Ir para conteúdo

Nemox Caffe Fenice


Postagens recomendadas

Salve amigos!

Para ajudar o pessoal que está tentando escolher uma máquina, após 2 dias com a minha Nemox Fenice (em par com o Nemox Lux 500) que comprei do Igor, gostaria de deixar aqui meu parecer e observações.

O Paulo Alvarenga tb deixou um parecer aqui: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2316-cafeteira-nova-nemox-fenice/

 

Eu sou novo no mundo do café, e estou vindo de uma simples Electrolux Chef Crema

Então minhas opiniões são de certa forma, de um iniciante.

 

Primeiras impressões:

1734.jpeg

 

A máquina é quase toda composta de aço inox. Parece bem robusta. Do lado da minha antiga Chef Cream que é quase toda de plástico, a diferença é gritante.

Tem um design um pouco "industrial", não tão bonito, mas por ser toda de inox, dá pra perceber que é uma máquina bem resistente. Vai aguentar bem o tranco.

O vaporizador pode tanto ser usado para vaporizar, quanto para despejar água quente a 95C (é o que diz o manual).

O tanque de água comporta 2 litros. Os 2 filtros que vem com ela são despressurizados!

O porta filtros é um charme a parte  :)

Não tive problemas com o encaixe do grupo. Ele encaixa apertado, mas o PF chega a ficar bem fixo, 90º em relação à máquina

 

Pontos positivos:

1. A temperatura do café é boa (era meu maior problema com a Chef Crema). Porém não é uma temperatura super alta. (talvez seja a ideal)

2. O vaporizador foi o que eu mais gostei nela! Na Chef Crema o máximo que eu conseguia era fazer meu leite "apitar" hehe. Nem esquentar direito esquentava. Esse vaporizador é outro mundo! Mesmo sem muita técnica, eu coloco o leite lá, abro o dial da vaporização e em poucos segundos o leite já está quente e com espuma. Consegui até fazer um latte art de novato, mas saiu alguma coisa, hehe.

 

Pontos negativos:

1. O "tamper" que vem acoplado nela não serve para absolutamente nada. Alem de ser acoplado, é menor do que o tamanho do filtro.

2. Achei péssimo o esquema do tanque de água. Ele fica escondido dentro da parte traseira da máquina e não tem como saber qual o nível atual de água, sem tirar a tampa de cima e dar uma olhada. É proibidíssimo usar a máquina sem água, e para muitos que, como eu, tem uma estante / microondas em cima, a única  maneira de verificar o nível, é puxando a máquina inteira pra frente pra olhar. Acaba ficando dificil pra tirar o tanque inteiro tb. Acho que isso só nao é um problema para quem não tem nada acima da máquina.

1757.jpeg

 

 

O café:

Para a minha primeira tentativa, usei o café Bourbon Collection da Fazenda Daterra (comprado no Ateliê do Café). Torra de 3 dias. Usei 14 g de café tentando chegar aos 28 g na extração.

Mesmo sem muita habilidade, a experiência foi indescritível! Nossa. Foi a primeira vez que tomei um café com essa qualidade aqui em casa. Logo de primeira arrisco dizer que foi melhor do que muuuitos cafés que já tomei em cafeterias por aí. Fiquei muito feliz mesmo! E por isso já até queria agradecer todas as dicas do pessoal aqui do fórum.

Não adianta, quer um café bom? Tenha: grãos bons com torra recente, um bom moinho, e uma máquina legal com filtro despressurizado.

A foto abaixo é uma extração com os grãos "seleção de campeões" do café expresso brasil, do nosso amigo Alexandre. Tenho que melhorar, mas to colocando a foto para deixar registrado.

1763.jpeg

 

Conclusão:

Estou realmente feliz com a máquina (formando par com o Nemox Lux 500). Consegui logo nas primeiras tentativas um café muito superior à minha antiga Chef Crema. Também finalmente consegui tomar meu Caffe Latte de manhã de forma decente e saborosa.

Dá pra ver que vai dar pra aprimorar muito minhas técnicas de barista com esse kit. 

Alem disso, meu cantinho do café ficou muito mais bonito  :)

1748.jpeg

 

Um abraços a todos!

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, Berger, e com fotos muito bem tiradas dela, deu pra ver direitinho! Muito bom! (agora só tirar umas fotos dos componentes e fica pros registros dos anais do CDC! :P )

 

O esquema do tanque de água não achei ruim. Achei meio grosseiro, mesmo... e o manual não fala nada sobre as duas mangueiras (simplesmente enfiei as duas lá dentro e rezei pra ser isso o que eu tinha que fazer). Engraçado que uma delas é "aberta" e a outra tem um "filtro". Depois tiro foto desses detalhes pra perguntar sobre isso pros mais entendidos! :P

 

Acrescentando: muitos falam sobre a bandeja der baixa, como na Rancilio Silvia, mas não achei isso (e dá pra ver pela foto, também). Ele é até bem fundinho e coube bastante água, sem espirrar nem derramar.

 

Sobre meu post (citado pelo Berger), realmente, só agora que vi que não postei aqui! Moderação, acho que é mais apropriado mover pra cá, mesmo, do que ficar no tópico de venda do Igor (que, acredito, deve ficar mais limpo) - desculpem pelo trabalho! :)

 

Comprei meus grãos, e chegando em casa vou arriscar meu primeiro café na máquina! Tomara que fique tão bonito quanto o que você fotografou aí! :)

PS: arrependimento de ter comprado o tamper antes da hora... era melhor ter esperado e comprar direto esse tamper da CDC ajustadinho pros 57mm! Fica a dica pra quem for comprar uma Nemox Fenice!
PS2: reclamar de tamper que vem com a máquina é chover no molhado. Até hoje não achei relatos de algum que preste!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:) As duas mangueiras é normal , muitas maquinas são assim , a que tem o "filtro" aspira a agua pela bomba , a outra retorna a agua da valvula OPV sempre que a pressão ultrapassar o valor regulado , normalmente 9 ou 11 bar.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas fotos e pela explicação Berger! Não sei se é pedir demais, mas seria interessante remover a tampa superior e tirar algumas fotos dos componentes internos e da tubulação.

 

A máquina retira a água restante no portafiltro depois da extração, da mesma maneira que a Silvia e similares fazem? Imagino que  seja essa a função da tal válvula solenoide de 3 vias, mas não tenho certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Caio.

Vou tentar tirar umas fotos quando começar a me aventurar, principalmente para tentar instalar PID

Mas parece que ja teve um cara que tirou bastante fotos aqui. Deve dar uma boa ajuda: https://plus.google.com/photos/105723632228747988554/albums/5195575395621578945?banner=pwa

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peraí, quer dizer que ela tem OPV? Me falaram que ela não tinha! Como faço pra descobrir isso? Se for, segundo ponto que disseram que ela não teria, mas tem:

1º - Válvula Solenóide de 3 vias;

2º - OPV.

 

Bom, fiz uns cafés. MESMO usando o tamper da própria máquina, saiu muito bom!!! :D Só que tem que tomar cuidado ao usar o tamper da máquina, porque é muito próximo da saída do boiler (onde encaixa o porta-filtros). Queimei meu dedo e garanto que não foi uma experiência muito agradável! O tamper é arredondado e, como eu disse, tem folga em relação ao filtro. Usá-lo é uma coisa bem esquisita (fazer força nele segurando a máquina pra não ser levantada, etc.). A posição é ruim, enfim... chega logo, tamper! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se ela tem duas mangueiras no tanque , uma tem que ser a aspiração da bomba e a outra obrigatoriamente o retorno da OPV , portanto ela tem.

 

É muito simples , a solenoide abre esfogando a pressão dentro do filtro no momento em que vc para a bomba , a pressão e um pouco de agua são drenados atraves de um tubo direto para a sua bandeja.

Para verificar retire a grade da bandeja e coloque o PF com o filtro cego , faça a bomba funcionar por uns 3/4 seg e pare , nesse instante a maquina dará uma "cusparada" na bandeja .

 

Como exemplo veja como acontece na minha Gaggia Twin :

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não fiz o procedimento pois tenho que providenciar a gambiarra, digo, o filtro cego (vou comprar fita isolante), mas confirmei a existência de uma mangueira que encaixa no porta-filtros, no local descrito.

Pelo jeito, ao contrário de TODAS descrições na Web que achei sobre a cafeteira, ela tem, então, a solenóide e TAMBÉM a OPV! Viva a facilidade na limpeza! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Caio.

Vou tentar tirar umas fotos quando começar a me aventurar, principalmente para tentar instalar PID

Mas parece que ja teve um cara que tirou bastante fotos aqui. Deve dar uma boa ajuda: https://plus.google.com/photos/105723632228747988554/albums/5195575395621578945?banner=pwa

 

Abraços.

O cara instalou o braço da Silvia! Não sabia que servia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguindo sugestão da Anita, recoloco mensagem que postei no topico dos classificados:


 


Tenho uma e recomendo, comprei em 2008 e nesses anos todos só tive dois problemas:


 


1. A minha a capa do grupo raspava no portafiltro e sem perceber fui estragando ela ao longo dos anos, uma revisão em 2012 resolveu o problema trocando a peça que custou R$200


2. Não consegui achar aqui no Brasil o anel de vedação, especialmente no período que ficou sem importador, nesse mês o Roberto de Curitiba me disse que chegaria mais, custa R$10,00 com ele.


 


Paguei na época 1.200 só corrigindo com a inflação já dá perto dos 2.000, assim acho o preço muito bom.


 


O que mais gosto dela em relação as demais que tive (não muitas) é o volume de água que passa pelo grupo, agora estou estudando deixa-la direto na rede hídrica com uma pequena modificação e utilizando filtro na linha, só preciso ver se não vai precisar de redutor de pressão.


 


Aqui uso ela em conjunto com o Rocky (com doser, eu amo os clicks), possuo como reserva uma Minimoka Demoka (bem inferior, já comentei no tópico dela).


Costumo utilizar o café melitta mesmo e eventualmente compro no atelie do café ou na il barista.


 


O tamper que uso é do João Crispin, excelente empunhadura, também altamente recomendado.


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pelo pouco que estudei sobre fazer crema, entendi que o objetivo é deixar não mais fundo que 1cm da superfície do leite. Sendo assim, o cabo está mais que perfeito.

Hoje fui usinar meu Tamper (que eu já tinha deixado com meu amigo), e levei o porta-filtros. Surpresa? Encaixou PERFEITAMENTE o tamper de 58mm da Rattleware!

Nas medidas, a parte aberta do filtro da Fenice tinha 57,8mm, de abertura, enquanto o Tamper da Rattleware tem 57,6mm de diâmetro!
A abertura do porta-filtros deu pouco mais de 58mm (vou medir de novo e posto aqui). Talvez caiba filtros de 58mm, hein?

Resumindo: Não precisei usinar meu tamper de 58mm pra usar no filtro da Fenice!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué, semana que vem estarei em BH de novo. Se alguém tiver filtro 58mm disponível pra fazer o teste eu levo o porta-filtros e testamos! :)

Pelo jeito as várias reformulações que a Fenice já sofreu não foram documentadas nem divulgadas... até agora TODOS os problemas citados anteriormente (com exceção do braço curto que, pra mim, não é tão curto assim, mas realmente é menor que outras que já vi) caíram por terra!

Mal posso esperar pra fazer meu café com um tamper de verdade! Semana que vem levo tudo (Câmera, copinho, etc.) e testo a Fenice PRA VALER e posto fotos mostrando os detalhes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pelo pouco que estudei sobre fazer crema, entendi que o objetivo é deixar não mais fundo que 1cm da superfície do leite. Sendo assim, o cabo está mais que perfeito.

Hoje fui usinar meu Tamper (que eu já tinha deixado com meu amigo), e levei o porta-filtros. Surpresa? Encaixou PERFEITAMENTE o tamper de 58mm da Rattleware!

Nas medidas, a parte aberta do filtro da Fenice tinha 57,8mm, de abertura, enquanto o Tamper da Rattleware tem 57,6mm de diâmetro!

A abertura do porta-filtros deu pouco mais de 58mm (vou medir de novo e posto aqui). Talvez caiba filtros de 58mm, hein?

Resumindo: Não precisei usinar meu tamper de 58mm pra usar no filtro da Fenice!

O Claytomovel já disse que usava o de 58 m na dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também tenho essa dúvida, Berger. O que eu queria é testar colocar no PF da Fenice um filtro de 58mm, já que o tamper rattleware 58mm serviu como luva no filtro da Fenice! E realmente, o Claytomovel vendeu a dele com um tamper rattleware 58mm. Ele não disse EXPLICITAMENTE que servia, mas a deixa, pra bom entendedor, bastaria, mesmo!

 

Edit:

o que ele falou foi:
"coloquei nos classificados minha Nemox Fenice 110v com 2 filtros despressurizados, perfeito estado e usada poucas vezes. também tenho tamper Rattleware 58mm pra ela e transformador UPSAI 2000VA novo, se precisar."

 

mas em momento algum disse que ela não tinha sido usinada, etc, que foi o que me sugeriram aqui no CdC! :)
Portanto, de qualquer maneira, agora deixo explícito que não precisa usinar nem nada ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu to realmente afins de testar na minha máquina, e queria saber qual a melhor forma de fazer isso. Se funcionar, vai abrir bastante o leque de possibilidades com essa maquina.

 

Acho que seria mesmo comprando (emprestando) um filtro de 58mm. Me parece um teste mais em conta.

Alguma sugestao? Algum filtro especifico para testar?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Berger, eu tenho um filtro duplo de 58mm (não sei exatamente a marca, creio ser Faema) mas não dá pra emprestar porque só tenho esse.

 

Se quiser levar a máquina um dia em casa, podemos testar o filtro 58mm nela, o PF 58mm nela, os tampers 58mm (tenho 2), comparar o PF e filtros dela com os da Ascaso (que são 57mm também) etc.

 

Se quiser fazer manda MP que combinamos um dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...