a sensação de preenchimento que em parte é dado pela glicose. Ainda podíamos falar sobra a máquina, a temperatura de extração (que varia totalmente o resultado na xícara), se sua máquina é estável ou não (com ou sem PID, sendo que mesmo o PID não é garantia de estabilidade na temperatura)... E também poderíamos divagar sobre o Café do Centro. Já tomei dele bom, já tomei dele intragável..., e café é um frutO, assim como as frutas não tem como saber como cada colheita sairá, se choverá nas estações certas, se não houve defeitos no processo como bem falaram os experientes deste fórum. Com todas essas variáveis vc pode simplesmente continuar batendo nas suas opiniões ou se realmente está interessado em melhorar, aprimorar o que vc puder, fazer cursos como vários daqui fazem, fizeram e ministram; ler a baita literatura que tem neste fórum, e aí sim, partir de uma base mais sólida. Com sua energia e seu interesse tenho certeza que se vc trilhar esse caminho, vc será o futuro desse fórum. Boa sorte!
  20. Elaia, era o Gabriel ajudando? Rsrsrsrsrs Ficou linda, é coisa recente ou antiga, não lembro de ter visto ela. Tá linda demais!!! E próximo post tem que ser sobre o novo torrador hehehe
  21. Tem no mercado livre o porta-filtro, na faixa dos 150 reais (mas n sei se compensa). Sobre tapar o furo, n acredito que resolva. N sei como é o porta-filtro pressurizado da Electrolux; da Oster tinha o filtro com um anteparo, onde ao invés de ver a peneira, havia apenas um furo de onde saia todo o café; já este café caia no porta-filtro que tinha um relevo esquisito (tipo caminho de rato) que desembocava em 2 furos. No caso da oster tinha que arrumar um filtro novo e um porta-filtro novo, no final achei muito mais fácil comprar uma Gaggia que já era original nesse padrão. Alguns amigos fizeram essa modificação na oster e conseguiram bons resultados, mas depois de um tempo todos acabaram migrando para máquinas de categoria superior. Mas Nelson, tudo isso é divertido porém o mais importante é o gosto do café. A crema é bacana, porém ela não é imperativo para um bom café. Tá cheio de café ruim com crema e café bom sem. Na verdade a crema em si tem gosto ruim rs. Geralmente a crema indica uma torra mais recente e uma boa extração, mas o importante é o gosto do café. Para isso o foco deve ser outro. Antes de correr atrás dessas modificações, consiga um bom café. Sem um café bom, você não terá a mínima referência de onde ir ou o que melhorar. Depois estude metodologias de extração (espresso, coados, aeropress, etc), e veja quais lhe agrada. E já aviso que a primeira aquisição para qualquer método é uma balança, tipo essa https://pt.aliexpress.com/item/Toolour-3000g-x-0-1g-LCD-Balan-a-de-Cozinha-Balan-as-Eletr-nicas-Equil-brio/32897531621.html?spm=a2g03.search0204.3.111.30e423daJ9RQKu&s=p&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_1_5724111_10065_10068_5724211_10547_10059_10548_5890011_5724311_10696_100031_5724011_10084_10083_10103_10618_5725011_5970011_10307_5990011_5910011_5724911_5980011,searchweb201603_56,ppcSwitch_5_ppcChannel&priceBeautifyAB=0
  22. Ah Nelson, apenas informando que é um caminho sem volta e sem fim, por isso pense muito bem antes de trilha-lo. É mais ou menos assim: vc vai começar aos poucos, providenciando uma balança para começar a pesar o café pois para ter repetibilidade você terá que saber qual a BR (brew ratio - concentração do café) está usando; um cronometro para verificar o tempo (o tempo influência o sabor), a granulometria que está usando (um moedor melhor do que você está usando). Somado a tudo isso, o adequado uso do tamper. Pode começar com o que veio, mas os de aço ou alumínio são melhores. Conforme vc domar cada processo, vai entender as limitações que vc enfrenta neste momento e poderá decidir se está satisfeito ou vai continuar atrás do espresso perfeito (lembrando que todos esses passos foram amplamente debatidos neste fórum, vale a pena a leitura). Caso tudo isso virar uma paixão, sugiro cursos como os ministrados no SINDICAFE http://www.sindicafesp.com.br/cpc , ou no Coffeelab http://coffeelab.com.br/cursos/ entre muitos outros. Tem desde métodos de extração, moagem, até o para formação de baristas, torradores ou Q-graders (avaliadores de café). Na minha opinião vale muito a pena, dá até vontade de mudar de profissão rs
  23. Olá @Nelson Koodi Shimamura, o filtro pressurizado cria uma “falsa crema”; na verdade mesmo que você tenha um processo de moagem perfeita, um café com torra recente, etc, se tiver um filtro pressurizado irá por tudo “café abaixo” (trocadilho ruim para café idem ). Eu não tenho familiaridade com sua cafeteira, mas vou tomar por base que ela seja parecida com a oster ou a Gaggia. Se você está atrás da crema perfeita, providencie um porta filtro despressurizado. O único problema é que se n me engano o tamanho é 51mm (o mesmo da la Pavoni), e são duas aletas na Pavoni e na sua são 3. Cortar o original é complicado pois nada garante que vai funcionar e, para desfazer vc vai ter trabalho. Talvez o melhor caminho seja providenciar um porta filtro usado, levar em uma oficina e cortar o fundo (ver se não vai interferir no encaixe na cafeteira), e talvez comprar somente o filtro da Pavoni, caso o seu não funcionar. Outra coisa é que se o café tiver mais de 30 dias, dificilmente vai fazer muita crema. Mas hoje em dia é fácil achar café com torra recente, basta comprar direto com torrefadores (veja os links aqui mesmo no fórum, na área de lojas online). Vc vai ter muita diversão pela frente, boa sorte!
  24. O que observei nas minhas torras é que é muito mais fácil ter o grão mais expandido conforme melhor a distribuição de calor; os de leito fluido, apesar de ressecarem mais o grão durante a torra distribuem muito melhor o calor, na outra ponta estão as panelas e similares, que usam quase que exclusivamente à condução térmica. Os torradores profissionais de tambor (Atilla, carmomaq, probat...) utilizam um sistema misto (condução e convecção). Nos torradores que tenho brincado, quanto mais a torra se dá por condução, mais fácil é a formação de scorching, e mais fácil é do grão ficar escuro por fora e mais claro por dentro.
×
×
  • Criar Novo...